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SPTrans reforça frota de ônibus para provas do Enem

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Para facilitar o deslocamento dos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, que acontecerá nestes sábado, 24, e domingo, 25, a SPTrans determinou reforço operacional de frota em 63 linhas de ônibus distribuídas em toda a cidade.

Nas regiões em que as provas serão aplicadas haverá mais ônibus disponíveis aos estudantes e o sistema municipal de transporte vai operar com 70% da frota total de um dia útil também no final de semana, informa a Diretoria de Planejamento da SPTrans.

As linhas que terão mais coletivos disponíveis estão distribuídas da seguinte forma: 18 na Zona Norte, 17 na Zona Leste, 15 nas zonas Sul, oito linhas na Zona Oeste e cinco na Sudeste.

Para garantir a acessibilidade dos estudantes aos locais das provas, a Avenida Paulista será aberta aos ciclistas e pedestres apenas entre 13h e 17h. A ideia é manter a circulação do transporte coletivo e dos carros na avenida até o início do exame.

Após a abertura da via para lazer, os ônibus seguirão itinerários alternativos até o final da prova. Entre as 63 linhas reforçadas por conta do Enem, cinco circulam pela Paulista. (confira na relação abaixo)

Devido ao grande número de pessoas inscritas para o exame as demais linhas da cidade serão monitoradas pela Central de Controle Operacional (CCO) da SPTrans e, caso necessário, também receberão reforço de veículos. 

Olho Vivo em tempo real

O exame será aplicado em escolas de diferentes bairros paulistanos e para não chegar atrasado, os estudantes podem ficar atentos aos itinerários do transporte público por meio do Olho Vivo, um sistema de monitoramento por meio do qual é possível acompanhar em tempo real a localização exata do ônibus em que se pretende embarcar, saber em quanto tempo e quais linhas de ônibus se aproximam do ponto em que uma pessoa está ou planeja utilizar.

Confira abaixo as linhas que terão frota reforçada no domingo.
As linhas em laranja circulam pela Avenida Paulista.

Norte

938L-10 - T.T.V.N.CACHOEIRINHA – LAPA
8000-10 – TERMINAL LAPA – PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO
8100-10 - TERMINAL PIRITUBA - TERMINAL LAPA
917H-10 - TERMINAL PIRITUBA – METRÔ VILA MARIANA * 
139A-10 – VILA IORIO – LAPA
9009-10 – COHAB BRASILANDIA – T.T.V.N.CACHOEIRINHA
172K-10 JD. TREMEMBE - METRÔ TATUAPÉ
172R-10 - JAÇANÃ - METRÔ BELÉM
106A-10 - METRÔ SANTANA - ITAIM BIBI
107T-10 METRÔ TUCURUVI - TERMINAL PINHEIROS
118C-10 - JD. PERY ALTO - METRÔ SANTA CECÍLIA
148P-10 JARDIM PERY - TERM. BARRA FUNDA
175T-10 - METRÔ SANTANA - METRÔ JABAQUARA
1766-10 JD. CABUÇU - METRÔ SANTANA
178L-10 LAUZANE PAULISTA - HOSP. DAS CLINICAS *
2104-10 METRÔ SANTANA - TERM. PQ. D. PEDRO II
271F-10 - SHOP. CENTER NORTE - METRÔ BELÉM
1732-10 VILA SABRINA - METRÔ SANTA CECÍLIA

Leste

3301-10 - TERM. SÃO MIGUEL - TERM. PQ. D. PEDRO II
352A-10 - JD. HELENA - TERM. SAO MATEUS
4210-10 - TERM. CIDADE TIRADENTES - TERM. PQ. D. PEDRO II
4310-10 - E. T. ITAQUERA - TERM. PQ. D.PEDRO II
4314-10 – INÁCIO MONTEIRO – TERM. PQ. D. PEDRO II
372U-10 - VILA SANTA ISABEL - METRÔ TATUAPÉ
3763-10 – TERM. VILA CARRÃO – METRÔ TATUAPÉ
2002-10 – TERM. PQ.  D. PEDRO II - TERM. BANDEIRA
2100-10 – TERM. VILA CARRÃO - PÇA. DA SÉ
3160-10 – TERM. VILA PRUDENTE - TERM. PQ. D. PEDRO II 
4113-10 – GENTIL DE MOURA - PÇA. DA REPÚBLICA
408A-10 – MACHADO DE ASSIS - CARDOSO DE ALMEIDA
3539-10 – CIDADE TIRADENTES - METRÔ BRESSER
407E-10 – JD. SANTO ANDRÉ – METRÔ CARRÃO
407R-10 – TERM. VILA CARRÃO – METRÔ BELÉM 
407N-10 – TERM. CIDADE TIRADENTES – METRÔ PENHA
372F-10 - UNIV. SÃO JUDAS TADEU - METRÔ BRESSER

