Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Mudança nas linhas de ônibus gera reclamações em Montes Claros

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Houve mudança na circulação dos ônibus urbanos de Montes Claros, com a adoção do sistema radial (bairro/centro), sendo que antes as linhas funcionavam no sistema diametral (bairro a bairro). Segunda-feira foi o primeiro dia útil do novo modelo, que, entrou em prática no último fim de semana. A Prefeitura e a Associação das Empresas do Transporte Coletivo (ATCMC) sustentam que o modelo bairro/centro representa uma vantagem para os usuário, permitindo a viagem a dois destinos com o pagamento de uma única tarifa (R$ 1,90). Isso somente é possível se o passageiro embarcar para o segundo destino dentro de 30 minutos após descer do ônibus anterior. Os usuários também necessitam dispor do cartão eletrônico.
Por outro lado, muitas pessoas reclamaram da falta de informações e de atrasos. "Acho que esta mudança só trouxe confusão. Até agora, não entendi nada. Isso só vai trazer atraso para gente deslocar de um bairro para outro", afirmou a dona de casa Raquel Nize Rodrigues, de 38 anos. A autônoma Maria das Dores Tolentino, de 36 anos, acha que será muito difícil para que as pessoas consigam descer em um ponto de ônibus no centro e pegar um outro coletivo em apenas 30 minutos. "Seremos obrigados a pagar duas passagens", disse Maria das Dores, que mora no bairro Delfino. O aposentado Haroldo Fiuppi, de 75 anos, acredita que os problemas decorrentes da mudança no sistema de circulação dos ônibus urbanos serão verificados somente nos primeiros dias do novo sistema. "No princípio é assim mesmo, as pessoas, principalmente as mais simples, se apavoram por falta de informação. Depois, as coisas se encaixam", disse o aposentado.

De acordo com a prefeitura, com o sistema radial, o número de linhas subiu de 43 para 52, reduzindo o período de espera pelos veículos nos pontos de ônibus. O novo modelo permite ao usuário deslocar de seu bairro de origem, passar pelos pontos de integração e ir até outro destino. Mas, não é possível retornar ao mesmo bairro de origem, sem pagar outra tarifa. Além de postos de informação no centro da cidade, a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação no Transito (McTrans) e a ATCMC criaram um serviço de telefone gratuito para esclarecimentos aos usuários. O número é 0800 0385151.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960