Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

SPTrans reorganiza sábado linhas na Zona Leste - Área 3

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A SPTrans implanta, neste sábado, dia 19 de outubro, medidas que visam organizar o sistema municipal de transportes na Zona Leste, diminuir a sobreposição de itinerários e melhorar a eficiência dos serviços na região. Na operação, cinco linhas serão seccionadas e, 16, substituídas.

As alterações serão realizadas na área de operação 3, que compreende bairros como Vila Jacuí e Vila Nova Curuçá, entre outros. Os novos meios de se locomover pela Zona Neste utilizando ônibus estão relacionados abaixo.


A população local foi informada das mudanças por meio do Jornal do Ônibus, afixado nos coletivos que operam na região, conforme o modelo em anexo. Também estão sendo distribuídos folhetos e funcionários da operadora realizam trabalho de orientação e esclarecimento junto aos usuários das linhas em questão.
As reorganizações no sistema de transportes vêm sendo realizadas pela SPTrans de forma gradativa e incluem ações como seccionamento, criação de linhas ou correções de itinerário. 

As mudanças fazem parte de uma necessária reestruturação da rede que irá melhorar a oferta de ônibus e o desempenho de todo o sistema, ao mesmo tempo em que permitirá aos usuários alternativas de trajetos mais curtos e rápidos ao mesmo custo, ou seja, com maior racionalização do uso do Bilhete Único. 

Os passageiros podem obter informações sobre o sistema municipal de transportes e o melhor caminho a utilizar na central 156 ou no site da SPTrans.

Confira as novas opções de transporte: 

Os usuários da linha 2501/21 Vila Cisper – Term. Pq. D. Pedro II passam a utilizar a linha 2501/10 Ermelino Matarazzo – Metrô Carrão. Aqueles interessados na ligação com a região central podem utilizar as linhas 390E/10 Term. Aricanduva – Term. Pq. D. Pedro II e 3301/10 Term. São Miguel – Term. Pq. D. Pedro II na Av. Celso Garcia, onde há oferta de demais opções de transporte.

Os passageiros da linha 2501/31 Jd. Verônia – Term. Pq. D. Pedro II devem utilizar as linhas 2076/10 Jd. Das Oliveiras – Term. Penha, 2501/10 Ermelino Matarazzo – Metrô Carrão e 2719/10 Pq. Paineiras – Shop. Penha. Os interessados na ligação com o Pq. D. Pedro II terão disponível a linha 309E/10 no Terminal Aricanduva ou na Av. Celso Garcia.

Já a linha 2626/21 Jd. Nazaré – Term. Pq. D. Pedro II será substituída pela 2626/10 Jd. Nazaré – Term. Pq. D. Pedro II.

Usuários da linha 2666/32 Jd. Camargo Velho – Term. Pq. D. Pedro II passarão a utilizar a 2666/10 Jd. Camargo Velho – Term. Pq. D. Pedro II. 

E quem atualmente usa as linhas 2678/22 Largo da Concórdia – Oliveirinha e 2678/31 Oliveirinha – Term. Pq. D. Pedro II vai passar a utilizar a linha 2678/10 Oliveirinha – Term. Pq. D. Pedro II.

Aqueles que fazem seus deslocamentos por meio da linha 208A/10 Penha – Metrô Carrão serão atendidos pela 278A/10 Penha – Santana por todo o eixo da 208A/10 ou pelas linhas 1178/10 São Miguel – Correio, 2041/10 Vila Silvia – Term. Penha, 2363/10 Jd. Danfer – Term. Pq. D. Pedro II, 211V/10 Vila. Paranaguá – Penha, 2765/10 Vila Cisper – Metrô Tatuapé e 2728/10 Jd. Do Castelo – Metrô Penha na Av. Cangaíba.

Os passageiros da linha 242P/10 Jd. Helena – Metrô Penha serão atendidos pela 233A/10 Jd. Helena – CERET. 

