Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

DF: Estudantes sofrem para conseguir o bilhete eletrônico que garante gratuidade no transporte coletivo.

domingo, 14 de fevereiro de 2010


Os postos de atendimento da empresa Fácil, responsável pela bilhetagem eletrônica do sistema de transportes do Distrito Federal, continuaram lotados durante o dia de ontem. O cadastramento e o recadastramento de usuários estavam disponíveis desde 18 de janeiro, mas como a inserção de créditos só foi liberada na última terça-feira, as cinco unidades — no Setor Comercial Sul, em Taguatinga Centro, na quadra central de Sobradinho, no Terminal Rodoviário Central do Gama e no Conic, no Setor de Diversões Sul — passaram a ser invadidas por uma multidão.

Segundo o governo e a empresa responsável pelo serviço, enquanto todos deixarem o cadastramento para a última hora, será impossível evitar as filas. “O volume de pessoas que poderia ter se recadastrado é grande. Se existissem 50 postos em Brasília hoje, haveria fila em todos eles”, afirmou o diretor do DFTrans, Paulo Munhoz. Para acelerar o atendimento e reduzir a procura, o procedimento também pode ser feito no site da empresa, www.facildf.com.br. Para diminuir o sofrimento dos estudantes, a empresa fará plantão especial durante o carnaval. Todas as agências funcionarão em horário normal, de 8h às 17h, na segunda e na quarta-feira de cinzas. Não haverá atendimento durante o fim de semana e na terça-feira.

O movimento era intenso na entrada do posto localizado no Setor Comercial Sul. Adolescentes aguardavam sentados debaixo da marquise durante horas. O corredor de entrada do prédio que abriga a agência estava tomado por duas filas sinuosas, uma para a recarga e a outra para cadastro e recadastro de alunos. Em vão, os funcionários tentavam organizar a balbúrdia. Os documentos exigidos no processo serviam de abano para aliviar o calor. A estudante universitária Beatriz Larchê, 19 anos, chegou ao Setor Comercial Sul por volta de 13h30. Duas horas depois, ainda havia 100 pessoas em sua frente. “Todos vêm no mesmo dia porque agora é de graça. Antes tínhamos que pagar um terço da passagem”, acredita.

Não era só a fila para abrir o processo ou atualizar os dados que assustava. A espera pela recarga também exigia grande dose de paciência. “Não é preciso entregar documentos, o processo é rápido. Essa fila deveria ser mais rápida”, protestava o estudante Audelino Ferreira, 18 anos. De acordo com Paulo Munhoz, a expectativa é de que, a partir de março, a recarga do cartão possa ser feita dentro dos ônibus, sistema aplicado para o vale-transporte e o cartão do cidadão. Antes disso, o DFTrans faz uma varredura no cadastro para descobrir e eliminar fraudes e irregularidades. A Secretaria de Educação passará a fornecer o relatório de controle de presença dos beneficiários diretamente ao órgão, sem que os alunos tenham que apresentar a comprovação mensalmente.

Na unidade do Conic, o tempo de espera era menor. Havia espaço para que todos aguardassem sentados. Keila Brito, 17 anos, foi ao local para retirar seu primeiro cartão de passe livre. Esperou cerca de 15 minutos para ser atendida. “Vou testar agora se os créditos entraram mesmo”, afirmou. Vitor Ximenes não teve a mesma sorte. Esperou por cerca de uma hora para receber o benefício. “Quando fui fazer o pedido, no Setor Comercial Sul, demorou mais de duas horas”, contou. No meio da tarde, o painel da agência do Conic mostrava que 622 estudantes tinham sido atendidos. Até a última quarta-feira, cerca de 45 mil estudantes fizeram o cadastro e o recadastro. Desse total, 75% das inscrições e atualizações foram pela internet.
Fonte: Correio Brasiliense

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960