Sudeste

475R-10 - JD. SAO SAVERIO - TERM. PQ. D.PEDRO II
478P-10 - SACOMA – POMPEIA *
5034-10 - VILA LIVIERO - TERM. SACOMA
5110-10 - TERM. SÃO MATEUS - TERM. MERCADO
4032-10 – VILA DAS MERCES – UNIP

Sul

5123-10 - JD. MIRIAM - HOSPITAL SAO PAULO
6030-10 – UNISA/CAMPUS 1 ATÉ V.SÃO JOSÉ - TERM. STO. AMARO
675G-10 - PQ RES. COCAIA - METRÔ JABAQUARA
6000-10 - TERM. PARELHEIROS - TERM. STO. AMARO
5290-10 - DIV. DIADEMA - PCA. JOAO MENDES
875A-10 - AEROPORTO - PERDIZES (VIA ARATÃS)
5111-10 - TERM. STO. AMARO - TERM. PQ.D. PEDRO II
6001-10 - TERM. CAPELINHA - TERM SANTO AMARO
737A-10 - TERM JD ÂNGELA - TERM  STO AMARO
807A-10 TERMINAL CAMPO LIMPO - TERM. SANTO AMARO
809P-10 TERMINAL CAMPO LIMPO - TERM. PINHEIROS
669A-10 - TERM. STO. AMARO - TERM. PRINC. ISABEL
8605-10 TERMINAL CAMPO LIMPO - TERMINAL BANDEIRA
6500-10 - TERM. STO. AMARO - TERM. BANDEIRA
6291/10 – INOCOOP CAMPO LIMPO – TERM. BANDEIRA

Oeste

875H-10 TERMINAL  LAPA - METRÔ VILA MARIANA*
702U-10 BUTANTA - USP - TERM. PQ. D. PEDRO II
874C-10 PQ. CONTINENTAL - METRÔ - TRIANON – MASP*
809J-10 JD. COLOMBO - TERMINAL PINHEIROS
6262-10 CEASA - TERM. BANDEIRA
778J-10 JD. ARPOADOR - METRÔ BARRA FUNDA
746V-10 JD. REBOUCAS - SANTO AMARO
8038-10 PQ. CONTINENTAL – LAPA

*As cinco linhas que passam pela Av. Paulista vão operar nos seguintes trajetos alternativos durante a realização do Enem no domingo, 25

Sentido Paraíso/Consolação: Avenida Bernardino de Campos, Rua Treze de Maio, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos e Rua da Consolação.
Sentido Consolação/Paraíso: Alameda Santos.

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Porto Alegre lança edital de licitação para táxis adaptados a cadeirantes

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) publicará hoje a licitação para 89 táxis adaptados para cadeirantes em Porto Alegre. Os táxis adaptados foram instituídos pela Lei Municipal nº 11.591/2014 e irão operar com a mesma tarifa dos demais. A prioridade dos motoristas desses veículos será o atendimento a pessoas com deficiência, mas qualquer usuário poderá utilizá-lo. Os licitantes ganhadores deverão apresentar veículo zero quilômetro, com ar-condicionado e adaptados. Atuais permissionários de táxis, lotações, vans escolares e ônibus não estão aptos a participar.

O edital com todas as informações detalhadas estará disponível no Diário Oficial de Porto Alegre e no site da Secretaria Municipal da Fazenda (www2.portoalegre.rs.gov.br/smf/). Os 89 prefixos licitados serão distribuídos em pontos fixos nas diversas zonas do município. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, é a primeira vez que a prefeitura publica uma licitação de táxis.

O certame será aberto a todos os interessados que preencherem os requisitos indicados no edital. O critério de julgamento da licitação será o do maior valor ofertado pela permissão pública, observando a quantia mínima de R$ 63.882,00. O edital prevê a possibilidade de parcelamento em 240 vezes (20 anos) aos vencedores, que poderão utilizar a permissão por até 35 anos. Em caso de empate, o critério de desempate será sorteio.

A entrega da documentação poderá ser efetuada pelos interessados até o dia 18 de dezembro de 2015, junto ao Atendimento ao Cidadão da EPTC, na avenida Érico Veríssimo, 100, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h. Os envelopes serão abertos no dia 21 de dezembro de 2015, no Auditório Araújo Vianna.