Na região da Vila Jacuí, quem era atendido pela linha 237U/10 Vila Jacuí – Metrô Artur Alvim passa a utilizar a 2730/10 Vila Jacuí – Metrô Artur Alvim e a 273J/10 Jd. Romano – Metrô Penha.

Os usuários da linha 2755/42 Guaianases – Metrô Penha serão atendidos pela linha 2755/10 Guaianases – Metrô Penha.

Passageiros da linha 2764/10 Vila Nova Curuçá – Metrô Penha passam a utilizar as linhas 2582/10 Vila Nova Curuça – Term. Pq. D. Pedro II, 2708/10 Jd. Lajeado – Metrô Itaquera e 2523/10 Vila Progresso – Term. Princesa Isabel.

A linha 3204/10 Jd. Lisboa – Term. Aricanduva será substituída pelas linhas 2203/10 Burgo Paulista – Shop. Penha, 2710/10 Metrô Patriarca – Burgo Paulista e 2711/10 Ponte Rasa – Metrô Patriarca.

Aqueles que utilizam a linha 3205/10 Jd. Camargo Velho – Term. São Miguel serão contemplados pelas linhas 2008/10 Jd. Nossa Sra Caminho – Est. Itaim, 2008/41 Jd. Miriam - Itaim Paulista e 2766/41 Jd. Indaia – Metrô Itaquera.

E os passageiros da linha 3574/25 Metrô Bresser – Jd. Etelvina serão atendidos pela linha 4310/10 E.T. Itaquera – Term. Pq. D. Pedro II.

Seccionamentos

A linha 2501/10 Ermelino Matarazzo – Term. Pq. D. Pedro II passa a ser Ermelino Matarazzo – Metrô Carrão. Os usuários interessados na ligação com a região central terão disponíveis as linhas 390E/10 Term. Aricanduva – Term. Pq. D. Pedro II e 3301/10 Term. São Miguel – Term. Pq. D. Pedro II na Av. Celso Garcia, onde há oferta de demais opções de transporte.

A linha 3462/10 Vila Santana – Term. Pq. D. Pedro II passa a ser Vila Santana – Metrô Tatuapé (Lado Sul). Já a 3462/10 Jd. Vila Nova – Term. Pq. D. Pedro II passa a ser Jd. Vila Nova – Metrô Tatuapé (Lado Sul). A 3574/10 Jd. Etelvina – Term. Pq. D. Pedro II passa a ser Jd. Etelvina – Metrô Guilhermina (Lado Sul). Os usuários destas têm como opções as linhas 3686/10 Jd. São Paulo – Term. Pq. D. Pedro II e 4310/10 E.T. Itaquera – Term. Pq. D. Pedro II.

A linha 211V/10 Vila Paranaguá – Estação da Luz passa a ser Vila Paranaguá – Penha (circular). Quem precisar fazer a ligação com a Estação da Luz pode recorrer às linhas 1177/10 Term. A.E. Carvalho – Estação da Luz e 1178/10 São Miguel – Praça do Correio.

Assessoria de Imprensa - SPTrans


Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans

·         EMTU-SP
READ MORE - SPTrans reorganiza sábado linhas na Zona Leste - Área 3

No Recife, Paradas da Av. Mascarenhas de Morais recebem sinalização

As paradas de ônibus da Av. Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, começam a ser sinalizadas. As linhas terão seus nomes estampados nos respectivos pontos de embarque e desembarque. 

