Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Metrô DF coloca 24 trens a mais devido a greve de ônibus

segunda-feira, 8 de junho de 2015

O Metrô informou que vai ampliar em uma hora e meia o horário de pico do serviço na noite desta segunda-feira (8) para atender passageiros e minimizar os efeitos da greve dos rodoviários do Distrito Federal. De acordo com a empresa, 24 trens vão rodar entre 16h e 21h – normalmente, o serviço funciona com capacidade máxima das 16h45 às 20h15. A ampliação também ocorrerá na manhã de terça. Haverá 24 trens rodando de 6h às 9h45 – o horário de pico usualmente termina às 8h45.
Foto: Isabella Calzolari/G1
Os 12 mil motoristas e cobradores do transporte público ignoraram a liminar do Tribunal Regional do Trabalho e cruzaram os braços a partir da meia-noite em protesto por 20% de reajuste salarial e 30% no tíquete refeição e plano de saúde familiar. As empresas oferecem 8,34% de reajuste nos salários com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A paralisação prejudica mais de 1 milhão de passageiros de todas as regiões administrativas do DF. A opção é contrária à indicação do sindicato da categoria, que pediu aos rodoviários que cumprissem a liminar do TRT. A multa diária por descumprimento da decisão é de R$ 100 mil. Os horários de pico vão de 5h às 9h30, das 11h às 13h e das 15h às 19h30.

O DF tem cerca de 12 mil rodoviários. Com a greve, as paradas de ônibus amanheceram lotadas. Policiais militares acompanharam a movimentação na garagem da Pioneira em Santa Maria, responsável por 200 mil passageiros de nove regiões. O DER liberou o trânsito de carros nas faixas exclusivas da EPTG e da EPNB até as 18h para diminuir os transtornos. Na W3 e no Setor Policial, a medida vale até meia-noite.

O vice-presidente do sindicato dos rodoviários, Jorge Farias, afirmou que vai cumprir a determinação da Justiça de manter 70% dosônibus em circulação nos horários de pico e, paralalemente, recorrer da decisão para tentar cassar a liminar. O salário de um motorista de ônibus é R$ 1.928 e o de um cobrador, R$ 1.008. As negociações com as empresas começaram em abril.

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Greve de ônibus em Brasília deixa 1 milhão de usuários prejudicados

Descumprindo a liminar do Tribunal Regional do Trabalho que determina que 70% dos ônibus circulem em horário de pico e 50% no entrepico, motoristas e cobradores do transporte público do Distrito Federal cruzaram os braços nesta segunda-feira (8) em protesto por 20% de reajuste salarial e 30% no tíquete refeição e plano de saúde familiar. A greve começou à meia-noite e foi decidida em assembleia. As empresas oferecem 8,34% de reajuste nos salários com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A paralisação prejudica mais de 1 milhão de passageiros de todas as regiões administrativas do DF. A opção é contrária à indicação do sindicato da categoria, que pediu aos rodoviários que cumprissem a liminar do TRT. A multa diária por descumprimento da decisão é de R$ 100 mil. Os horários de pico vão de 5h às 9h30, das 11h às 13h e das 15h às 19h30.

O DF tem cerca de 12 mil rodoviários. Com a greve, as paradas de ônibus amanheceram lotadas. Policiais militares acompanharam a movimentação na garagem da Pioneira em Santa Maria, responsável por 200 mil passageiros de nove regiões. O DER liberou o trânsito de carros nas faixas exclusivas da EPTG e da EPNB até meio-dia para diminuir os transtornos.

O trânsito nos arredores da região era intenso, e havia congestionamento também nas vias internas. O terminal do Expresso DF estava vazio. Passageiros do Gama informaram que vans piratas cobravam R$ 10 para o transporte pelo Plano Piloto.

Por volta das 7h15, micro-ônibus da Cootarde rodavam no Setor O, em Ceilândia. Passageiros aproveitavam os veículos para ter acesso ao centro da região e conseguir pegar o Metrô. A autarquia contava com 24 trens rodando no horário – número usado diariamente no horário de pico – e registrava movimentação intensa nas estações.

O vice-presidente do sindicato, Jorge Farias, afirmou que vai cumprir a determinação da Justiça e, paralalemente, recorrer da decisão para tentar cassar a liminar. O salário de um motorista de ônibus é R$ 1.928 e o de um cobrador, R$ 1.008. As negociações com as empresas começaram em abril.

