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Obras do BRT Metropolitano Alto Tietê devem começar em dezembro de 2025

terça-feira, 26 de novembro de 2024

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PL), afirmou que, até dezembro de 2025, o projeto e a licitação dos trechos iniciais do BRT Metropolitano Perimetral Alto Tietê, sistema de transporte que promete, desde 2012, melhorar a mobilidade na região, estarão prontos para finalmente dar início às obras. Segundo ele, em reunião com Sérgio Codelo, superintendente do DER – órgão responsável por administrar o sistema rodoviário estadual -, foi definido que a implantação começará pelo trecho que liga Arujá a Itaquá, no sentido Zona Leste.

O BRT Metropolitano do Alto Tietê atenderá à população de Arujá, Poá, Itaquá e Ferraz de Vasconcelos. O objetivo é reorganizar a rede de transporte coletivo, promovendo a integração do sistema de transporte metropolitano e municipal com corredores de ônibus, além de adequar e melhorar o sistema viário, com a construção de terminais de integração e estações de embarque e desembarque, proporcionando segurança e conforto à população.

Para isso, o empreendimento foi dividido em três trechos. O primeiro, em Arujá, com dois quilômetros de extensão, inclui a construção do Terminal Arujá. O segundo, ligando Arujá a Itaquá, terá 10,7 km, com a construção da Estação de Transferência Estrada do Corredor. Já o terceiro, com 7,5 km, ligará Itaquá, Poá e Ferraz, e prevê a construção da Estação Monte Belo, do Terminal Ferraz de Vasconcelos e a reforma do Terminal Kemel.

Em 2020, o DER realizou o processo de licitação para selecionar a empresa responsável pelo cadastro e avaliação dos imóveis a serem desapropriados para a implantação do trecho do corredor de ônibus entre Arujá e Itaquá. Entretanto, Boigues explicou que essa licitação foi revogada devido a nulidades encontradas no projeto.

Em nota, a EMTU, responsável pela gestão do BRT, afirmou que o primeiro trecho já possui projeto executivo concluído e previsão de implantação pela EMTU. O processo de desapropriações para a construção do terminal já está em andamento e o prazo de conclusão desta etapa é de 24 meses após o início das obras.

No segundo trecho, entre Arujá e Itaquá, a empresa garante que também possui projeto executivo concluído. A infraestrutura viária para a implantação do BRT está incluída na obra de duplicação da rodovia SP-056, que será executada pelo DER. Posteriormente, a EMTU implantará as estações de embarque e desembarque. Sobre o terceiro trecho, a EMTU não informou se há projeto executivo e em qual etapa o processo está.

A estimativa de custos para a implantação dos dois trechos do BRT pela EMTU é de cerca de R$ 245,22 milhões, a serem divididos conforme as etapas de implantação coordenadas com as obras previstas pelo DER.

Informações: Gazeta Regional

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CAIO, Empresa líder na produção de ônibus urbanos no Brasil

Em quase oito décadas de tradição, a marca Caio combina pioneirismo em processos, design e manufatura, com inovação em materiais e tecnologia embarcada, oferecendo soluções de mobilidade que atendem às diversas necessidades do mercado.

Com unidades fabris localizadas em Botucatu e Barra Bonita (SP), a Caio possui capacidade produtiva para cerca de 50 ônibus urbanos por dia, incluindo modelos articulados e elétricos.

Nos últimos oito anos, a empresa consolidou sua posição de liderança no setor, alcançando uma média anual superior a 55% de participação em toda a produção de ônibus urbanos do país, conforme dados da FABUS (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus).

A Caio tem se dedicado a desenvolver soluções voltadas para a evolução da mobilidade urbana. Com foco em sustentabilidade, produz ônibus movidos à propulsão elétrica e outras energias alternativas, alcançando, nos últimos três anos, uma participação de cerca de 80% na fabricação de ônibus elétricos no Brasil, de acordo com dados do Renavam.