A ação irá identificar as paradas nos dois sentidos da avenida. Para saber qual o número referente à sua parada, basta acessar o site do Grande Recife (www.granderecife.pe.gov.br) e acessar o item “Parada x Linha” na aba Itinerários.
Veja abaixo, o número das paradas com os respectivos nomes das linhas: 

Paradas 02004, 020064 e 020063 – Linhas: 
111 – Pinheiros 
115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
121 – Vila da Sudene 
122 – Vila do Ipsep 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
167 – TI Tancredo Neves/IMIP 
168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) 

Paradas 020005, 020006, 020007, 020008, 020009, 020057, 020058, 020059, 020060, 020061 e 020062 – Linhas: 

115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
121 – Vila da Sudene 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
167 – TI Tancredo Neves/IMIP 
168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) 

Paradas 020010 e 020011 – Linhas: 

115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
167 – TI Tancredo Neves/IMIP 
168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) 


Paradas: 020012, 020013, 020014 e 020015 – Linhas: 

040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá 
115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
167 – TI Tancredo Neves/IMIP 
168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) 

Paradas: 020016 e 020017 

020 – Candeias/TI Tancredo Neves 
040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá 
115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
370 – TI TIP/TI Aeroporto 

Paradas: 020051 e 020052 – Linhas: 

020 – Candeias/TI Tancredo Neves 
115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
120 – Ipsep/Shopping Recife 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
360 – Totó (Boa Viagem) 
370 – TI TIP/TI Aeroporto 
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem 

Parada 020053 – Linhas: 

020 – Candeias/TI Tancredo Neves 
023 – TI Tancredo Neves/TI Aeroporto 
024 – TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem) 
060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira 
115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
120 – Ipsep/Shopping Recife 
123 – Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves 
124 – Vila do Sesi/ TI Tancredo Neves 
125 – Córrego da Gameleira/ TI Tancredo Neves 
126 – UR-03/ TI Tancredo Neves 
132 – UR-02 Ibura/TI Tancredo Neves 
133 – Três Carneiros/TI Tancredo Neves 
134 – Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves 
135 – UR-10/TI Tancredo Neves 
136 – UR-05/TI Tancredo Neves 
137 – UR-11/TI Tancredo Neves 
138 – Zumbi do Pacheco/TI Tancredo Neves 
141 – Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves 
142 – Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves 
143 – UR-06/TI Tancredo Neves 
144 – UR-04/TI Tancredo Neves 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
167 – TI Tancredo Neves (IMIP) 
168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) 
360 – Totó (Boa Viagem) 
370 – TI TIP/TI Aeroporto 
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem 

Paradas: 020054, 020055 e 020056 – Linhas: 

024 – TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem) 
115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
167 – TI Tancredo Neves/IMIP 
168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) 
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem 

Informações: GRCT
READ MORE - No Recife, Paradas da Av. Mascarenhas de Morais recebem sinalização

Obras do Metrô de Salvador podem recomeçar

Para ser concluído até 15 de setembro do próximo ano, com início da fase de testes em 13 de junho, o primeiro trecho do metrô entre a Lapa e o Retiro vai demandar pelo menos 1.500 trabalhadores nas obras civis.

O número de operários a serem absorvidos na construção do sistema metroviário  deverá chegar a 3.400 em 2015 - considerado o pico do projeto. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav), Bebeto Galvão diz que o prazo estipulado no contrato é curto, mas não é impossível de ser cumprido.
"Para sair dentro do prazo, é preciso que seja contratado o número de operários que for necessário, com condições de trabalho adequadas", diz. A expectativa é que as obras comecem já na próxima semana, com a instalação dos canteiros de obras.


Parte dos canteiros utilizados para erguer o primeiro tramo, como o da Rótula do Abacaxi, será reativada. Mas o projeto prevê estudo da logística para implantação de outros espaços de apoio para a obra.

Cronograma - Dividida em seis etapas, a obra prevê entrega do trecho Lapa e Retiro da Linha 1 até junho do próximo ano, para início da fase de testes, com operação comercial em setembro. A extensão até a estação Pirajá é prometida para dezembro do mesmo ano.

A primeira etapa da Linha 2, até o Iguatemi, tem prazo de entrega em outubro de 2015. Em abril de 2016, o governo pretende concluir as estações do Imbuí e Pituaçu.

