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Transporte na palma da mão para atrair os usuários

sábado, 22 de fevereiro de 2025

O perfil da mobilidade urbana mudou bastante nos últimos anos, e o avanço da tecnologia contribuiu de maneira significativa para isso. Conforme a pesquisa Mobilidade da População Urbana, realizada pela CNT em parceria com a NTU, 90,4% dos entrevistados com mais de 15 anos têm celular com acesso à internet. Já 42,5% dos ouvidos consideram que falta ou são limitados os canais de atendimento em empresas e órgãos públicos para consulta, planejamento e avaliação das viagens de ônibus.
Nesse espaço, cresce o número de empresas de tecnologia com foco nos modais coletivos.

“A evasão de passageiros é um problema global, que envolve várias questões. Mas quanto mais cômodo e previsível o transporte for, melhor. Por isso crescemos tanto”, observou o gerente de comunicação do Moovit no Brasil, Marcelo Tavela.

O aplicativo nasceu em Israel, idealizado pelo mesmo fundador do Waze, e começou a operar no Brasil em 2013. “Hoje estamos em todas as capitais, nas cidades com mais de 200 mil habitantes, e em quase todas com mais de 100 mil.” O Brasil é campeão de audiência, com 12,5 milhões de usuários, e São Paulo a cidade onde mais se usa o Moovit no mundo. 

De acordo com Tavela, a plataforma quer responder duas perguntas: como chegar aonde se pretende e em quanto tempo.

Para isso são combinadas opções de transporte disponíveis.

“Tudo isso vai sendo mapeado ao longo do tempo. Quando o usuário chega ele pode, por filtros, personalizar a busca, inclusive escolhendo ficar dentro de um mesmo sistema para usar, por exemplo, o bilhete único.”

Com um conjunto de opções semelhante está a Cittamobi, plataforma desenvolvida com tecnologia 100% nacional. “Estamos há dez anos no mercado com a ideia de que as pessoas querem e precisam de informação para se locomover. Inicialmente a gente funcionava com envio de SMS. Hoje somos uma plataforma que tem um aplicativo no qual investimos fortemente em qualidade de dados. Trabalhamos para ter assertividade, para a que chega no aplicativo ser a mais apurada possível e o passageiro saber, em tempo real, onde está o ônibus dele, a que horas vai passar e em quais paradas”, disse a diretora de produto (CPO) da Cittamobi, Emanuele Cassimiro.


A intermodalidade é um ponto forte dessa ferramenta.
Além dos ônibus, na cidade do Rio de Janeiro, a Cittamobi disponibiliza horários do VLT e das barcas; na Bahia, o horário do metrô; na capital paulista, estão acessíveis os horários da Linha Amarela e dos trens que ligam a região do ABC, de Jundiaí e do Alto Tietê a São Paulo. 

A ferramenta condensa informações de mais de 70 mil ônibus monitorados no país e possui 25 milhões de usuários em 19 estados brasileiros. Em Porto Alegre o Cittamobi foi o aplicativo oficial da prefeitura para avisar a população sobre as linhas durante as chuvas de 2024. “A situação estava muito inconstante, e nós passamos a emitir alertas sobre linhas operantes e inoperantes, onde tinha posto de atendimento,
etc. Para isso, não criamos nada novo. Usamos o que já estava em operação de forma adequada à situação”, comentou Emanuele, ao falar sobre a importância da disponibilidade de dados do transporte público.

Desafios da informação
O fluxo de informações é bem parecido entre os aplicativos voltados ao transporte coletivo. As plataformas se alimentam, basicamente, de dados estruturados da rota, APIs específicos sobre horários e alterações e informações de geolocalização, principalmente por GPS. Tudo isso é combinado com notícias repassadas por uma rede que inclui desde gestores de tráfego a usuários que reportam, de forma voluntária e em tempo real, eventualidades como acidentes, protestos e greves, sinalizam linhas que ainda não estavam mapeadas e comentam sobre a lotação dos veículos.

Esse conjunto, oriundo de várias fontes, é processado por algoritmos que calculam o tempo dos percursos e lançam atualizações nas plataformas. Portanto, maior ou menor precisão dos aplicativos depende do bom funcionamento dessa cadeia que envolve etapas operacionais e técnicas.

