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Rio ganha 6 novos serviços no corredor BRT Transoeste e reduz tempo de viagem

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O Rio de Janeiro ganhau na segunda-feira (7), nos horários de pico da manhã e da tarde, seis novos serviços diretos (sem parada intermediária) no corredor BRT Transoeste.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, na parte da manhã, entre 5h e 7h, os passageiros podem embarcar em ônibus articulados com saída a cada 12 minutos das estações Santa Cruz, Pingo D'Água, Magarça e Mato Alto e seguir direto para o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, zona oeste.


Já na parte da tarde, entre 16h e 20h, os coletivos saem da Alvorada com destino às estações Mato Alto, Pingo D'Água (via Magarça) e Santa Cruz, também com intervalos médios de 12 minutos.

A Prefeitura informou que os novos serviços representam uma redução de mais 15% no tempo de viagem em comparação ao serviço expresso do BRT, que apresenta diminuição de 50% do tempo gasto no deslocamento antes da implantação da Transoeste. Atualmente, o BRT Transoeste liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Paciência.

A via, que corta os bairros da Barra da Tijuca, Recreio, Guaratiba, Santa Cruz e Paciência, beneficia cerca de 120 mil passageiros diariamente.

Informações: Manchete Online
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Prefeitura de Aracaju entrega mais 30 novos ônibus à população

Na manhã desta sexta-feira, dia 11, a prefeitura de Aracaju entrega mais 30 novos ônibus à população aracajuana. Com essa quantidade, soma-se um total de 90 ônibus novos circulando na cidade e, mais 40 semi-novos compondo a frota. A solenidade acontece a partir das 07h da manhã, o estacionamento entre os mercados centrais Albano Franco e Tales Ferraz.

Os novos veículos irão complementar a frota dos 150 veículos da empresa Viação Cidade de Aracaju (VCA), que foi retirada do sistema de transporte coletivo por não cumprir com as suas obrigações perante aos usuários do transporte, seus funcionários e não atender normas técnicas de segurança.

De acordo com a prefeitura, até o final deste mês de outubro, mais 46 novos ônibus chegarão para atender o pleito da população.

Informações: Secom/PMA



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Metrô de São Paulo deve alcançar 200 km de linhas nos próximos anos

As linhas do Metrô devem alcançar 200 quilômetros de linhas, no lugar dos atuais 74,3 quilômetros. A informação foi dada nesta quinta-feira, 10, pelo governador Geraldo Alckmin, que também destacou os investimentos realizados na área dos transportes metropolitanos, como os corredores intermunicipais, as obras do Rodoanel e do monotrilho.

"Em dez dias nós poderemos publicar o edital da Linha 18-Bronze. Pela primeira vez o Metrô sairá de São Paulo. Sai do Tamanduateí, passa por São Caetano, Santo André e no futuro irá até Diadema. Essa é a primeira linha que tem recurso federal, destacou Alckmin durante o Fórum de Mobilidade Urbana.

"É preciso aproximar o local de emprego da moradia", disse Alckmin, referindo-se a mais uma medida necessária para aprimorar a mobilidade urbana. Outra ação do governo paulista nesse sentido é a construção de 20 mil moradias no centro expandido da capital, que serão feitas em prédios e galpões abandonados, em bairros como Bom Retiro, Mooca, Brás, Bexiga e Bela Vista.

O governador mencionou ainda os desafios enfrentados nas regiões metropolitanas paulistas, que devem receber mais investimentos na infraestrutura dos transportes e no planejamento da ocupação urbana. 

Do Portal do Governo do Estado


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Quilometragem morta pesa na tarifa do ônibus em Curitiba

A cada mês, os 1.360 ônibus que integram a frota operante do sistema de transporte coletivo de Curitiba rodam vazios 702 mil quilômetros, no trajeto entre a garagem e o ponto inicial ou final das linhas. Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), essa distância ociosa – chamada de “quilometragem morta” – corresponde a 8,5% do que os veículos percorrem mensalmente e está acima dos 6% permitidos por lei municipal e estabelecidos no edital de licitação. A simples adequação implicaria em uma redução de pelo menos R$ 0,05 no preço da passagem, de acordo com cálculos da CPI do Transporte Coletivo.

Em média, os ônibus percorrem juntos, mensalmente, 219 mil quilômetros além do que poderiam, em quilometragem morta. Ao fim de um ano, cada ônibus da frota terá rodado de forma ociosa, em média, 1,9 mil quilômetros a mais do que o permitido. Para a CPI, esse desperdício pode ser traduzido em cifras: R$ 1,307 milhão por mês, que acabam pagos por quem usa o transporte coletivo. No ano, mais de R$ 15,6 milhões.

“Esse gasto desperdiçado vem diluído como custo no sistema. As empresas não têm prejuízos, porque os custos são pagos de forma efetiva pela planilha”, afirma o vereador Bruno Pessuti (PSC), relator da CPI do Transporte.


De acordo com o parlamentar, do R$ 1,307 milhão consumido em quilometragem morta além do permitido, R$ 470 mil se referem aos custos dependentes – combustível, lubrificante e pneus, gastos no percurso adicional. Outros R$ 836,6 mil se referem a gastos de pessoal e dependentes, como salários de motoristas durante o trajeto ocioso extra.