Em outubro do mesmo ano, o metrô chegará até a estação de Mussurunga, atingindo o aeroporto em abril de 2017.
Obra público-privada - Principais empresas que integraram o consórcio Metrosal, responsável pela obra do metrô de Salvador em curso desde 1999 e que já consumiu R$ 1 bilhão, a Andrade Gutierrez e a Camargo Corrêa serão as principais empreiteiras que tocarão a obra do metrô sob novo contrato, assinado anteontem pelos governos federal e estadual com o grupo de concessões CCR.

O contrato de parceria público-privada prevê a ampliação dos atuais 6,6 km para 41,2 km de metrô, com investimentos de R$ 4 bilhões e previsão de conclusão total em abril de 2017.

Tanto Andrade Gutierrez quanto Camargo Corrêa são sócias minoritárias do grupo CCR, mas não necessariamente teriam que ser escolhidas para a retomada do metrô. Contudo, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, "a experiência e o conhecimento das empresas" na primeira etapa da obra foram determinantes na escolha feita pela CCR.

Auditoria - A construção da primeira etapa está sendo investigada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) . Em auditoria, o órgão de controle acusa o consórcio Metrosal de superfaturamento de R$ 160 milhões (R$ 400 milhões em valores corrigidos), além de supostamente entregar a obra sem conclusão e com falhas na estrutura.

O Metrosal também foi alvo de ação de improbidade, movida pelo Ministério Público Federal em janeiro de 2010, por supostas irregularidades no processo licitatório e na execução das obras do metrô. O consórcio nega as irregularidades.

Por João Pedro Pitombo
Informações: A Tarde Online
READ MORE - Obras do Metrô de Salvador podem recomeçar

BRT trará modernidade para a cidade de Aracaju

Alta capacidade, velocidade, segurança e eficiência, tudo isso concentrado em um sistema de transporte público rápido e cômodo para a população. Assim é o BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus), que em breve será utilizado pelos aracajuanos, ajudando a solucionar os históricos problemas de mobilidade urbana na capital sergipana.

Além de Aracaju, mais de 150 cidades no mundo já perceberam os benefícios dessa modalidade de transporte que, além da agilidade por conta dos corredores exclusivos, é uma opção mais barata que os modelos utilizados sobre trilhos. A implantação do BRT em vias de concreto custa entre R$ 3 e R$ 5 milhões por cada quilômetro, valor que se torna ainda menor quando o sistema é utilizado em vias de asfalto.
É o caso de Aracaju, onde o valor por quilômetro deverá sair 40% mais barato, algo em torno de R$ 1,8 milhão, preço bastante diferente do que seria gasto se a opção fosse a criação de linhas de metrô - que custam entre R$ 120 e R$ 200 milhões por quilômetro. O mesmo gasto vultoso seria a criação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que custaria aos cofres públicos um montante entre R$ 30 e R$ 50 milhões por cada quilômetro.

BRT em Aracaju

A capital sergipana será beneficiada com o sistema moderno e ágil em corredores espalhados de norte a sul da cidade. O BRT passará pelas avenidas Augusto Franco (Rio de Janeiro), Hermes Fontes, Coelho e Campos, São Paulo, Maranhão e Visconde de Maracaju, onde serão construídas estações.

O BRT irá garantir o deslocamento de 20 mil passageiros por hora, dando ao trânsito da cidade uma fluidez inédita.

BRT pelo Brasil

Curitiba, pioneira neste sistema, possui um serviço de transporte coletivo considerado modelo no país após a implantação do BRT. Toda a obra foi elaborada pela equipe do escritório de arquitetura Jaime Lerner e Associados, o mesmo contratado pela Prefeitura de Aracaju.

No Rio de Janeiro, o sistema foi implantado, também por Jaime Lerner, com sucesso para melhor servir o público que a cidade recebeu na ocasião da Copa das Confederações (em junho deste ano). A satisfação dos cariocas já é tanta que o veículo foi apelidado de ligeirão.

Na última terça-feira, 15, a presidente Dilma Rousseff anunciou que a melhoria no transporte também vai chegar a Salvador. Na capital baiana o BRT vai interligar, através de um corredor exclusivo de 13 km, a Lapa ao Iguatemi.

