Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Novos ônibus entram em operação em Jundiaí

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os quatro novos ônibus articulados apresentados pelo prefeito Pedro Bigardi já entram em operação nesta quinta-feira (24). Os veículos, que juntos têm capacidade de transportar 616 passageiros, atuarão numa nova linha expressa.

O trajeto compreende o terminal Vila Arens, terminal Central, rua do Retiro, avenida Jundiaí e avenida Prefeito Luiz Latorre.

Segundo o secretário de Transportes da Prefeitura de Jundiaí, Wilson Folgozi, a linha 912 atenderá as empresas dessa região, além das escolas e faculdade. Com o foco na agilidade, a linha expressa permite que o itinerário fique mais rápido.

O anúncio de um pacote de medidas para o transporte público foi realizado nesta quarta-feira (23), no auditório do Paço Municipal.

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Em Vila Velha, Ponta da Fruta e Guarapari com mais ofertas de ônibus, confira:

A região de Ponta da Fruta, em Vila Velha, e a de Village do Sol, em Guarapari, passam a contar com mais oferta de serviços a partir deste domingo (27). Passam a circular duas novas linhas, sendo uma para atender exclusivamente ao bairro de Guarapari e a outra para realizar o serviço noturno no balneário de Vila Velha. As mudanças foram realizadas após o monitoramento do serviço na região e de comum acordo com as comunidades envolvidas.

A nova linha 669 (Village do Sol / T. Itaparica via Rodovia do Sol) passará a atender aos moradores do bairro Village do Sol, com intervalos de 30 minutos nos horários de pico. A linha vai permitir uma redução no tempo de viagem até o terminal, pois deixa de entrar em Ponta da Fruta, seguindo direto pela Rodovia do Sol até o Terminal Itaparica.
Antes, o atendimento ao bairro Village do Sol era feito pela linha 613 (Ponta da Fruta / T. Itaparica via Rodovia do Sol), que agora volta a fazer ponto final em Ponta da Fruta, antes da praça do pedágio da Rodosol. Nas duas últimas partidas da linha 613, do T. Itaparica para Ponta da Fruta, as viagens serão estendidas ao Village do Sol para garantir o atendimento depois das 21h45, último horário de saída da linha 669.

Os moradores de Ponta da Fruta agora passarão a ser atendidos durante 24 horas, com a criação da linha 668 (Ponta da Fruta / T. Vila Velha – Noturno) que funcionará a partir da meia-noite. O benefício é uma reivindicação antiga da comunidade. “Esse era um dos pedidos dos moradores de Ponta da Fruta que agora estamos atendendo. A linha começa com um veículo e será monitorada para que a oferta seja adequada à demanda”, explicou o diretor de Planejamento da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).

Ainda na região de Ponta da Fruta, a linha 619 terá aumento de viagens para estender o horário de atendimento. A última partida do Terminal Itaparica passará a ser às 23h20, em vez de 22h40, como ocorre atualmente.

Confira abaixo os horários da linha 669:

Saída de Village do Sol
Dias úteis
04:50 05:20 05:50 06:20 06:50 07:20 07:50 08:25 09:05 09:50 10:35 11:20 12:05 12:50 13:35
14:20 15:05 15:50 16:35 17:15 17:45 18:15 18:45 19:10 20:15
21:00

Sábados, Domingos e Feriados
05:00 06:00 07:00 08:00 09:00
10:00 11:00 12:00 13:00 14:00
15:00 16:00 17:00 18:00 19:00
20:00 21:00

Saída do Terminal de Itaparica:
Dias úteis
05,30 06:00 06:30 07:05 07:45
08:25 09:05 09:40 10:25 11:10
11:55 12:40 13:25 14:10 15:00
15:50 16:30 17:10 17:42 18:10
18:40 19:10 19:40 20:15 20:50
21:45 22:35* 23:05*

Sábados, Domingos e Feriados
05:40 06:40 07:40 08:40 09:40
10:40 11:40 12:40 13:40 14:40
15:40 16:40 17:40 18:40 19:40
20:40 21:40 22:05* 23:00*
*Atendimento realizado pela linha 0613 - Ponta da Fruta / T. Itaparica- via Rod. do Sol

Informações: Ceturb
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Menos trens, mais caos no metrô do Distrito Federal

A cada dia de greve do metrô, os passageiros se perguntam: quanto tempo este caos vai durar? Na manhã de ontem, as estações de Taguatinga Centro e Ceilândia ficaram lotadas em função do número reduzido de trens em circulação - apenas sete dos 12 que deveriam estar rodando em função da greve. A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) informou que o problema teria ocorrido depois que  grevistas bloquearam a entrada do terminal com seus carros de passeio, e impediram que os motoristas acessassem os trens. Versão negada pelo sindicato da categoria.