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Prefeitura de Curitiba reforça linhas de ônibus para o Enem

A Urbs, que gerencia o transporte coletivo de Curitiba, está organizando uma escala especial para este fim de semana, em função da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Haverá linhas especiais que atenderão principalmente o deslocamento dos candidatos da região central até os locais de prova. Os portões dos locais de prova serão aberto às 10 horas, com fechamento às 13h e início de prova 13h30.

Algumas linhas que não funcionam no sábado e/ou domingo terão programação para estes dias como: Especial José Loureiro/PUC, Universidades, Especial PUC (Linha Direta-Reforço da linha Aeroporto entre o Centro Cívico e a PUC), Faculdade Santa Cruz, Centro Politécnico, Campina do Siqueira/Santa Felicidade, Campina do Siqueira/Batel, Especial Uniandrade (Santa Quitéria), Universidade Tuiuti e Universidade Positivo, além dos reforços das linhas normais a partir das 10 horas.


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Prefeitura de Salvador prepara um esquema de transporte para ENEM

A Prefeitura de Salvador preparou um esquema especial de transporte para os estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), neste final de semana.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai disponibilizar 785 coletivos extras no sábado (24/10) e domingo (25/10), sendo 315 no primeiro dia e 470 no segundo.

Esses veículos vão operar em 118 linhas distribuídas pela Orla, Miolo e Subúrbio da cidade. As provas começam às 12h (13h horário de Brasília) e a operação especial de transporte vai acontecer a partir das 8h, com encerramento às 16h. Os veículos adaptados com elevadores vão operar das 8h às 19h.

Além destes ônibus extras, a Semob terá o reforço de nove linhas reguladoras nas Estações da Lapa, Pirajá e Mussurunga. Esses veículos ficarão à disposição entre as 15h e 21h.

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Nova fábrica de VLTs da Alstom no Brasil agora está equipada com uma via de testes

A mais nova fábrica de VLTs Citadis da Alstom, localizada em Taubaté, São Paulo, agora está equipada com uma via para conduzir testes dinâmicos nos VLTs antes da entrega ao cliente, quando são feitos os testes finais. Essa é a primeira fábrica de VLTs na América Latina a ser equipada com uma via de testes dinâmicos. Os primeiros VLTs testados são destinados à cidade do Rio de Janeiro, que encomendou 32 Citadis para a Alstom em 2013, os quais devem entrar em operação comercial a partir de 2016.

O trilho de testes – que tem aproximadamente 400 metros de comprimento – é abastecido por catenárias[1], permitindo que os VLTs Citadis rodem a velocidades de 40 km/h. Os elementos dos VLTs sendo testados são tração e freio, sistema ecopack (supercapacitores), ar condicionado e conforto acústico para garantir que o VLT seja seguro, confiável, eficiente e capaz de ser inserido suavemente no ambiente urbano. Os VLTs testados rodarão cerca de 10 quilômetros por um período de quatro dias. Seis funcionários da Alstom estão totalmente dedicados a essa tarefa.

“Com os testes agora sendo realizados onde os VLTs são produzidos, podemos garantir uma entrega mais rápida ao cliente, além de reduzir a fase de testes na linha do cliente,” afirma Michel Boccaccio, Vice-Presidente Sênior da Alstom Transporte na América Latina. 

A Alstom investiu cerca de 50 milhões de Reais na unidade de Taubaté, que foi construída para atender melhor as necessidades de mobilidade brasileiras e, no futuro próximo, as da América Latina. O VLT é uma solução relevante para cidades de médio e grande porte que enfrentam aumentos populacionais, congestionamentos e poluição. Um VLT usa quatro vezes menos energia que um ônibus e 10 vezes menos energia que um carro[2], além de se interconectar facilmente com outros meios de transporte.

Sobre a Alstom Transporte
Promovendo a mobilidade sustentável, a Alstom Transporte desenvolve e comercializa a mais completa gama de sistemas, equipamentos e serviços do setor ferroviário. A Alstom Transporte administra sistemas inteiros de transporte, incluindo trens, sinalização, manutenção e modernização e infraestrutura, além de oferecer soluções integradas. A Alstom Transporte registrou vendas de €6,2 bilhões de euros e registrou €10 bilhões em pedidos no ano fiscal 2014/15. Está presente em mais de 60 países, e emprega cerca de 28.000 pessoas.

