Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Linha Turismo terá novos modelos de ônibus de dois andares em 2010

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Linha Turismo de Curitiba terá novidades a partir de março de 2010. Para atender os curitibanos e turistas que pretendem conhecer a cidade com um olhar “mais elevado”, a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) e a prefeitura irão implantar quatro novos ônibus double deck, aqueles de dois andares e com a parte de cima aberta. A novidade, no entanto, não fica apenas no aumento da frota (atualmente são cinco ônibus de dois andares). As quatro novas unidades terão mudanças no projeto.
Segundo Elcio Luiz Karas, gestor de vistoria e cadastro da Urbs, os novos ônibus terão um toldo retrátil na parte superior e suportes para bicicletas e carrinhos de bebê na parte traseira do veículo. “Queremos atrair as pessoas que usam bicicleta a também usar o ônibus de turismo”, afirmou Karas.
O gestor afirmou que as mudanças são adequações e melhorias no sistema. “Vamos adotar o toldo em função do clima de Curitiba, em dias chuvosos a linha fica ociosa. Assim, o ônibus vai poder continuar trabalhando e oferecemos conforto para o usuário”, explicou. O ônibus de dois andares completou um ano no dia 15 de novembro de 2009.
De acordo com o Instituto Municipal de Turismo, da prefeitura de Curitiba, desde a entrada do ônibus foi registrado um crescimento de 54,5% no número de passageiros da Linha Turismo. A comparação foi feita com dados de 2008. A presidente do Instituto, Juliana Vosnika, afirmou que os meses de dezembro, janeiro e julho são os que têm a maior procura, pois coincidem com férias escolares.
“Nos meses de alta os ônibus funcionam às segundas-feiras também. No resto do ano isso não ocorre”, disse Juliana. Os dados da prefeitura mostram que o maior volume de pessoas na Linha Turismo é registrado aos sábados. Em 2009, de janeiro até novembro ocorreram 117.953 embarques aos sábados. Sexta e domingo também são dias de bastante movimento.
Com a entrada de mais quatro ônibus de dois andares, a prefeitura e a Urbs tentam solucionar o problema de filas para andar com o veículo de vista panorâmica. A maioria dos passageiros prefere andar na parte superior do ônibus, onde a capacidade é para 44 pessoas. No mês de julho, a preferência gerou grandes filas na Praça de Tiradentes, ponto de partida da Linha Turismo.
“Vamos quase dobrar a capacidade de transporte dos turistas nos ônibus de dois andares. Serão 65 passageiros sentados a mais por carro. Com os quatro ônibus podemos ter 260 passageiros a mais por viagem”, disse Elcio Luiz Karas. “A tendência é que as filas diminuam com esses novos ônibus. Vamos melhorar a oferta de ônibus para evitar esse tipo de problema”, afirmou.
READ MORE - Linha Turismo terá novos modelos de ônibus de dois andares em 2010

Empresa de transporte coletivo investe na melhoria do serviço


Diretor do Departamento de Trânsito do Município elogiou atitude da empresa que visa beneficiar usuários.A empresa Medianeira Transportes apresentou mais cinco veículos para beneficiar os usuários do transporte coletivo de Ponta Porã. Um dos ônibus é adaptado para receber portadores de necessidades especiais.
A apresentação dos novos veículos ocorreu no fim de semana. Os ônibus já estão circulando na cidade.Na solenidade, ocorrida na sede da empresa em Ponta Porã, estiveram participando várias autoridades. O diretor do Departamento de Trânsito da Prefeitura, Sandro Schuster, representou a Prefeitura.
Segundo ele, os investimentos efetuados pela Medianeira simbolizam o respeito que a empresa tem pelos usuários. “Desde que se estabeleceu em Ponta Porã a Medianeira tem procurado melhorar a qualidade do serviço prestado à população. São investimentos na renovação da frota e também na qualificação dos profissionais que trabalham diariamente em contato direto com os usuários”, frisou Sandro.
Ele destacou a preocupação da administração municipal em auxiliar a empresa na prestação de um bom serviço para a comunidade: “a administração do prefeito Flávio Kayatt tem feito investimentos importantes na melhoria das linhas de ônibus. Elas são priorizadas na hora de se construir um asfalto novo e também nos trabalhos de recuperação das linhas”, destacou Schuster.
READ MORE - Empresa de transporte coletivo investe na melhoria do serviço

BH: Servidor estadual terá 6 novas linhas de ônibus


Milhares de servidores que serão transferidos para a Cidade Administrativa, em data a ser anunciada pelo governador Aécio Neves no dia 28 de janeiro, contarão com pelo menos seis novas linhas de ônibus para o deslocamento até o local. O projeto de implantação das novas linhas pela BHTRANS já está em fase final, conforme informações do presidente da empresa, Ramon Victor César.
Três linhas sairão do Centro e outras três dos bairros São Gabriel, Barreiro e Vilarinho (Venda Nova). As linhas que saem das regiões centrais utilizarão itinerários diferentes. Uma passará pela Avenida Antônio Carlos, outra pela Avenida Cristiano Machado e outra pela Avenida Pedro II. Além dessas linhas na capital, haverá linhas geridas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), subordinado à Secretaria de Estado de Transportes.

