Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Recifense terá horário dos ônibus pelo celular

sábado, 16 de janeiro de 2010


Saber o horário de chegada e partida dos ônibus com antecedência será um dos diferenciais para tentar atrair a classe média para o sistema de transporte público. Mas não apenas isso. Uma das características dos corredores destinados ao Transporte Rápido por Ônibus (TRO), que inclui além da Avenida Norte, os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste, será oferecer veículos com mais conforto. Isso tudo está previsto no edital de licitação a ser divulgado em fevereiro deste ano.

A outra novidade é que os usuários poderão saber dos horários antes mesmo de sair de casa. "Qualquer pessoa poderá enviar um torpedo pelo celular e receber uma informação precisa sobre determinada linha", afirmou Dílson Peixoto, presidente do Grande Recife Consórcio. Toda essa logística, que ainda parece muito futurista para o usuário comum de ônibus começará a ser testada ainda no primeiro semestre de 2010.

O projeto já previa painéis em cristal líquido nas paradas, com informações sobre as linhas e os horários de partida e chegada. Os primeiros testes serão feitos no terminal de passageiros da Avenida Caxangá.

Segundo Dílson Peixoto, já existe tecnologia para isso. Mas essa opção só poderá entrar em execução quando todos os ônibus estiverem equipados com GPS. "Vamos negociar com as operadoras para que esse serviço seja a custo zero para o usuário e para nós também", revelou. Também para facilitar a vida dos usuários, o Grande Recife pretende criar linhas alimentadoras para os corredores.

"Estudaremos alternativas junto com a Prefeitura do Recife para oferecer linhas alimentadoras que poderão ser feitas pelos microônibus, que trazem menos impacto no trânsito", ressaltou Peixoto, acrescentando que as linhas poderão transportar os usuários até os corredores sem custo a mais de passagem.

A implantação dos corredores exigirá também a modernização da frota com veículos refrigerados e equipados com GPS e displays eletrônicos. Já as paradas de ônibus devem estar no mesmo nível de qualidade. O pagamento será feito na própria estação.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960