A estação  de Taguatinga Centro ficou fechada por 50 minutos por estar muito cheia e sem  condições de operar. Lá, o metrô passava em intervalos de 40 minutos. O número de trens abaixo dos 50% determinados para operar durante a greve causou transtornos e atrasos. Só após o meio- dia, um oitavo carro passou a circular. 

“Estou esperando há meia hora e até agora não passou nenhum. Estou tentando ir para o trabalho e certamente vou chegar atrasado”, comentou o engenheiro João Paulo Amaral, de 27 anos.

Keila Pires,   24, tentava pegar o metrô até a rodoviária. “Estou esperando há quase 40 minutos e até agora não consegui entrar em um vagão. Já deixei uns três passarem porque estavam muito cheios e eu não consegui entrar com as malas”, lamentou.

Bruna Oliveira,   22, vendedora, disse que já está se acostumando com os atrasos. “Ontem (terça) foi do mesmo jeito. Tenho como ir de ônibus, mas demora o dobro do tempo”, comentou.

Em Ceilândia, a situação era parecida. A Estação   Guariroba permaneceu fechada. Na de Ceilândia Centro, cerca de cem pessoas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST) manifestavam a favor da greve. “Boa parte das nossas famílias utiliza o metrô, por isso queremos um  transporte de qualidade. Apoiamos a greve”, explicou o diretor nacional do MTST, Edson Silva. 

Categoria alega seguir ordem judicial
O movimento nas estações só voltou ao normal no início da tarde. A  diretora do Sindicato dos Metroviários (SindMetrô-DF), Tânia Viana, negou que os grevistas tenham dificultado o acesso ao sistema de transporte ou bloqueado vias com carros de passeio. "Nós não temos acesso, inclusive o GDF disponibilizou uma lista aos funcionários e guardas para que eles não deixem o pessoal do sindicato chegar perto das estações. É um absurdo isso, eles estão isolando até mesmo os arredores dos metrôs. Tem até avisos nas portarias", afirmou.

Tânia disse ainda que a categoria está cumprindo a determinação da Justiça e opera com o mínimo exigido de funcionários. "Tínhamos hoje (ontem) pela manhã 14 pilotos à disposição para trabalhar. Se houve redução, não foi por falta de profissionais. Às 8h30 tínhamos dez metrôs circulando, e às 9h20 tínhamos 12."

Para ela, as medidas estão cada vez mais "apelativas". A diretora alegou ainda que o Metrô-DF trabalha com três carros que estão com problemas de manutenção. "O trem 21 foi recolhido por volta das 17h30   na estação Águas Claras porque oferece risco aos usuários. Por conta disso, houve um princípio de revolta e confusão na estação, e quando o outro trem chegou, com muito  atraso, os passageiros chutaram o metrô, tentaram quebrar vidros e até ameaçaram o piloto", relatou. 

Saiba Mais
Uma liminar do presidente do TRT 10ª Região   determinou o funcionamento e circulação de 50% dos trens no Distrito Federal. A medida deve  ser cumprida em todos os horários, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Oficiais de Justiça foram designados para verificar o cumprimento da decisão judicial.

Mas, como foi visto ontem, a realidade é diferente. E com os problemas no metrô, as paradas de ônibus ficaram cheias de passageiros que buscavam outra alternativa.

Por Ludmila Rocha e Renan Bortoletto
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Terminal da Zona Oeste começa a operar nesta quarta-feira em Londrina

O Terminal da Zona Oeste de Londrina começará a operar nesta quarta-feira (23). O novo espaço vai receber, ao todo, 15 linhas de ônibus e atenderá cerca de 20 mil pessoas. Os usuários deverão ficar atentos, pois algumas linhas sofrerão alteração para diminuir o tempo de viagem e também evitar a passagem pelo Terminal Central.

A atividade do novo terminal estava prevista para a última semana, porém, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) precisou alterar a data para dar mais tempo para divulgação das mudanças nos trajetos dos transportes. A obra do terminal é uma contrapartida da empresa Transportes Coletivos Grande Londrina, prestadora do serviço na cidade. O custo previsto em contrato era de R$ 2 milhões, mas o valor final da construção não foi divulgado na última semana.

