O sofrimento diário enfrentado por muitos moradores da Cidade Operária, um dos bairros mais tradicionais da periferia da grande São Luis, com os serviços de transporte público da capital parece não ter fim. Superlotação, estrutura dos ônibus comprometida, falta de higiene (sujos) e os longos tempos nas paradas a espera de uma condução são um dos principais problemas encarados diariamente por vários usuários do bairro que, dependem do transporte público para se locomover.
Segundo informações do mais novo usuários do Fórum Cidadão de O Imparcial On Line, o autônomo, Luis da Conceição, 32 anos, morador da Rua 7, na unidade 101, os ônibus da linha Socorrão II, responsável pelo transporte de passageiros da Cidade Operária até o Centro da cidade são insuficientes devido a grande demanda pelo transporte no bairro. Ele relatou que o tormento começa logo de manhã cedo, às 6h10, onde muitos usuários não conseguem embarcar nos coletivos, em virtude dos ônibus virem de outras localidades vizinha do bairro superlotado.
Diante do tormento, o morador disse que quase sempre chega atrasado aos seus compromissos e reivindica a criação de mais uma linha para suprir ou amenizar a deficiência do número de coletivos no local. “O Socorrão II, a única linha que passa pela unidade 101 e 201 vem superlotado. Passamos mais de duas horas na parada de ônibus esperando um vazio passar para irmos agarrados na porta. Precisamos de uma linha nova para ver se melhora”, relatou indignado.
Para completar a extensa lista de reclamação de usuários insatisfeitos com os serviços de transporte público na Cidade Operária, a universitária, Elziene Lobato, de 22 anos, também moradora da unidade 101, relata ainda o desrespeito dos motoristas da linha Socorrão II. Segundo ela, muitos motoristas não atendem as solicitações de parada feitas pelos passageiros. “Eles simplesmente muitas vezes não param nas paradas de ônibus, por que na maioria das vezes eles já passam atrasados, em relação ao tempo de cumprir a rota no tempo exato”, explicou a universitária.
Procurado pela reportagem do Fórum Cidadão, Francisco Mozar, gerente do Consórcio São Cristovão, responsável pelo transporte da linha Socorrão II, onde atuam quatro empresas: Viação Norte Brasileiro, Mouraujo, Solemar e Marina, informou que não estava autorizado a esclarecer sobre as reclamações e disse que apenas a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) estava apta a informar sobre o assunto. Em nota, a SMTT informou que implantou no início de março um novo serviço de ônibus na Cidade Operária com a finalidade de oferecer mais uma alternativa aos usuários da avenida principal do bairro.
O serviço constitui-se de um novo trajeto, que tem início próximo ao Socorrão II, passa pela Avenida principal do bairro, vai até o Terminal do São Cristóvão, passa pelas avenidas dos Franceses e Africanos, Rua das Cajazeiras (Centro), Praça Deodoro, Terminal Praia Grande e retorna pela Avenida dos Africanos. Ao todo serão 43 viagens diárias. As mudanças fazem parte das melhorias que serão feitas este ano no sistema de transportes onde serão incluídos 300 novos ônibus até o final de 2010.
Fonte: O Imparcial Online
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