Grande Vitória com mais de 1 milhão de veículos

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009


A frota veicular do Espírito Santo hoje passa dos 1,2 milhão de veículos registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Os sete municípios da Grande Vitória concentram praticamente a metade dessa frota, que, nos próximos cinco anos, terá um aumento de 65% no número de veículos cadastrados em 2013. Em 2018, esse número passará de 1,1 milhão só na Região Metropolitana, o que representa um crescimento de 132%.
Se considerados os municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha (excluindo Viana, Guarapari e Fundão), serão 731.108 veículos em quatro anos, e 1.014.463 em nove anos. Trata-se de um aumento superior a 120% até 2018. Os dados assustam quando comparados ao percentual acumulado entre 2001 e 2009: a frota veicular de Vila Velha subiu 87%, e a da Capital, 60%.
"O Estado tem projetos para tentar melhorar a ligação entre as cidades metropolitanas. A (Rodovia) Leste-Oeste, no caso, será um novo acesso entre Cariacica e Vila Velha", frisa o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato.

Mudança
Mas a mudança maior prevista pelo Estado é a implantação de 108km de corredores exclusivos para ônibus nas principais vias dessas cidades. "Vamos priorizar o transporte coletivo. Tirá-lo do trânsito e dar condições que convençam o morador a deixar o carro em casa", diz a subsecretária estadual de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici.
Por enquanto, a expectativa é de melhor distribuir o trânsito pela Região Metropolitana. A Prefeitura de Vitória tem projetos com a intenção de mudar e melhorar o tráfego na cidade, e em todas as regiões: mudanças nas avenidas Serafim Derenzi, Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader; além do novo Portal Sul, no Centro da cidade.
Mas a Capital não será a maior responsável pelo crescimento de veículos na Grande Vitória. A cidade, hoje com o maior número de carros, será ultrapassada por Vila Velha logo em 2013: que terá quase 2 mil veículos a mais que o município vizinho.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960