Confira abaixo as principais alterações. A CMTU também disponibiliza os dados em sua página oficial na internet.

Novas Linhas

300 – T. Oeste/Centro; 316 – T. Oeste/Jd. Leonor; 350 – Expresso T. Oeste/T. Central; 807 – Diametral T. Oeste/Centro Cívico/Jd. San Fernando; 931 – Perimetral T. Oeste/Londrina Norte Shopping; 932 – Perimetral T. Oeste/T. Ouro Verde/Terminal Vivi Xavier e 933 – Perimetral T. Vivi Xavier/Jd. Vista Bela/T. Oeste/UEL/Shopping Catuaí.

Linhas com trajetos alterados

303 – T. Oeste/Jd. Tókio; 309 – T. Oeste/Pq. Ney Braga; 310 – T. Oeste/Jd. do Sol/T. Central; 311 – Jd. Sta. Rita/T. Oeste/T. Central; 312 – T. Oeste/Jd. Sta. Madalena; 313 – Jd. Sta. Madalena/T. Oeste; 810 – Diametral T. Oeste/Av. Tiradentes/Centro/Av. São João e 904 – Perimetral T. Oeste/UEL/Shopping Catuaí/T. Acapulco/Jd. São Lourenço; 410 – T. Central/Vila Nova (via Araguaia).

Linhas extintas

304 – T. Central/Jd. Sabará; 421 – T. Milton Gavetti/Jd. Santiago II; 701 – Rápido San Fernando/Centro; 902 – Perimetral T. Milton Gavetti/Av. Tirandentes e 912 – Perimetral T. Ouro Verde/UEL.

Principais mudanças

303 – Jd. Tókio: terá seu destino alterado do Terminal Central para o Terminal Oeste, em função de sua demanda. Mas deve ser destacado que os moradores das regiões atendidas com a linha 303 passarão a contar com a 808 – Diametral Jd. Bandeirantes/Jd. Tókio/Centro/Av. Robert Koch, que irá diretamente ao centro pela Av. Presidente Castelo Branco.

309 – Pq. Ney Braga: também terá seu destino alterado do Terminal Central para o Terminal Oeste, em função de sua demanda. Em razão desta alteração a linha terá a freqüência alterada nos horários de pico para oito minutos, permitindo que os usuários integrem com facilidade nas demais linhas que utilizarão o T. Oeste. O novo percurso atenderá os alunos da PUC no sentido de ida e volta.

310 – Jd. do Sol: passará a atender os atuais usuários da linha 410 via Araguaia. Com a ampliação do trajeto e da demanda a linha contará com aumento na freqüência, passando dos atuais 30 minutos, para 17. Os usuários da linha 310 poderão integrar com as demais linhas que operarão no T. Oeste.

311 – Jd. Sta. Rita: Deixará de percorrer a rua Castanheira e a Av. do Sol, com objetivo de dar mais agilidade a linha, que servirá de conexão entre o T. Oeste e o Terminal Central. Os usuários que embarcam na rua Castanheira e Av. do Sol, passarão a utilizar a linha 316 – Jd. Leonor, que terá frequência de 08 minutos no pico, permitindo a integração com as demais linhas que operarão no T. Oeste. Com as alterações esta linha passará a atender os moradores da rua Athos Anzola, substituindo o atendimento feito pela linha 312.

312 – Jd. Sta. Madalena: também terá seu destino alterado do Terminal Central para o Terminal Oeste, em função de sua demanda. Em razão desta alteração a linha terá a freqüência alterada nos horários de pico para 12 minutos, permitindo que os usuários integrem com facilidade nas demais linhas que utilizarão o T. Oeste, incluindo a nova linha 300, que percorrerá pela Av. Tiradentes. Com as mudanças a linha passará a atender o mesmo itinerário no sentido de ida e no sentido de volta, com exceção da rua Athos Anzola, que passará a ser atendida pela linha 311. Os moradores das regiões atendidas pela linha 312, também poderão contar com as novas perimetrais 931 e 933.

313 – Jd. Sta. Madalena: terá seu destino alterado do Terminal Central para o Terminal Oeste, em função de sua demanda. Passará a contar com uma freqüência a cada 20 minutos durante todo o dia, permitindo que os usuários integrem com facilidade nas demais linhas que utilizarão o T. Oeste.

410 – Vila Nova (via Araguaia): Deixará de percorrer a rua Araguaia, que passará a ser atendida pela linha 310. A linha 410 continuará partindo do Terminal Central, atendendo os bairros próximos a Av. Leste-Oeste e a rua Tietê.

