Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Alunos trocam veículo particular por transporte coletivo e abrem discussão sobre mobilidade urbana

quarta-feira, 5 de maio de 2010


Abrir mão da comodidade em nome da mobilidade urbana. Para discutir sobre o assunto alunos do 7º período de Arquitetura e Urbanismo da Facisa, dentro da disciplina de Economia, estão partindo do seguinte questionamento: É possível trocar o transporte individual pelo transporte coletivo em cidades como Campina Grande? Para isso, na próxima sexta-feira, 07, toda a turma irá de ônibus para Faculdade, com saída do terminal de integração às 18h, deixando o carro em casa e utilizando o transporte público. A ideia é colher dados para avaliar a qualidade da mobilidade em Campina Grande, tomando como base os princípios do planejamento urbano.
A turma foi dividida em equipes que serão responsáveis por fotografar, filmar, cronometrar o tempo do percurso e o tempo de espera do ônibus. Em paralelo será aplicado um questionário buscando traçar um perfil sócio-econômico dos usuários, o tempo de espera e trajeto (bairro/centro; centro/bairro), a qualidade dos serviços, entre outros. Em outra ocasião, também será feita uma visita a STTP para coletar informações sobre o transporte público tais como: número de usuários, rotas, número de veículos, tempo de trajeto e o cálculo tarifário.
De acordo com a professora da disciplina, Laudicéia Araújo, é nítido que a mobilidade urbana, no que diz respeito ao trânsito tem se tornado um grave problema tanto nas grandes metrópoles quanto nas cidades de porte médio. Segundo ela, vários estudos apontam que o transporte público seria uma das alternativas viáveis para solucionar estes problemas, mas para isso é necessário primeiro uma conscientização das pessoas para utilizarem o transporte coletivo e uma melhoria na qualidade desses serviços.
“ A ida de ônibus para a faculdade é apenas uma etapa do trabalho, já que depois será feito um seminário aberto para a comunidade acadêmica e a sociedade para apresentar os resultados do trabalho, convidando os representantes dos órgãos públicos (STTP, SEPLAM) para debaterem junto com os alunos as conclusões do trabalho realizado,” concluiu.
Aulas de campo como essa fazem parte da política pedagógica da Facisa, que incentivo os alunos a vivenciarem na prática os temas que são discutidos em sala de aula, fazendo com que eles se defrontem com a realidade que irão enfrentar enquanto profissionais.

Fonte: SNN

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960