Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Sistema Transcol vem trabalhado pela modernização do transporte coletivo da Região Metropolitana de Vitória

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Quando se trata de melhorias no transporte público, uma coisa é certa: o passageiro quer ações práticas e que sejam implantadas em curto prazo. E entre essas principais ações está a renovação da frota.

É o que aponta a Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). 

Lançada na última edição do Seminário Nacional NTU, durante a feira Lat.Bus, em São Paulo, a pesquisa revela as transformações no comportamento dos usuários de transporte coletivo no Brasil, comparando dados entre os anos de 2017 e 2024.

Para 39,8% dos entrevistados, melhorar o conforto da viagem, por meio da renovação da frota, deve estar entre as prioridades dos gestores públicos. Esse desejo ficou atrás apenas de “aumentar o número de linhas e horários”, o que foi lembrado por 61,7% dos entrevistados. 
Na prática, os dados refletem o aumento do interesse da população em ter uma experiência de viagem mais agradável e eficiente. O que mostra que as empresas operadoras do Sistema Transcol estão antenadas nessa demanda, e têm trabalhado pela modernização do transporte coletivo da Região Metropolitana de Vitória. 

Mais da metade da frota é de ônibus novos
Prova disso é que, desde 2019, as empresas operadoras, em parceria com o Governo do Estado, têm investido pesado na renovação da frota.

No lugar dos ônibus antigos, vieram veículos totalmente novos, com ar-condicionado, wi-fi, motor sustentável, câmeras de videomonitoramento e elevador para cadeirante.

Já são 850 novos ônibus entregues à população desde então, e a previsão é chegar a 900 até o final de 2024. Ou seja, uma renovação de quase 60% da frota em cinco anos.

Usuário aceitaria pagar mais pelo conforto
Esses investimentos realizados pelas empresas trouxeram mais conforto ao cliente do Sistema Transcol, o que, aliás, é algo em que o passageiro está disposto a investir. É que também mostrou a pesquisa.

Segundo o levantamento, entre os itens pelos quais os entrevistados aceitariam pagar uma tarifa mais alta, estão viajar somente sentado (57,3% dos usuários pagariam por essa opção), veículos menos poluentes (52,6%), disponibilização de ar-condicionado (38,1% pagariam), e uso de aplicativos para o planejamento do transporte (34,9%).

Mais um indicador de que na Grande Vitória, a mobilidade está no caminho certo. Isso porque, dos 4 temas citados pelos entrevistados dentro desse eixo da pesquisa, três deles fazem parte das ações realizadas por aqui.

No Sistema Transcol, além de todos os novos ônibus já estarem equipados com ar e motor ecologicamente correto, o aplicativo ÔnibusGV veio para facilitar o dia a dia do passageiro, permitindo consultar os itinerários e os horários e a localização dos ônibus em tempo real. O app também faz parte da modernização implementada pelas empresas operadoras desde 2019.

Compromisso com o meio ambiente
E por falar em veículos sustentáveis, o uso mais intensivo de transporte público é uma das medidas que os próprios entrevistados tomariam para promover a redução do impacto ambiental nas cidades.

De acordo com a pesquisa, 26,3% topariam utilizar os ônibus com mais frequência em prol do meio ambiente, e 35,5% citaram a opção por veículos que fazem uso de tecnologias mais sustentáveis, tipo os híbridos, como uma ação também eficaz nesse sentido.

Na Grande Vitória, o Transcol já desenvolve testes de desempenho com um veículo híbrido, que utiliza tanto diesel quanto gás como combustível.

Mas não é só. Dos 900 novos ônibus adquiridos até o final deste ano como parte da renovação da frota, 275 são do modelo Euro 6, sendo que, destes, 239 já foram entregues. O Euro 6 estabelece níveis rigorosos de controle da poluição, permitindo reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes, se comparado aos veículos com motor convencional.

Com esses avanços, o Sistema Transcol reafirma seu compromisso em atender às expectativas dos passageiros e em transformar a experiência das viagens para melhor. Porque renovar a mobilidade é pensar nas pessoas!

Informações: GV Bus

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960