Novo encontro discute modelo de concessão do transporte em Rio Preto

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Modelo de Transporte em Urbelândia

Vereadores de oposição promovem na Câmara Municipal o segundo debate sobre a futura concessão do transporte coletivo de Rio Preto.A idéia é ouvir alunos de faculdades da cidade alem de populares que utilizam o serviço prestado atualmente.

No primeiro debate no Legislativo a professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Denise Labrea, especialista em planejamento de transporte público, defendeu a implantação de corredores exclusivos para ônibus em avenidas, como a Alberto Andaló, em Rio Preto. Ela apresentou para vereadores e moradores o modelo de transporte coletivo adotado em Uberlândia (MG), que possui um corredor de ônibus de sete quilômetros.

De acordo com a especialista, a criação de vias exclusivas para ônibus reduz o tempo de espera dos usuários, das viagens e, conseqüentemente, os custos da passagem. “O investimento em transporte público diminui o tempo de espera dos passageiros, que começam a andar mais de ônibus. O círculo vicioso é tão grande que os usuários passam a ter a dependência do ônibus em detrimento dos veículos particulares”, explica.

Na primeira audiência, um vídeo mostrou aos presentes reclamações sobre o serviço prestado atualmente pela empresa Circular Santa Luzia que domina 95% das linhas urbanas desde 89.Entre as reclamações falta de linhas, ônibus atrasados e problemas relacionados a acessibilidade.

Segundo especialista Rio Preto vive um momento fundamental para promover uma intervenção no sistema de transporte coletivo para obter qualidade.

A cidade está no mesmo patamar populacional - aproximadamente 420 mil habitantes -que se encontrava Curitiba (PR) quando a cidade paranaense promoveu mudanças em seu sistema de transporte coletivo, na década de 1990.

Fonte: Lider FM 98,3

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960