Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Gasolina mais cara faz pessoas trocarem carro por ônibus

quinta-feira, 9 de junho de 2022


Uma pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) procurou descobrir se há correlação entre o aumento no preço dos combustíveis e o aumento na procura por transporte público.

Com a cidade de Curitiba como base, os pesquisadores descobriram que, a cada R$ 0,10 a mais no preço do litro do combustível, cresce em cerca de 5 mil pessoas por mês a demanda pelas seis linhas do BRT (Bus Rapid Transit), os ônibus de transporte rápido que operam na capital paranaense.

Carro ainda fica na garagem
O estudo reuniu informações relativas a um intervalo de 10 anos (de 2010 a 2019, portanto antes da pandemia) e foi publicado na revista "Sustainability", que reúne artigos científicos sobre biologia, medicina, negócios e ciências sociais.

“É importante notar que essa substituição [do carro pelo ônibus] não é definitiva, uma vez que os passageiros ainda ficam com o carro (ou motocicleta) e podem voltar a usá-lo caso o preço do combustível volte a baixar”, ressalta o texto, que pode ser lido online.

A pesquisa também traz outro dado interessante: cada carro nas ruas elimina 25 passageiros ou viagens do sistema BRT e que cada motocicleta elimina 201 passageiros ou viagens do BRT.

“Essa diferença vem do fato de que a motocicleta é melhor para muitas viagens de pequenos trajetos, as quais seriam caras se feitas de transporte público, uma vez que cada viagem custaria um ticket. Considerando isso, é possível afirmar que a substituição pelas motos tende a ser definitiva, especialmente em grandes centros urbanos onde, em adição ao custo, a mobilidade é complicada e as áreas de estacionamentos são poucas e caras. Em conclusão, os trabalhadores envolvidos com delivery e serviços de última milha estão saindo do sistema [de transporte público] assim que conseguem comprar uma moto ou bicicleta”, diz o estudo.

Informações: AutomotiveBusiness

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960