Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

João Pessoa: Integração Metropolitana de transportes

quarta-feira, 29 de abril de 2009


Os usuários do transporte coletivo urbano de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra irão contar a partir do dia 1º de maio com a Integração Temporal Metropolitana. Na Capital, o lançamento do sistema será na próxima quinta-feira (30), a partir das 16h, durante evento realizado no Parque Sólon de Lucena. Na ocasião, também serão entregues 32 ônibus que garantirão maior acessibilidade e segurança aos usuários. Haverá ainda o lançamento do projeto de educação para o trânsito e transporte ‘Ônibus Legal’. No dia 1º de maio, todos os outros municípios beneficiados realizarão eventos sobre o lançamento do sistema.

A Integração Temporal Metropolitana deverá beneficiar 250 mil pessoas que usam o transporte coletivo nesses seis municípios. O projeto foi proposto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Através dele, o sistema de transporte urbano da Capital será aberto para os usuários de ônibus dos cinco municípios vizinhos. Com a Integração, o usuário pagará a metade do valor da passagem sempre na segunda viagem. O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) apresentará dados sobre o novo sistema de integração durante o lançamento do novo sistema.

Uma pesquisa realizada pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) revelou que a maior parte dos usuários do transporte público que vem para João Pessoa (37%) tem como origem o município de Bayeux. Outro dado interessante revelado pela pesquisa é que 48% dos passageiros, vindos de um dos municípios que integram a região metropolitana, vêm para João Pessoa para trabalhar; 18% por lazer e 8% para estudar.

“Integra Bem” – Para participar da Integração Metropolitana o usuário tem que possuir o cartão “Integra Bem”, que pode ser adquirido gratuitamente no posto da Associação Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), que fica localizado no Terminal Rodoviário. O cartão está disponível nas versões “Estudante”, “Vale Transporte” (aquele que é adquirido pela empresa para o deslocamento do trabalhador), além do “Cartão Cidadão” (que atende os demais usuários do sistema). Não há prazo para que os usuários façam a substituição dos seus cartões. As pessoas que se deslocam apenas em João Pessoa não precisam fazer a troca do cartão “Passe Legal”, que é válido na Capital.

O sistema de funcionamento da Integração Temporal Metropolitana será o mesmo que é adotado dentro de João Pessoa. O usuário de transporte coletivo tem o tempo normal da sua viagem, da cidade em que reside ou trabalha até o seu destino, mais 30 minutos. Ou seja, após desembarcar do ônibus, o passageiro terá, pelo menos, 30 minutos para trocar de linha sem pagar outra passagem.
A superintendente da STTrans, Laura Farias, destacou os benefícios que o sistema trará para a classe trabalhadora. “A Integração Temporal Metropolitana fará com que as pessoas tenham mais oportunidades de emprego, pois, muitas vezes, o empregador deixa de contratar pessoas que moram em municípios vizinhos pelo gasto que se tem com o deslocamento. Com o sistema teremos essa redução do custo da passagem gerando mais oportunidades de emprego”, comentou.

O diretor de Transportes da STTrans, Adalberto Araújo, acrescenta que o projeto também interfere diretamente na qualidade de vida da população. “Como a pesquisa que fizemos revelou que muitas pessoas vêm a João Pessoa por lazer e com a Integração se pagará menos por esse lazer. Isso é muito significativo para famílias que se mantêm com a renda de um salário mínimo mensal”, destacou.

Novos ônibus – Durante o evento de lançamento da integração serão entregues 32 novos ônibus todos adaptados para atender os portadores de necessidades especiais e garantir melhor acessibilidade para todas as pessoas. A entrega dos novos veículos faz parte do programa de melhoria contínua do sistema acordado entre as empresas responsáveis pelo transporte urbano e a Prefeitura. Está previsto até o final deste ano a incorporação à frota de 70 novos ônibus.
Os ônibus entregues são zero quilômetro, possuem novo design e motorização eletrônica que causa menos poluição ao meio ambiente. Todos os veículos possuem itens que melhoram a acessibilidade. A porta é mais larga, mede 1 metro e 10 centímetros, ao invés das dos ônibus convencionais, que têm diâmetro de 90 centímetros. Os ônibus ganharam ainda cadeiras especiais, mais largas, destinadas a gestantes e obesos.

Os veículos também possuem corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile. Os ônibus já vêm equipados de fábrica com um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento das portas.
Ônibus Legal – O projeto de educação para o trânsito e transporte ‘Ônibus Legal’ também será lançado no dia 30 de abril, durante o evento. As pessoas que forem até o Parque Sólon de Lucena poderão conhecer o ônibus que servirá de base para a realização do projeto. O veículo é todo adesivado, colorido e traz imagens de crianças, jovens, adultos e idosos.

O ‘Ônibus Legal’ funcionará da seguinte forma: educadores da STTrans levarão estudantes da rede pública e privada, integrantes de associações, moradores de bairros, líderes comunitários, enfim, todas as pessoas que tiverem interesse por passeios pela cidade, para que elas conheçam de perto a dinâmica do trânsito e do transporte. Durante o passeio, as pessoas terão a oportunidade de visitar as garagens das empresas que fazem o transporte coletivo na cidade, para que se veja que muitos veículos são alvos de atos de vandalismo.

“A nossa ideia é que as pessoas vivenciem a dinâmica do trânsito de transporte de João Pessoa, saibam das dificuldades e dos problemas que temos nessas áreas. Vivenciando essa problemática eu tenho certeza que essas pessoas ficarão mais conscientes quanto aos seus direitos e deveres. Nosso objetivo com esse projeto é colaborar para a formação de cidadãos mais conscientes”, explicou a superintendente da STTrans.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960