Nesse ponto, o Brasil ainda vive desafios.
“Nosso problema está longe de ser os aplicativos. Os grandes players globais estão aqui, e as empresas nacionais também são muito boas. Mas a gente depende do cadastro das informações de planejamento de forma padronizada, do cumprimento fiel desse planejamento e de GPS mais preciso”, defende o sócio fundador do ecossistema Bus2, Gustavo Balieiro.

No caso do cadastro das informações, onde começa a cadeia, o uso de dados em GTFS (General Transit Feed Specification) por prefeituras ou operadoras do transporte e a disponibilização deles é algo fundamental ao desenvolvimento das tecnologias. “O GTFS é a base de absolutamente tudo. É a base da informação para o usuário”, completa Balieiro. 

Tecnologia e Inovação

O GTFS foi desenvolvido pelo Google em meados de 2005 como maneira de uniformizar dados de transporte público de distintas regiões do mundo para serem lidos e processados por qualquer software sem adaptações específicas. A partir dele, surgiu a funcionalidade do Google Maps para transporte público.

Os feeds gerados são de GTFS Estática — referente às informações estáticas sobre horários e localizações de paradas de ônibus, linhas, e outras — e, mais recentemente, de GTFS Realtime, com atualizações em tempo real, alertas de atrasos e mudanças de cursos. No entanto, mesmo predominante em nível mundial, essa padronização ainda é desconhecida por grande parte dos gestores brasileiros.

Como forma de resolver esse gargalo, algumas empresas passaram a oferecer ferramentas de monitoramento e gestão de frotas que funcionam como integrador de informações para os desenvolvedores de aplicativos. Uma delas é a Cittati, com a FLITS. Ela gera e repassa dados de GPS, APIs e GTFS aos softwares de tecnologia que entregam o produto final ao passageiro. Um aplicativo que usa o serviço da FLITS é a MobiliBus, desenvolvida pela Bus2. Ele atende usuários de Uberlândia e Uberaba e tem entre suas funcionalidades a previsão de chegada dos ônibus, com cálculos realizados mesmo quando o veículo está offline.

A capital paulista é uma das cidades que mantém os dados em GTFS abertos. Apesar de não possuir aplicativo próprio, todos os ônibus que operam em São Paulo possuem GPS e as informações recebidas pela tecnologia embarcada ficam disponíveis às aplicações de localização dos veículos. A SPTrans também possui o site Olho Vivo, que disponibiliza ao usuário um formatador de origem-destino com linhas de interesse e trajetos. Utilizam a tecnologia Olho Vivo aplicativos como o Cadê o Ônibus, o Cittamobi, o Moovit e o SP Pass.

“Ter mais dados permite aumentar a previsibilidade e levar mais passageiros para o transporte público. Hoje temos cidades em que 75% das empresas disponibilizam dados que nos permitem dar informações em tempo real de maneira mais precisa, enquanto 25% não o fazem. E a maioria dos passageiros que usa o nosso aplicativo acaba escolhendo aquela que traz mais confiabilidade de informações”, defendeu Marcelo Tavela.

Recentemente a discussão sobre o uso de GTFS passou a abranger o debate em torno da revisão do modelo de remuneração e subsídio do sistema de transporte. “A gente tem um grande problema que é a dificuldade de medição de dados por falta de padronização. A popularização do GTFS seria uma oportunidade para estimar custos operacionais e rediscutir o modelo de remuneração e subsídio. Essa discussão já está em curso”, disse Balieiro, lembrando que o assunto foi pauta do MobilityData Summit deste ano, em Montreal no Canadá.

Informações: NTU

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Aumento da tarifa de ônibus em Uberlândia está sendo analisado pela prefeitura

A Prefeitura de Uberlândia esclarece que tramita um estudo interno da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), iniciado ainda no exercício anterior, para verificar correção da passagem de ônibus, uma vez que existe um déficit no sistema de transporte público de mais de R$ 10 milhões mensais, resultante da retenção do valor da tarifa desde a pandemia. Essa avaliação interna está em andamento, não foi consolidada e, portanto, ainda não há definição de qualquer previsão de prazo ou sequer de percentual de reajuste, autorizado pelo prefeito municipal, a ser aplicado na tarifa de ônibus deste ano.

O Município reforça que essa avaliação técnica por parte da Settran tem o objetivo de chegar a uma correção somente para minimizar o déficit, que hoje é equalizado mensalmente com aporte da Prefeitura para beneficiar o usuário diante do custo real de cada passageiro, que atualmente é de R$ 9,91, segundo apuração técnica realizada em janeiro deste ano.