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, informou que haverá linhas intermunicipais: "Foi feita uma pesquisa e tem servidores que moram em Contagem e Ibirité, por exemplo, que serão atendidos por linhas que passarão, via Barreiro, pelo Anel Rodoviário. As linhas entram em atividade na medida em que os servidores forem transferidos".
Quem explica o andamento do processo de implantação das linhas é o gerente de Coordenação de Projetos de Transportes da BHTRANS, Daniel Marques Couto: "Trabalhamos com o fluxo de 20 mil pessoas, sendo 16 mil funcionários e 4 mil visitantes. Avaliamos de onde vêm os servidores para implantar as linhas e constatamos linhas ociosas no fluxo do Centro para a cidade, na parte da manhã, no chamado contrafluxo", afirmou o gerente de projetos, emendando que também será explorada a capacidade ociosa do metrô.

A quantidade de ônibus que chega para incrementar o transporte dos servidores não foi informada, mas, tomando-se como média o número de veículos por linhas (dez), seriam mais de 60.
Atualmente, Belo Horizonte possui 3 mil ônibus em circulação. O metrô transporta de 3 a 4 milhões de pessoas por mês e há mais de 194 linhas de ônibus integradas ao metrô passando por cinco terminais.
Fonte: Hoje em dia
READ MORE - BH: Servidor estadual terá 6 novas linhas de ônibus

No Rio, Tarifas do Bilhete Único ainda geram dúvidas


No mesmo dia em que o Bilhete Único começa a entrar em vigor, as tarifas dos ônibus intermunicipais terão reajuste na Região Metropolitana. Os passageiros ainda têm dúvidas sobre o sistema. Vejam a Reportagem do RJTV sobre o assunto ou clique no link abaixo e tire suas dúvidas:


READ MORE - No Rio, Tarifas do Bilhete Único ainda geram dúvidas

Obesos não precisarão usar catracas nos ônibus de Teresina


Pessoas com índice de massa corporal igual ou superior a 30 kg por metro quadrado não precisarão usar as catracas nos ônibus coletivos de Teresina. Ontem (25), o prefeito Sílvio Mendes sancionou a lei nº 3.945. Esta dispensa as pessoas obesas de utilizar as catracas nos transportes coletivos da capital piauiense.

A lei entra em vigor no dia 25 de fevereiro, um mês após ter sido sancionada. Durante os próximos 30 dias, a Secretaria Municipal de Transportes (Strans) e o Sindicato das Empresas Transportes de Teresina irão definir como será a operacionalização da lei. Além disso, haverá reuniões com motoristas e cobradores para que estes fiquem por dentro da lei e saibam como proceder diante das situações envolvendo pessoas obesas.

Segundo a lei, de autoria do vereador Renato Berger (PSDB), os passageiros obesos não serão isentos do pagamento da tarifa, que hoje custa R$ 1,75. “Tem pessoas que são obesas e que não têm como passar pela roleta. Eles têm que pagar a passagem, como os demais passageiros. Eles ainda terão que comunicar ao cobrador o porquê de entrar pela frente”, afirmou Renato Berger. O embarque e desembarque do passageiro com obesidade será feito pela porta dianteira do ônibus coletivo urbano.

De acordo com Renato Berger, a lei tem como principal objetivo evitar que essas pessoas passem por algum tipo de constrangimento. “É uma lei simples, mas que evita que muitas pessoas passem por algum constrangimento ao não conseguir passar pela roleta”, comentou o vereador. Não haverá restrições à quantidade de passageiros obesos dentro dos coletivos.
READ MORE - Obesos não precisarão usar catracas nos ônibus de Teresina

Em Caxias do Sul, Passe livre nos ônibus de janeiro será transferido para o dia 7 de fevereiro


O passe livre do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul, tradicionalmente marcado para o último domingo do mês, será transferido. Prevista para o dia 31 de janeiro, a gratuidade será no dia 7 de fevereiro.
A mudança acontece para facilitar o acesso da população à programação de inauguração do Espaço Multicultural do Parque da Festa da Uva. As apresentações se iniciam às 15h. A atração principal é o cantor Sérgio Reis. Também fazem shows Os Campeiros, Cesar de Freitas, Osvaldir e Carlos Magrão e Volmir Martins. Os ingressos podem ser adquiridos nas Lojas Bulla a R$ 10.Nesse dia, haverá reforço das linhas de ônibus com destino ao Parque da Festa da Uva.
READ MORE - Em Caxias do Sul, Passe livre nos ônibus de janeiro será transferido para o dia 7 de fevereiro

Em Manaus, recadastro da meia passagem termina no próximo domingo


Os estudantes das redes publica e privada de ensino, em Manaus, têm até o próximo domingo (31) para efetivar recadastramento da meia passagem para o transporte coletivo. O processo foi iniciado no dia 28 de dezembro. Até ontem (25) apenas 120 mil estudantes haviam renovado o cadastro.Após o encerramento do prazo, o estudante não cadastrado perderá o direito de usar o benéfico da meia passagem e terá o passa-fácil cancelado.De acordo com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT), a meta é recadastrar cerca de 300 mil estudantes. A estimativa é que mais sete mil novos estudantes sejam incluídos no sistema.

