Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Recife, Duas linhas opcionais de grande demanda podem ser suspensas

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Os usuários de ônibus da zona sul do Recife provavelmente não contarão mais com as linhas opcionais, pois devido a saída da Expresso Vera Cruz, as outras empresas que estão assumindo as linhas não se interessaram em assumir as únicas linhas opcionais o que causa bastante estranheza aos usuários, de fato, há situações que precisam ser esclarecidas por parte do Grade Recife Consórcio de Transporte referente a essas linhas estarem nessa situação, pois as mesmas são bastantes procuradas pela população com demandas acima do esperado e muitas vezes com usuários em pé acima do limite determinado, ora, estamos falando de linhas que tem tarifas de R$ 7,70. 

Mesmo sendo veículos rodoviários, as linhas 214 UR 02 Ibura opcional e UR 11 Opcional por exemplo conseguem transportar por dia mais de 3 mil usuários nas áreas do Ibura, UR's e Jordão tendo um público diário cativo, vale salientar que está linha por se tratar de ônibus rodoviário, tem sua tarifa hoje estipulada em R$ 7,70 e que recentemente o próprio Governo do Estado fez menção em aumentar por se tratar de um serviço mais qualificado e que contribui para atrair usuários ao sistema que hoje está totalmente defasado em suas redes incomplexas. 

Nelas, você pode embarcar com o cartão VEM Trabalhador, VEM Comum ou efetuar o pagamento da passagem diretamente com o motorista.

Essas linhas são um escape para muitos usuários que gostam de ir direto sem passar por baldeação e com o conforto que a linha oferece. Também pela mesma atender os principais pontos do centro da cidade, bem como a Av. Agamenon Magalhães.

Hoje o custo de um veículo rodoviário está em torno dos R$ 900mil, o que faz com que as empresas revejam essa operação, mas será apenas isso o não interesse das empresas, pois nas redes sociais as empresas estão sendo criticadas, pois esse serviço continua sendo operado há décadas em bairros nobres da zona sul. 

Essas linhas tenderam e buscaram outros públicos dando uma melhor qualidade de transporte o que possibilitou muitos usuários que tem carro a deixarem seus carros nas garagens por um sistema mais qualificado e acima de tudo com mais conforto.

É preciso que o CTM exerça seu papel de gestor do sistema em consultar outras empresas de fretamento e não apenas tomar uma decisão de suspender a operação e prejudicar os usuários que não tem nada a ver com tal situação.

Para o membro representante dos usuários Clayton Leal, é um absurdo essas linhas não serem absorvidas por outras empresas, além do mais, em saber que a empresa Vera Cruz que entregou as linhas está com vários ônibus bons nas garagens que poderiam ser operadas pelas outras empresas, o que não podemos aceitar é uma mera desculpa de que empresas foram convidas a operarem, na verdade elas deveriam ser obrigadas, como vai ficar os usuários? Estarei cobrando isso junto ao MPPE, pois foi dito em audiência que nenhuma linha seria prejudicada nos tramites de mudanças com a saída da Empresa Vera Cruz.

Blog Meu Transporte

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BRT começa a operar em Goiânia na próxima semana; veja linhas exclusivas

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Após uma série de adiamentos, o sistema do BRT Norte-Sul começa a operar em Goiânia no dia 31 de agosto, com as primeiras viagens previstas para às 4h30 da manhã, conforme informou a prefeitura da capital. O serviço contará com cinco linhas exclusivas que atravessam a cidade de ponta a ponta em 29,6 km, ligando o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, até o Parque Atheneu, passando por importantes terminais como Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque. Estarão integradas ao corredor BRT, 121 linhas continuadas do transporte público de Goiânia. 

Os últimos detalhes para início da operação e inauguração do serviço foram definidos em reunião na tarde desta quinta-feira (22/8) entre gestores do Paço e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte coletivo de alta capacidade que opera em corredores exclusivos, o que permite maior velocidade e, consequentemente, redução no tempo de deslocamento e mais conforto durante as viagens.
 
As cinco linhas exclusivas do BRT Norte-Sul são as seguintes: NS 1: T. Veiga Jardim - T. Paulo Garcia; NS 2: T. Veiga Jardim - T. Paulo Garcia - Semi-expresso; NS 3: Atheneu - T. Paulo Garcia; NS 4: T. Recanto do Bosque - Praça Cívica; NS 5: T. Recanto do Bosque - T. Paulo Garcia.
 