Entretanto, no momento, a Administração Municipal tem focado os esforços em protelar e evitar qualquer medida que afete o usuário do transporte público, por meio do acompanhamento da dinâmica de arrecadação do Município. Em paralelo, tem atuado para implementar melhorias imediatas no sistema e, nas próximas semanas, novidades relacionadas à incorporação de bilhetagem eletrônica e digital para dar agilidade ao serviço, bem como a implantação de câmeras de segurança e wi-fi dentro dos veículos, serão anunciadas. Além disso, serão entregues novos veículos articulados para atender a região do Canaã (Terminal Central ao Terminal Jardins).

Informações: Prefeitura de Uberlândia

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Em Curitiba, Linha 707-Tatuquara/Centro ganha mais um ponto de parada

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

A partir do próximo sábado (22/2), a linha 707-Tatuquara/Centro ganha mais um ponto de parada. O novo local de embarque e desembarque fica na Rua Jovenilson Américo de Oliveira, no trecho entre as ruas Juarez Távora e Tenente Antônio Emilio Vaz Lobo, no bairro Tatuquara, e vai atender aos passageiros que seguem nos dois sentidos.

Lançada em 19 de agosto de 2024 pela Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa gestora do sistema de transporte coletivo da capital paranaense, a linha 707-Tatuquara/Centro percorre um trajeto de 46,9 quilômetros e proporciona aos seus passageiros uma economia de tempo de 15 minutos no total do trajeto. Antes dela, os moradores da região tinham que se deslocar até o Terminal Pinheirinho, para depois seguirem para o Centro.

Tendo como partida o Terminal Tatuquara, o ligeirinho da linha 707 passa a iniciar suas paradas pelo novo ponto na Rua Jovenilson Américo de Oliveira,  seguindo então pela estações-tubo Xaxim e PUC – ambas na Linha Verde- ,  Teatro Paiol e, por fim,  a Praça Rui Barbosa.

De acordo com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, a linha tem capacidade para atender até 14,4 mil usuários por dia.  “A criação deste novo ponto de parada, localizado ainda nos limites do bairro Tatuquara, busca facilitar o acesso dos passageiros à linha e às possibilidades de integração ofertados por ela”, explica Ogeny.

A linha 707-Tatuquara/Centro é atendida por 15 ônibus. Os veículos circulam com intervalo de 8 minutos no horário de pico e de 20 minutos em horário de menor movimento. O tempo total do percurso completo, do bairro ao centro, é de 60 minutos.

Informações: URBS

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Pindamonhangaba apresenta novos ônibus do transporte público na terça-feira

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, e Viva Pinda vão apresentar os seis novos ônibus da frota do transporte coletivo no município, na terça-feira (25). A apresentação dos novos veículos para substituição de ônibus mais antigos vai ocorrer no estacionamento da Prefeitura às 9 horas.

O prefeito Ricardo Piorino, o secretário de Mobilidade e Trânsito, José Vidal de Souza França Filho, o diretor geral da Viva Pinda, Hélio Camilo Marra Junior e o gerente da Viva Pinda, Giani Lazarini Batista, vão participar da entrega, que é aberta ao público e vai incluir motoristas e funcionários da empresa.

Sobre os veículos
Os veículos possuem carroceria Mascarello, modelo Gran Via, e chassi Mercedes-Benz, modelo 1619 e 1721, e vão modernizar o transporte coletivo de Pindamonhangaba. Eles também contam com plataformas elevatórias para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência e quatro câmeras, além de sistema de monitoramento com GPS, o que aumenta ainda mais a segurança dos passageiros e motoristas. Os novos veículos possuem tecnologia mais avançada, reduzindo ainda mais os poluentes.

Os ônibus vão iniciar a circulação na própria terça-feira e serão disponibilizados para uso de todas as linhas, atendendo alternadamente todas as regiões da cidade.

A troca da frota faz parte do cumprimento do novo contrato do transporte público, que prevê diversas melhorias para o usuário. Em setembro de 2023, a Viva Pinda já havia realizado a substituição de nove ônibus.

Treinamento
Na quarta-feira (19), técnicos da Mercedes-Benz iniciaram treinamento para os motoristas da Viva Pinda. O primeiro ciclo de treinamento contou com 20 motoristas. Nos próximos dias, os outros 65 motoristas da empresa também vão participar da capacitação, que orienta sobre o painel e outras funcionalidades.

