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Prefeitura de Curitiba encaminha à Câmara Municipal projeto de lei para aquisição de 70 ônibus elétricos

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

A Prefeitura enviou à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) projeto de lei que permitirá a compra dos primeiros 70 ônibus elétricos que serão integrados à frota da cidade em 2024. A proposta, encaminhada na sexta-feira (8/12), prevê investimento de R$ 317 milhões nos veículos, que serão adquiridos pelas empresas com subsídio da Prefeitura, de acordo com o atual contrato de concessão, e permite que os ônibus retornem ao município em 2025, quando se encerra o atual convênio. 

O projeto de lei é mais um passo de Curitiba rumo à eletromobilidade. A descarbonização da frota está alinhada ao objetivo de tornar a cidade mais sustentável ambientalmente, dentro do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que traduz o empenho em consolidar uma política climática com ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A meta é que 33% da frota de ônibus da cidade seja zero emissões até 2030, percentual que deve evoluir para 100% até 2050. 

A eletrificação da frota também é uma das prioridades do novo contrato de concessão do transporte coletivo, a partir de setembro de 2025. O atual contrato, em vigor desde 2008, não será renovado. A Prefeitura já contratou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para a formatação do novo modelo de concessão que prevê a modernização do sistema, a reestruturação dos serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte e a descarbonização gradual da frota.
Para possibilitar a aquisição dos veículos elétricos antes da nova concessão, a proposta da Prefeitura acrescenta três artigos à lei número 12.597 de 17 de janeiro de 2008, que regula o atual contrato do transporte coletivo, que se encerra em agosto de 2025. 
“O projeto de lei é necessário para permitir o subsídio e assegurar o retorno imediato da frota de ônibus elétricos para a Prefeitura, com o fim do atual contrato de concessão, e também para evitar que a aquisição de elétricos tenha impacto no valor da tarifa. Mesmo com a compra dos ônibus elétricos, não haverá reajuste da tarifa em 2024”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar no transporte coletivo até junho de 2024, nas linhas Interbairros II e Ligeirinhos.Segundo o presidente da Urbs, o valor de R$ 317 milhões será utilizado para a compra de ônibus tipo padron e articulado. “Inicialmente prevíamos apenas a compra de veículos padron, de 12,8 metros. Mas como os ônibus vão circular também na linha Interbairros II houve a necessidade de elevar o investimento para R$ 317 milhões”, explica.  Pelo cronograma, o planejamento é fazer a aquisição em cinco lotes:  16 ônibus modelo padron piso alto em abril, 20 padron piso alto em maio, 14 articulados de piso baixo em junho, 14 articulados de piso baixo em julho e 6 padron piso baixo em agosto. 

Pela proposta encaminhada à CMC, a Prefeitura, por meio da Urbs, subsidiará a compra dos ônibus e a infra-estrutura de recarga reutilizável (carregadores elétricos), que serão revertidos ao FUC (Fundo de Urbanização de Curitiba) ao fim do contrato de concessão. A subvenção será feita por meio de conta em instituição financeira que poderá ser acessada pelas empresas exclusivamente para a aquisição dos ônibus. 

Dessa maneira, não serão pagas às empresas nem a amortização de capital e nem a rentabilidade sobre os ônibus elétricos. Um termo aditivo, celebrado entre as empresas e a Urbs, vai estabelecer o percentual de remuneração pela prestação do serviço e a taxa de utilização da área de garagem.  

Testes
A compra dos 70 ônibus levará em conta os testes com ônibus elétricos promovidos pela Urbs entre abril e novembro deste ano.
Curitiba foi a primeira cidade do país a fazer testes estruturados de ônibus elétricos. Foram avaliados sete veículos de quatro fabricantes: BYD, Volvo, Eletra e Marcopolo. Nos testes, realizados nas linhas Interbairros II e Inter 2, foram avaliados desempenho operacional, consumo e desgaste de pneus.  Confira aqui o resultado dos testes técnicos.  

Tire suas dúvidas sobre a compra de ônibus elétricos

Por que a Prefeitura vai adquirir 70 ônibus elétricos?
O objetivo é tornar a cidade mais ambientalmente sustentável. Com zero emissões e sem ruídos, os ônibus elétricos são considerados o futuro da mobilidade nas cidades. A meta de Curitiba, de acordo com o PlanClima, é que 33% da frota de ônibus seja zero emissões até 2020, percentual que deve chegar a 100% até 2050.

Haverá impacto na tarifa ao usuário?
Não haverá impacto na tarifa paga pelo usuário.

