Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Especialistas em transporte e trânsito elogiam experiência curitibana

sábado, 3 de outubro de 2009


Secretários estaduais e municipais de Transporte e gestores de unidades de engenharia de trânsito de todo o país que participam do 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, em Curitiba, elogiaram a experiência local, depois da participar de palestras e das visitas técnicas feitas a várias regiões da cidade.

"Curitiba foi referência para que Macaé, no Rio de Janeiro, implantasse seu sistema de transporte ágil, moderno, e que agora preconiza a integração físico-tarifária e a modernização da frota de ônibus", disse a diretora de Engenharia de Trânsito de Macaé, engenheira Maria Laysmeire de Castro Meireles.

Depois de conhecer a Linha Verde, durante visita técnica,o diretor da Secretaria de Transportes do Estado da Paraíba, Rizonaldo Rodrigues, buscou informações na Urbs, Urbanização de Curitiba S/A sobre cálculo tarifário, metodologia de integração físico-tarifária e gerenciamento empresarial. Obteve, ainda, todas as informações necessárias sobre a remuneração às empresas.

Rodrigues explicou que a secretaria estadual é responsável pela operação do sistema de transporte na cidade de João Pessoa. "A experiência de Curitiba é exemplar e cai como uma luva para que seja transplantada, permitindo um serviço mais eficaz à população", disse.

Responsável pelo gerenciamento do transporte da Grande Vitória, composta por quatro municípios, onde vivem 1,5 milhão de habitantes, Neivaldo Bragato, secretário de Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo, lembra que o modelo local repete o de Curitiba.Segundo Bragato, nos últimos 20 anos, cerca de R$ 500 milhões foram investidos em infraestrutura de transporte, resultando na construção de dez grandes terminais e na implantação de vias exclusivas para ônibus.

"Curitiba é espelho para todo o Brasil", disse, ao lembrar que na Grande Vitória circulam nada menos que 300 linhas de ônibus troncais, ligando as regiões centrais da cidade aos diversos terminais, além de nada menos que 1,1 mil ônibus alimentadores.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960