O ex-presidente da CMTC e consultor de implantação do sistema, Tarcísio Abreu, explica que as linhas foram estrategicamente planejadas para cobrir as regiões de maior demanda. “Dentro do projeto da Nova RMTC, fizemos o Novo Planejamento Operacional (NPO). Assim, foi redefinido todo um estudo de origem e destino dos passageiros que utilizam as linhas que agora irão compor o BRT Norte-Sul”, diz.
 
O consultor também deu detalhes sobre o planejamento das linhas exclusivas do BRT. “Utilizamos a nomenclatura de linhas NS (Norte-Sul) 1, 2, 3, 4 e 5, para remeter à nomenclatura de metrô. Cada linha dessa tem um objetivo de atendimento”, pontua. 
 
O presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, destaca a importância da inauguração do BRT. “Estamos trabalhando em conjunto para entregar o BRT em operação no dia 31 de agosto. Tenho certeza de que essa inauguração vai ser um marco na história da nossa capital, porque é uma obra que nós estamos aguardando há muitos anos”, ressalta.
 
Estrutura
O corredor de 29,6 km, que intercepta o Eixo Anhanguera no centro da cidade, foi planejado para atender às regiões de maior demanda e será operado por 60 veículos de 14 metros, equipados com ar-condicionado e portas em ambos os lados. A nova frota, definida pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), inclui dez veículos elétricos do modelo Super Padron, 100% nacional, com ar-condicionado, carregador de celular e Wi-Fi. O sistema é estruturado no modelo tronco-alimentado da RMTC.
 
As linhas semiexpressas do BRT atenderão o tramo Sul e permitirão viagens mais rápidas, com uma velocidade média de 26 km/h, contra 22 km/h das linhas paradoras. Por exemplo, uma viagem entre o Terminal Veiga Jardim e o Terminal Paulo Garcia será 8 minutos mais rápida pela linha expressa NS2 em comparação com a NS1. A operação dessas linhas será otimizada para maior fluxo de passageiros, com retornos sem paradas no sentido de contrafluxo.
A frequência de serviço também será um diferencial. Nos horários de pico, os ônibus sairão do Terminal Veiga Jardim a cada 3 minutos, e a mesma frequência será mantida nos Terminais Cruzeiro e Isidória. No Terminal Paulo Garcia, a frequência será de 4 minutos, e no Terminal Recanto do Bosque, de 5 minutos. No Parque Atheneu, o intervalo será de 10 minutos. Esse planejamento visa atender à alta demanda de maneira rápida e eficiente, garantindo um ganho de tempo de viagem entre 30% e 40% em relação ao transporte convencional.
 
A expectativa é de que o BRT Norte-Sul atenda a cerca de 1,2 milhão de viagens por mês, percorrendo aproximadamente 500 mil km.
 
Modernização
A nova frota de veículos que vão operar no BRT Norte-Sul faz parte do investimento em modernização do transporte público, uma iniciativa financiada pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com outras prefeituras e o governo de Goiás, sem reajuste nas tarifas. 
 
A prefeitura da capital contribui com 41,2% do valor total, o que representa um aporte mensal de R$ 21,5 milhões. A obra do BRT Norte-Sul, a maior intervenção de mobilidade urbana da história de Goiânia, foi iniciada em 2015 e enfrentou paralisações em gestões anteriores, com previsão inicial de entrega para 2019. Agora, o novo sistema chega para transformar o transporte público, oferecendo mais eficiência e sustentabilidade, além de reduzir o tempo de deslocamento para a população. 
 
O sistema de informação presente nos terminais do BRT Norte-Sul, baseado no aplicativo SimRMTC, também se destaca pela modernidade. Com painéis eletrônicos, sinalização sonora e displays, os passageiros terão acesso a informações em tempo real para auxiliar no planejamento das viagens. 

Informações: A Redação

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No Rio, Lei permite uso de bicicletas elétricas em ciclovias e ciclofaixas

O prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou a lei que regulamenta o uso de bicicletas elétricas em ciclovias e ciclofaixas da cidade. A circulação só será permitida para veículos com pedal assistido, com velocidade máxima de 25 km/h e potência de até 350 Watts.

