Grande Vitória: Frota do Mão na Roda começa a ser renovada

segunda-feira, 23 de março de 2015

A frota do serviço especial Mão na Roda começou a ser renovada com a chegada do primeiro veículo zero quilômetro com o novo layout. A pintura segue o padrão dos veículos da frota renovada do Transcol, em que predomina a cor branca nas laterais e azul na parte da frente. Nos carros do Mão na Roda, porém, a cor da dianteira do veículo é rosa. Além do novo carro, que substitui um veículo de 2009, outros 13 foram reformados para garantir o conforto dos cadeirantes que utilizam o sistema.

O novo carro do Mão na Roda tem capacidade para transportar seis cadeirantes e seis acompanhantes, e todos os assentos são voltados para a frente do ônibus. Alguns carros menores da frota, que tem 25 veículos, contam com assentos voltados para a traseira para facilitar a movimentação de embarque e desembarque dos usuários.

No próximo ano, outros cinco veículos deverão ser substituídos, pois estão chegando à idade máxima permitida para esse tipo de transporte, que é de sete anos. Atualmente, a idade média dos veículos é de 4,4 anos, sendo que o contrato do serviço exige que a frota média não ultrapasse cinco anos.
O serviço especial Mão na Roda funciona desde 2000 e hoje tem 2.402 cadeirantes cadastrados. Em 2014 foram agendadas 121.265 viagens, das quais, 95.440 foram efetivamente realizadas. Nos dois primeiros meses de 2015, foram agendadas 14.683 viagens, sendo que foram realizadas 11.710.

Pessoas com deficiência motora, temporária ou permanente, que utilizam cadeira de rodas, podem participar do programa. O interessado deve realizar o pré-cadastro nos sites do GVBus (www.gvbus.org.br), ou na Ceturb (www.ceturb.es.gov.br). Os dados do formulário do candidato serão conferidos e será feita uma perícia médica, previamente agendada.

Informações: CETURB ES

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960