Além das recentes renovações e ampliações de frota, que impactaram positivamente nos resultados da empresa em 2024, outro fator que contribuiu para o aumento na produção foi a licitação do Programa Caminho da Escola, promovido pelo Governo Federal. A Caio foi credenciada a fabricar, em parceria com a Iveco, ganhadora da licitação, 3,5 mil unidades de veículos escolares, cujas entregas estão programadas para ocorrer entre 2024 e 2025.

A partir da Caio, nasceu o Grupo Caio, que reúne empresas cujo foco principal é o transporte de pessoas. Todas elas estão comprometidas em oferecer produtos e serviços inovadores, priorizando a eficiência e a excelência, além de impulsionarem o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atuam.

Dessa forma, a empresa e o Grupo levam em seu DNA a marca brasileira referência em mobilidade e empregabilidade: Caio.

Informações a Imprensa

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Rio e SuperVia assinam acordo para transição da concessão

O governo do estado do Rio de Janeiro e a SuperVia assinaram, nesta terça-feira (26), o acordo que dará início à saída da atual concessionária para que uma nova empresa assuma a operação do sistema de trens metropolitanos. 

“A solução negociada garante uma transição tranquila e com a manutenção do serviço de transporte à população”, informa o governo. 

O poder público e a empresa farão os aportes necessários para o funcionamento do sistema até a chegada de uma nova operadora, com prazo máximo de até 9 meses.

O governo do Rio de Janeiro vai nomear um observador para orientar e acompanhar as decisões operacionais e financeiras da SuperVia. Ainda segundo o acordo, o governo fará aportes financeiros de R$ 300 milhões, recursos destinados à operação e investimentos. Já a controladora Gumi Brasil se compromete a aportar R$ 150 milhões para pagamento de credores.

A transição está prevista para ocorrer num período de 180 dias, prorrogáveis por mais 90 dias. Ao fim do prazo, ocorrerá a extinção automática e imediata do contrato de concessão.

Informações: Agência Brasil EBC

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Metrô-DF contará com novos painéis informativos nas estações

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai instalar novos painéis nas estações. Os equipamentos permitem acompanhar a movimentação dos trens em tempo real, mostrando quantos minutos faltam para a chegada do veículo à estação.

Ao todo, o Metrô-DF poderá comprar até 318 equipamentos – entre monitores, painéis e videowall (composto por vários monitores que trabalham juntos para criar uma imagem contínua de grandes proporções) – para substituir os que estão obsoletos nas estações e no Centro de Controle Operacional, de acordo com a disponibilidade orçamentária. Já existe um recurso disponível para iniciar a compra dos monitores de estações, proveniente de emenda parlamentar do deputado distrital Max Maciel.

O prazo para a apresentação de propostas da licitação para contratação da empresa especializada em fornecimento de soluções de infraestrutura de sinalização digital termina nesta sexta-feira (22). A sessão do pregão eletrônico será hoje mesmo, por meio do site Comprasnet.

O sistema a ser adquirido também poderá exibir outras informações, além de itinerários e horários, como campanhas e outras informações de cunho social e educativo do Metrô e do GDF. Atualmente, também é possível visualizar os trajetos e horários pelo aplicativo Metrô DF.

O aviso de abertura da licitação foi publicado em 8 de novembro, na modalidade ata de registro de preços. O valor estimado da contratação é sigiloso, de acordo com os artigos 34 da Lei nº 13.303/2016 e 42 do Regulamento Interno de Licitações e Contratos do Metrô-DF.

Os painéis foram instalados pela primeira vez nas estações do Metrô-DF em 2017 e muitos deles já não têm possibilidade de conserto, por isso a necessidade de substituição. Após a conclusão de todas as etapas do processo licitatório, será possível prever as datas de instalação. 

Informações: GPS Brasília

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Prefeitura de Salvador e Banco Mundial discutem acordo para aquisição de ônibus elétricos

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (25), na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), na Avenida Tancredo Neves, marcou o avanço da parceria entre a Prefeitura e o Banco Mundial para a aquisição de ônibus elétricos. Esta é mais uma iniciativa da gestão municipal para inserir a capital baiana em políticas públicas que priorizam o meio ambiente, a partir da utilização de energias limpas.

