Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Veículos são responsáveis por 99% da poluição em BH

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010


A emissão de poluentes por automóveis é a principal fonte de degradação do ar em Belo Horizonte. Gases lançados pelos escapamentos e partículas originadas do desgaste de pneus e freios geram cerca de 99% da poluição na capital. É o que aponta um levantamento da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que analisa diariamente o ar por meio de seis estações de monitoramento.
Segundo Elisete Gomides, gerente de qualidade do ar da Feam, existe uma preocupação extra: nos últimos seis meses, o aumento da frota movida a diesel praticamente dobrou a emissão a emissão de ozônio - gás que, próximo ao solo, é tóxico, agrava doenças respiratórias e danifica a vegetação.A queima de gasolina e álcool, por sua vez, lança no ar hidrocarbonetos e monóxido de carbono, elementos altamente poluentes.
Outro gás gerado pelo consumo de combustível é o dióxido de carbono, um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa, causador de alterações climáticas em todo o mundo. "A única forma de minimizar o aquecimento global é diminuir o consumo de combustível", recomenda Elisete.
Lígia Vial, assessora jurídica da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), lembra ainda que o petróleo é um recurso não-renovável e sua extração causa graves danos à natureza. "Todos os problemas ambientais giram em torno do consumo, que demanda destruição. A sociedade precisa se conscientizar sobre as formas de amenizar esse impacto", alerta.
A concentração de poluentes aumenta também a ocorrência de doenças. É o que afirma Geraldo Brasileiro, pesquisador da Faculdade de Medicina da UFMG. Ele explica que, quando aspirada, "a fumaça preta" chega até as partes mais profundas do pulmão, causando bronquite, asma, enfisema pulmonar e até câncer.
Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UFMG revela que a concentração de material particulado na capital mineira está acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - 10 mg/m³. Em média, é registrada a concentração de 15 a 18 mg/m³ de poluentes no ar, conforme levantado entre maio de 2007 e novembro de 2008.
Fonte: O Tempo, 25/01/2010.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960