O IMTT alerta que quem não fizer a renovação informando, por exemplo, se passou de ano, se mudou de escola ou se está matriculado em mais um curso, corre o risco de perder o benefício. Até o dia 31 de janeiro as instituições de ensino vão confirmar as informações prestadas pelos estudantes no recadastramento e validar a carteirinha do Passa-Fácil estudantil que dá o direito de comprar os créditos da meia passagem.

Para facilitar o acesso dos estudantes ao sistema de recadastro, o IMTT firmou convênio com 56 lan houses em vários pontos da cidade para atender, gratuitamente, os interessados em manter o Passa-Fácil em 2010. Quem ainda não se inscreveu no sistema de meia passagem, deve procurar um dos 11 postos do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Manaus (Sinetram). (FM)
READ MORE - Em Manaus, recadastro da meia passagem termina no próximo domingo

Mudança nas linhas de ônibus gera reclamações em Montes Claros

Houve mudança na circulação dos ônibus urbanos de Montes Claros, com a adoção do sistema radial (bairro/centro), sendo que antes as linhas funcionavam no sistema diametral (bairro a bairro). Segunda-feira foi o primeiro dia útil do novo modelo, que, entrou em prática no último fim de semana. A Prefeitura e a Associação das Empresas do Transporte Coletivo (ATCMC) sustentam que o modelo bairro/centro representa uma vantagem para os usuário, permitindo a viagem a dois destinos com o pagamento de uma única tarifa (R$ 1,90). Isso somente é possível se o passageiro embarcar para o segundo destino dentro de 30 minutos após descer do ônibus anterior. Os usuários também necessitam dispor do cartão eletrônico.
Por outro lado, muitas pessoas reclamaram da falta de informações e de atrasos. "Acho que esta mudança só trouxe confusão. Até agora, não entendi nada. Isso só vai trazer atraso para gente deslocar de um bairro para outro", afirmou a dona de casa Raquel Nize Rodrigues, de 38 anos. A autônoma Maria das Dores Tolentino, de 36 anos, acha que será muito difícil para que as pessoas consigam descer em um ponto de ônibus no centro e pegar um outro coletivo em apenas 30 minutos. "Seremos obrigados a pagar duas passagens", disse Maria das Dores, que mora no bairro Delfino. O aposentado Haroldo Fiuppi, de 75 anos, acredita que os problemas decorrentes da mudança no sistema de circulação dos ônibus urbanos serão verificados somente nos primeiros dias do novo sistema. "No princípio é assim mesmo, as pessoas, principalmente as mais simples, se apavoram por falta de informação. Depois, as coisas se encaixam", disse o aposentado.

De acordo com a prefeitura, com o sistema radial, o número de linhas subiu de 43 para 52, reduzindo o período de espera pelos veículos nos pontos de ônibus. O novo modelo permite ao usuário deslocar de seu bairro de origem, passar pelos pontos de integração e ir até outro destino. Mas, não é possível retornar ao mesmo bairro de origem, sem pagar outra tarifa. Além de postos de informação no centro da cidade, a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação no Transito (McTrans) e a ATCMC criaram um serviço de telefone gratuito para esclarecimentos aos usuários. O número é 0800 0385151.

READ MORE - Mudança nas linhas de ônibus gera reclamações em Montes Claros

Campo Grande: Ônibus do sistema de transporte coletivo atenderá usuários da nova rodoviária


Na segunda-feira (1º), três linhas de ônibus do transporte coletivo urbano da Capital passarão a atender usuários na nova rodoviária, o Terminal Senador Antônio Mendes Canale (na saída para São Paulo).
A medida, segundo assessoria da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), visa atender usuários do transporte intermunicipal, interestadual e internacional que desconheçam a ativação da nova rodoviária, a partir da zero hora do dia primeiro de fevereiro e, também, aqueles que estejam na região central e queiram utilizar uma linha direta entre os terminais.
Será disponibilizada a linha 050 (com intervalos de 20 minutos, nos dois trajetos). Ela funcionará no horário das 5h30 às 23h.
READ MORE - Campo Grande: Ônibus do sistema de transporte coletivo atenderá usuários da nova rodoviária

Mais três ônibus adaptados entram em circulação nesta quarta-feira em Juiz de Fora


Entram em circulação, a partir desta quarta, mais três veículos adaptados para o uso de portadores de deficiência. De acordo com a Settra, os ônibus vão circular nas linhas 608-Milho Branco, 620-Francisco Bernardino e 621-Democrata. Os ônibus vão circular nos dias úteis, aos sábados, domingos e feriados. Os novos quadros de horários vão estar no site www.pjf.mg.gov.br a partir de sexta-feira.
READ MORE - Mais três ônibus adaptados entram em circulação nesta quarta-feira em Juiz de Fora

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960