O titular da Semob, Fabrizzio Muller, lembra que a parceria visa promover a capacitação dos profissionais envolvidos no transporte na capital baiana, além de estimular a sustentabilidade. "Com essa implementação dos ônibus elétricos, a Prefeitura vem se destacando fortemente no Brasil com essa transição. Esse crédito junto ao Banco Mundial vai contribuir para uma transição mais rápida para a frota elétrica, que é mais sustentável, mais limpa e que traz inúmeros benefícios para a cidade. Portanto, essas são reuniões preparatórias para garantir essa operação de crédito e a capacitação da equipe, para que Salvador continue à frente das outras cidades quando falamos em sustentabilidade", explica.

O diretor de Planejamento da Semob, Diogo Pires Ferreira, lembra que o projeto de eletrificação de frota urbana de Salvador não trata apenas da aquisição de ônibus elétricos, mas também de uma série de outras temáticas relacionadas à melhoria do sistema de transporte público coletivo da cidade. “O projeto contempla também a implantação da infraestrutura de recarga e a melhoria no entorno das estações, além da implantação de novas estações e melhoria da microacessibilidade. Dentro desse contexto, também há outros projetos que pegam carona nessa parceria, como a ampliação da diversidade na operação do sistema de transporte coletivo em Salvador", declara.

Essa é a segunda reunião de preparação do projeto de financiamento junto ao Banco Mundial. “Esse encontro envolve uma série de procedimentos que irão viabilizar esse financiamento. O primeiro passo é submetê-lo ao governo federal, para que seja autorizado ao município pegar um financiamento externo com garantia da União. No segundo momento, o próprio Banco Mundial deve preparar o projeto para que seja aprovado junto aos diretores do banco. Em outro momento, deve-se buscar a aprovação do projeto no Senado Federal”, completa Pires Ferreira.

Para a representante do Banco Mundial, Thaís Fonseca, especialista em transportes da entidade, o projeto alcança a descarbonização a partir da utilização de ônibus com zero emissões, totalmente elétricos e sustentáveis. “Mas, acima de tudo, a gente alcança também a melhoria da qualidade do transporte público de Salvador. Porque, no fim, quem utiliza esses ônibus é quem vai sentir a diferença. São ônibus de piso baixo, sem ruído, com ar condicionado, Wi-Fi etc. Então, o usuário que usa esse tipo de ônibus vai perceber a melhoria no serviço e na qualidade de todo o sistema", diz.

Informações: Prefeitura de Salvador

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Ônibus com luzes de Natal começam a circular pelas ruas de Campinas; veja linhas

A partir de hoje (25), as ruas de Campinas ficam ainda mais iluminadas e alegres com a chegada dos ônibus com luzes de LED. Ao todo, dez veículos receberam a decoração especial, que ficará em operação até o final do ano, trazendo um clima natalino para o transporte urbano, tanto à noite quanto nas primeiras horas da manhã.

A iniciativa é promovida pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) e as concessionárias do transporte urbano da cidade. A ação faz parte da campanha Natal Caminhos dos Sonhos, organizada pela Prefeitura Municipal de Campinas.

“Esta é uma forma de mostrar a nossa gratidão a todas as pessoas que utilizam ônibus na cidade e também é a nossa contribuição para tornar as ruas mais bonitas e alegres neste fim de ano”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc e do SetCamp.

Linhas dos ônibus com iluminação

  • Na Onicamp, o ônibus iluminado vai operar na linha 413 – Jardim São José/Centro Circular.
  • Na VB1, os ônibus iluminados vão rodar nas linhas 118 – Terminal Ouro Verde/Centro (carro 1222) e 131 – Terminal Vida Nova/Rótula (carro 1218).
  • Na VB3 e na Pádova, os veículos rodarão em escala de revezamento nas diversas linhas atendidas por cada uma delas.
  • Na Expresso Campibus, os dois ônibus iluminados atenderão as linhas 213 – Terminal Itajaí e 269 – Terminal Padre Anchieta/Terminal Barão Geraldo.