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No Rio, Lixos recicláveis valem passagens de BRT

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Latas, garrafas e embalagens vazias que iriam para o lixo valem passagens no BRT Alvorada, na Barra da Tijuca. A iniciativa que começou a ser implantada ontem faz parte do projeto piloto ‘Mobilidade Reciclada’, do ‘Rio+’, programa de soluções criativas para a cidade, idealizado pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, em parceria com a prefeitura. Caso dê certo, a iniciativa será levada a outras estações.

No ponto de coleta, os passageiros poderão trocar cinco embalagens por um cartão unitário do BRT que custa R$ 3,40 e ao devolvê-lo, recebem mais R$ 1. Para ter direito à passagem, o usuário pode trocar latas de alumínio de até 500 ml, garrafas PET de até 3 litros e embalagens de qualquer produto da Natura, que patrocina a iniciativa. Cada pessoa só poderá resgatar dois cartões RioCard por dia.

A máquina funcionará das 7h às 19h, em dias úteis, até 19 de novembro. Segundo o BRT, o benefício é concedido após o usuário digitar seu CPF na máquina. Após o uso, o cartão pode ser recarregado em outras viagens como Bilhete Único Carioca.

“O projeto pretende levar para a rotina do cidadão os hábitos da coleta seletiva”, afirmou o cofundador da Benfeitoria, Murilo Farah. “Se o impacto positivo for comprovado, poderemos replicar por toda a cidade”, acredita. “‘O Mobilidade Reciclada’ oferece um benefício coletivo a todos que querem ser parte da solução.”

O programa ‘Rio+’ recebeu 1.600 propostas de cariocas para a cidade, entre 2013 e 2014. Em votação aberta ao público, foram selecionados 13 projetos para melhorar o dia a dia da cidade, o ‘Mobilidade Reciclada’ é o primeiro em funcionamento. “Gostaria que esse projeto despertasse o interesse das pessoas sobre o lixo”, espera Guilherme Rosa, 25 anos, idealizador da máquina.

GARRAFAS PET
O usuário deve levar cinco PETs de qualquer capacidade até 3 litros. 

LATAS DE ALUMÍNIO
Cinco latas de alumínio de até 500 ml.

EMBALAGEM NATURA
Cinco recipientes de produtos Natura,independentemente do tipo de material (pode ser vidro, plástico...)

ITENS MISTURADOS
Kit de cinco itens pode ser composto por latas, PETs ou embalagem Natura ao mesmo tempo.

Informações: O Dia

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Primeira fase do VLT no Rio entra em operação em abril com 17 paradas

O primeiro dos 27 VLTs, sistema de veículos leves sobre trilhos, produzido no Brasil para o Rio de Janeiro foi apresentado e submetido a teste nesta quarta-feira (21) na fabricante Alstom, em Taubaté (SP). Na ocasião, o início da operação da primeira fase, com 17 pontos de parada, foi confirmada para abril de 2016 - a quatro meses das Olimpíadas. A tarifa é estimada em R$ 3,10.
Pista de teste do VLT  na Alstom, em Taubaté (Foto: Nicole Melhado/G1)

O valor da passagem é previsto no contrato entre a prefeitura e concessionária VLT Carioca, segundo o governo. Para o uso do transporte, a prefeitura estuda além da venda das passagens em terminais de autoatendimento, a integração com o transporte coletivo por meio do Bilhete Único Carioca e estadual. O VLT, quando for concluído, vai ligar vai ligar o Centro à região portuária.

“Ainda está em estudo a ampliação da integração para que o usuário possa usar meios de transporte distintos pagando apenas uma passagem”, disse Luiz Carlos Lobo, diretor de operações da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

Demanda
De acordo com o Secretário especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Rio de Janeiro, Jorge Arraes, simultâneamente está sendo feito um estudo de demanda para o VLT para definir o preço exato da passagem, a ser concluído em novembro.

"O preço estimado em contrato é de R$ 3,10, mas essa é apenas uma referência. Para saber o valor real a ser pago pelo usuário está sendo feito um estudo de demanda", disse. Com isso, a tarifa pode ser maior ou menor que R$ 3,10, dependendo da projeção de usuários e eventuais subsídios do governo.

Sem catracas e cobradores, o sistema vai depender da validação voluntária do usuário. A fiscalização deve conferir se o pagamento foi feito - modelo semelhante é adotado em VLTs na Europa.

Itinerários
A primeira etapa do VLT, inaugurada no próximo mês de abril vai ligar a rodoviária ao aeroporto Santos Dummont e terá nove veículos operando com 17 pontos de parada. O percurso deve ser feito em 25 minutos.