Além dessas capitais, o sistema já é utilizado em São Paulo (implantado na gestão de Celso Pita), Brasília (também feito para a Copa das Confederações), Goiânia e Uberlândia (MG), e está em fase de implantação em Belém, Uberaba (MG) e Belo Horizonte - sendo instalado para a Copa do Mundo.

Ascom AAN
READ MORE - BRT trará modernidade para a cidade de Aracaju

EMTU SP amplia frota e horários de linhas intermunicipais na área continental de São Vicente

A EMTU/SP, empresa da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, colocará em operação mais cinco ônibus e acrescentará 71 viagens às já existentes para atender a Área Continental de São Vicente, uma das mais populosas da Baixada Santista, com cerca de 200 mil habitantes.

O acréscimo proporcionará opções adicionais aos usuários que têm como destino diário o município de Santos.


A reprogramação horária beneficiará as seguintes linhas metropolitanas:
- 932 SAO VICENTE (PARQUE DAS BANDEIRAS GLEBA II)/ SANTOS (PAQUETA)
- 940 SAO VICENTE (HUMAITA)/ SANTOS (PONTA DA PRAIA)
- 942 SAO VICENTE (HUMAITA)/ SANTOS (PONTA DA PRAIA)
- 942VP1 SAO VICENTE (RIO BRANCO)/ SANTOS (PONTA DA PRAIA)
- 943BI1 SAO VICENTE (VILA EMA)/ SANTOS (PONTA DA PRAIA)
- 947 SAO VICENTE (HUMAITA)/ SANTOS (PONTA DA PRAIA)
- 948 SAO VICENTE (PARQUE DAS BANDEIRAS GLEBA II)/ SANTOS (PONTA DA PRAIA)

Assessoria de Imprensa - EMTU SP

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP
READ MORE - EMTU SP amplia frota e horários de linhas intermunicipais na área continental de São Vicente

Chegam os primeiros trilhos para o sistema VLT de cuiabá

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Os primeiros trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que serão implantados no Centro de Manutenção do Complexo Operacional do VLT – que está sendo construído próximo ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande – já chegaram à Capital. 

A entrega acontece 10 meses após a data inicialmente prevista, em janeiro deste ano.

No total, serão entregues dez carretas do material tipo “vignole”, fabricados na Espanha e que são diferentes dos demais trilhos (tipo “grooved”), que são produzidos na Polônia e serão alocados ao longo dos 22,2 km de via permanente do VLT.

A chegada da primeira carreta ocorreu na quarta-feira (16) e foi acompanhada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e pelo secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães.


Os trilhos já começaram a ser preparados para instalação no Centro de Manutenções e no pátio de estacionamento do VLT, localizado na antiga Vila Militar. Apenas do tipo “vignole”, serão 10 km de trilhos implantados – mais uma quantidade reserva –, totalizando 592 toneladas de material.

Os equipamentos estão sendo armazenados em uma área especial, na cidade de Várzea Grande, que será destinada para o descarregamento de todos os materiais que compõem o VLT.

O Governo do Estado informou que o primeiro lote foi descarregado e está passando, agora, pelo período de acabamento que precede a implantação, fase essa que, segundo o governador, independe do período de chuva que se inicia na Capital.

Entre os procedimentos que antecedem a implantação dos trilhos na via permanente, estão a instalação da película, o envelopamento (enjaquetamento) e a calandragem (curvatura) dos trilhos.

Os 90 km de trilhos da via permanente, por sua vez, ainda não chegaram ao Brasil, segundo informações da Secopa.

Preparação

Cerca de 30 colaboradores já deram início ao trabalho de envelopamento dos trilhos, usando o material que chegou à cidade no fim de agosto, denominado de Q-track – que reúne os equipamentos que compõem o sistema de instalação dos trilhos (cola, película elec de isolamento energético, borrachas de envelopamento e os pórticos de posicionamento dos trilhos).