Atualmente, a Viva Pinda possui uma frota com 40 veículos, sendo ônibus padrão Básico, Midi (médio) e Micro-ônibus, divididos em 11 linhas. Por mês são transportamos uma média de 330 mil passageiros.

Aplicativo Bem Pinda - Uma novidade implantada com o novo contrato da Prefeitura com a Viva Pinda, em janeiro de 2023, foi a implantação do aplicativo Bem Pinda, que permite uma série de serviços, como comprar créditos para cartão, receber notícias e alertas sobre as linhas e horários, informações, canal de atendimento e acompanhar em tempo real a localização dos ônibus.

Melhorias no transporte - O sistema de transporte público em Pindamonhangaba vem recebendo diversas melhorias desde 1º de janeiro de 2023, quando a Prefeitura assinou novo contrato com a empresa concessionária, após várias tentativas de realização de licitação pública.

Em março daquele ano, a empresa Viva Pinda realizou a ampliação dos serviços para seus usuários com novos horários em diversas linhas já existentes, implantação de duas novas linhas melhorando o deslocamento e facilitando o acesso entre as regiões mais populosas como Moreira César, Zona Leste e Zona Oeste.

Na ocasião, a empresa aumentou o número de ônibus, retornou o trajeto da linha Crispim-Hospital, que posteriormente foi desmembrada em duas para garantir mais agilidade aos usuários, dentre outras melhorias nas linhas Piracuama, Feital e Araretama.

A linha Moreira César foi ampliada e outras melhorias implementadas, como modernização do sistema de bilhetagem, melhorando o pagamento de passagens, inclusive com a implantação de sistema de reconhecimento fácil para estudantes e idosos.

Notificação em relação aos horários
A Prefeitura de Pindamonhangaba vem acompanhando e notificando a empresa em relação a atrasos em alguns horários detectados pela fiscalização da Secretaria de Mobilidade e Trânsito.

Segundo levantamento prévio, há um aumento de usuários principalmente em horário de pico e a Prefeitura vem dialogando com a empresa para realizar ajustes em linhas e trajetos visando diminuir a lotação em horários e linhas críticas.

Mais informações sobre linhas e horários pelo link https://www.vivapinda.com.br/rotas-e-horarios/.

Informações: Prefeitura de Pindamonhangaba

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Em SP, Linha 5106/31 será unificada com a linha 5091/10 e passa a ser 5106/31 Jd. Ubirajara – Metrô Ana Rosa

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025


A SPTrans informa que, a partir de sábado (22), a linha 5106/31 Jd. Selma – Metrô Ana Rosa será unificada com a linha 5091/10 Jd. Ubirajara – Metrô São Judas e passará a ter o nome 5106/31 Jd. Ubirajara – Metrô Ana Rosa. Com a alteração, seu ponto inicial será na Rua Marfim, nos dias úteis e aos sábados. Já a linha 5091/10 Jd. Ubirajara – Metrô São Judas irá operar somente aos domingos.  

A linha 5106/21  Jd. Selma – Term. Água  Espraiada terá novos horários e permanecerá circulando pelo interior do bairro Jardim Selma e propiciando ligação com a Estrada do Alvarenga, onde possibilita a conexão com o atendimento 5106/31 Jd. Ubirajara – Metrô Ana Rosa, entre outras linhas que circulam nessa via. 

Confira as mudanças:

5106/31 Jd. Ubirajara – Metrô Ana Rosa

Ponto inicial: Rua Marfim, 543

Ponto final: sem alteração.

