Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Rio, Corredor exclusivo carioca ligará Barra à Penha em 50 minutos

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O T5, corredor exclusivo de ônibus articulados entre a Barra da Tijuca e a Penha, é considerado o mais importante projeto viário da cidade do Rio de Janeiro e essencial para o projeto Rio 2016. O prefeito Eduardo Paes baixou um decreto convocando engenheiros e arquitetos da prefeitura a participar da implementação do T5. O chamado visa montar uma equipe para tratar das desapropriações no entorno dos 28 quilômetros do trajeto.
Principal projeto municipal na área de transportes, o T5 ligará a Barra à Penha em 50 minutos e está sendo coordenado pelo próprio prefeito e por seu braço-direito, Pedro Paulo Carvalho. Procurada para falar sobre o corredor, a Secretaria de Transportes informou que essa tarefa cabe agora à Casa Civil. Orçado em US$ 274 milhões (R$ 516,1 milhões), o BRT (sigla em inglês usada para designar esses corredores expressos e exclusivos) deverá atender a 300 mil passageiros por dia e consta no plano apresentado ao Comitê Olímpico Internacional para a candidatura carioca à sede das Olimpíadas de 2016.
A desapropriação dos terrenos é a primeira etapa para o início das obras, previsto para este ano. O prazo de conclusão é 2014, a tempo para a Copa do Mundo.O T5 sairá da Avenida Ayrton Senna, passando pelos seguintes pontos: Avenida Abelardo Bueno, Estrada Coronel Pedro Correia, Estrada dos Bandeirantes, Largo da Taquara, Avenida Nelson Cardoso, Rua Cândido Benício, Rua Domingos Lopes, Rua Quaxima, Avenida Prefeito Negrão de Lima, Avenida Ministro Edgar Romero, Largo de Vaz Lobo, Avenida Vicente de Carvalho e Avenida Brás de Pina. No papel, o T5 deverá se integrar a dois futuros corredores de ônibus: o da Ligação C (Jacarepaguá-Deodoro, com 15 quilômetros) e o que ligará Jacarepaguá ao Leblon concorrendo ou substituindo a Linha 4 do metrô (Gávea-Barra), ao longo de 29 quilômetros.
Estima-se que a Ligação C, também prioritária, custe US$ 483 milhões (R$ 909,8 milhões). O outro BRT sairia por US$ 477 milhões (R$ 898,5 milhões). Junto com o T5, serviriam a quase um milhão de pessoas por dia. A conexão entre o T5 e a Ligação C aconteceria na Avenida Salvador Allende, próximo ao Rio Centro. Já a integração com o BRT para a Zona Sul seria feita no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Ambos partiriam da Avenida Salvador Allende e seriam construídos entre 2010 e 2013.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960