Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Após reunião com Sindicato, rodoviários mantêm greve de ônibus em Salvador

domingo, 19 de maio de 2024

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindmetro) anunciou que não houve acordo com a empresa Avanço Transportes, após uma reunião com representantes das duas partes, realizada na tarde deste sábado (20). Com isso, está mantida, por tempo indeterminado, a greve que afeta o transporte coletivo em seis cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), e prejudica 120 mil passageiros.

Conforme a entidade, não houve progresso nas demandas discutidas, sendo a principal delas a questão da recomposição salarial. [Veja detalhes abaixo] No encontro, a empresa apresentou planilhas, demonstrando prejuízo financeiro. O g1 tentou contato com a Avanço Transportes, mas não conseguiu, até a última atualização desta reportagem.

Além disso, segundo o sindicato, a Agerba também não apresentou nenhuma proposta para suprir as necessidades dos passageiros das cidades de Madre de Deus, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro e Camaçari.

Os profissionais alegam que a medida foi tomada após descumprimento de convenção coletiva por parte da Avanço. Uma nova rodada de negociações está prevista para a próxima quarta-feira (22) e o o sindicato comunicou que, até lá, "qualquer atitude em colocar empresas para operar as linhas sem comunicação ao Sindmetro acarretará na paralisação de todo o sistema".

As outras empresas que compõem o sistema metropolitano não paralisaram as atividades. De acordo com a categoria, outras cinco linhas da Avanço, que saem de Lauro de Freitas e que têm bairros de Salvador como destinos, operam normalmente.

Veja abaixo as linhas da Avanço impactadas com a greve:

Camaçari x Terminal Mussurunga;
Camaçari x Simões Filho;
Camaçari x Santo Amaro;
Camaçari x Terminal Águas Claras;
Camaçari x São Francisco do Conde;
Candeias x Terminal Águas Claras;
Candeias x Outlet Premium;
Candeias x Simões Filho;
Candeias x São Francisco do Conde;
Madre de Deus - Candeias / Lauro de Freitas - via Simões Filho;
Madre de Deus x Terminal Águas Claras.

Veja abaixo as linhas da Avanço que operam normalmente:

Vida Nova x Campo Grande;
Vida Nova x Boca da Mata;
Jambeiro x Estação Mussurunga;
Areia Branca x Terminal Águas Claras;
Hospital Metropolitano x Estação Aeroporto.

Impasse entre motoristas e empresa
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos, todas as empresas do sistema já fizeram os reajustes de 4,75% no salário, 5% no tíquete e 5% na cesta básica. A Avanço Transporte, no entanto, só teria concedido o benefício aos trabalhadores que operam nas linhas de Lauro de Freitas.

A categoria afirma que a empresa alegou dificuldade financeira. Por esse motivo, decidiu devolver parte das linhas para à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), em abril deste ano.

O que diz a Agerba
Em nota, a Agerba informou que, após uma mesa de negociação com o representante da Avanço Transportes, ficou acordado que a empresa tentaria um acordo com o sindicato para suspender a greve prevista para esta sexta.

Informações: G1 Bahia

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Cidade de São Paulo tem 91% dos ônibus em operação com ar-condicionado instalado

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Em março, cerca de 91% dos ônibus em operação na cidade de São Paulo possuem ar-condicionado instalado. O número mais atualizado até então, registra 10.913 veículos circulando com o equipamento de refrigeração. De acordo com a SPTrans, todos os ônibus da cidade terão ar-condicionado até 2025.
Por determinação da SPTrans, desde 2016, todos os novos veículos inseridos no sistema de transporte público da capital devem, obrigatoriamente, possuir equipamento de refrigeração. Desde as ondas de calor que assolaram o País durante o verão, muitos usuários reclamaram sobre as condições dos equipamentos no transporte público na cidade.

Em março, por exemplo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta de calor na cidade, com previsões de temperatura na faixa de 35°C. Por causa da comoção pública no início do verão, em dezembro de 2023, a SPTrans divulgou uma circular em que estabelecia um novo padrão de funcionamento do ar-condicionado nos ônibus.

