O T5, corredor exclusivo de ônibus articulados entre a Barra da Tijuca e a Penha, é considerado o mais importante projeto viário da cidade do Rio de Janeiro e essencial para o projeto Rio 2016. O prefeito Eduardo Paes baixou um decreto convocando engenheiros e arquitetos da prefeitura a participar da implementação do T5. O chamado visa montar uma equipe para tratar das desapropriações no entorno dos 28 quilômetros do trajeto.
Principal projeto municipal na área de transportes, o T5 ligará a Barra à Penha em 50 minutos e está sendo coordenado pelo próprio prefeito e por seu braço-direito, Pedro Paulo Carvalho. Procurada para falar sobre o corredor, a Secretaria de Transportes informou que essa tarefa cabe agora à Casa Civil. Orçado em US$ 274 milhões (R$ 516,1 milhões), o BRT (sigla em inglês usada para designar esses corredores expressos e exclusivos) deverá atender a 300 mil passageiros por dia e consta no plano apresentado ao Comitê Olímpico Internacional para a candidatura carioca à sede das Olimpíadas de 2016.
A desapropriação dos terrenos é a primeira etapa para o início das obras, previsto para este ano. O prazo de conclusão é 2014, a tempo para a Copa do Mundo.O T5 sairá da Avenida Ayrton Senna, passando pelos seguintes pontos: Avenida Abelardo Bueno, Estrada Coronel Pedro Correia, Estrada dos Bandeirantes, Largo da Taquara, Avenida Nelson Cardoso, Rua Cândido Benício, Rua Domingos Lopes, Rua Quaxima, Avenida Prefeito Negrão de Lima, Avenida Ministro Edgar Romero, Largo de Vaz Lobo, Avenida Vicente de Carvalho e Avenida Brás de Pina. No papel, o T5 deverá se integrar a dois futuros corredores de ônibus: o da Ligação C (Jacarepaguá-Deodoro, com 15 quilômetros) e o que ligará Jacarepaguá ao Leblon concorrendo ou substituindo a Linha 4 do metrô (Gávea-Barra), ao longo de 29 quilômetros.
Estima-se que a Ligação C, também prioritária, custe US$ 483 milhões (R$ 909,8 milhões). O outro BRT sairia por US$ 477 milhões (R$ 898,5 milhões). Junto com o T5, serviriam a quase um milhão de pessoas por dia. A conexão entre o T5 e a Ligação C aconteceria na Avenida Salvador Allende, próximo ao Rio Centro. Já a integração com o BRT para a Zona Sul seria feita no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Ambos partiriam da Avenida Salvador Allende e seriam construídos entre 2010 e 2013.
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