Informações: G1 DF
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Metrô de Porto Alegre e Belo Horizonte pode entrar em pacote de concessões do governo

O governo avalia incluir no seu novo pacote de concessões grandes obras de mobilidade urbana, privatizando projetos de metrô há mais de 20 anos prometidos para grandes capitais, mas nunca realizados. Os trens de Porto Alegre e Belo Horizonte devem ser os principais desse adendo ao programa de logística, que já prevê investimentos em rodovias, ferrovias, aeroportos e portos. A previsão é que o valor movimentado ficará entre R$ 110 bilhões e R$ 130 bilhões nos próximos anos.

Para inflar o tamanho do pacote que será anunciado na próxima terça-feira, o Planalto chamou o Ministério das Cidades para apresentar quais projetos de mobilidade estariam prontos para ser incorporados imediatamente à nova fase do plano de investimentos.

O setor vem tentando, sem sucesso, destravar com dinheiro público grandes empreendimentos nas principais metrópoles do País desde a preparação para a Copa do Mundo, iniciada em 2009. Em 2013, foi criado um Pacto pela Mobilidade para tentar responder aos primeiros protestos populares de meados daquele ano, mas a maioria das obras continua no papel.

Segundo apurou o Estado, o problema é que, como muitos desses empreendimentos também dependem de parcerias com governos estaduais e municipais, poucos projetos estariam com seus estudos suficientemente preparados para ser anunciados agora.

De acordo com interlocutores do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o ministério está desenvolvendo projetos de concessões para ajudar os Estados, mas uma boa parte não está "madura", então ainda não seria possível anunciá-los. Por isso, ainda está sendo avaliado o quanto a pasta poderá contribuir para o plano.

Ainda assim, pelo menos dois metrôs administrados pelo governo federal podem integrar o pacote de privatizações. Um deles seria o de Belo Horizonte, operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estatal vinculada ao próprio Ministério das Cidades. Inaugurado em 1986, o metrô de BH ainda tem apenas uma linha em funcionamento, enquanto os projetos de duas outras não saíram do papel.

A ideia de uma Parceria Público Privada (PPP) para o metrô da capital mineira chegou a ser proposta pelo governo estadual em 2009, na gestão do tucano Aécio Neves, durante as preparações para a Copa do Mundo de 2014, mas nunca houve acordo com o governo federal. Agora, com o governo do Estado nas mãos do petista Fernando Pimentel, a concessão do sistema de Belo Horizonte deve virar realidade.

Outro projeto mais consolidado e pronto para ser passado ao mercado seria o metrô de Porto Alegre, operado pela estatal federal Trensurb e inaugurado há 30 anos, em 1985. Além disso, o governo federal estuda a criação de um fundo garantidor para viabilizar os financiamentos necessários para ampliação dessas linhas de metrô.

Portos

Conforme adiantado ontem pelo Estado, o pacote de Dilma, a ser anunciado na terça-feira, deve incluir 11 rodovias (4.382 km), quatro aeroportos em grandes capitais (Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis), sete aeroportos regionais, além de ferrovias.

Também será tentado colocar na rua as licitações do bloco 1 de arrendamento portuário recém-liberados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). São 29 terminais, sendo nove em Santos e 20 no Pará, com previsão de investimento total de R$ 4,7 bilhões. Colaborou Ricardo Della Coletta. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Em Natal, CBTU apresenta projeto de expansão da linha férrea até o aeroporto

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) apresentou, na manhã desta sexta-feira (5), a proposta de expansão da linha férrea para interligar o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves ao atual sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A nova linha férrea terá 17 quilômetros e já foi aprovado pela CBTU nacional.

A expectativa é que o projeto seja incorporado ao Plano Plurianual 2016-2019 da Companhia, que quer incluí-lo no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), para Mobilidade Urbana.

“Esse ramal até o aeroporto - que não estava no projeto inicial, mas por um diálogo entre o governo do estado e a CBTU prosperou - irá potencializar a nossa conquista para Natal ser sede do hub da TAM”, destacou o governador Robinson Faria, que acrescentou ainda que o tramo norte da linha roxa, como foi definido no projeto, irá beneficiar cerca de 15 mil pessoas.

A linha está orçada em R$ 249,8 milhões e prevê a instalação de 10 novas estações e compra de cinco composições de VLT, cada uma com três carros. O projeto de modernização do sistema já em curso contempla 12 composições, das quais três já foram entregues e estão em funcionamento. 