De acordo com a nota, os motoristas deveriam manter os motores e o ar-condicionado ligados por até 10 minutos nos pontos finais, para manter a temperatura confortável dentro dos veículos. A data limite para adequação dos ônibus foi até o dia 11 de março deste ano.

Ar-condicionado em SP
Ainda em 2016, a Prefeitura de São Paulo também estabeleceu uma lei para instalação de novos ônibus com ar-condicionado, com prioridade para as linhas com maior percurso e as com maior demanda de munícipes.

Mas as leis sobre o equipamento são ainda mais antigas. Em janeiro de 2015, a Portaria nº 009/15 já determinava que todos os veículos vinculados aos serviços de transporte coletivo de passageiros do município deveriam possuir equipamentos de ar condicionado. Na época, a responsabilidade estava atribuída à SPTrans, que também deveria estabelecer critérios e prazos para viabilizar o devido atendimento da determinação.

Informações: Estradão

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Mercedes-Benz tem mais da metade das vendas de ônibus; veja o ranking

Em ônibus, as vendas nos quatro primeiros meses deste ano caíram 17,11%%. Ou seja, no período, o setor emplacou 7.499 unidades ante as 9.047 no mesmo período no ano passado. Os dados são da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de todo o País.

Por outro lado, no mês a mês, os emplacamentos em abril foram 6,65% melhores em relação a março. Assim, enquanto no mês passado as revendas negociaram 2.182 ônibus 0-km, em março foram 2.046 veículos de passageiros emplacados.

A Comil apresenta ao mercado o novo modelo HD Invictus. A novidade chega seguindo as linhas de design da família Invictus DD (Double Decker). Ou seja, com novos detalhes externos e várias novidades internas de acabamentos. Assim, privilegiando a ergonomia de passageiros e motoristas.

Conforme a marca, durante o time de desenvolvimento deu atenção especial aos acessos da cabine do motorista e ao salão de passageiros. Criando o chamado conceito "Free Access". Na prática, houve o aumento das dimensões da porta de entrada para a cabine do motorista. Tanto em altura quanto em largura.

Do mesmo modo, a escada de acesso ao salão de passageiros também foi ampliada. Ou seja, se traduzindo no ganho adicional de 210 mm. O ambiente ainda ganhou luz indireta em LED para iluminar os degraus. Assim, dando mais segurança no acesso.

Do mesmo modo, os números são positivos ao comparar abril deste ano com o mesmo mês no ano passado. Ou seja, naquele período a indústria vendeu 1.669 ônibus. Como resultado, no mês passado as vendas aumentaram 30,74%.

Segundo a Fenabrave, a dificuldade de financiamento é hoje o principal inibidor das vendas de ônibus. "Além disso, as adesões a programas como o Caminho da Escola estão em ritmo ainda lento. Mas há tendência de melhora para o restante do ano, especialmente, se tivermos um cenário de crédito menos restritivo", diz o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.

Vale lembrar que na virada do ano, as principais fabricantes de chassis do País comemoraram o aquecimento na produção que permearia neste ano. Sobretudo, impulsionado pelo Programa Caminho da Escola.

Confira o ranking das marcas de ônibus mais vendidas no acumulado
Mercedes-Benz: 4.405 (58,74%)
Volksbus: 1.267 (16,90%)
Marcopolo: 1.010 (13,47%)
Iveco: 363 (4,84%)
Scania: 184 (2,45%)
Volvo: 148 (1,97%)
Induscar: 89 (1,19%)
Agrale: 19 (0,25%)
BYD: 3 (0,04%)
Hyger: 1 (0,01%)

Fonte: Fenabrave
Informações: Estradão
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Em três anos, sistema BRT do Rio teve aumento de 180% no número de passageiros transportados

A intervenção da Prefeitura do Rio no sistema BRT completou três anos no final de março. Desde que o poder municipal assumiu a gestão, houve aumento de 180% no número de passageiros transportados e diminuição de até 72% nos intervalos de viagens nos corredores de alta capacidade. A intervenção resultou na renovação total da frota de articulados, na reforma de todas as estações, na implantação de medidas de segurança, na recuperação do pavimento do corredor Transoeste e na entrega das obras do corredor Transbrasil e dos Terminais Gentileza e Deodoro, garantindo melhorias robustas para a população que usa diariamente o serviço de transporte de alta capacidade.