Segundo o texto, publicado no Diário Oficial de segunda-feira (26), fica permitida a circulação de equipamentos auxiliares de mobilidade utilizados para a locomoção de pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

No entanto, a circulação de veículos ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos não está permitida nas ciclovias e ciclofaixas. Somente as bicicletas elétricas, que devem respeitar as seguintes condições:

- Serem providas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, ou seja, o veículo deve ter pedal assistido;
- Desenvolvam velocidade máxima de 25 km/h;
- Potência máxima de até 350 W;
- Estar com sinalização noturna, campainha ou buzina, pneus em condições mínimas de segurança e de pedal.

Quem não respeitar as regras pode ser penalizado com uma multa no valor de R$ 1.000. Caso haja uma reincidência, o valor será o dobro. 

Segundo a Prefeitura do Rio, a nova regulamentação é complementar às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), inclusive no que se refere à limitação de velocidade dentro das ciclovias. A prefeitura destacou que, através da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal, da Secretaria de Transportes e da CET-Rio, já realiza reuniões para verificar a melhor forma de regulamentar a nova lei.

Aprovação na Câmara
O projeto, de autoria do vereador Dr. Gilberto (SDD), foi aprovado pela Câmara de Vereadores do Rio em junho deste ano. Segundo o parlamentar, a proposta foi construída depois do veto de Paes a um projeto mais rígido, aprovado em 2023, que vetava qualquer tipo de bicicleta elétrica.

"Modificamos, fizemos um novo projeto que permite a circulação de bicicletas elétricas que funcionem propulsão por pedal assistido. Permite-se também a circulação de veículos que auxiliem a mobilidade de pessoas especiais e com necessidades físicas. Acredito que esse projeto melhora a vida das pessoas que circulam pelas ciclovias da cidade", disse.

O vereador Pedro Duarte (Novo), defendeu a flexibilização incluída no texto, que autorizou bicicletas com acelerador, desde que tenham pedais. "Lutei, desde o começo, para manter a possibilidade de circulação de bicicletas com acelerador. Isso é essencial porque a bicicleta elétrica é bem mais pesada do que a comum, e, muitas vezes, o usuário ou usuária não tem força suficiente para avançar só pedalando. Felizmente, os vereadores concordaram comigo, aprovando uma emenda nesse sentido", pontuou.

Informações: O Dia

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Grau de satisfação dos usuários do Metrô-DF é de 84%

Quem é o brasiliense que usa o metrô no Distrito Federal? Como ele acessa o sistema, para onde vai, que outros tipos de transporte pega para chegar ao destino, com que frequência usa, como avalia o serviço? A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) concluiu o relatório da Pesquisa de Avaliação de Serviços Prestados 2023/2024, que traz também dados sobre o perfil do passageiro do sistema metroviário.

O índice de satisfação do usuário (percentual de entrevistados que atribuíram nota geral igual ou superior a 7 ao Metrô-DF) foi de 84,21% –  3,2% maior do que na última pesquisa realizada em 2022/2023.

Foram entrevistadas 3.003 pessoas entre os dias 11 e 22 de março deste ano, em todas em estações do Metrô: 14,8% dos questionários foram aplicados em Central; 7,6% em Arniqueiras. As demais estações tiveram percentuais entre 1,3% e 6,2% dos entrevistados.

“O questionário da pesquisa tem 55 perguntas e foi aplicada em todos os horários e estações, com usuários de todas as idades, durante a semana e também no fim de semana, atendendo a todos os critérios metodológicos. Portanto, a amostra representa de fato um perfil de usuários do Metrô-DF, o que permite à gestão ter dados importantes para balizar suas ações estratégicas, entender os gargalos e mitigar problemas apontados”, explica o Ouvidor do Metrô-DF, Rodolfo Rocha.

Segundo Rodolfo Rocha, fica claro que o Metrô é usado por um público em dias úteis (trabalho) e por outro aos domingos (lazer) – especificamente, apenas 9% dos brasilienses usam o metrô todos os domingos.



Os resultados mostram ainda que a maioria dos respondentes usa exclusivamente o metrô e faz o restante do trajeto a pé (seja indo para o trabalho ou voltando para casa); quase um terço acessa o sistema com gratuidade. Ir ao trabalho ou a instituições de ensino são os principais objetivos.

Em termos de perfil, a maioria do público que usa o sistema é formada por mulheres; trabalhadores; empregados; brancos (embora a soma de pretos e pardos seja superior). A faixa etária prevalente é entre 21 e 30 anos e a faixa de renda da maioria está entre R$ 1.412 a R$ 2.640.

