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Passageiros do BRT Sorocaba são convidados a participarem de pesquisa de satisfação para avaliar o sistema

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Transportar com qualidade e saber o que pensam as pessoas que utilizam o BRT Sorocaba são dois pilares fundamentais para a gestão do sistema. Para avaliar a qualidade do transporte, a empresa BRT Sorocaba convida os passageiros a participarem da pesquisa de satisfação que acontecerá de 2 a 13 de setembro.

A pesquisa é realizada anualmente e já está em sua quarta edição. Intitulada como “Pesquisa de Satisfação: a jornada do passageiro”, o levantamento deste ano ganhou um novo formato e está mais robusto, sendo realizado em duas etapas: uma análise quantitativa e outra qualitativa.

A primeira fase será uma enquete eletrônica via aplicativo Cittamobi (plataforma que concentra a base de dados de passageiros da cidade), no qual o passageiro que usa o aplicativo receberá um convite para responder algumas perguntas sobre a sua experiência nos deslocamentos com o BRT. Para participar, o passageiro só precisa responder as perguntas e pronto.

Na segunda etapa será realizada uma avaliação qualitativa onde uma equipe de entrevistadores irá conversar com o público nos terminais, estações e nos ônibus.  Será uma análise in loco testemunhando a realidade dos passageiros.

De acordo com Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, a empresa segue um modelo de melhoria contínua e acolher o que dizem os passageiros é uma oportunidade de tornar o sistema ainda melhor. ”Essa é a quarta edição da pesquisa e a cada ano temos retornos que funcionam como termômetro da operação. A nossa missão diária é manter os níveis de qualidade sempre elevados. É um desafio interno e para isso é importante ouvir quem usa o sistema. Com as respostas dos passageiros que são nossos clientes, podemos corrigir alguns pontos, investir em outros, neutralizar situações e, em todas elas, agimos para garantir um serviço de excelência. O trabalho é diário e interrupto”, explica.

Entre os aspectos avaliados estarão quesitos relacionados a tempo de viagem, melhora nos deslocamentos, percepção da operação, conforto, segurança e rapidez. Essa é uma pesquisa encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Prompt Consultoria em parceria com o Cittamobi.

“Pesquisas são fundamentais para ouvirmos a opinião dos usuários e clientes e entender como podemos melhorar o serviço. Com as respostas, poderemos identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, garantindo que o BRT Sorocaba continue evoluindo e atendendo cada vez melhor às necessidades dos clientes. Participando, o passageiro estará ajudando a construir um transporte público de qualidade para todos”, reforça Tiago Araújo, Diretor da Prompt Consultoria.

Sobre .::. Concessionária BRT Sorocaba

De origem 100% brasileira, a BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas organizações com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. A BRT Sorocaba é responsável pela implantação, operação e manutenção do novo sistema de transporte coletivo urbano de Sorocaba, município do interior de São Paulo.

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e emprega mais de 500 colaboradores diretos. Saiba mais em brtsorocaba.com.br e @brtsorocaba nas redes sociais.

Sobre .::. Prompt

A Prompt é muito mais do que um instituto de pesquisa; é um Bureau de soluções de inteligência de mercado, dedicado a transformar dados em decisões estratégicas. Com uma abordagem inovadora e ferramentas avançadas, a Prompt capacita as organizações a não apenas tomar decisões mais informadas, mas também a monitorar e ajustar suas estratégias de forma contínua, garantindo resultados eficazes e sustentáveis no longo prazo.

Informações: BRT Sorocaba 

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BRT Salvador é destacado como um dos mais efetivos do mundo

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

O diretor de Mobilidade Urbana Global do WRI (World Resources Institute) e ex-gestor de mobilidade da cidade colombiana de Bogotá, Felipe Ramírez, visitou as instalações do BRT Salvador nesta quarta-feira (28). Aproveitando a realização da capacitação em Eletromobilidade, que acontece na capital baiana até esta quinta-feira (29), Ramirez contou um pouco da experiência com o modal da capital colombiana, um dos maiores do planeta, e destacou a infraestrutura e operação do BRT de Salvador como uma das mais modernas do mundo.

“É preciso felicitar Salvador pelo grande esforço realizado com o sistema BRT, que responde às necessidades das pessoas. Tive a oportunidade de conhecer muitos sistemas similares ao redor do mundo, e o de Salvador é, possivelmente, um dos melhores, pois combina uma série de coisas que são muito positivas, como a infraestrutura e as políticas públicas implantadas, no trato das pessoas e na implantação de novas estratégias para garantir a satisfação dos usuários. Estou completamente satisfeito com o que vi nesta visita”, afirmou Ramirez.

