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SPTrans altera itinerário da linha 8073/10 Jd. Guaraú - Term. Vl. Sônia

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025


A SPTrans informa que, a partir de sábado (1°), a linha 8073/10 Jd. Guaraú - Term. Vl. Sônia terá seu itinerário alterado e seguirá pela Rua Jerônimo Fernandes para chegar ao seu ponto inicial, na Raposo Tavares, Zona Oeste. A medida visa melhor desempenho da linha na região.

A alteração não deixará pontos de parada desatendidos.

Confira a mudança:

8073/10 Jd. Guaraú - Term. Vl. Sônia

Ida: sem alteração.
Volta: normal até a R. Artur Ferreira de Abreu, R. Conceição de Ipanema e R. Jerônimo Fernandes.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas

Entre acenos, mãos para o ar e reações de surpresa e alegria, munícipes e turistas aproveitaram o passeio nas três novas linhas turísticas de passageiros ‘Visite Santos’ neste primeiro fim de semana de operação. A atração, realizada de forma gratuita neste sábado (18), continuará sem cobrança até o domingo (19), como promoção pelo início do equipamento.

Quem caminhava pelo calçadão da praia, seja para passear ou curtir um dia de sol, era atraído pela empolgação dos passageiros da linha Azul, que tem um percurso exclusivo pela orla. Alguns até interromperam a rotina ou o roteiro de férias para embarcar no ônibus e deixar se envolver com as risadas e a emoção dos passageiros.

Totalmente arejado, confortável e acessível, o veículo operado pela empresa Central de Receptivo conta ainda com outras duas rotas fixas: a amarela, que liga a orla ao Centro Histórico, e a verde, que conecta pontos turísticos relacionados ao Rei Pelé e ao Santos Futebol Clube. Também existe uma rota sazonal, a ser realizada no Terminal Marítimo Giusfredo Santini/Concais, durante a temporada de cruzeiros.

A atração foi criada para atender ao fluxo de visitantes na Cidade durante o verão, que a Prefeitura estima em mais de 3 milhões de pessoas. “As linhas são fundamentais para o turismo da Cidade, pois permitem que o público visitante conheça pontos chave e visite locais estratégicos para o fortalecimento da economia local. A meta é impulsionar ainda mais o setor turístico de Santos, oferecendo lazer, diversão e conhecimento”, destacou o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Tiago Papa.

SÓ ELOGIOS
O casal de aposentados Helena Costa, de 77 anos, e João Ileti, de 82 anos, moradores de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, são frequentadores assíduos de Santos, ou, como dizem, "a cidade do coração". Eles estavam passeando pelo calçadão quando avistaram o ônibus colorido, que logo chamou sua atenção. “Olhei para o veículo e pensei ‘ué, tem algo diferente em Santos’. Decidimos entrar e fomos dois dos primeiros passageiros. É perfeito para nós, porque é bem arejado e tem estrutura para nos receber. Já viajamos para muitos lugares e nunca vimos nada parecido. Adoramos!”, contou Helena.

A santista Maria Cristina de Campos, de 48 anos, levava o sobrinho, Arthur Santos, de 6 anos, para a aula de futebol na Ponta da Praia e também aprovou o transporte. “Vi a iniciativa na internet, por fotos, mas não imaginei que teria a oportunidade de andar no ônibus hoje. Fiquei curiosa e estou achando maravilhoso, porque é bem confortável. Na volta, espero encontrá-lo novamente para aproveitar mais”, disse ela. “Eu gostei porque dá para ver as árvores. Andar de ônibus ficou até mais legal”, completou Arthur.

SERVIÇO
O bilhete diário custa R$ 30, com meia-entrada (R$ 15) para idosos. Crianças até 5 anos não pagam. O pagamento pode ser feito no próprio ônibus, via cartão de crédito, débito ou Pix. Também é possível comprar o bilhete nos postos de atendimento localizados nas praças Mauá e do Aquário, lançados na última quinta-feira (16), e que funcionam de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h. A primeira rota parte às 10h, com passeios intercalados a cada hora. As viagens duram cerca de 50 minutos cada.

ONDE EMBARCAR
A rota Amarela, que conecta o Centro Histórico à orla, tem saída em frente ao Hotel Atlântico (Avenida Presidente Wilson, 1, Gonzaga). A linha Azul, dedicada exclusivamente aos passeios pela orla, parte de frente do Posto 3 (Rua Marcílio Dias, 200, Gonzaga) . A linha Verde, dedicada ao Rei Pelé e ao Santos Futebol Clube, sai próxima ao Novo Quebra-Mar (Avenida Presidente Wilson, 170). Todos os ônibus são acessíveis e têm capacidade para 35 passageiros.