Por que a necessidade de um projeto de lei para a compra de ônibus elétricos?
Primeiro, porque é necessária uma lei para autorização do subsídio de R$ 317 milhões. Segundo, porque o artigo 17 da Lei 12.597/2008, que regula o atual contrato de concessão - que se encerra em 2025 e que não será renovado -, prevê que não serão considerados bens reversíveis os veículos e frota de ônibus. É necessário alterar a lei para prever a reversibilidade desses bens, porque é ela que permite que o projeto possa ser efetivado, já que faltam dois anos para o fim da concessão. 

Devido ao curto período de tempo que resta para a concessão se encerrar, não há como pagar integralmente um veículo elétrico ao concessionário sem que este bem passe a compor o patrimônio do município ao final da concessão.

O que estabelece o projeto de lei?
É uma norma específica que autoriza a subvenção do valor a ser investido pelos concessionários para aquisição de frota elétrica. Prevê também a reversibilidade desses bens, e traz algumas regras gerais do que o termo aditivo deverá observar em relação à remuneração das concessionárias.

Quais as mudanças no regime de aquisição do veículo elétrico em relação ao veículo à combustão?
Previsão de reversibilidade dos veículos, previsão de que parte da infraestrutura de recarga também será revertida ao poder público. Muda, em parte, a lógica remuneratória. Sai diesel e entra eletricidade.

A Prefeitura anunciou inicialmente investimento de R$ 200 milhões. O valor foi corrigido para R$ 317 milhões. Por que?
O valor de R$ 200 milhões previa a aquisição inicialmente de ônibus tipo padron, de 12,8 metros. Porém para o funcionamento da linha Interbairros 2 são necessários ônibus articulados, o que eleva a necessidade de recursos para R$ 317 milhões.

A Prefeitura vai subsidiar esse valor, que será repassado para as empresas em uma conta bancária vinculada. Por que a Prefeitura não adquire diretamente os veículos, já que eles precisarão ser revertidos ao FUC no fim de contrato de concessão?
Porque os atuais contratos de concessão estão plenamente vigentes e nas regras atuais quem compra veículo é o concessionário. Não seria possível comprar veículos e obrigar os concessionários a operar, ceder mão de obra ou a ceder espaço de sua garagem, pois o que foi licitado no atual contrato foi a delegação do serviço público de transporte coletivo como um todo e não simples contratos administrativos de locação de garagem, cessão de mão de obra ou gerenciamento de frota pública. 

Por que não será feita uma licitação?
Porque não há como obrigar os concessionários a operar frota pública, ou a ceder sua garagem, nem mesmo ceder empregados para operarem frota pública. Estando vigentes os contratos de concessão atuais, a regra é de que quem compra veículo é o concessionário, que deverá o fazer por sua conta e risco, contudo, deve ser devidamente remunerado e, no caso, por faltar apenas dois anos para o fim dos contratos, os bens precisam ser revertidos. 

Além disso, se a URBS fosse licitar a aquisição dos veículos elétricos também teria que licitar a infraestrutura de recarga, fornecimento de energia e locação de espaço para garagens, porque não seria possível obrigar os concessionários a ceder a deles, já que não são eles que estão adquirindo os veículos, tratando-se de compra fora do contrato de concessão. Além disso, seria necessário licitar mão de obra de motoristas e funcionários administrativos para a operação, gestão de frota, tornando o projeto inviável no curto prazo. Isso concorreria com os contratos atuais, o que poderia fazer com que os concessionários pedissem reequilíbrio no contrato deles.

Quem vai pagar pela energia contratada para abastecimento dos ônibus elétricos?
 O FUC. Substitui o diesel pelo custo de energia

Como será a remuneração das empresas?
A remuneração das empresas será sobre a operação do serviço.

Como fica o cálculo da tarifa técnica?
A tarifa técnica para os ônibus elétricos terá planilha separada dos ônibus à diesel, evidenciando separadamente os custos de operação de cada um e sem impacto no valor final pago pelo usuário.

Informações: URBS

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VLT de Sorocaba a Iperó – Cidade pode ganhar Veículo Leve sobre Trilhos ligando os dois municípios

A Prefeitura de Sorocaba recebeu no último dia 28, a visita do secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e integrantes de sua equipe, no sexto andar do Paço Municipal, onde foram recepcionados pelo prefeito Rodrigo Manga e secretários municipais.

Durante o encontro, o secretário estadual confirmou, novamente, o interesse do Governo do Estado de São Paulo em dar andamento célere ao projeto de implantação do trem de passageiros no município, um trem intercidades ligando Sorocaba a São Paulo capital, que deverá ter start em 2025, quando será realizado o leilão referente a esse trecho.