Sobre a avaliação de Ramirez, o titular da Semob, Fabrízzio Muller, lembra que a visita do ex-gestor e especialista colombiano é mais um indicativo de que o trabalho está fluindo conforme a expectativa, além de ser um depoimento positivo de um órgão renomado e com ampla experiência no planejamento e implementação de BRT, como o WRI.

Informações: Tribuna da Bahia

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Expansão da Linha 2-Verde do Metrô ganha prêmio “Melhores e Maiores Obras 2024" do Instituto Nacional de Engenharia

A obra de expansão da Linha 2-Verde do Metrô rendeu à Companhia neste mês de agosto o prêmio “Melhores e Maiores Obras 2024” do Instituto Nacional de Engenharia, na categoria Mobilidade-Metrô. A premiação foi realizada em parceria com a ConVisão CNC (Central de Notícias da Construção) e o prêmio foi entregue nesta terça (27).

A premiação considerou obras concluídas e em andamento em todo o país, que foram avaliadas por uma comissão de engenheiros e especialistas da área, olhando desde elementos técnicos até os principais benefícios promovidos à sociedade. Ao todo foram 19 subcategorias que analisaram obras de edificações, indústrias, mobilidade e infraestrutura.

Para concorrer ao prêmio, o Metrô apresentou sua maior e mais complexa obra em andamento, que é uma das maiores de infraestrutura da América Latina, construindo mais 8,3 km de vias e oito novas estações, entre Vila Prudente e Penha.

O empreendimento em curso pelo Metrô vai atender diretamente a mais de 300 mil pessoas, que passarão a utilizar a linha, além dos benefícios à mobilidade, com a redistribuição do fluxo de passageiros pela rede de transporte sobre trilhos e agilidade nos trajetos.

A Futura Maior Linha

Além de ser eleita a maior obra de 2024 e se tornar a maior linha da rede (com 23 km de Vila Madalena à Penha), quando essa obra fora concluída, a ampliação da Linha 2-Verde conta com a maior tuneladora, conhecida como Tatuzão, da América Latina. Esse equipamento já avançou com construção de mais de 1,5 km de túneis.

Em paralelo são construídas as oito estações – Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha – com escavações realizadas e edificação do corpo estrutural em todas elas. Os destaques são as estações Anália Franco, projetada com os requisitos de sustentabilidade para atender aos requisitos de obtenção do certificado LEED, e Penha que abrigará um complexo de estações, com uma nova para a Linha 11-Coral e ampliando a já existente da 3-Vermelha.

Com o investimento é de R$ 13,4 bilhões em todo o projeto, a conexão com a Linha 3-Vermelha irá beneficiar 1,2 milhão de pessoas, além de diminuir os tempos de trajeto da população da Zona Leste e redistribuir o fluxo de passageiros de toda a rede sobre trilhos.

Projetos Futuros

A Linha 2-Verde também conta com outros dois projetos de expansão que vão conectar a Estação Vila Madalena a Cerro Corá e a Estação Penha à futura Estação Dutra em Guarulhos. A ampliação no sentido Dutra tem 5,8 km de extensão contratados com projeto para cinco novas estações. Já a expansão para Cerro Corá terá 1,3 km de extensão e está na fase de contratação do Projeto Básico.

Informações: Metrô SP

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Metrô do Recife não vai funcionar aos domingos a partir do dia 1º de setembro

O Metrô do Recife deixará de operar aos domingos por tempo indeterminado a partir do dia 1º de setembro por conta de obras de manutenção corretiva da via e todos os demais sistemas das linhas eletrificadas. A informação foi repassada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) nesta quinta-feira (29).
 

“A CBTU esclarece ainda que, a paralisação aos domingos se faz necessária devido à complexidade do serviço, pois a janela noturna de manutenção (das 00h às 4h) é muito curta para que a manutenção seja realizada em sua totalidade”, informa a Companhia por meio de nota.

“A CBTU buscou minimizar o impacto destes serviços com a suspensão da operação comercial apenas aos domingos, que é um dia de fluxo reduzido de pessoas no sistema. Por fim, a CBTU mantém o compromisso de prestar um serviço com confiabilidade e qualidade para os usuários”, finaliza o comunicado.

