Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

"Precisamos de uma política nacional para o transporte urbano, que tenha compromisso com a eficiência voltada ao social e ao meio ambiente.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) quer aprofundar a discussão sobre a qualidade do transporte público nas grandes cidades brasileiras que, na visão do parlamentar, além de ser repensado de forma a beneficiar as camadas mais carentes da população, deverá utilizar , cada vez mais, as chamadas energias renováveis, que não causam danos ambientais.
"Precisamos de uma política nacional para o transporte urbano, que tenha compromisso com a eficiência voltada ao social e ao meio ambiente. Não podemos mais continuar vendo perdas, que só na região metropolitana de São Paulo, chegam a R$ 40 bilhões ao ano por falta de uma política nacional para o transporte urbano que garanta a integração de vários meios” afirmou o senador, durante painel sobre Sistemas Integrados de Meios de Transporte, promovido pela Comissão de Infraestrutura do Senado, da qual o parlamentar sul-mato-grossense é vice presidente.
Delcídio defende , também, a utilização de energias alternativas no transporte urbano, como as células de hidrogênio que começaram a ser utilizadas recentemente por alguns ônibus da capital paulista. “Saio desse encontro convencido de que , como pano de fundo da importante discussão do petróleo no pré-sal, deverá estar nossa preocupação com a necessidade de se avançar, cada vez mais, nos estudos das energias renováveis também para os transportes urbanos”, disse.

Modelo
Delcídio comentou qual seria o modelo a ser seguido de um plano diretor de cidades, com o mesmo sucesso do adotado em Curitiba, e porque o sistema adotado na capital paranaense não decola em nenhuma outra capital brasileira. Citando o exemplo bem-sucedido de Curitiba, Taniguchi sugeriu o redirecionamento dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para o setor, considerando que aproximadamente 80% da população brasileira vive em cidades, agravando os problemas de transporte e gerando perda em produtividade no trabalho e na saúde.
O senador sugeriu medidas como as tomadas pelo governo de Cingapura, onde o IPVA dos carros antigos é mais caro que o dos veículos novos, como forma de estabelecer uma nova política que crie perspectivas de renovação de frota, associada a critérios para o acesso de veículos, de modo a incentivar o transporte coletivo em detrimento do transporte individual.
Ao concordar com a falta de uma política nacional de transporte urbano, Taniguchi defendeu a adoção de novos conceitos de mobilidade urbana, com a integração de vários modos de transporte, que vão da bicicleta ao metrô.
READ MORE - "Precisamos de uma política nacional para o transporte urbano, que tenha compromisso com a eficiência voltada ao social e ao meio ambiente.

Recife: Corredor viário sai em 15 dias


O bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, ganha no próximo mês um novo corredor viário que facilitará o acesso da Zona Oeste da capital à região. Depois de um ano de obras e seis meses de paralisação, o prolongamento da Rua Arquiteto Luiz Nunes está quase concluído, devendo ser aberto ao tráfego no dia 10 de setembro. A nova via deve desafogar a Avenida Mascarenhas de Morais, saturada pelo movimento intenso de veículos.
São 700 metros de rua, com quatro faixas de rolamento, que estão sendo construídos pela Prefeitura do Recife desde o fim de 2007. Com a conclusão da obra, a via terá ligação direta com a Rua Jean Emile Favre, principal via de acesso ao Ipsep. Dessa forma, os motoristas não precisarão mais utilizar a Avenida Mascarenhas de Morais, como acontece atualmente, para chegar ao Ipsep e a outros bairros da região, evitando circular ao lado de ônibus e caminhões.
A liberação do novo trecho depende apenas da conclusão dos trabalhos de pavimentação, drenagem e calçamento numa extensão de apenas cem metros. “Estamos cuidando também da iluminação pública e trabalhando para que tudo fique pronto na primeira semana de setembro, no máximo até o dia 10”, garantiu o presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Jorge Carrero.
A Prefeitura do Recife não definiu, ainda, como será a circulação na Arquiteto Luiz Nunes, hoje mão dupla em quase toda a sua extensão, mas a expectativa é que tenha sentido único, de Afogados para o Ipsep. O trecho antigo da via deverá ser recapeado porque o asfalto está deteriorado e há buracos e remendos por toda parte.
READ MORE - Recife: Corredor viário sai em 15 dias

Novas tecnologias para o transporte coletivo de Joinville


Quem deu uma passadinha pela praça Dario Salles no sábado dia 19 de setembro teve a oportunidade de dar uma olhadinha nas novas tecnologias para o transporte coletivo de Joinville, junto com a abertura oficial da semana nacional do trânsito os novos ônibus foram mostrados a comunidade.
Os novos ônibus contam com pisos mais baixos facilitando assim acesso e circulação de pessoas obesas, portadoras de deficiência física, gestantes e idosos. Outra novidade é o combustível do veículo, o gás natural. Protótipo desenvolvido pela Busscar e Petrobrás.
READ MORE - Novas tecnologias para o transporte coletivo de Joinville

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960