Informações: Prefeitura de Santos

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Prefeitura de Jundiaí analisa Projeto de Mobilidade para o Vetor Oeste

A atual administração municipal de Jundiaí está avaliando a viabilidade de investimentos em infraestrutura para o transporte público no Vetor Oeste. O projeto original, deixado pela gestão anterior, previa um investimento de R$ 202 milhões. Deste total, R$ 69,8 milhões seriam provenientes do Novo PAC Seleções, enquanto o restante viria de uma Parceria Público Privada (PPP). No entanto, o atual déficit orçamentário da cidade precisa ser considerado.

Em reunião com as equipes de mobilidade, obras e finanças, o prefeito discutiu alternativas para avançar no projeto, priorizando soluções que respeitem a realidade financeira do município. Entre as ações estudadas está a construção do Terminal Novo Horizonte. Esse terminal tem como objetivo principal melhorar a conexão do Vetor Oeste com os demais terminais da cidade e aliviar o fluxo do Terminal Eloy Chaves, que atualmente atende uma população de cerca de 140 mil habitantes e concentra os passageiros que se dirigem ao Distrito Industrial.

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) também planeja a revitalização dos terminais urbanos existentes, reformas e instalações de novos pontos de ônibus. “O projeto de mobilidade de Jundiaí é amplo e envolve uma grande reestruturação do sistema de transporte público. Precisamos ter os pés no chão, atender bem a população e preservar as finanças de acordo com a realidade do município e com responsabilidade”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli.

Com as propostas em análise, a prefeitura busca avançar no desenvolvimento de um sistema de transporte público mais eficiente e acessível, equilibrando melhorias estruturais com responsabilidade financeira.

Informações: Prefeitura de Jundiaí

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Nova Iguaçu intensifica fiscalização nas rampas de acesso dos ônibus

A Prefeitura de Nova Iguaçu está intensificando a fiscalização nas rampas de acesso dos ônibus das linhas municipais. Nesta semana, a ação aconteceu nos terminais dos pontos de ônibus localizados na Avenida Marechal Floriano Peixoto, e vai continuar na Rua Coronel Francisco Soares e na Avenida Bernardino de Melo. O objetivo é garantir que os equipamentos estejam em condições para serem utilizados no desembarque de cadeirantes, grávidas, idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme as diretrizes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Em menos de 30 minutos, os agentes fiscalizaram 12 ônibus. Um dos veículos apresentou defeito na rampa de acesso e foi recolhido para a garagem da empresa responsável. A empresa foi notificada pela Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana e tem até 48 horas para realizar o reparo. Caso não atenda à solicitação, o ônibus será impedido de circular nas ruas de Nova Iguaçu. Atualmente, a cidade conta com 70 linhas municipais e cerca de 320 ônibus.

“Esta ação tem como objetivo garantir que as rampas de acesso estejam em pleno funcionamento, bem conservadas e adequadas para o uso das pessoas que dependem deste recurso. Aproveitamos para orientar os motoristas sobre o manuseio correto dessas rampas”, afirmou Leonardo Bastos Callijão, secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. “Estamos realizando essa fiscalização para garantir os direitos dos cidadãos, oferecendo conforto e segurança para todos”.

Morador do bairro da Posse, Roberto dos Santos, cabeleireiro de 48 anos, acredita que a fiscalização terá um impacto positivo na qualidade do transporte público e na melhoria da acessibilidade.

“Já vi cadeirantes enfrentando dificuldades para embarcar. Se a fiscalização for constante, as empresas de ônibus serão mais obrigadas a oferecer ônibus adequados para a população, especialmente para quem tem dificuldades de locomoção”, conclui.

Informações: Prefeitura de Nova Iguaçu

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Greve de ônibus em João Pessoa entra para o terceiro dia

A paralisação dos serviços dos motoristas de ônibus de João Pessoa em sinal de greve inicia o terceiro dia nesta quarta-feira (29). Com frota reduzida e mobilização dos motoristas de ônibus, a categoria reivindica reajuste salarial e outros benefícios.

Na última segunda-feira (27) o serviço de ônibus em João Pessoa ficou praticamente indisponível. Já nesta terça-feira (28) pôde-se observar maior quantidade de ônibus nas ruas, atuando ainda nos parâmetros da greve, com redução da frota.

Uma decisão da desembargadora Herminegilda Leite Machado, presidente do Tribunal Regional do Trabalho, estabeleceu que 60% da frota de ônibus de João Pessoa siga nas ruas durante a greve dos motoristas.

Ainda nesta quarta-feira (29) está agendada uma audiência de conciliação entre os sindicatos dos motoristas e o das empresas de ônibus para buscar uma solução para a greve.

Informações: Click PB

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Curitibanos perdem mais de quatro dias por ano no trânsito

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Curitiba é a terceira capital com o trânsito mais complicado do Brasil, só perde para São Paulo e Recife, é o que aponta a 14ª edição do TomTom Traffic Index, que avalia o tráfego em cidades ao redor do mundo. A análise ainda apontou que os curitibanos perdem 107 horas por ano em congestionamentos em horários de pico.