Dias e horários de funcionamento

Dias úteis

Jardim Ubirajara: das 3h50 às 23h10

Metrô Ana Rosa: das 4h55 à 0h30

Sábados

Jardim Ubirajara: das 3h55 à 0h20

Metrô Ana Rosa: das 4h55 à 0h40

Ida: R. Marfim, Eng. Domício de L. Pacheco e Silva, R. São Canuto, R. José Fugulin, R. Zike Tuma, Av. Nsa. Sra. do Sabará, Av. Emerico Richter, Estrada do Alvarenga, R. Roseiral, R. Papa Gregório Magno, R. Mons. José Marinoni, R. Belarmino Belisário de Araújo, Av. Ângelo Cristianini, R. Alcides Arguedas, R. Cap. John Cordeiro e Silva, Av. Sen. Vitorino Freire, Av. Cupecê, Av. Assembleia, Ac. Acesso, Av. Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Viad. Jabaquara, Av. Jabaquara, Av. Itacira, Al. dos Ubiatans, Av. Indianópolis, Av. Afonso Mariano Fagundes, Av. José Maria Whitaker, Av. Sem. Casemiro da Rocha, R. das Rosas, R. Luís Góis, R. Três de Maio, Av. Onze de Junho, R. Napoleão de Barros, R. Loefgreen, R. dos Otonis, R. Gandavo, R. Rio Grande, Av. Cons. Rodrigues Alves, R. Cubatão, R. José Antônio Coelho, R. Domingos de Morais, R. Tamoios, R. Vergueiro, Term. Metrô Ana Rosa (Metrô Ana Rosa).

Volta: Term. Metrô Ana Rosa (Metrô Ana Rosa), R. Vergueiro, R. Joaquim Távora, R. Humberto, R. Dr. Álvaro Alvim, R. Rio Grande, R. Marselhesa, R. Cap. Macedo, R. Botucatu, R. Borges Lagoa, R. Cel. Lisboa, R. Primeiro de Janeiro, Av. Onze de Junho, R. Dr. Bacelar, R. Luis Gois, R. das Rosas, Av. Sen. Casemiro da Rocha, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Av. Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Av. Conceição, Av. Assembléia, Av. Cupecê, Av. Sen. Vitorino Freire, R. Prof. Freitas Julião, R. Alcides Arguedas, Av. Ângelo Cristianini, Av. Prof. Araújo Lima, R. Wilson Cantoni, R. Belarmino Belisário de Araújo, R. Mons. José Marinoni, R. Papa Gregório Magno, R. Roseiral, Estr. do Alvarenga, Av. Emerico Richter, Av. Nsa. Sra. do Sabará, R. Zike Tuma, R. São Canuto, Rotatória, R. São Canuto, R. Domingos Galleteri Blotta, R. Marfim.

5106/21 Jd. Selma – Term. Água Espraiada

Dias e horários de funcionamento

Dias úteis

Jardim Selma: das 4h05 às 23h30

Term. Água Espraiada: das 5h55 à 0h20

Sábados

Jardim Selma: das 4h às 22h50

Term. Água Espraiada: das 6h20 à 0h10

5091/10 Jd. Ubirajara – Metrô São Judas

Dia e horários de funcionamento

Ponto inicial: sem alteração.

Ponto final: sem alteração.

Dia de operação: domingo

Itinerário: sem alteração.

Informações: SPTrans

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Aeroporto de Congonhas inicia operação com ônibus elétricos para transporte de passageiros

Com investimentos em sustentabilidade e no conforto dos passageiros, a Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, inaugura em Congonhas a primeira frota de ônibus elétricos para aeroportos do país. Os veículos entram em circulação nesta quarta-feira (19), destinados ao transporte de viajantes para embarque e desembarque remoto. Foram adquiridas dez unidades, que vão operar durante todo o período de funcionamento do terminal. Cada veículo tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 80 passageiros.

Além de aumentar o conforto dos usuários, a aquisição dos ônibus elétricos é mais um passo importante no projeto de sustentabilidade da Aena. Com zero emissão de gás carbônico e zero ruído, a expectativa é que os veículos deixem de liberar cerca de 464 toneladas de CO2 equivalente por ano na atmosfera, o que representa 25% de toda a emissão de combustão móvel da Aena no Brasil. A medida também reflete o compromisso da Aena com a qualidade ambiental da cidade de São Paulo.

Os ônibus elétricos que passam a operar no Aeroporto de Congonhas foram adaptados exclusivamente para a Aena, numa parceria com a TEVX Higer. Os veículos operaram em fase de testes em Congonhas em novembro de 2023 e agora entram na frota de forma definitiva.

A acessibilidade está no foco dos ônibus elétricos. Os veículos contam com piso baixo para embarque e desembarque facilitados nas três portas e sistema de suspensão adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, tomadas USB disponíveis em todos os assentos e também para passageiros em pé, sistema de ar-condicionado ecológico, com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV, que proporcionam conforto térmico para todos os passageiros.

Em termos de autonomia, os novos ônibus elétricos percorrem, em média, 300 quilômetros com uma única carga e são completamente recarregados em até 3 horas, além de possuírem tecnologia para regenerar até 30% da bateria durante o uso.