Os ônibus iluminados da Itajaí vão operar nas linhas BRT 20 e 21. Nos dias úteis, os dois veículos iluminados vão operar no BRT 21, e aos sábados e domingos, no BRT 20.

Informações: A Cidade On

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Meta de zerar emissões de gases de efeito estufa nos ônibus de BH já pode virar lei


A redução gradual da emissão de gases de efeito estufa é um dos principais objetivos do Projeto de Lei 915/2024, que institui a Política Municipal de Enfrentamento à Emergência Climática. Aprovado em 2º  turno, com unanimidade, durante reunião extraordinária do Plenário nesta segunda (25/11), o PL pretende associar o desenvolvimento econômico municipal a práticas mais sustentáveis, com a previsão de zerar as emissões pela frota de ônibus que realizam o transporte coletivo na cidade até 2040.  De autoria do Executivo, o PL segue agora para sanção do prefeito. Também foram aprovados, entre outras proposições, o PL 942/2024, em 1º turno, que estabelece novas regras de segurança e bem-estar dos animais; o PL 872/2024, em 1º turno, que institui a política municipal de proteção dos direitos da pessoa com fibromialgia; e o PL  970/ 2024, em 2º turno, que declara o valor histórico e cultural dos blocos caricatos. Confira o resultado completo e outros destaques da reunião.

Pelo previsto no PL 915/2024, deve ocorrer uma redução progressiva na emissão de gases de efeito estufa (GEE) oriunda da frota de ônibus do sistema de transporte público, por meio da utilização gradual de combustíveis e tecnologias mais limpas e sustentáveis. A redução de 40% das emissões de dióxido de carbono (CO2) deve ocorrer até 2030 e a redução de 100%, até 2040. A Política Municipal de Enfrentamento à Emergência Climática será coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e será criado o Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas (Comclima-BH) — que contará com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo municipais e estaduais, da sociedade civil, empresas e universidades. De acordo com o vereador Bruno Miranda (PDT), líder de governo, o PL 915/2024 é uma legislação necessária para a cidade se preparar para as adversidades vivenciadas em função da mudança climática.

Informações: Câmara Municipal de BH

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Programa Mais Transporte entrega 396 ônibus novos nos últimos três anos em Porto Alegre

A prefeitura apresenta o balanço da renovação da frota do transporte coletivo por meio do programa Mais Transporte. Somente neste ano de 2024, foram 152 novos ônibus incorporados à frota, incluídos os 12 elétricos do projeto de eletrificação do transporte coletivo de Porto Alegre. A meta apresentada no início da gestão era de 400 novos ônibus, o que será ultrapassado até o final do ano.

“Esta qualificação tem o objetivo de recuperar, valorizar e dar mais conforto no atendimento ao usuário do transporte público de Porto Alegre. Com uma oferta maior de viagens e ônibus novos, queremos dar agilidade e tornar os deslocamentos mais atrativos e seguros para os passageiros“, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

De 2022 a 2023, foram incorporados 244 ônibus zero quilômetro à frota do transporte coletivo de Porto Alegre. Em 2024, até este mês, chegaram mais 152 veículos, totalizando 396 ônibus novos, com ar-condicionado, em circulação em todas as regiões da Capital. Até o final do ano está prevista a chegada de mais ônibus novos, entre mais de 60 veículos já adquiridos e em fase de produção. 

Linhas 100% elétricas - Em 2024, entraram em operação 12 ônibus do projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo de Porto Alegre nas três linhas 100% elétricas E178 - Praia de Belas, E378 - Integradora e E703 - Vila Farrapos.  “Com uma operação em torno de 65% mais barata que o diesel, mais sustentável e eficiente, o maior beneficiado neste projeto é o passageiro, que tem uma experiência diferenciada em ônibus silenciosos e com Wi-Fi gratuito, o que torna o transporte público mais confiável e atraente", conclui Castro Júnior.

Mais Transporte - A prefeitura implantou em 2022, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), o programa Mais Transporte com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários, garantir a sustentabilidade, o equilíbrio financeiro e a eficiência operacional, com transparência nas informações e dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC) do Município de Porto Alegre.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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