Além disso, há também o intuito de tocar o projeto de instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligaria Sorocaba à cidade de Iperó (distante a 60 km). “Para o projeto do VLT, será fundamental termos igualmente o aval e o envolvimento do governo federal”, afirmou o secretário de Estado, que adiantou que o governo estadual vem elaborando um grande plano de mobilidade urbana, o qual abrange várias regiões de São Paulo, e Sorocaba deverá ter participação relevante nesses novos projetos.

É um tema cujas discussões, na esfera federal, também deverão avançar, em breve. E, havendo, da mesma forma, o aceite por parte dessa esfera de governo, Sorocaba deverá ser o primeiro município do interior de São Paulo a ter a instalação de um VLT.

“Ficou claro que há um grande interesse, por parte do governo paulista, de trazer esse grandioso projeto para o nosso município. O que dependemos, agora, é de avançar essa discussão também no âmbito do governo federal, viabilizando a realização desse importante trecho no projeto de retomada do transporte ferroviário em nosso Estado. Tanto que, se de fato isso for aprovado, Sorocaba será a primeira cidade do interior paulista a receber um VLT”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Informações: Sorocabanices

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Câmara de Goiânia analisa projeto que garante pagamento de subsídios às concessionárias do transporte coletivo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia analisou, em reunião extraordinária nesta terça-feira (12), projeto de lei complementar (PLC 18/2023) para garantia de pagamento dos valores devidos pelo Município, a título de complemento tarifário, às concessionárias do Sistema Integrado de Transporte da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo da Grande Goiânia (SIT/RMTC). Segundo o texto, de autoria do Executivo, a medida possibilitará manutenção do atual valor da passagem – R$ 4,30.

O PLC destina receitas obtidas da exploração da Área Azul, da Loteria Municipal ou de créditos transferidos pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para pagamento da cota da Prefeitura ao serviço de transporte urbano.

“O Município de Goiânia assumiu obrigações financeiras relacionadas ao repasse de valores para compensação de déficit tarifário que seja constatado na prestação dos serviços de transporte público coletivo de passageiros do SIT/RMTC, para assegurar que o referido déficit não onere os usuários, tampouco as prestadoras”, justifica a proposta da Prefeitura.

“Embora a obrigação de pagamento do complemento tarifário já exista e venha sendo cumprida pelo Município desde 2021, faz-se necessária, neste momento, a formalização da garantia de continuidade e regularidade do fluxo de pagamentos, como forma de prevenir e remediar, em longo prazo, a hipótese de pagamento insuficiente da quota-parte do complemento tarifário ou de inadimplemento completo por parte do Município, justificando a constituição dos mecanismos de garantia de que trata o presente projeto de lei complementar”, completa.

Informações: Câmara de Goiânia

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Em Porto Alegre, Faixa exclusiva na avenida Ipiranga é qualificada

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) implantou a sinalização de novos trechos de faixas exclusivas para o transporte público na avenida Ipiranga, sentido Centro-bairro, que vão ampliar o espaço com prioridade para os ônibus e táxis na Capital. O início da operação dos mais de 4,6 quilômetros  está previsto para o final de janeiro, e até lá os motoristas não serão autuados. Com a implantação, Porto Alegre passará a contar com mais de 100 quilômetros de vias de uso exclusivo do transporte público, entre 42,2 quilômetros de faixas azuis e 61,5 quilômetros de corredores de ônibus, que contribuem para a regularidade das operações e mais agilidade nas viagens de ônibus para os porto-alegrenses. 

O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, destaca a importância das faixas exclusivas. “Estas medidas de priorização do transporte coletivo, como ocorrem em todas as cidades desenvolvidas do mundo, são um sinal de civilidade e progresso. Tornam o transporte público mais atrativo e podem estimular sua preferência em relação ao automóvel, e assim reduzir congestionamentos”, destaca Bisch Neto.

A faixa exclusiva da avenida Ipiranga, no sentido Centro-bairro, qualifica o atendimento aos estudantes da PUC-RS e do Campus Agronomia da UFRGS. Ela vai operar em três trechos a partir da rua São Manoel, bairro Santana, até a rua Evaristo da Veiga, no Partenon. A priorização terá continuidade a partir da avenida Guilherme Alves até a alça de saída da avenida Salvador França. E, após o cruzamento com a Terceira Perimetral, a partir da alça de ingresso na avenida Ipiranga até a avenida Elias Cirne Lima, onde vai se unir à faixa já implantada em janeiro de 2019, com 900 metros, até a avenida Antônio de Carvalho. 