A princípio, as obras deveriam ter sido iniciadas no dia 25 de agosto, mas a data foi adiada pela CBTU poucos dias depois.

“Atendendo à solicitação do Consórcio Grande Recife, a Superintendência de Trens Urbanos (STUREC) decidiu manter o horário completo da operação comercial no próximo domingo (25). Portanto, as Linhas Centro e Sul funcionarão normalmente das 5h às 23h, garantindo a mobilidade dos usuários”, disse a CBTU, por meio de nota no dia 22 de agosto.

Problemas

O metrô sofreu três paralisações em pouco mais de uma semana entre junho e julho por avarias nos cabos elétricos, que precisam ser remendados em uma manutenção que leva horas. Neste ano, foram cinco paralisações registradas nos meses de março, abril e junho. 

Segundo o projeto da CBTU, é necessário o investimento de R$ 1,7 bilhão por parte do Governo Federal para restabelecer uma operação mais estável do sistema. Em julho, o Governo Federal anunciou um investimento de R$ 136 milhões através do PAC.

Informações: Diário de Pernambuco

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Em SP, Linhas que atendem o Terminal Vila Nova Cachoeirinha terão alterações partir de segunda-feira, 2


A SPTrans informa que, a partir de segunda-feira (2), 20 linhas que atendem o Term. Cachoeirinha terão alterações de 

Acompanhe as mudanças:

Linhas que atenderão com Ponto móvel na Plataforma 3 

938L/10 Terminal Cachoeirinha – Lapa – PMV 15
8194/10 Perus – Terminal Cachoeirinha – PMV 10
9006/10 Vila Penteado – Terminal Cachoeirinha – PMV 11
9008/10 Pq. de Taipas – Terminal Cachoeirinha – PMV 9
9009/10 COHAB Brasilândia – Terminal Cachoeirinha – PMV 7
9011/10 CPTM Jaraguá – Terminal Cachoeirinha – PMV 6
9032/10 Jd. Damasceno – Terminal Cachoeirinha – PMV 8
9501/10 Terminal Cachoeirinha – Largo do Paissandu – PMV 13
978A/10 Terminal Cachoeirinha – Barra Funda – PMV 14
N105/11 Term. Cachoeirinha - Term. Lapa – PMV 14
N138/11 Term. Cachoeirinha - Jd. Princesa – PMV 10
N205/11 Term. Cachoeirinha - Term. Pinheiros – PVM 12

Linhas que atenderão com Ponto móvel na Plataforma 4 

9354/10 Term. Cachoeirinha - Pça. do Correio – PMV 20
9500/10 Term. Cachoeirinha - Pça. do Correio – PMV 22
971X/10 Term. Cachoeirinha - Metrô Santana – PMV 19
978L/10 Term. Cachoeirinha - Term. Princ. Isabel – PMV 21
N134/11 Term. Cachoeirinha – Taipas – PMV 12
N141/11 Term. Cachoeirinha - Jd. Carombé – PMV 20
N209/11 Term. Cachoeirinha - Metrô Santana – PMV 18
N231/11 Term. Cachoeirinha - Pedra Branca – PMV 17

Alterações de itinerários

9009/10 COHAB Brasilândia – Terminal Cachoeirinha
9032/10 Jd. Damasceno – Terminal Cachoeirinha

Ida: sem alteração.
Volta: Terminal Cachoeirinha, Saída Sul, Avenida Inajar de Souza, Avenida Itaberaba, R. Francisco Calado, R. Marina Lemos de Abreu, prosseguindo normal.

8194/10 Perus - Term. Cachoeirinha
9006/10 Vila Penteado – Terminal Cachoeirinha
9008/10 PQ. de Taipas – Terminal Cachoeirinha
9011/10 CPTM Jaraguá – Terminal Cachoeirinha

Ida: normal até o Terminal Cachoeirinha.
Volta: Terminal Cachoeirinha, Saída Sul, Avenida Inajar de Souza, Avenida Itaberaba, Rua Julião Ferreira da Silva,Rua Francisco Calado, prosseguindo normal.

N138/11 Terminal Cachoeirinha - Jd. Princesa

Sentido único: Terminal Cachoeirinha (Plataforma 3), Saída Sul, Avenida Inajar de Souza, Av. Gen. Penha Brasil, prosseguindo normal.

N141/11 Terminal Cachoeirinha - Jd. Carombé

Sentido único: Terminal Cachoeirinha (Plataforma 4), Avenida Itaberaba, Rua Julião Ferreira da Silva, Rua Francisco Calado, prosseguindo normal.

