Uma pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) procurou descobrir se há correlação entre o aumento no preço dos combustíveis e o aumento na procura por transporte público.
Com a cidade de Curitiba como base, os pesquisadores descobriram que, a cada R$ 0,10 a mais no preço do litro do combustível, cresce em cerca de 5 mil pessoas por mês a demanda pelas seis linhas do BRT (Bus Rapid Transit), os ônibus de transporte rápido que operam na capital paranaense.
Carro ainda fica na garagem
O estudo reuniu informações relativas a um intervalo de 10 anos (de 2010 a 2019, portanto antes da pandemia) e foi publicado na revista "Sustainability", que reúne artigos científicos sobre biologia, medicina, negócios e ciências sociais.
“É importante notar que essa substituição [do carro pelo ônibus] não é definitiva, uma vez que os passageiros ainda ficam com o carro (ou motocicleta) e podem voltar a usá-lo caso o preço do combustível volte a baixar”, ressalta o texto, que pode ser lido online.
A pesquisa também traz outro dado interessante: cada carro nas ruas elimina 25 passageiros ou viagens do sistema BRT e que cada motocicleta elimina 201 passageiros ou viagens do BRT.
“Essa diferença vem do fato de que a motocicleta é melhor para muitas viagens de pequenos trajetos, as quais seriam caras se feitas de transporte público, uma vez que cada viagem custaria um ticket. Considerando isso, é possível afirmar que a substituição pelas motos tende a ser definitiva, especialmente em grandes centros urbanos onde, em adição ao custo, a mobilidade é complicada e as áreas de estacionamentos são poucas e caras. Em conclusão, os trabalhadores envolvidos com delivery e serviços de última milha estão saindo do sistema [de transporte público] assim que conseguem comprar uma moto ou bicicleta”, diz o estudo.
Informações: AutomotiveBusiness
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