A medida integra as ações do Mais Transporte, programa com o objetivo de qualificar o serviço prestado aos usuários, com maior eficiência operacional e transparência das informações. O mapa com a localização de todos os trechos de priorização para o transporte público implantados na Capital está publicado no Portal de Transparência da EPTC, na página do Observatório de Mobilidade.. Seu objetivo é disponibilizar amplo acesso às informações de mobilidade da capital gaúcha. 

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Ônibus elétrico da Higer circula em Niterói

O modelo Azure A12BR da Higer realiza desde o fim de novembro uma série de testes com transporte de passageiros em Niterói. A iniciativa é uma ação da TEVX Higer a convite da Prefeitura da cidade.

O veículo opera na linha  49.2 Fonseca x Icaraí x Centro. O Prefeito Axel Grael fez uma viagem no veículo e observou detalhes do lay out interno, a rampa de acesso e recebeu explicações técnicas da equipe da Higer.

Elétrico, com zero emissões de gases e ruídos e autonomia de 270 km, o Azure chama atenção pelo conjunto de acessibilidade, sendo o único projetado com piso baixo total e um exclusivo sistema de “ajoelhamento” de suspensão,  que proporciona maior segurança, conforto e facilidade no embarque e desembarque de passageiros. Na parte interna, o veículo conta com corredores largos e rampa de acesso na porta central, fundamentais para os passageiros com mobilidade reduzida.

“O nosso ônibus foi desenvolvido para proporcionar a melhor experiência em viagem urbana  aos usuários e a população de Niterói está experimentado na prática a qualidade e conforto que conseguimos imprimir, custo operacional otimizado para o Operador”, ressalta Adriana Taqueti, gerente de vendas e marketing da TEVX Higer.


Dentro do veículo o usuário encontra toda a tecnologia que faz desse modelo uma referência em 138 países, com mais de 9000 unidades  vendidas. Luzes coloridas de LED trazem o benefício da cromoterapia aos passageiros, que ainda podem aproveitar do wi-fi e dos carregadores USB posicionados nas laterais para quem viaja sentado e nos balaústres para quem circula em pé.

Há ainda um sistema de ar condicionado ecológico sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais. A solução oferece um ambiente melhor climatizado em qualquer estação do ano, o que é complementado por vidros com tratamento UV. 

O veículo elétrico operará na cidade durante 15 dias, nesta primeira fase, oferecendo viagens normais em dias úteis, sábados e domingos. Todos os motoristas e operadores envolvidos receberam um treinamento ministrado pelos instrutores da Higer.

Informações: TEVX HIGER

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Prefeito de SP anuncia tarifa zero nos ônibus aos domingos

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta segunda-feira, 11, que a cidade vai adotar a tarifa zero nos ônibus aos domingos. A medida já valerá a partir do próximo final de semana, dia 17 de dezembro. O anúncio acontece após Nunes se reunir com técnicos da SPTrans para decidir como seria a implementação do projeto.

Segundo estimativas da prefeitura, 2,2 milhões de pessoas utilizam o ônibus aos domingos, por meio de 4.830 ônibus de 1.175 linhas. Os feriados de Natal, Ano-Novo e aniversário da cidade (25 de janeiro) também terão tarifa zero.

Segundo o prefeito da capital, o custo da tarifa zero será de R$ 283 milhões ao ano. Nunes disse que não haverá aporte de recursos, apenas renúncia de receita, já que quantia corresponde ao tanto que a prefeitura recebe de tarifa aos domingos. 

A tendência de passe livre em cidades do Brasil tem crescido nos últimos anos. Municípios da grande São Paulo, como Vargem Grande Paulista e São Caetano do Sul, até em outros estados, como Caucaia, a segunda mais populosa do Ceará, implementaram a medida. 

Na última quarta-feira, 6, a Subcomissão da Tarifa Zero, vinculada à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, apresentou e aprovou um relatório que indicava a necessidade de se implantar a gratuidade no transporte coletivo da capital paulista sugerindo ao Executivo municipal que essa implantação possa ocorrer de maneira gradativa.

A sugestão do relator, o vereador Sidney Cruz (Solidariedade), foi para que a prefeitura adotasse a a tarifa zero aos domingos, ou restrita apenas ao horário noturno, ou beneficiando inicialmente apenas pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) para programas sociais do governo federal e aos desempregados constantes no Caged (Cadastro Geral de Desempregados), ou ainda que a prefeitura possa disponibilizar, em caráter experimental, linhas de ônibus gratuitas que circulam pelas periferias da capital paulista.