"A implementação dos ônibus elétricos no Aeroporto de Congonhas reforça nosso comprometimento com a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros, proporcionando mais conforto, acessibilidade e eficiência no transporte dentro do terminal. Além disso, essa iniciativa está alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e contribuindo para um futuro mais verde. Estamos sempre buscando inovação para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que adotamos soluções responsáveis para o meio ambiente", afirma Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena.

O projeto de implantação da mobilidade elétrica no aeroporto é inédito no país e começou a ser desenvolvido de forma personalizada há dois anos, a partir de um trabalho em parceria da Aena com a TEVX Higer, que incluiu estudo das necessidades da logística dos passageiros e também o dimensionamento de rede e estrutura para o carregamento dos ônibus. O resultado é uma solução personalizada para atender a frota de dez ônibus e uma central de abastecimento com capacidade de carregar seis ônibus elétricos ao mesmo tempo.

"Estamos muito felizes com essa parceria e que marca nossa entrada no segmento de aeroportos. Um projeto no qual oferecemos veículos inovadores e sustentáveis, além de uma solução completa em mobilidade elétrica, com todo o suporte para implantação e operação da infraestrutura. Temos certeza de que esse modelo, já testado e aprovado em outros projetos no país, será um grande sucesso no Aeroporto de Congonhas", destaca Cadu Souza, CEO da TEVX Higer.

Informações: TEVX Higer

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Prefeitura de Goiânia lança Programa Nova Mobilidade visando à integração do trânsito e do transporte coletivo

A Prefeitura de Goiânia instituiu, nesta segunda-feira (17), o Programa Nova Mobilidade, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM). A iniciativa busca integrar o trânsito, o transporte coletivo e a mobilidade ativa, com medidas como a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e modernização da sinalização semafórica.

O plano também inclui a otimização do transporte coletivo. “Com a implementação do programa, Goiânia se tornará uma cidade mais conectada e acessível, promovendo soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana”, destacou o prefeito Sandro Mabel (UB). Entre as medidas mais polêmicas, está a proibição de estacionamento em 11 avenidas de grande circulação, incluindo a Jamel Cecílio e a 136.

Monitoramento e modernização do trânsito
Uma das principais novidades é a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que utilizará tecnologia para monitoramento em tempo real do trânsito e transporte público. O sistema contará com imagens de câmeras, radares, semáforos inteligentes e a plataforma Google Waze for Cities para otimizar o fluxo viário.

Outro destaque é a implantação do conceito de “metronização”, que visa garantir aos ônibus maior previsibilidade nos deslocamentos, semelhante ao funcionamento dos sistemas ferroviários.

Medidas prioritárias nos primeiros 100 dias
Nos primeiros 100 dias, algumas estratégias serão priorizadas, incluindo:

  • Criação de faixas preferenciais para ônibus;
  • Implantacão da conversão livre à direita em cruzamentos semaforizados;
  • Modernização do sistema semafórico para otimizar os tempos de sinalização;
  • Campanha de educação no trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Para viabilizar as ações, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito poderá firmar parcerias com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e empresas privadas. Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn) será atualizado em até 180 dias para alinhar as novas diretrizes ao planejamento da cidade.

Informações: O Hoje

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SuperVia terá trens extras após testes de luz e som na Sapucaí

A partir de amanhã, a SuperVia terá uma operação especial para atender os passageiros no retorno para casa após os testes de luz e som na Sapucaí. De sexta-feira até domingo, serão disponibilizados trens extras para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna após os ensaios das escolas de samba do Grupo Especial no Sambódromo.

Nestes dias, a Estação Central do Brasil fechará nos horários habituais e será reaberta à meia-noite. Os trens extras partirão em seguida, garantindo o retorno dos passageiros. O embarque deve ser realizado pelo acesso A (mais próximo ao metrô). As demais estações funcionarão apenas para desembarque. Confira os horários dos trens com saída da Central do Brasil em direção aos terminais:

Ramal Santa Cruz – 00:30 / 02:30 / 04:30
Ramal Japeri – 00:45 / 02:45 / 04:45 
Ramal Saracuruna – 00:30 / 02:30 / 04:30

No domingo, dia 23/02, os trens extras do ramal Saracuruna encerrarão viagem na estação Gramacho.

A concessionária lembra que a programação de trens extras pode sofrer alterações em virtude da dinâmica dos eventos.  

A SuperVia também orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje sua Viagem” no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, entrem em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

Informações: Supervia

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