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Alunos trocam veículo particular por transporte coletivo e abrem discussão sobre mobilidade urbana

quarta-feira, 5 de maio de 2010


Abrir mão da comodidade em nome da mobilidade urbana. Para discutir sobre o assunto alunos do 7º período de Arquitetura e Urbanismo da Facisa, dentro da disciplina de Economia, estão partindo do seguinte questionamento: É possível trocar o transporte individual pelo transporte coletivo em cidades como Campina Grande? Para isso, na próxima sexta-feira, 07, toda a turma irá de ônibus para Faculdade, com saída do terminal de integração às 18h, deixando o carro em casa e utilizando o transporte público. A ideia é colher dados para avaliar a qualidade da mobilidade em Campina Grande, tomando como base os princípios do planejamento urbano.
A turma foi dividida em equipes que serão responsáveis por fotografar, filmar, cronometrar o tempo do percurso e o tempo de espera do ônibus. Em paralelo será aplicado um questionário buscando traçar um perfil sócio-econômico dos usuários, o tempo de espera e trajeto (bairro/centro; centro/bairro), a qualidade dos serviços, entre outros. Em outra ocasião, também será feita uma visita a STTP para coletar informações sobre o transporte público tais como: número de usuários, rotas, número de veículos, tempo de trajeto e o cálculo tarifário.
De acordo com a professora da disciplina, Laudicéia Araújo, é nítido que a mobilidade urbana, no que diz respeito ao trânsito tem se tornado um grave problema tanto nas grandes metrópoles quanto nas cidades de porte médio. Segundo ela, vários estudos apontam que o transporte público seria uma das alternativas viáveis para solucionar estes problemas, mas para isso é necessário primeiro uma conscientização das pessoas para utilizarem o transporte coletivo e uma melhoria na qualidade desses serviços.
“ A ida de ônibus para a faculdade é apenas uma etapa do trabalho, já que depois será feito um seminário aberto para a comunidade acadêmica e a sociedade para apresentar os resultados do trabalho, convidando os representantes dos órgãos públicos (STTP, SEPLAM) para debaterem junto com os alunos as conclusões do trabalho realizado,” concluiu.
Aulas de campo como essa fazem parte da política pedagógica da Facisa, que incentivo os alunos a vivenciarem na prática os temas que são discutidos em sala de aula, fazendo com que eles se defrontem com a realidade que irão enfrentar enquanto profissionais.

Fonte: SNN

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