Expansão

O projeto de expansão férrea no estado, além da linha que vai de Extremoz a São Gonçalo do Amarante, prevê um linha estimada em 23 quilômetros integrando o Aeroporto Aluízio Alves à Macaíba e seguindo até a BR-101, em Parnamirim. Este outro trecho, chamado de tramo sul da linha roxa, não tem ainda o estudo de viabilidade. Também dentro do projeto completo de expansão, está projetada a criação de um anel em Natal, com a implementação de mais duas linhas levando o VLT até o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Informações: Tribuna do Norte
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Novos trens do Metrô Salvador-Lauro de Freitas chegam em julho

domingo, 7 de junho de 2015

Dois novos trens do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas estão a caminho da capital baiana. Os trens foram embarcados no porto de Masan, na Coreia do Sul, no início da manhã de quinta-feira (4),  e devem chegar ao Porto de Santos, em São Paulo, no dia 25 de julho.

A informação e fotos das composições, que possuem quatro vagões cada, foram divulgadas pelo governador Rui Costa por meio de seu perfil oficial no Facebook. "Assumimos um compromisso com Salvador e a sua concretização é certa. Somando os trens que já estão na cidade com as unidades previstas para os próximos meses, a população contará com 40 trens em circulação", destacou Rui. 

As obras da Estação Pirajá e da Linha 2 do metrô, que vai até a cidade de Lauro de Freitas, ainda estão em fase de execução pelo Governo do Estado. No final de abril, foi inaugurada a Estação Bom Juá, que beneficia mais de 70 mil moradores. Mais de 5 milhões de embarques já foram realizados no sistema metroviário baiano.

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Governador do Rio realizará viagem inaugural de trem da Linha 4 do Metrô

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o presidente da Concessionária Rio Barra, Maurício Rizzo, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô, e o presidente do MetrôRio, Flávio Almada, participam da viagem inaugural do primeiro dos 15 novos trens da Linha 4, na próxima quarta-feira.

Construído na China, o trem possui seis carros, capacidade para 1.800 pessoas, ar condicionado, passagem interna entre carros, painéis de LED com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento interno.

Após a viagem, que será feita entre as estações Flamengo e Cantagalo, o governador segue para o canteiro de obras da Linha 4, localizado na Rua Gastão Bahiana, em Copacabana.

Neste canteiro, a comitiva vai visitar as obras de expansão da Estação General Osório, onde haverá conexão entre a Linha 1 e a Linha 4, a partir de 2016. Será possível observar o futuro túnel de acesso de passageiros pela Lagoa e também o início do túnel que está em construção, em direção à Barra da Tijuca.

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Em Curitiba, Uso do cartão transporte chega a 62% e índice de assaltos cai 30% no sistema

A utilização do cartão transporte para pagamento de passagem de ônibus passou de 56,1% dos usuários para 61,8% entre janeiro e maio deste ano. É o maior índice de participação desde a implantação da bilhetagem eletrônica há mais de uma década. O crescimento de mais de cinco pontos porcentuais na utilização do cartão transporte significa que nesses cinco meses quase R$ 6 milhões deixaram de circular em dinheiro vivo no sistema.

Paralelamente ao crescimento do uso do cartão, o índice de assaltos no sistema de transporte coletivo teve uma queda significativa, de quase 30%, nos quatro primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

De janeiro a abril do ano passado foram registrados 1.157 assaltos no sistema urbano, número que caiu, no mesmo período deste ano, para 825. A média diária que foi de 9,7 de janeiro a abril de 2014, caiu neste ano para 6,8. Por dia, os 1.368 ônibus da Rede Integrada de Transporte de Curitiba fazem 15,5 mil viagens.

Essa melhoria do sistema é resultado de medidas integradas da Prefeitura de Curitiba, que vão do incentivo ao uso do cartão à intensificação da presença da Guarda Municipal em terminais e estações-tubo e rondas feitas por viaturas exclusivas para patrulhamento dos eixos. É a Operação Presença, lançada em agosto de 2014. Neste ano já foram realizadas 12 edições, atingindo todas as regionais da cidade e beneficiando usuários e pessoas que trabalham em mais de 100 terminais e estações-tubo.