A segunda etapa do VLT vai ligar a Central do Brasil até a Praça 15 de Novembro e será inaugurada no mês de agosto. Ao todo o sistema terá 28 quilômetros e 32 paradas - dez a menos que as previstas inicialmente na licitação.

O VLT apresentado nesta quarta-feira em Taubaté deve ser entregue no Rio de Janeiro em dezembro. Outros dois, dos cinco produzidos pela Alstom na França,  foram entregues e estão passando por testes no Rio. A previsão é que os outros três cheguem da Europa na próxima semana.
Em Taubaté, além do veículo testado, outros seis estão em produção. Ao todo, serão entregues 32 veículos pela Alstom ao consórcio.

Cada unidade tem sete vagões, totalizando 44 metros de comprimento, e capacidade para 420 passageiros. As composições funcionarão 24 horas por dia, todos os dias da semana. “O VLT terá prioridade no semáforo, mas como a passagem é rápida, não causará grande impacto no trânsito de automóveis”, garante o gerente de Operações Paulo Ferreira.

BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou R$ 746,5 milhões, 42% do valor total do projeto orçado em R$ 1,77 bilhão. O financiamento foi concedido à Concessionária do VLT Carioca que vai explorar o sistema por 25 anos.

Por Nicole Melhado
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No Grande Recife, 26 ônibus BRT novos estão parados devido a obras inacabadas

Mais atrasos nas obras dos dois corredores de BRT da Região Metropolitana do Recife. Depois do anúncio em março, de que o corredor Norte/Sul - de Igarassu ao Centro do Recife - ficaria pronto em dezembro deste ano, a Secretaria das Cidades informou que “não há prazo estipulado” para a conclusão das obras. Sem data de conclusão também para o corredor Leste/Oeste, que vai de Camaragibe até a área central da capital pernambucana. Quando lançados, em 2010, os corredores exclusivos de ônibus deveriam ficar prontos para a Copa do Mundo de 2014.
Foto: Rafael Martins/ DP/ DA Press
De acordo com o cronograma inicial do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), o Leste/Oeste seria entregue em dezembro de 2013. E o Norte/Sul ficaria pronto três meses depois, em maio de 2014. De lá para cá, várias datas foram divulgadas. Em março deste ano, o secretário das Cidades, André de Paula, disse que, “se tudo corresse de acordo com o previsto”, até o fim deste ano “a maioria das intervenções seria concluída”. Segundo ele, essa era uma exigência do governador Paulo Câmara, que havia definido os trabalhos de mobilidade como prioridade número 1. 

O Diario visitou estações inacabadas. No corredor Norte/Sul, a Estação Complexo do Salgadinho, que está pronta, ainda necessita de conclusão do sistema viário do entorno para começar a operar. Rodeada de tapume e com um matagal crescendo ao seu redor, a estação permanece fechada. A Estação da Benfica, do corredor Leste/Oeste, está com as obras completamente paradas. 

Sobre os atrasos, a Secretaria das Cidades informou que está finalizando a contratação da empresa para concluir as obras do Leste/Oeste e abandonadas pelo consórcio de empresas contratado para a execução dos serviços. Com relação ao corredor Norte-Sul, a Secid está buscando uma programação com a empresa para finalizar os serviços. Mas sem definir prazo.

Frota de ônibus está ociosa

O atraso na conclusão das obras do BRT causa prejuízos aos veículos que já estão prontos para rodar, mas que permanecem ociosos. Nas garagens das empresas do Consórcio Conorte - formado pelas operadoras Itamaracá, Rodotur e Cidade Alta e que opera no corredor Norte/Sul - 26 coletivos novos estão sem uso há um ano e três meses. 

No total, são 88 BRTs do consórcio, dos quais 62 estão rodando. “Temos um custo de manutenção porque esses ônibus se desgastam pelo não uso. Colocamos os veículos para circularem internamente nas garagens para retardar esse desgaste”, explicou o diretor institucional da Conorte, Gbson Pereira, sem precisar, no entanto, o valor mensal do prejuízo. A frota parada fica dividida nas garagens das três empresas do consórcio.

Segundo Gbson, o preço de um ônibus que opera no sistema BRT é três vezes maior que um convencional. Já os custos de operação dos veículos são de 30 a 40% maiores que os dos ônibus tradicionais. “A licitação previa um sistema de operação integrada e com vias segregadas. Sem as vias segregadas, a operação, que custa caro, é comprometida”, afirmou Pereira.

Por Anamaria Nascimento
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