Formalizada por decreto em 23 de março de 2021, a intervenção da Prefeitura do Rio na empresa privada BRT S/A, concessionária que operava o modal, foi seguida de uma série de medidas de requalificação do serviço prestado à população. Três anos depois, os números traduzem uma nova realidade para quem utiliza o sistema. Com a nova frota de articulados, estações reformadas e mais segurança, os passageiros voltaram a confiar no BRT. Quando a Prefeitura do Rio assumiu a gestão municipal do BRT, a média diária de passageiros era de 150 mil pessoas. Hoje já são cerca de 420 mil, ou seja, um aumento de 180%.

Antes da intervenção, o sistema dispunha de 120 ônibus em operação nos três corredores. Atualmente, a nova frota é mais de quatro vezes maior: 515 amarelinhos novinhos rodando. Toda a frota comprada para o sistema totaliza 713 ônibus.  Com mais ônibus circulando, os passageiros estão esperando menos tempo nas estações. Na Nova Transoeste, último corredor a receber os novos Euro 6, com tecnologia menos poluente, a redução dos intervalos nos horários de pico foi de até 72%. Na Transcarioca, o índice foi de 59%, e na Transolímpica, de 63%.

Ao assumir o Sistema BRT, a Prefeitura encontrou ainda 46 estações fechadas por causa de vandalismo e furtos de equipamentos. Ao final de 2021, essas estações foram reformadas e reabertas. Atualmente, todas as 120 estações do sistema encontram-se revitalizadas, trazendo mais conforto aos passageiros.

Mobi-Rio: missão de operar e requalificar o sistema

Em dezembro de 2021, foi criada a Mobi-Rio, empresa pública municipal que passou a administrar o sistema BRT. A missão é requalificar o modal, recuperar os articulados e estações, e devolver credibilidade ao sistema. Desde então, foram contratadas Foram realizadas 4.040 contratações, resultando atualmente em 3.129 funcionários no quadro, sendo deles 1.505 motoristas.

Quatro novos terminais na Transoeste

A requalificação do Sistema BRT segue a pleno vapor, investindo na transformação de quatro estações do corredor Transoeste em terminais: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Magarça. Este último foi entregue à população no final de março. Um novo módulo foi conectado ao existente e um novo terminal alimentador de ônibus e vans vindos da Estrada do Magarça foi instalado.  Um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas também foi construído.

Os investimentos nos quatro novos terminais ultrapassam R$ 180 milhões. Estas entregas são as últimas obras da requalificação.

Primeiro corredor,  Transoeste é totalmente recuperado

Em dezembro de 2023, a Prefeitura do Rio entregou uma Nova Transoeste para o carioca. Foram revitalizados 31 quilômetros da calha do BRT onde o pavimento de asfalto foi substituído por concreto. Os trabalhos aconteceram na pista desde o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, até o túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda; continuando depois da saída do túnel em direção ao futuro Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba. Os investimentos ultrapassaram os R$ 221 milhões e as obras levaram 18 meses, gerando 4.400 empregos diretos e indiretos.

Para a conclusão do trabalho, foram utilizados 52.800 m3 de concreto, o que daria para encher 28 piscinas olímpicas.