Medidas tomadas pela Prefeitura aumentam segurança no transporte coletivo
Incentivo ao uso do cartão

Em julho do ano passado, a Urbs lançou uma campanha de incentivo à emissão do cartão transporte, abrindo três pontos volantes e horários especiais de atendimento ao público. Em três semanas foram emitidos quase 20 mil cartões transporte usuário, bem acima da média mensal, de 7,5 mil cartões registrada até então.

Em agosto foi a vez a ampliação dos pontos de recarga do cartão que, até então, só era feita na Urbs. A partir daí, bancas de revistas no Centro da cidade e lojas em terminais passaram a fazer a recarga, ao custo de R$ 1,00 por operação. Também em agosto foi lançado o cartão avulso recarregável, disponível nos mesmos endereços, e foi implantada a exclusividade do cartão nas 66 linhas de ônibus que não tinham cobrador.

O resultado foi um crescimento de 61% na aquisição de passagens no cartão por pessoas físicas, passando da média de 1,7 milhão para 2,8 milhões de passagens. A utilização do cartão transporte que de janeiro a julho do ano passado vinha se mantendo em torno 53%, passou para 56,7% em agosto mantendo um aumento gradativo mês a mês.

O maior crescimento, de 56% para 59% ocorreu de janeiro para fevereiro, quando entrou em vigor o desconto de 15 centavos para pagamento da passagem no cartão. O desconto vigora até esta sexta-feira (5).

Mesmo sem o desconto, a utilização do cartão transporte traz benefícios para os usuários e operadores. Em primeiro lugar porque aumenta a segurança, pois reduz o volume de dinheiro vivo em ônibus, estações e terminais.

O uso do cartão também agiliza a operação do ônibus porque a fila na catraca anda mais depressa e o ônibus demora menos tempo para sair do ponto. Outra vantagem é que o usuário pode manter o cartão à mão, sem necessidade de abrir bolsa ou carteira, o que reduz o risco de ser assaltado.

O saldo do cartão transporte da Urbs, em caso de roubo ou perda, é bloqueado e o saldo existente fique no sistema para ser liberado quando do desbloqueio do cartão ou emissão de 2ª via. Para isso, basta comunicar o roubo pelo telefone 156.

Como obter seu cartão

O cartão transporte Usuário é feito na hora, em poucos minutos, bastando apresentar documento de identidade com foto e informar o endereço. Para fazer o cartão não é necessário morar em Curitiba. A emissão da 1ª via é gratuita.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h na Urbs, na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz, Santa Felicidade, Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho e Portão e, também no posto avançado no Tatuquara (Rua Pero Vaz de Caminha, 560).

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Começam as obras do BRT de Goiânia

O consórcio formado pelas empresas Isolux Corsán, EPC e WVG, vencedor da concorrência para a construção do BRT (Bus Rapid Transit) de Goiânia (GO) – chamado de Corredor Goiás Norte/Sul–– já deu início às obras do empreendimento, com previsão de conclusão em 20 meses.

A proposta do consórcio foi de execução da obra por um valor de pouco mais de R$ 240 milhões, contemplando o corredor de ônibus com 21,7 quilômetros de extensão, ligando os eixos Norte e Sul da cidade goiana. Dentro do projeto, serão construídas 38 estações de embarque e desembarque de passageiros, além da reforma e ampliação de sete terminais de integração.

Segundo comunicado da Isolux, com o novo corredor, o sistema de transporte público da cidade terá mais flexibilidade, redução no custo e eficiência, especialmente por conta do aumento da velocidade operacional, maior oferta de viagens e mais conforto e segurança nos trajetos dos veículos.

O novo sistema de BRT deverá transportar cerca de 120 mil passageiros por dia. A frota operacional deverá ser composta por cerca de 80 ônibus, dos quais 30 serão articulados e 52 convencionais.

A Isolux tem origem espanhola, a EPC é uma empresa de Belo Horizonte (MG) e a WVG tem sede em São Paulo (SP). O Grupo Isolux Corsán tem mais de 80 anos de história e está entre as maiores empresas de engenharia do mundo. Atualmente, mais de 85% da carteira de negócios do grupo estão no mercado externo, com atividades em vários países, inclusive o Brasil.

Mundialmente, administra mais de 1.600 quilômetros de autoestradas na Índia, Brasil, México, Estados Unidos e Espanha, além de cerca de 6 mil quilômetros de redes de transmissão de energia de alta tensão no Brasil, na Índia e nos Estados Unidos.

Informações: Transporte Moderno

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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