O mês de março bateu o recorde de passageiros transportados no VLP (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétrico. Foram 6.470 usuários transportados, o que reforça a boa aceitação do novo modal do transporte público de São José dos Campos. Entre janeiro e fevereiro foram transportados cerca de 8 mil usuários. As viagens teste do VLP estão sendo realizadas há cerca de quatro meses. Somente no mês de março, os veículos rodaram 3.955 quilômetros em 221 viagens.
O VLP percorre um trajeto especial criado para o teste do modal e utiliza a estrutura dos pontos de ônibus já existentes. No futuro, o veículo irá percorrer a Linha Verde, corredor expresso que está em construção e que terá estações especiais de embarque e desembarque, projetadas para o modal.
As viagens são realizadas durante a semana, de segunda-feira a sexta-feira, nos sentidos região sul/Terminal Central e sentido contrário, em um percurso de cerca de 11 quilômetros por viagem, entre 10h e 16h. Não há cobrança de passagem.
A fase experimental segue até o início da operação do novo sistema de transporte coletivo com veículos elétricos e com a entrega da primeira etapa da Linha Verde.
A operação está sendo monitorada por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e comprovou a eficiência energética dos veículos, que trafegam em média 250 quilômetros com carga cheia. O carregamento completo de cada veículo dura cerca de três horas. Os veículos são carregados na estação de carregamento do Terminal sul 1, no Campo dos Alemães.
Trajeto
Para a operação piloto, foi elaborado um trajeto especial ligando a região sul, a mais populosa da cidade, até o terminal Rodoviário de São José.
Nas viagens experimentais, os VLPs trafegam pelos principais corredores das regiões central e sul, como as avenidas São José e Madre Thereza, Dr. Adhemar de Barros e Heitor Villa Lobos, pontos de integração como a Praça do Rotary, além das avenidas Florestan Fernandes (Anel Viário), Dr. João Batista de Souza Soares e Estrada Velha, cortando as ruas Bacabal e Candeias, passando pelo Condomínio Eldorado e com ponto final na rua Manuel Vieira, em frente a faculdade Anhanguera. No total, São José adquiriu doze veículos articulados 100% elétricos, que serão integrados ao transporte público.
Os VLPs de São José têm o primeiro sistema urbano de transporte público do país com tecnologias de biossegurança, exigidas pela Prefeitura no projeto --um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.
O conforto é uma das características do VLP. As poltronas são estofadas com apoio de cabeça e entradas USB. Cada veículos tem capacidade para 168 passageiros, com acesso e espaços para cadeirantes.
As portas contam com vão livre nos conceitos widedoor e slidedoor, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de um sistema que evita que elas fechem quando há qualquer movimento próximo.
Para maior segurança dos usuários, os veículos têm seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho.
Autonomia
O VLP tem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio, com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas. A iluminação externa tem faróis em full led.
Os espelhos retrovisores foram substituídos por duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que o motorista vejam pontos cegos e tenha facilidade de manobra, aumentando a segurança no trânsito.