Casos de vandalismo nas estações caíram 90%

Neste tempo, houve uma redução nos casos de vandalismo nos articulados. No início da gestão, 80% da frota era vandalizada mensalmente. Hoje, o vandalismo ocorre em apenas 10%. Os novos ônibus têm mecanismos mais robustos nas portas e alçapões, não se movimentam com as portas abertas e são monitorados por câmeras internas, inclusive na cabine do motorista, além de uma externa no vidro frontal do veículo. Além disso, os próprios passageiros alertam os motoristas, que acionam o Centro de Controle Operacional, e os agentes do BRT Seguro para avisar sobre atos de vandalismo.

Nas estações, a diminuição do vandalismo foi de 90%. Essa redução se deve à reforma delas, com instalação de mecanismos que dificultam depredações, como substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas e fiação embutida; ao monitoramento da Mobi-Rio com câmeras de segurança; e ao trabalho do BRT Seguro.

Início da operação do Transbrasil e inauguração do Terminal Intermodal Gentileza

O início em fevereiro da operação da Transbrasil e a abertura do Terminal Intermodal Gentileza ampliaram o leque de conexões viárias possíveis aos passageiros cariocas. Com 25 quilômetros de extensão, 17 estações e dois terminais, o corredor opera com três linhas atualmente, todos os dias, sempre das 4h à meia-noite: a linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador); a linha 61 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – expresso); a linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador); e a linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador). Além delas há o serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão, sem paradas, que opera diariamente, das 6h à meia-noite. A estimativa é de que até 250 mil pessoas sejam transportadas diariamente neste corredor, até 2030.

O corredor Transbrasil opera com 50 ônibus articulados. Os intervalos de viagens da linha 60 são reduzidos para cinco minutos nos horários de pico. Nas linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador), os intervalos são de seis minutos durante os horários de maior movimento.

No Transbrasil, além das conexões com linhas de ônibus municipais e VLT no Terminal Gentileza, é possível aos passageiros a conexão com o corredor Transolímpica no Terminal Deodoro e o Transcarioca na Penha e no Fundão. Com o pleno funcionamento da Transbrasil, se consolida a implantação do sistema BRT na cidade, com a Zona Oeste e Centro conectados por esse corredor.

As intervenções ao longo do Transbrasil contemplaram, ainda, a conclusão de 21 passarelas, sendo 18 delas de acesso às estações, além do alargamento dos viadutos sobre a Estrada João Paulo, o metrô de Coelho Neto e a linha férrea em Guadalupe.

Programa BRT Seguro atua com 400 agentes por dia

Responsável pelo patrulhamento nos ônibus, estações e terminais do sistema BRT com a presença de agentes da Polícia Militar e Guarda Municipal, o Programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública, lançado em junho de 2021, já realizou mais de 3.300 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Também foram aplicadas mais de 17.650 multas por calote. Atualmente, 400 agentes atuam por dia no programa.

Informações: Prefeitura do Rio

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Sistema de integração abrange todas as 132 linhas do transporte público de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes aproveita a recém-entrada em funcionamento do Corredor Estrutural Oeste do BRT para lembrar os usuários que o transporte público de Sorocaba opera via sistema de integração, física ou temporal. A medida abrange todas as 132 linhas disponíveis, permitindo ao usuário trocar de ônibus, para completar sua viagem, sem pagar uma nova passagem.

City, Consor e BRT Sorocaba são as três empresas que operam o transporte no município e atuam de forma integrada. Pelo sistema de integração, em um mesmo deslocamento, pode-se utilizar mais de uma linha de ônibus, pagando apenas uma passagem. As possibilidades de deslocamento de um ponto a outro da cidade são múltiplas, porém, existem algumas regras simples que devem ser seguidas.

O sistema de integração permite até três integrações ou a utilização de até quatro linhas, dentro desse prazo máximo de uma hora e trinta minutos, contado a partir do pagamento da primeira passagem. Logo, o usuário embarca na primeira linha e pode fazer a integração com outras três linhas diferentes, se assim desejar.