Além disso, a pesquisa ainda coloca a capital paranaense em segundo lugar no tempo médio de deslocamento por 10km com 28 minutos. Somente Fortaleza tem um tempo superior para a mesma distância com a média de um minuto a mais.

O número de acidentes de trânsito pode ser um dos fatores que contribui para o gestionamento na capital. Foram mais de 15 mil ocorrências só nos primeiros seis meses de 2024, segundo os dados do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Outro elemento importante é o número de veículos em circulação. Em 2023, Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba contabilizavam mais de 2 milhões de automóveis, segundo a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Algumas alternativas para diminuir o tempo no trânsito seria as empresas disponibilizarem transporte coletivo direto ou o escalonamento de horários de entradas e saídas, o que diminui o pico de movimentação. Além disso, as escolas também são grandes contribuidoras para esse pico, uma das alternativas nessa caso é dividir a locomoção com outros pais.

Uma das consequências de todo esse tempo no trânsito é o acúmulo de estresse, que pode gerar problemas como ansiedade e depressão. A exaustão mental, a possibilidade de vivenciar situações de violência seja física ou verbal e sensação de impotência diante de engarrafamentos.

Segundo um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizado a pedido da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), fatores relacionados à saúde mental dos condutores foram responsáveis por aproximadamente 30% dos sinistros nas rodovias federais brasileiras em 2024. Esses dados reforçam a importância de buscar meios alternativos de transporte e de priorizar o cuidado com a saúde mental dos condutores.

Curitiba é então a terceira capital em que as pessoas passam mais tempo no trânsito e isso é um fator importante a ser analisado para tentar reverter a situação antes que ela piore.

Por: Mariana Becker
Informações: CBN Curitiba

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Sistema BRT em Uberaba vai melhorar o trânsito, diz prefeito


Procurado pela reportagem para comentar o assunto, o prefeito Paulo Piau ressalta que a implantação do sistema BRT/Vetor, em uma cidade do porte de Uberaba, é um avanço importante. “Em cidades grandes, com população entre 500 mil e um milhão de habitantes, o sistema faz a diferença. E em uma cidade com mais de 300 mil habitantes, como Uberaba, teremos a oportunidade de melhorar o transporte público de maneira significativa. Quando tudo estiver pronto, ou seja, com os corredores Leste/Oeste e Sudeste/Sudoeste, vamos ter 17km de BRT/Vetor, o que permitirá que mais pessoas usem o serviço, deixando assim de usar carros e melhorando o trânsito de Uberaba”, esclarece.

Piau afirma estar seguro sobre o andamento das obras e das mudanças no trânsito, pois tudo foi feito com base em estudos técnicos profundos, medindo o fluxo de veículos nas principais vias do centro. “A mudança causa transtorno à vida de todos e pedimos desculpas por isso, mas temos segurança de que todas essas alterações no trânsito serão bastante proveitosas, visando a melhorar o trânsito da nossa cidade”, afirma.

Informações: JM Online

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Greve de ônibus em João Pessoa entra no segundo dia

A greve dos motoristas de ônibus do transporte público de João Pessoa entrou no segundo dia nesta terça-feira (28), impactando diretamente a mobilidade urbana da capital paraibana. Durante o primeiro dia da greve, foram registradas paradas de ônibus lotadas e uma operação reduzida, com a população tendo que enfrentar longas esperas e dificuldades para se deslocar.

Na segunda-feira (27), o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13) determinou que 60% da frota de ônibus deveria circular durante a paralisação, mas o percentual não foi cumprido. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) constatou que apenas 25,49% dos veículos estavam em operação até o meio-dia, abaixo do mínimo estipulado pela Justiça.

Uma reunião de conciliação, presidida pela desembargadora Herminegilda Leite Machado, foi realizada na segunda (27) entre os representantes dos motoristas e das empresas de transporte, com a presença do procurador do trabalho, Márcio Roberto de Freitas Evangelista. No entanto, não houve acordo, e uma nova audiência foi agendada para quarta-feira (29). A desembargadora também determinou que os veículos em circulação sejam adesivados para facilitar a identificação e que a Semob fiscalize o cumprimento da decisão judicial.

Reivindicações dos motoristas

A categoria pede um reajuste salarial de 15%, além da retomada do vale-alimentação, suspenso desde 2019. 

Outras exigências incluem:

Reajuste de 15% no piso salarial;
Aumento de 81% no valor do auxílio-alimentação;
Elevação de 150% na gratificação;
Inclusão de plano odontológico;
Plano de saúde.
As empresas de transporte ofereceram um reajuste de 5%, mas os motoristas consideraram a proposta insuficiente. Em contrapartida, o sindicato dos motoristas apresentou uma contraproposta de 6% de aumento, vale-alimentação no valor de R$ 570 e um adicional de R$ 150 para motoristas que também atuam como cobradores, mas a proposta foi rejeitada pelo sindicato patronal.

Informações: g1 PB

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