810 – Diametral Av. Tiradentes/Centro/Av. São João: Passará a atender o Cj. Ernani Moura Lima, possibilitando a integração com a nova linha diametral 808 na rua Maurílio Mazzer. Passará a ter como ponto inicial o T. Oeste, deixando de atender a PUC, que será atendida, nos dois sentidos, pela linha 309. Sua freqüência será alterada para 19 minutos.

904 – Perimetral Bandeirantes/UEL/Shopping Catuaí/T. Acapulco/Jd. São Lourenço: Passará a ter como ponto inicial o T. Oeste, servindo de importante meio de ligação entre as regiões oeste e sul, permitindo integração com universidades e com o Terminal Acapulco. A linha deixará de atender o Jd. Messiânico e de percorrer em um trecho da rua Serra dos Pirineus, passando a atender o Jd. Bandeirantes no sentido de ida e de volta.

Mudanças com as linhas suprimidas

304 – Jd. Sabará: Os horários em que esta linha percorria a Av. Arthur Thomas serão atendidos pela nova perimetral 933. E os horários em que a linha atendia o Jd. Sabará serão supridos pela perimetral 904.

421 – Jd. Santiago II: O itinerário e os horários desta linha foram assumidos pela nova perimetral 931, com a opção de integração no T. Oeste,

701 – Rápido Jd. San Fernando/Centro: O itinerário e os horários desta linha foram assumidos pela nova diametral 807, permitindo a integração com a Av. Maringá, com a Av. Tiradentes e com o T. Oeste.

902 – Perimetral T. Milton Gavetti/Av. Tiradentes: Operava em apenas 03 horários durante o dia. Este atendimento passará a ser operado pelas novas perimetrais 931 e 932.

912 – Perimetral T. Ouro Verde/UEL: Operava em apenas 05 horários durante o dia. Este atendimento passará a ser executado pela nova perimetral 932.

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Em Fortaleza, Faixas de ônibus serão próximas ao canteiro

Na próxima semana, a Prefeitura de Fortaleza começa a implantar 10 paradas de ônibus no canteiro central da Avenida Bezerra de Menezes, em virtude do sistema Bus Rapid Transit (BRT). A expectativa é de que, a partir de agosto, os usuários de transporte coletivo do corredor Bezerra de Menezes passem a ter acesso aos veículos, embarcando e desembarcando no canteiro central.

De acordo com o secretário-executivo da Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinf), Roberto Resende, no decorrer dos 3km da Avenida, serão implantados cinco conjunto de estações, onde em cada uma, haverá duas paradas de ônibus em cada lado da via. Conforme ele, para a implantação do projeto, a ciclovia da avenida sofrerá alterações, e o tráfego de ciclista passará por detrás das paradas.

Conforme a Seinf, no mesmo período, o trecho que corresponde ao BRT Antônio Bezerra/Centro, que detém 7km, também estará funcionando dentro do mesmo sistema.

ÔNIBUS SERÃO MODIFICADOS

Na fase de implantação do BRT, as duas faixas mais próximas ao canteiro central serão exclusivas para o transporte público, já as duas faixas próximos à lateral da via, serão destinadas para o trânsito de veículos particulares. “Na faixa mais próxima ao canteiro central, vão trafegar os ônibus comuns; já na faixa da adjacência, vão trafegar os BRT’s, que são veículos articulados com portas dos dois lados e piso baixo”, explicou.

O secretário-executivo ressaltou ainda que o corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do BRT Antônio Bezerra/Papicu que detém, ao todo, 17km, e está sendo implantado em duas fases. A primeira liga o Terminal Antônio Bezerra ao Centro, por meio da Bezerra de Menezes. “Em outubro, estarão prontos os viadutos das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales. Quando esta obra estiver finalizada, vamos dar seguimento à segunda fase do BRT Antônio Bezerra/Papicu que compreende do Centro da Cidade ao Papicu”.

LINHAS

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 22 linhas de ônibus urbanas e quatro do sistema complementar circulam na Avenida Bezerra de Menezes, transportando, por dia, cerca de 136 mil passageiros.  Conforme a Prefeitura de Fortaleza, além dessas ações que objetivam priorizar e dar celeridade ao transporte público em Fortaleza, mais 70km de corredores expressos de ônibus serão instalados. Os recursos para a implantação do projeto foram liberados pelo governo federal, no montante de R$ 718 milhões.