O Ouvidor do Metrô-DF, Rodolfo Rocha, salienta a importância de usar o canal da Ouvidoria para registrar reclamações, sugestões e elogios 77,81% dos usuários afirmaram não utilizar nenhum meio de comunicação com o Metrô-DF. Entre os que se comunicação de alguma forma, o maior percentual (10,59%) afirmaram usar o aplicativo. Por meio do aplicativo, há link direto para a Ouvidoria, que também pode ser acessada pelo (61) 99265-1178 ou pelo e-mail: atendimentoaousuario@metro.df.gov.br.

Reivindicações
Entre as reivindicações, está a expansão da linha para Samambaia e Ceilândia. “A pesquisa mostra que estamos no caminho certo. A expansão para Samambaia e Ceilândia é uma demanda importante e o GDF já deu a largada nesses dois processos. A modernização da bilhetagem também proporcionou um ganho importante: hoje menos de um terço precisa ir às bilheterias para acessar o sistema. Apesar dos bons resultados, não estamos acomodados”, disse o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.

Em relação ao sistema de bilhetagem, 78,1% dos entrevistados avaliaram como bom e ótimo. A imensa maioria dos usuários aprova o horário de funcionamento de segunda a sábado (93,8%) e aos domingos e feriados (82,4%). Os usuários também consideram o metrô seguro: 96% nunca foram roubados, nem furtados e nem presenciaram ações dessa natureza no Metrô-DF.

A principal demanda, no entanto, é a redução nos intervalos entre os trens, apontado por 55,3% da população. O Metrô-DF está modernizando o sistema de energia e aguarda o resultado do processo de seleção do Ministério das Cidades, onde tramita o projeto para a obtenção de recursos para a compra de 15 novos trens. Com uma nova frota e modernização concluída, será possível reduzir o intervalo entre os trens com a nova frota.

Informações: Metrô DF

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Sistema Transcol vem trabalhado pela modernização do transporte coletivo da Região Metropolitana de Vitória

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Quando se trata de melhorias no transporte público, uma coisa é certa: o passageiro quer ações práticas e que sejam implantadas em curto prazo. E entre essas principais ações está a renovação da frota.

É o que aponta a Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). 

Lançada na última edição do Seminário Nacional NTU, durante a feira Lat.Bus, em São Paulo, a pesquisa revela as transformações no comportamento dos usuários de transporte coletivo no Brasil, comparando dados entre os anos de 2017 e 2024.

Para 39,8% dos entrevistados, melhorar o conforto da viagem, por meio da renovação da frota, deve estar entre as prioridades dos gestores públicos. Esse desejo ficou atrás apenas de “aumentar o número de linhas e horários”, o que foi lembrado por 61,7% dos entrevistados. 
Na prática, os dados refletem o aumento do interesse da população em ter uma experiência de viagem mais agradável e eficiente. O que mostra que as empresas operadoras do Sistema Transcol estão antenadas nessa demanda, e têm trabalhado pela modernização do transporte coletivo da Região Metropolitana de Vitória. 

Mais da metade da frota é de ônibus novos
Prova disso é que, desde 2019, as empresas operadoras, em parceria com o Governo do Estado, têm investido pesado na renovação da frota.

No lugar dos ônibus antigos, vieram veículos totalmente novos, com ar-condicionado, wi-fi, motor sustentável, câmeras de videomonitoramento e elevador para cadeirante.

Já são 850 novos ônibus entregues à população desde então, e a previsão é chegar a 900 até o final de 2024. Ou seja, uma renovação de quase 60% da frota em cinco anos.

Usuário aceitaria pagar mais pelo conforto
Esses investimentos realizados pelas empresas trouxeram mais conforto ao cliente do Sistema Transcol, o que, aliás, é algo em que o passageiro está disposto a investir. É que também mostrou a pesquisa.

Segundo o levantamento, entre os itens pelos quais os entrevistados aceitariam pagar uma tarifa mais alta, estão viajar somente sentado (57,3% dos usuários pagariam por essa opção), veículos menos poluentes (52,6%), disponibilização de ar-condicionado (38,1% pagariam), e uso de aplicativos para o planejamento do transporte (34,9%).

Mais um indicador de que na Grande Vitória, a mobilidade está no caminho certo. Isso porque, dos 4 temas citados pelos entrevistados dentro desse eixo da pesquisa, três deles fazem parte das ações realizadas por aqui.