N231/11 Terminal Cachoeirinha – Pedra Branca

Sentido único: Terminal Cachoeirinha (Plataforma 4), Avenida Itaberaba,  prosseguindo normal.

938L/10 Terminal Cachoeirinha – Lapa
9501/10 Terminal Cachoeirinha – Largo do Paissandu

Ida: Terminal Cachoeirinha, Saída Sul, Avenida Inajar de Souza, Av. Com. Martinelli prosseguindo normal.
Volta: normal até o Term. Cachoeirinha, plataforma 3.

9500/10 Terminal Cachoeirinha - Pça. do Correio

Ida: Term. Vila Nova Cachoeirinha (plataforma 4) Av. Itaberaba, prosseguindo normal.
Volta: normal até o Term. Cachoeirinha, plataforma 4.

N105/11 Terminal Cachoeirinha – Term. Lapa

Ida: Terminal Cachoeirinha, Saída Sul, Avenida Inajar de Souza, Av. Com. Martinelli prosseguindo normal.
Volta: normal até o Term. Cachoeirinha, plataforma 3.

978A/10 Terminal Cachoeirinha – Barra Funda

Ida: Terminal Cachoeirinha, Saída Sul, Avenida Inajar de Souza, Av. Com. Martinelli prosseguindo normal.
Volta: normal até o Term. Cachoeirinha, plataforma 3.

978L/10 Terminal Cachoeirinha – Term. Princesa Isabel

Ida: Terminal Cachoeirinha (Plataforma 4), Av Itaberaba prosseguindo normal.
Volta: normal até o Term. Cachoeirinha, plataforma 4.

N134/11 Terminal Cachoeirinha – Taipas

Sentido único: Terminal Cachoeirinha (plataforma 4), Av Itaberaba, prosseguindo normal.

9354/10 Term. Cachoeirinha - Pça. do Correio
971X/10 Term. Cachoeirinha - Metrô Santana

Ida: Term. Vila Nova Cachoeirinha (plataforma 4), Av. Itaberaba, prosseguindo normal.
Volta: normal até o Term. Cachoeirinha, plataforma 4.

N205/11 Term. Cachoeirinha - Term. Pinheiros

Ida: Term. Vila Nova Cachoeirinha (plataforma 3), Saída Sul, Avenida Inajar de Souza, Avenida Itaberaba, prosseguindo normal.
Volta: normal até o Term. Cachoeirinha, plataforma 3.

N209/11 Term. Cachoeirinha - Metrô Santana

Ida: Term. Vila Nova Cachoeirinha (plataforma 4), Avenida Itaberaba, prosseguindo normal.
Volta: normal até o Term. Cachoeirinha, plataforma 4.

Informações: SPTrans

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Grande Recife Consórcio de Transporte reforça atendimento em linhas de ônibus das URs/COHAB e Ibura

quinta-feira, 29 de agosto de 2024


Visando garantir a continuidade na execução da prestação de serviço público aos usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, a partir da próxima segunda-feira (02), aumentará a oferta de serviço nas linhas:

• 132 – UR-02 (IBURA) / TI TANCREDO NEVES

• 168 – TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA)

• 4133 – TRÊS CARNEIROS (CAIS DE SANTA RITA)

• 4137 – UR-11 (CAIS DE SANTA RITA)

O aumento da capacidade de transporte de passageiros na região será de 20%, ou seja, a rede que tinha capacidade de transportar 14.500 passageiros passará a oferecer 17.500 vagas, por dia útil. Além disso, os usuários das linhas 132 – UR-02 (IBURA) / TI TANCREDO NEVES e 168 – TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA) passarão a contar com veículos equipados com ar-condicionado. O novo serviço será reavaliado nos próximos 30 dias, quando se procederão os eventuais ajustes.

Com a iniciativa, o órgão espera minimizar o impacto da suspensão temporária das linhas opcionais 214 – UR-02/Ibura (Opcional) e 224 – UR-11/Jordão (Opcional), que transportavam até 2.400 passageiros por dia em ônibus climatizados. Com a adequação do serviço, as linhas 132 e 168 poderão transportar até 11.000 passageiros em ônibus climatizados.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT


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Mais 78 novos ônibus para renovação do transporte coletivo do Distrito Federal

O processo de renovação da frota do transporte público do DF dá mais um passo. Desta vez, 78 novos ônibus vão ser entregues à população que utiliza as linhas do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga (ao sul da avenida Hélio Prates) e Ceilândia. Os coletivos zero-quilômetro da Viação Marechal serão apresentados nesta quinta-feira (29), às 9h, na altura da Estação 102 Sul do Metrô.