Mais Informações do Transporte coletivo em Sorocaba

Existe a chamada integração física, que é realizada por meio do transbordo (troca de ônibus), dentro dos terminais urbanos Santo Antônio e São Paulo. Ao passo que a integração temporal possibilita a troca de linhas, dentro de um período máximo determinado (1h30), em qualquer ponto de ônibus do sistema. Dessa forma, não é preciso chegar aos terminais para fazer a transferência, o que pode ocorrer em paradas específicas durante o trajeto.

A integração temporal está disponível para os usuários que possuem o cartão eletrônico do sistema (Cartão Social, Cartão Vale-Transporte, Cartão Estudante) e para aqueles que realizam o pagamento via carteira digital, por meio do uso do celular. O passageiro embarca no primeiro ônibus e, na catraca eletrônica, tem o valor da tarifa descontado dos créditos do cartão. No próximo ônibus, ao encostar o bilhete, a catraca é liberada, mas sem desconto dos créditos. Basicamente, é assim que funciona.

O sistema de integração apenas não permite que o usuário faça o percurso de ida e volta com o pagamento de uma única passagem, na mesma linha. Também, não é permitido que o usuário desembarque da linha, durante o caminho, e tente pegar a mesma linha outra vez, ou, a linha que faça o mesmo trajeto, no mesmo sentido.

A matriz de toda a operação da integração no transporte público de Sorocaba, com as conexões entre as linhas, pode ser consultada no site: https://www.urbes.com.br/integracao-entre-linhas. Atualmente, o Transporte público em Sorocaba funciona com uma frota de 418 veículos. Por mês, em média são transportados cerca de 4 milhões de passageiros.

Informações: Prefeitura de Sorocaba

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Em Palmas, Inovação e renovação no transporte público marcam avanços na mobilidade urbana

Para celebrar os 35 anos da Capital, a prefeita Cinthia Ribeiro anunciou nesta quarta-feira, 14, que a Gestão Municipal foi contemplada com quase R$ 400 milhões, recursos no Novo PAC para obras em áreas importantes: saúde, educação, habitação, regularização fundiária e mobilidade urbana. Recurso que irá viabilizar a aquisição de 112 ônibus (zero quilômetro) para o transporte coletivo de Palmas. Serão cem veículos a combustão e 12 ônibus elétricos investidos no aperfeiçoamento da mobilidade urbana dos palmenses. 

Este importante capítulo da história de Palmas começou a ser escrito em 1º de dezembro de 2022, quando a gestão municipal interrompeu um monopólio de 30 anos de concessão do transporte coletivo urbano ao assumir a operação de todo o sistema. A Medida Provisória nº 5/2022, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) em  29 de dezembro de 2022, criou a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), autarquia de direito público, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana  (Sesmu). 

A tarifa atual, no valor de R$ 3,85, permanece inalterada desde 2019. Já as melhorias são visíveis, como a gratuidade nos finais de semana e feriados, a oferta de novas linhas e a renovação da frota de ônibus, proporcionando constantes melhorias no atendimento ao usuário.  Assim, a gestão investiu na valorização dos profissionais do sistema, adotando mesma política salarial que os demais servidores municipais, incluindo o auxílio-alimentação, além de melhores condições de trabalho. 

A estudante e usuária do transporte coletivo Mariana Soares Lima, de 23 anos, relata o quão significativo é poder contar com os benefícios implantados pela gestão. “Ter transporte coletivo gratuito aos finais de semana tem sido uma verdadeira revolução na minha rotina. Antes, eu sempre pensava duas vezes antes de sair de casa nos fins de semana, porque ficava preocupada com os gastos com transporte. Agora essa preocupação já não existe mais. Posso planejar e sair com meus amigos sem me preocupar com o custo do deslocamento, o que me incentiva a explorar mais ainda nossa cidade. Estou realmente grata e satisfeita por essa iniciativa”.

Renovação da frota

Em 2024, 110 veículos seminovos, de ano e modelo igual ou superior a 2019, climatizados e adaptados para o transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, foram incorporados à frota. Além de substituírem os veículos de uma das ex-concessionárias que operaram em requisição por mais tempo, os ônibus reforçaram o atendimento das linhas 010 (Eixão), 013 (Eixão exclusivo para mulheres), 020 (TO-050), 190 (NS-10), 480 (Maria Rosa), 500 (Sônia Regina), 510 (Laila-Araras) e 540 (Eixão-Taquari) nos horários de pico.

O presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Eliezer Moreira, explicou que o número de veículos necessários para a frota foi apontado por estudos realizados pelo Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) e que a ampliação da frota era uma meta desde a criação da pasta, que veio para trazer mais conforto e segurança para passageiros e motoristas

Tarifa zero

A gratuidade tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos. O benefício está previsto no Decreto Municipal Nº 2.466/2023, que institui a tarifa zero no transporte público coletivo de Palmas nos finais de semana e feriados municipais.

Linhas exclusiva e motoristas mulheres

Outra necessidade da população atendida foi a criação de uma linha exclusiva para mulheres. A medida tem o objetivo de coibir situações de assédio. O ônibus exclusivo começou a operar no dia 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher. Vale ressaltar que a linha complementar não interfere na rotina das demais rotas do transporte coletivo de Palmas. A ATCP também lançou editais inclusivos para contratação de mulheres para a cargos de motoristas. Atualmente dez profissionais do sexo feminino estão no exercício da função. 

Gratuidades

Parte da população palmense possui direito ao passe livre no transporte coletivo urbano na Capital. O benefício, regulamentado por lei, assegura a isenção de tarifas para determinados grupos, entre eles, idosos a partir dos 65 anos e aposentados. Saiba quem são os beneficiários e como ela contribui para melhorar a acessibilidade e mobilidade em Palmas.

Cartão do estudante

Estudantes de todos os níveis educacionais, que cumpram os requisitos do programa, podem adquirir benefícios no transporte coletivo da Capital e, assim, garantir o pagamento de metade do valor da passagem. Além disso, em comemoração aos 35 anos da Capital, a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP), anunciou que, a partir do dia 20 de maio, as recargas do Cartão do Estudante ocorrerão de forma automática, não havendo mais a necessidade dos estudantes irem presencialmente até a fundação para obter os créditos.

Pix

ATCP inovou recentemente ao implantar uma alternativa do método de pagamento para recarga dos cartões do Meu Busão Palmas. Agora, os cidadãos têm a opção de recarregar seus cartões utilizando pix como forma de pagamento, diretamente pelo site da agência. A recarga online oferece aos usuários a comodidade de compra dos créditos sem a necessidade de deslocamento físico. Saiba mais aqui.

Cittamobi

O aplicativo Cittamobi veio para melhorar e facilitar a oferta de orientação a usuários do transporte coletivo de Palmas. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente no celular e, por meio dele, a população pode acompanhar, em tempo real, tudo sobre o transporte coletivo de Palmas. O Cittamobi traz ainda informações sobre o mapa do itinerário da linha e a função de alarme para avisar quando o ônibus chegar ao ponto de destino. Durante a viagem, o passageiro ainda poderá acompanhar a previsão de chegada nos próximos pontos enquanto o veículo faz o trajeto. Outra facilidade do aplicativo é a inclusão para os usuários com deficiência visual. Basta acionar o comando de voz. 

Capacitações

Inúmeros cursos são frequentemente oferecidos aos motoristas do transporte público da Capital, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM), com foco no aperfeiçoamento dos condutores, admitidos desde o início das operações da ATCP. As formações e reciclagens buscam desenvolver as competências essenciais para otimizar o serviço de transporte público de Palmas.

Novos abrigos

Teve início a implantação de 325 abrigos de medidas de 2,50 x 4,0 m, além de mais 175 abrigos de 4,00 x 6,00 m, com 500 estruturas de apoio para comunicação. Ao todo, 80 abrigos serão retirados e outros 85 serão readequados ou reparados. A previsão orçamentária é de R$ 15.985,048,15.  