No Sistema Transcol, além de todos os novos ônibus já estarem equipados com ar e motor ecologicamente correto, o aplicativo ÔnibusGV veio para facilitar o dia a dia do passageiro, permitindo consultar os itinerários e os horários e a localização dos ônibus em tempo real. O app também faz parte da modernização implementada pelas empresas operadoras desde 2019.

Compromisso com o meio ambiente
E por falar em veículos sustentáveis, o uso mais intensivo de transporte público é uma das medidas que os próprios entrevistados tomariam para promover a redução do impacto ambiental nas cidades.

De acordo com a pesquisa, 26,3% topariam utilizar os ônibus com mais frequência em prol do meio ambiente, e 35,5% citaram a opção por veículos que fazem uso de tecnologias mais sustentáveis, tipo os híbridos, como uma ação também eficaz nesse sentido.

Na Grande Vitória, o Transcol já desenvolve testes de desempenho com um veículo híbrido, que utiliza tanto diesel quanto gás como combustível.

Mas não é só. Dos 900 novos ônibus adquiridos até o final deste ano como parte da renovação da frota, 275 são do modelo Euro 6, sendo que, destes, 239 já foram entregues. O Euro 6 estabelece níveis rigorosos de controle da poluição, permitindo reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes, se comparado aos veículos com motor convencional.

Com esses avanços, o Sistema Transcol reafirma seu compromisso em atender às expectativas dos passageiros e em transformar a experiência das viagens para melhor. Porque renovar a mobilidade é pensar nas pessoas!

Informações: GV Bus

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Fortaleza e região metropolitana ampliam opções de pagamento no transporte público

Com a constante demanda e uso de transporte coletivo em Fortaleza e Região Metropolitana, a necessidade de desenvolver soluções práticas e acessíveis para locomoção torna-se cada vez mais evidente. Nesse cenário, a entidade que representa as empresas de transporte coletivo de Fortaleza, tem avançado na implementação de novas tecnologias para facilitar a vida dos usuários.

Além dos métodos tradicionais de pagamento, como os cartões Vale-Transporte e Bilhete Único, os quais são a base para a integração e mobilidade no sistema de transporte, Fortaleza agora incorpora inovações significativas para modernizar o acesso aos coletivos. A integração de novas tecnologias, como o QR Code e o pagamento via Pix, reflete a necessidade de inovação para acompanhar a evolução das demandas dos passageiros e o ritmo acelerado da vida urbana.

O sistema de transporte coletivo da Grande Fortaleza, um dos mais amplos do Brasil, agora oferece uma variedade de opções de pagamento. Os usuários podem optar por cartões como o Vale-Transporte Benefício, Vale-Transporte Avulso, Bilhete Único Fortaleza e Bilhete Único Metropolitano, além do cartão estudantil. Estes métodos permitem uma cobertura abrangente e flexível, atendendo às diferentes necessidades da população.

Fortaleza e Região Metropolitana contam com aproximadamente 4 milhões de cartões emitidos, sendo 1,5 milhão do tipo Bilhete Único. Este cartão oferece a vantagem da integração entre linhas, permitindo uma única passagem para conexões entre diferentes trajetos. Recentemente, o Sindiônibus também introduziu o QR Code, conhecido como QR Bus, disponível por meio do aplicativo Meu Ônibus Fortaleza. Com mais de 1,1 milhão de downloads, o aplicativo facilita a compra e recarga de créditos de forma rápida e moderna, proporcionando uma alternativa conveniente para os passageiros.

Paulo César Barroso, superintendente do Sindiônibus, destaca a importância dessa inovação. “Os mecanismos de integração são essenciais para melhorar as viagens dos usuários. Com a bilhetagem eletrônica, a integração temporal tornou-se mais prática, eliminando a necessidade de passar por terminais. Isso não só reduz custos e tempo, mas também promove a sustentabilidade, diminuindo a quantidade de veículos nas ruas e a emissão de poluentes”, explica.

Para os estudantes, a Carteira Estudantil oferece tarifas reduzidas, com uso ilimitado dos ônibus no período de duas horas por apenas R$ 1,50. A recarga dos cartões é simplificada através do aplicativo Meu Ônibus Fortaleza, do Libercard Recarga Online e de mais de 1.000 pontos de recarga na região.