Primeiramente, é colada a película elec para em seguida serem instaladas as borrachas, que têm a função de minimizar o atrito das rodas dos trens sobre o trilho, reduzindo os ruídos e vibrações. Além do envelopamento será feita a curvatura dos trilhos, conforme a necessidade.

Depois de prontos, os trilhos serão instalados na área que compreende o pátio de estacionamento dos trens, o que equivale a cerca de 60% dos 10 km. É nesse local que os veículos serão armazenados até que parte da via permanente esteja concluída e ele possa se movimentar, iniciando a fase de testes.

Manutenções e Operações 

As obras do CM, segundo a Secopa, estão em ritmo acelerado. 

A terraplenagem da área do CM e Centro de Controle e Operações (CCO) já foi concluída, atividade que agora está sendo executada na área reservada ao Terminal de Integração de Várzea Grande.

Outras ações já executadas são referentes à limpeza, corte e aterro, além da drenagem na área, que foi direcionada para um canal existente próximo ao local. Em paralelo, seguem as escavações e a compactação do solo.

No fim de agosto começaram as atividades de fundação da edificação da estrutura do CM e CCO, com a execução de estacas. Atualmente, a equipe de engenharia de produção trabalha na preparação das bases para o assentamento dos trilhos e colocação de dutos para instalação do sistema elétrico e de telecomunicações, que também faz parte da via permanente. Com essa estrutura pronta, a próxima etapa é a instalação dos trilhos.

O Centro de Manutenções, como o próprio nome diz, será o local para reparos, ajustes e outras atividades referentes ao bom estado e funcionamento dos veículos. Próximo será construído o pátio de estacionamento dos vagões do VLT.

Já o CCO concentrará todo o funcionamento do VLT, onde serão instalados modernos equipamentos, que vão monitorar horário de chegada e partida dos trens, parada nas estações, velocidade, fluxo de passageiros, etc. Será desse local que os controladores se comunicarão com os condutores dos trens, com as estações e terminais.

VLT

De acordo com o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a última medição, feita em julho deste ano, constatou que 37,9% da obra do VLT estava pronta.

As obras do VLT tem prazo de conclusão para 13 de março de 2014. No início desta semana, o governador Silval Barbosa (PMDB) admitiu que a obra inteira, formada por dois eixos (Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro) pode não ser concluída no prazo estabelecido, sendo prioridade a finalização do Eixo 1.

“Espero que todas as linhas do VLT fiquem prontas antes da Copa. Mas se não ficar, a prioridade é o eixo central, do Aeroporto até o Comando-geral da Polícia Militar [na Avenida do CPA]”, explicou.
A obra está sendo executada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

O valor global da obra é de R$ 1,57 bilhão.

Operação do modal

O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.

O Eixo 1, que ligará a região do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, terá 15 km. Esse trajeto contará ainda com dois terminais de integração (CPA e André Maggi).

Já o Eixo 2, que fará a ligação entre o Centro e a região do Coxipó, terá 7,2 km, com um terminal de integração no Coxipó.

Nessas vias serão construídas 33 estações (22 no Eixo 1 e 11 no Eixo 2), bem como três terminais de integração e obras de arte (viadutos, pontes ou trincheiras), necessárias para implantação do modal.

Por Lislaine dos Anjos
Informações: Midia News
READ MORE - Chegam os primeiros trilhos para o sistema VLT de cuiabá

Governo quer mais participantes no trem-bala

O ministro dos Transportes, Cesar Borges, afirmou nesta quinta-feira, 17, que o governo quer atrair participantes para o leilão do trem-bala. Disse, ainda, que o governo esperar ter condições de licitar a primeira fase do trem-bala ao longo de 2014. "Teve adiamento do leilão porque verificamos que o mercado apresentava só uma empresa compromissada em participar do certame. Achamos melhor fazer estudos para entrarem novos participantes", disse. "Queremos que o projeto seja colocado com êxito na hora que for ofertado ao mercado." 