Sobre o impacto financeiro, a Subcomissão indicou que uma implementação integral faria com que  a cidade de São Paulo ampliasse os subsídios das empresas de transporte público, em cerca de R$ 5 bilhões anuais a mais, para cobrir a valor recebido das catracas.

No final de novembro, o plenário da Câmara dos Vereados aprovou em primeiro turno o texto substitutivo do PL (Projeto de Lei) 578/2023, da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2024 que sugere um valor de R$ 500 milhões para a prefeitura dar início à implantação da Tarifa Zero no transporte público municipal. 

Informações: EXAME

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Renovação da frota do BRT do Rio completa um ano com bons resultados

Em dezembro de 2022, os primeiros ônibus amarelinhos começavam a rodar nas pistas exclusivas do BRT. Em um ano, a chegada dos novos veículos para a requalificação do Sistema BRT, iniciada em 2021, apresenta reflexos positivos, como o aumento no número de passageiros transportados diariamente. Quando a Prefeitura assumiu o sistema, em 2021, a média diária era de 150 mil. Hoje, está em cerca de 360 mil (pagantes + gratuidade).

No dia 16 de dezembro de 2022, a Prefeitura entregou os primeiros 48 ônibus amarelinhos para circular no corredor Transolímpica. Com mais ônibus rodando, foi percebida a redução nos intervalos das linhas. A queda foi de até 42% no horário de pico – passando de 12 minutos para sete de espera. Após a chegada da nova frota, a média de passageiros transportados em dia útil passou de 24 mil (pagantes + gratuidades) para cerca de 47 mil atualmente.

Em março deste ano, foi a vez do Transcarioca ter 100% da frota renovada. O corredor recebeu 110 novos carros, entre articulados e ônibus tipo padron. A média dos intervalos diminuiu mais de 50% nos horários de pico. Já a média diária de passageiros (pagantes + gratuidades) passou de 80 mil para 123 mil atualmente.

A requalificação do sistema significou para os seus usuários menos tempo de espera, mais rapidez para chegar ao destino, mais conforto no deslocamento e mais qualidade de vida.

Requalificação do Sistema BRT

No final de 2016, havia cerca de 400 articulados circulando nos três corredores: Transcarioca, Transolímpica e Transoeste. No início da atual gestão, em março de 2021, apenas 120 estavam em condições de rodar, sendo que a maioria em estado extremamente precário. Em março de 2021, o município fez a intervenção no sistema e iniciou a implementação de medidas para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. Houve aumento da oferta de articulados e foram criadas linhas eventuais, batizadas de “Diretão”.

A Prefeitura comprou no ano passado novos ônibus para os corredores Transolímpica, Transcarioca e Transoeste. O corredor Transbrasil, previsto para ser inaugurado em janeiro, também receberá os amarelinhos.

Reforma das estações do BRT

A Prefeitura, por meio da Mobi-Rio, já reformou 120 estações do Sistema BRT. Entre as melhorias realizadas estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas.  Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual e reforço na iluminação.

Informações: Prefeitura do Rio

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Novos veículos do transporte coletivo de Palmas entram em operação

Os novos veículos que chegam para integrar o sistema do transporte coletivo municipal já começaram a operar nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 11. De acordo com a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), os ônibus estão sendo inseridos de forma gradativa, atendendo às necessidades dos itinerários das linhas, para proporcionar mais eficiência aos serviços ofertados aos usuários palmenses.


Eles contam com tecnologia mais moderna. Tem capacidade regular para atender 44 passageiros sentados e outros 30 em pé, com ar-condicionado com 136 mil btus, mais potentes que os equipamentos usados na frota antiga, suspensão pneumática, sistema de monitoramento interno e seguro para terceiros. Além disso, os veículos são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, dentre outros equipamentos e acessórios de segurança exigidos pelos órgãos de fiscalização. 

Para o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros, o reforço dos veículos faz parte do plano de ação da gestão municipal para modernizar toda frota, em substituição aos equipamentos antigos. “As melhorias que estão sendo propostas visam reduzir a superlotação dos veículos, e, consequentemente, diminuir o tempo de espera, com mais acessibilidade e conforto aos usuários. Estamos na expectativa também da chegada de outros 40 veículos nos próximos dias, de um total de 100 ônibus previsto no edital de contratação”, ressaltou.

A entrega dos 30 novos veículos de locação foi feita na última sexta, 8, com a participação da prefeita Cinthia Ribeiro. A aquisição, no formato de locação, segue as diretrizes da regência de execução das despesas públicas e nas condições previstas no contrato firmado com a empresa Atlântico Transportes Ltda, com custo mensal de R$ 1,5 milhão.

Informações: Prefeitura de Palmas

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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