Desde 2019, a frota de ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal passa por uma renovação, que ocorre para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos (ou dez, no caso dos articulados e padrons) em circulação | Foto: Divulgação/Semob-DF

Esses 78 coletivos recém-chegados possuem ar-condicionado e vêm equipados com motor Euro 6, são menos poluentes e possuem acessibilidade e elevador para acesso das pessoas com deficiência, com avanço tecnológico e conforto. Também contam com o validador V6, com funcionalidade EMV, que permite aos passageiros pagarem as passagens por meios eletrônicos (com uso de cartões de transporte e de débito e crédito).

“São ônibus que têm menos impacto em poluição, que atendem com mais qualidade, menos ruído, mais agilidade, mais regularidade. Com isso, a gente tem um transporte mais confortável, mais previsível e com um atendimento muito mais adequado às necessidades do usuário do nosso transporte” Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade

Ao todo, a Viação Marechal vai renovar 377 veículos. Para agosto, estava prevista a entrega de 55 veículos e a empresa conseguiu entregar mais ônibus. Agora, são 78 nesta primeira fase. A concessionária – que opera 144 linhas, com 464 coletivos – é responsável por cerca de 3,2 milhões de acessos todos os meses.

“Esses ônibus vão substituir aqueles que atingiram o limite de vida útil, proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

“São ônibus que têm menos impacto em poluição, que atendem com mais qualidade, menos ruído, mais agilidade, mais regularidade. Com isso, a gente tem um transporte mais confortável, mais previsível e com um atendimento muito mais adequado às necessidades do usuário do nosso transporte”, acrescenta.

Desde 2019, a frota de ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal passa por uma renovação, que ocorre para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos (ou dez, no caso dos articulados e padrons) em circulação. Do total de 3 mil ônibus, cerca de 2.700 já foram trocados. Com isso, a média de idade da frota do DF é de apenas três anos e meio.

*Com informações da Semob-DF

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Prefeitura de São Paulo autoriza início das obras do BRT Radial Leste

A Prefeitura de São Paulo por meio de publicação no Diário Oficial nesta quinta-feira (29), autorizou o começo das obras para a construção do Corredor de BRT na Radial Leste, partindo do Centro de São Paulo.

O valor investido no empreendimento foi de R$ 108,8 milhões para o Consórcio formado pelas empresas FSB Construção, Construtora Augusto Velloso e Zetta Infraestrutura, vencedora da licitação.

O trecho 1, compreende o percurso entre o Terminal Parque Dom Pedro II, até a Rua Professor Miguel Russiano, no bairro da Penha, percorrendo a Avenida Alcântara Machado, conhecida como Radial Leste, conforme mapa abaixo.

O prazo de execução da obra terá duração de 18 meses a contar deste mês de agosto, com o total de 9,8 Km de extensão, o BRT terá início no Terminal Parque Dom Pedro II por onde os ônibus circularão sobre o viaduto Nakashima, adentrará na Av. Alcântara Machado em nível e seguirá pela Rua Melo Freire até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Av. Conde de Frontim, após 200m da Av. Aricanduva e seu término na Rua Professor Miguel Russiano.

Segundo a prefeitura, a faixa exclusiva para os ônibus será localizada à esquerda da via, com pavimento em concreto e as paradas dos coletivos serão  elevadas ao mesmo nível da entrada dos ônibus e terão cobrança desembarcada, incluindo sistemas inteligentes, sistema de bilhetagem, porta automática e informação através de totens.

Além disso, um sistema semafórico inteligente será instalado para maior fluidez dos coletivos especialmente no horário de pico, com travessias e ciclovia ao longo do corredor até a ciclovia existente (metrô Tatuapé).

Para execução das obras do BRT Radial Leste (Trecho 1), o empreendimento foi dividido em três lotes. O lote 1, de aproximadamente 2.800 metros de extensão, vai do Terminal Parque Dom Pedro até a Rua Almirante Brasil; o lote 2, de 3.100 metros, vai da Rua Almirante Brasil até Rua Armando Gardenghi; e o lote 3, de 3.840 metros, vai da Rua Armando Gardenghi até Rua Professor Miguel Russiano.

Informações: Diário dos Trilhos

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