Ele afirmou que o trem-bala tem viabilidade técnica e é um avanço tecnológico. Lembrou da importância de ligar o aeroporto de Viracopos, em Campinas à capital paulista. "Sabemos e temos convicção de que o projeto é muito importante para o País. Vamos trabalhar na adequação para que ele seja colocado no momento certo e tenhamos empresas interessadas em participar", afirmou.

Informações: Correio Popular

READ MORE - Governo quer mais participantes no trem-bala

Mais de 70% dos pontos de ônibus não têm abrigo em Manaus

Mais da metade das paradas de ônibus existentes em Manaus estão sem abrigos e deixam os usuários do transporte público da capital sem proteção contra sol e chuva. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a cidade tem quatro mil pontos de ônibus, mas apenas mil possuem cobertura, ou seja, 75% dos locais não têm proteção. A maioria conta apenas placas de sinalização. O órgão afirmou que uma licitação está em andamento para a construção de novos abrigos. As obras estão orçadas em R$ 5.320.372.

Nesta semana, o G1 percorreu vários pontos dos bairros Aleixo, Armando Mendes, Cachoeirinha, Cidade Nova, Distrito Industrial, Nova Cidade e São José e constatou a ausência de abrigos e reclamações de pessoas que aguardavam por transporte.


O pedreiro Nonato Aparecido, 43, usa um dos pontos localizados na Avenida Efigênio Salles, Zona Centro-Sul, para se deslocar para o trabalho. Ele se queixou de ter que ficar exposto ao sol por, no mínimo, 20 minutos diariamente. "Já ficamos um tempão esperando o ônibus. Se não bastasse isso, a gente fica todo queimado do sol. As autoridades deveriam cuidar dessa questão também, porque isso demonstraria respeito ao povo", disse Aparecido.

O problema também foi observado na Avenida Margarita, na Zona Norte. A falta de abrigo coberto faz com que a auxiliar administrativa Mozzayra Gibs, de 27 anos, compartilhe com outros moradores da área, um espaço mínimo para "fugir" do sol e suportar as altas temperaturas. "Enquanto for sol, está bom. É bem pior quando chove, porque não temos mesmo para onde correr", relatou.

Também na Zona Norte, no Bairro Manôa, usuários do transporte coletivo esperam por melhorias na infraestrutura dos abrigos. Segundo o estudante Marco Antônio, de 19 anos, os abrigos que existem no local oferecem risco aos moradores pelas condições de conservação. "Com tanta parte destelhada, pegamos chuva mesmo aqui debaixo e essas telhas soltas ficam em tempo de cair nas nossas cabeças", disse.

De acordo com a SMTU, uma licitação para a construção de 200 abrigos para atender a esta demanda está em andamento. Ainda segundo a Superintendência, um outro processo licitatório será realizado em breve para a reformar 500 pontos que utilizam telhas de barro. A SMTU informou ainda que os abrigos têm tamanho padrão e que, por este motivo, onde não há espaço suficiente para as construções, são fixadas placas sinalizadoras.

As obras serão acompanhadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que irá entregar, gradativamente, novos abrigos de ônibus à população. A obra dos 200 novos abrigos, licitada no valor de R$ 5.320.372, tem prazo de seis meses para a conclusão.

Os novos pontos de ônibus são constituídos de concreto armado para evitar custos elevados com a manutenção e combater a depredação do patrimônio público. Até a conclusão, 70 novos abrigos serão implantados na Zona Leste, 70 na Zona Norte, 30 na Zona Sul e 30 na Zona Oeste, segundo a Secretaria.

Para solicitar abrigos, a população pode se dirigir à sede da SMTU, localizada na Avenida Torquato Tapajós, e protocolar um ofício. O pedido também pode ser feito por meio do telefone 118.

Por Rosianne Couto
Do G1 AM
READ MORE - Mais de 70% dos pontos de ônibus não têm abrigo em Manaus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960