Informações: O Estado CE
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Entidades distribuem livros no terminal de ônibus em Foz do Iguaçu

Nesta quarta-feira, 23 de abril, o Dia Mundial do Livro foi celebrado em Foz do Iguaçu com uma ação no Terminal de Transporte Urbano (TTU). No local, motoristas e passageiros puderam levar para casa livros, revistas e volantes literários.

A ação foi organizada pelos grupos culturais iguaçuenses Associação Guatá e Casa do Teatro e chamou a atenção de quem circulava pelo terminal.

Em entrevista à CBN Foz, Julio Fornari, agende cultural da Associação Guatá, explicou os objetivos da iniciativa e ressaltou a importância da leitura.

O estudante Antonhy Sebastian levou para casa um dos livros expostos durante a ação e aprovou a iniciativa, assim como o motorista Joel Porto, que falou da possibilidade de ter acesso à cultura sem precisar sair do próprio ambiente de trabalho.

Jean Paredes, um daqueles apaixonados pela poesia, falou sobre os sentimentos que envolvem as manifestações artísticas.

A atividade ainda contou com a “Rádio Recreio Fala, Aí”, do Projeto Plugado!, um espaço para a veiculação de música, recados poéticos e dramatizações literárias. O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor foi instituído em 1995 pela Unesco.

Por  Vacy Alvaro
Informações: CBN Foz
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Belo Horizonte: Move metropolitano embarcará na Santos Dumont; Quatro linhas troncais serão atendidas por 31 coletivos

Parte do programa que prevê a construção de 10 novos terminais de ônibus na Grande BH e a reforma de três já existentes, o Move metropolitano, em operação a partir de sábado (26) - com a integração de 31 linhas vermelhas na Estação São Gabriel - compartilhará as estações de transferência (ETs) do Move urbano (BHTrans) na Avenida Santos Dumont.

Algumas das linhas que deixarão de vir ao Hipercentro, como a 4810 (Caeté/Belo Horizonte) e a 4882 (Nova União/Belo Horizonte), hoje partem de dentro da rodoviária. Outras, como a 4105 (Santa Luzia/Belo Horizonte via Industrial Americano), saem de ruas próximas.

A partir de maio, outras linhas em direção à região hospitalar serão integradas em uma nova fase do sistema, com o funcionamento (ainda que provisório) da Estação Bernardo Monteiro. 

As quatro novas linhas troncais do BRT com destino ao Hipercentro e Cidade Industrial (retorno na Praça da Cemig), serão atendidas por uma frota inicial de 31 coletivos. Outros 110 ônibus convencionais serão mantidos nas linhas vermelhas que deixarão de vir ao Centro, transformando-se em linhas alimentadoras até a Estação São Gabriel. 

O blog elaborou um resumo com as principais informações sobre a primeira fase do sistema, que promete reduzir em 90% (cerca de 500 ônibus vermelhos) o número de linhas no Hipercentro. Confira:

PRIMEIRA FASE DO MOVE METROPOLITANO

31 linhas vermelhas que vão de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas ao Hipercentro, serão transformadas em linhas alimentadoras, encerrando as viagens na Estação São Gabriel. De lá, o usuário terá de seguir num dos ônibus do BRT/Move metropolitano para completar a viagem, em quatro novas linhas troncais: duas até a Avenida Santos Dumont (400C, direta; e 401C, paradora), no Centro, e outras duas até a Cidade Industrial – uma pela Via Expressa (405R), outra pela Avenida Amazonas (406R) –, com retorno na Praça da Cemig.

Cinco linhas serão extintas:

4690 - Nossa Senhora de Fátima/Estação São Gabriel    Será atendida pela linha 4685
4385 - Bom Destino/Estação São Gabriel            Será atendida pela linha 4380
4130 - Córrego das Calçadas/Belo Horizonte via BR-262    Será atendida pela linha 4445
4390 - Córrego das Calçadas/Belo Horizonte via Avenida Antônio Carlos
4120 - Santa Luzia/Belo Horizonte via Vila Olga

Tarifa
Durante o transbordo, o usuário que hoje utiliza um único ônibus não pagará segunda passagem, desde que utilize o cartão Ótimo. Caso contrário, ele terá de arcar com duas tarifas (não há integração tarifária com as linhas da BHTrans).