Inovação no pagamento
A recente adição de máquinas de autoatendimento (ATM) nos Terminais de Integração, que aceitam pagamentos via Pix, é uma das inovações mais notáveis. “As soluções automatizadas, como as máquinas ATM, oferecem uma maneira rápida e segura de carregar cartões, unindo a automação com a facilidade do Pix. Esses equipamentos, instalados nos Terminais de Integração, evitam filas e tornam o processo mais eficiente”, afirma Paulo César Barroso.

Embora as novas tecnologias facilitem o processo, o pagamento em dinheiro continua sendo uma opção para aqueles que não possuem cartões de integração ou enfrentam dificuldades com o QR Code. Contudo, é importante que o pagamento em dinheiro seja feito com o valor exato da passagem, de R$ 4,50.

Para obter o Bilhete Único ou realizar a conversão do vale-transporte para o Bilhete Único, é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência. O cartão é gratuito e pode ser obtido em diversos pontos de atendimento, como unidades dos Vapt Vupt, sedes do Sindiônibus e Etufor e Terminais de Integração do Papicu e Siqueira.

Mais informações sobre o Bilhete Único e vantagens estão disponíveis na Central Alô Sindiônibus pelo telefone 4005-0956.

Informações: Diário do Nordeste

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BYD vai entregar mais nove ônibus elétricos para São Paulo

Nove veículos elétricos BYD, modelo D9W, serão entregues até o fim do mês de agosto para a concessionária de transporte coletivo Auto Viação Transcap, empresa que opera na região sudoeste de São Paulo.

O modelo tem uma autonomia de 250 km e vem com carroceria da Caio. A capacidade de transporte é para 71 passageiros. Os veículos são piso baixo, com total acessibilidade, e são equipados com ar-condicionado, wi-fi, e tomadas UBS. Cada ônibus elétrico da BYD, em média, deixa de emitir 118,7 toneladas de CO2 por ano na atmosfera, segundo dados da própria fabricante.

“São Paulo é um mercado modelo, com grandes complexidades, no qual a BYD atende desde 2019. Nosso produto atende os critérios de desempenho e qualidade para atender os parâmetros exigidos pela SPtrans. Estamos felizes em entregar mais 9 ônibus para mais uma empresa concessionária da capital ”, diz o diretor de vendas de ônibus Bruno Paiva.
Desde 2019 a BYD fornece ônibus que circulam em São Paulo. Em cinco anos de operação, são 18 veículos na cidade. Segundo dados da fabricante, eles já rodaram mais de 5 milhões de quilômetros. Atualmente, a BYD tem 101 ônibus elétricos que rodam por 23 cidades em todo o Brasil. No interior e na região metropolitana, já são 29 ônibus elétricos.

Informações: Frota e Cia

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BH tem quase 90 painéis eletrônicos com 'paradeiro' dos ônibus estragados nos pontos de embarque

Pelo menos 87 painéis eletrônicos informativos em pontos de ônibus de Belo Horizonte estão sem funcionar, dificultando a vida dos usuários do transporte público. Alvos constantes de vandalismo, os equipamentos disponibilizam a previsão de chegada dos veículos nas plataformas de embarque ou desembarque. 
Painel com defeito na Rua Curvelo, em BH (Fernando Michel / Hoje em Dia)

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), os dispositivos estão instalados em 671 locais. A maioria na área central, como nas estações de integração e de transferência do Move.

Atualmente, 13% dos painéis estão inoperantes. A previsão de reparo depende do defeito apresentado. Uma das principais causas, de acordo com o Executivo, é o furto de cabos, que engloba 95% das ocorrências.

Mas há também situações em que o ponto de ônibus foi atingido durante um acidente de trânsito, danificando o equipamento. A manutenção é de responsabilidade da Transfácil.

De acordo com a empresa, o custo do reparo varia de R$ 750 a R$ 800 por aparelho. Uma equipe monitora em tempo real os equipamentos para detectar as falhas. 

A PBH informou que acompanha a operação e cobra a manutenção sempre que recebe solicitações da população. Afirmou ainda que, nestes casos, os usuários podem acompanhar os horários e o trajeto da linha pelos aplicativos Siu Mobile, o Bus2, o Moovit e o BH BUS+.

A prefeitura também informa que os passageiros podem solicitar manutenção pelo Portal de Serviços.

Informações: Hoje em Dia

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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