Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Quanto menos passageiros, mais caro fica a tarifa

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O Sistema de Informações da Mobilidade Urbana da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) fez as contas e concluiu que quem se desloca de automóvel em Goiânia gasta mais que o dobro de quem utiliza o transporte público. As viagens de moto também ficam mais caras, em média 40%, considerando não só o desembolso individual, mas custos com acidentes e poluição, entre outros.
No entanto, deficiências históricas do sistema de transporte coletivo levam usuários a migrar para o transporte individual, uma saída que distribui entre todos os usuários das vias os impactos decorrentes da quantidade cada vez maior de veículos na rua.
“Esta é uma equação perversa. Quanto menos passageiros, mais caro fica a tarifa”, acentua o engenheiro civil Arlindo Fernandes, da empresa paulista Oficina Consultores, especialista em estudos de trânsito e transportes. O engenheiro foi o responsável por dois importantes levantamentos do setor em Goiânia, o Plano Setorial de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia e o Estudo do Desenvolvimento da Circulação dos Ônibus nos Principais Corredores Viários.
O primeiro constatou, em 2006, a debandada de passageiros do transporte coletivo urbano. Segundo o estudo, em duas décadas o transporte público perdeu quase 25% das viagens para outros meios de transporte, como carro e moto.
Na década de 1980, 54% da população utilizava o transporte coletivo, passando para cerca de 40% no ano de publicação do estudo. Nos próximos dez anos, mantida a elevada taxa de motorização da cidade (uma das maiores do País), os usuários de ônibus serão pouco mais de um terço da população, estima o levantamento.
As estatísticas que consideram o aumento da frota de veículos por tipo, em Goiânia, mostram como isso vem ocorrendo de forma acelerada. O aumento da frota de motocicletas desde 1996 chega a 220% na capital. A de automóveis avançou menos de 70%. A frota de ônibus só cresceu 48,48%. “Há grandes incentivos no Brasil para quem quer se deslocar em transporte individual, enquanto que o transporte coletivo, não”,diz Fernandes.
Não há qualquer aporte financeiro, por exemplo, para cobrir as gratuidades no sistema, uma conta paga também pelo usuário, o que onera a tarifa. “Por isso, andar de moto muitas vezes fica mais barato se considerado apenas o desembolso feito pelo condutor. Mas, para a cidade, resta todo o custo social provocado pelos acidentes, congestionamentos e poluição”, enumera.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960