Valores
Linhas alimentadoras (cidades-estações)    R$ 3,30 a R$ 4, em média
Linhas troncais (estações-Centro e demais regiões)    R$ 3,30 ou livre para usuários do cartão Ótimo

O cartão Ótimo está disponível nos seguintes pontos de venda em Belo Horizonte (funcionamento das 8h às 17h)*:
- Rua Aquiles Lobo, 504, Floresta
- Rua Tupinambás, 841, Centro
- Rua Professor Morais, 216, Savassi

*Há pontos de venda em Betim, Brumadinho, Contagem, Ibirité, Juatuba, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Embarque
Será feito por meio de duas plataformas:

- Estações de integração
Terminais que recebem e dão sequência às linhas. Inicialmente só estará em operação a Estação São Gabriel. Outras quatro estruturas serão acrescidas ao sistema em maio.

- Estações de Transferência (ETs)
Módulos de embarque e desembarque instalados dentro e fora dos corredores. São diferenciados das estruturas da BHTrans pela cor laranja. Até maio, 13 módulos inspirados nas estações-tubo de Curitiba serão instalados além dos corredores, na Avenida Brasília, em Santa Luzia (3), na MG-010 (8) e na Avenida Civilização, em Venda Nova (2), conforme revelou o Estado de Minas em 5 de março . 

Frota
Ônibus básico
Atuais coletivos de cor vermelha, com motor dianteiro, até 12,7 metros de comprimento e três portas à direita. Serão mantidos nas linhas até as estações do Move.

Ônibus padron
Modelo intermediário do Move equipado com ar-condicionado, suspensão a ar, comprimento de 13,2 a 15 metros e bicicletário. Circulará em linhas dentro e fora dos corredores. Serão 173 padrons ao todo.

Ônibus articulado
Grande estrela da operação do Move (chega a 19 metros de comprimento), com câmbio automático e motor traseiro como itens adicionais de conforto. Circulará, na maioria dos casos, nas linhas dos corredores. Serão 115 articulados.

Futuros terminais
Vilarinho
Receberá as linhas de Confins, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos e Capim Branco
Prazo de operação: maio de 2014

Morro Alto
Linhas de Vespasiano e região
Prazo de operação: maio de 2014

São Benedito
Linhas de Santa Luzia e região
Prazo de operação: funcionará como estação provisória (móvel e desmontável) a partir de maio, a exemplo de Justinópolis e Bernardo Monteiro. A estrutura definitiva fica pronta em maio de 2015
Estação de integração (provisória) do Move metropolitano

Justinópolis
Linhas de Ribeirão das Neves e região
Prazo de operação: maio (provisória) e maio de 2015 (definitiva)

Bernardo Monteiro
Linhas em direção à região hospitalar
Prazo de operação: maio (provisória), com os ônibus estacionando ao longo da Avenida dos Andradas e da Rua Ceará, e maio de 2015 (definitiva)

Tergip
Parte das linhas em direção ao Hipercentro
Prazo de operação: a atual rodoviária de BH será transformada em terminal metropolitano quando a nova rodoviária – junto à Estação São Gabriel – for inaugurada. A obra depende, segundo a Setop, de liberação da prefeitura.

Demanda
A previsão da Setop é de que o Move metropolitano entre em operação na Estação São Gabriel atendendo 35 mil passageiros/dia. 

Maiores informações:
SAC Ótimo - (31) 3516-6000
www.otimoonline.com.br

Nota
Já é possível consultar e ver as mudanças de cada linha da Estação São Gabriel no site do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-MG): http://www.consultas.der.mg.gov.br/grgx/sgtm/consulta_linha.xhtml 

Informações: Dzai.com.br
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TCB opera a linha executiva 113, Aeroporto JK Setor Hoteleiro Norte e Sul

A TCB iniciou a operação no dia 29 de abril de 2011, a linha 0.113, saindo do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, Esplanada dos Ministérios, Setor Hoteleiro Norte, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Setor Hoteleiro Sul e Aeroporto JK. A tarifa custa R$ 8.

Para os grandes eventos Esportivos a Empresa TCB na Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014. É uma das protagonistas no efetivo transporte de torcedores no trajeto, aeroporto, setores hoteleiros norte e sul, e áreas próximas ao Estádio Nacional Mané Garrincha e Plano Piloto.

A frota alocada são cinco veículos sendo três em operação e dois reservas, a tabela horária é a cada 30minutos das 6h30 até 00hs, último veículo saindo do aeroporto de segunda as sextas- feiras e, aos sábados/domingos e feriados das 06h30 até 23:hs, último veículo saindo do aeroporto, todos os veículos com ar-condicionado e internet. O percurso é de 34,53 Km, em média de uma hora e 10 minutos.

Para ver os horários desta linha clique aqui

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