No Levantamento Técnico Quantitativo, com ano base 2021, foi identificado que em Palmas há mais de 790 pontos de paradas, divididos da seguinte forma: 402 abrigos de concreto; 36 abrigos metálicos; 106 placas de sinalização vertical; 229 sem placa; 14 abrigos sustentáveis e seis estações. 

Informações: Prefeitura de Palmas

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Etufor reforça frota de sete linhas do transporte coletivo

A partir desta semana, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça sete linhas do transporte coletivo para melhorar o tempo de espera dos usuários. 

As linhas que receberão reforço são 041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu, 053 - Siqueira/Papicu/Washington Soares, 066 - Parangaba/Papicu/Aeroporto, 073 - Siqueira/Praia de Iracema, 680 - José Walter/Cidade Jardim/Papicu, 810 - Papicu/Praia do Futuro, além da linha 833 - Cidade 2000/Centro.

Cada linha receberá um acréscimo de um (01) veículo, após estudo de demanda de passageiros pela Etufor. Entre as linhas avaliadas, a que conta com maior demanda é a 041, que alcança uma média de 8309 passageiros por dia e é programada para operar com 17 veículos e intervalo de 8 minutos no pico. 

Outra linha relevante é a 680, que conta com quinze veículos, em intervalo de 8 minutos, atendendo 6662 passageiros por dia. A avaliação da oferta de veículos é feita diariamente pelo órgão, que identificou um aumento de demanda nessas rotas. “As linhas são avaliadas permanentemente, levando em conta a demanda por faixa horária”, explica Raimundo Rodrigues, presidente da Etufor.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

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Transolímpica: número de passageiros aumentou mais de 150% após compra da nova frota de ônibus

Desde que a Prefeitura do Rio assumiu o compromisso de recuperar o sistema BRT, no início de 2021, a população carioca só vem recebendo boas notícias. A compra de uma nova frota de ônibus articulados, assim como a reforma de todas as estações e reabertura das que estavam fechadas, levaram mais conforto aos usuários e reduziram os intervalos das viagens. Na Transolímpica, por exemplo, o número de passageiros aumentou mais de 150% nos últimos três anos, com a média diária passando de 19 mil (março de 2021) para 49 mil (março de 2024).

A Transolímpica tem 23 quilômetros, ligando Deodoro ao Recreio dos Bandeirantes. O corredor foi o primeiro do sistema BRT a operar com os novos ônibus amarelinhos. Com mais articulados em operação, houve uma redução de até 63% nos intervalos das linhas nos horários de pico.

Os novos ônibus contam com moderna tecnologia e são equipados com telemetria para análise de desempenho. Há interação com o usuário (microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações e alto-falantes), câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura, área reservada a pessoas com deficiência e tomadas USB, entre outros itens.

Reconstrução do transporte público carioca

Com objetivo de resgatar a eficiência do sistema e devolver uma boa prestação de serviço aos usuários, a Prefeitura decidiu assumir a operação do BRT, que estava nas mãos da iniciativa privada. Em março de 2021 ocorreu a intervenção do sistema e, em fevereiro de 2022, foi decretada a caducidade do contrato de concessão, em função do descumprimento por parte dos concessionários de obrigações contratuais de prestação de um serviço de transporte público adequado. A Mobi-Rio, empresa pública municipal, passou a ser responsável pela operação do BRT.

Sob a gestão da Prefeitura, todas as estações foram reformadas e reabertas e, para renovar a frota, houve a compra de novos ônibus. Desde que a Prefeitura assumiu o sistema, em 2021, a média diária de passageiros transportados aumentou de 150 mil para cerca de 420 mil (pagantes + gratuidades).

A reconstrução do transporte público carioca inclui ainda a implantação gradual do Jaé, novo sistema de bilhetagem digital, nos modais de transporte público coletivo regulados pelo município. Outro destaque é o acordo judicial firmado entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público Estadual e os consórcios operadores de ônibus, que possibilitou a retomada de mais de 160 serviços de ônibus na cidade.

Informações: Prefeitura do Rio

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