Fora da rota

Para especialistas consultados pela Gazeta do Povo, o excesso de quilometragem morta do sistema revela a falta de planejamento dos consórcios e da própria Urbanização Curitiba S/A (Urbs), que administra o transporte coletivo na capital. “É um exagero. Os ônibus estão rodando vazios mais de 40% além do que determina a lei”, indica o economista Fábio Tadeu Araújo, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Basta olhar o mapa para notar que algumas garagens estão muito distantes da área de operação das empresas, gerando as distorções. O estacionamento da Viação Tamandaré, por exemplo, fica em Almirante Tamandaré, apesar de a empresa operar no Lote 3, na região sul e leste de Curitiba. A Expresso Azul cobre parte da região Oeste, mas tem sua garagem em Pinhais, no extremo oposto.

“Você tem um impacto na tarifa, porque aumenta a quilometragem que os ônibus rodam. À medida que as garagens estão mais longe, há um acréscimo cada vez maior. Isso acaba se tornando um peso dentro do sistema”, avalia o professor Lafaiete Neves, doutor em Economia e pesquisador de transporte público.

Relatório do TCE questionou a localização das garagens

No relatório de auditoria do transporte coletivo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) chamou a atenção para a necessidade de instalação de novas garagens, próximas das linhas onde os consórcios operam, o que minimizaria a quilometragem morta. O Tribunal lembra que, no contrato, as empresas firmaram declaração se comprometendo a adequar as garagens, de forma a permitir que o índice fique abaixo dos 6%, conforme determina a lei.

O TCE observou que “as empresas estão operando de modo ineficiente, com quilometragens elevadas de entrada e recolhida às garagens [quilometragem morta], impactando em vários outros itens da planilha tarifária”.

O órgão recomendou à Urbanização Curitiba S/A (Urbs) que acompanhe sistematicamente os locais indicados pelas empresas como garagens e pátios de estacionamento dos veículos, “para que identifique discrepâncias e aplique medidas corretivas com o objetivo de redução do percentual e consequente repasse dessa diminuição à tarifa”.

A Urbs disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que entende que não houve descumprimento no edital, porque as empresas que operam no sistema já tinham garagens próprias.

Informações: Gazeta do Povo
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Metrô do Recife precisa rever política tarifária para tornar-se atrativo

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Para crescer, o metrô do Recife precisa não só virar prioridade de gestão, mas também rever a política tarifária do sistema. Do jeito que está, não consegue atrair investidores, sejam públicos ou privados. Só assusta. O privado não entra porque o retorno financeiro não compensa e o público evita porque sabe que terá altos custos para implantar e operar. Mesmo com os benefícios, o transporte sobre trilhos requer grandes investimentos para ser implantado, ainda maiores para ser operado. É um gigante não só em capacidade de transporte, mas também de funcionamento. O metrô do Recife, com duas linhas elétricas e uma a diesel, com quase 30 anos de operação e 360 mil passageiros transportados por dia, consegue cobrir apenas 25% de suas despesas com o que arrecada com a tarifa de R$ 1,60, uma das mais baratas do País. O restante do custo, 75%, é subsídio direto do governo federal.

E para manter o metrô em operação são gastos, por ano, entre R$ 100 e 110 milhões, ou seja, quase R$ 10 milhões por mês. “De fato, o custo é alto e diferenciado, mas é justificado. A cobertura tarifária do metrô nunca será igual a do transporte rodoviário porque, no caso do ônibus, a passagem cobre apenas a despesa do veículo. A operação por ônibus não paga a manutenção e iluminação das vias por onde passa. Com o metrô é diferente. A operação tem que cobrir o custo dos veículos (trens), da infraestrutura da via, tanto a manutenção como a rede elétrica, e do sistema gerencial, extremamente importante para a segurança do sistema. Comparar o metrô com os ônibus é até uma maldade do lobby rodoviário”, ressalta o professor da UFPE, Fernando Jordão, mestre em transportes.

Ser uma adaptação da rede ferroviária de carga é um dos principais obstáculos para transformar o metrô do Recife em um sistema atrativo financeiramente. Isso porque não há passageiros lindeiros, como são chamados os usuários que entram no sistema pela estação do metrô e, consequentemente, deixam a tarifa no sistema. Ao contrário, metade dos passageiros do metrô acessam o sistema pelos terminais integrados com os ônibus, deixando as passagens para as operadoras. Enquanto a CBTU/Metrorec fica com o custo. “A política tarifária, sem dúvida, é o grande gargalo para a expansão do metrô do Recife.  Por isso é preciso que o transporte sobre trilhos vire prioridade de gestão para que haja planejamento e sejam encontradas soluções de política tarifária”, argumenta Bartolomeu Carvalho, do metrô do Recife.

Não há investimentos permanentes no sistema. Apenas pontuais. O dinheiro enviado pelo governo federal mal banca o custeio do sistema. Os gestores do Metrorec, atualmente formado por técnicos de carreira da empresa, apaixonados pelo modal metroviário, apelam constantemente por recursos, mas nada ou pouco conseguem. Segundo o Sindmetro, faltam peças de reposição e 50% dos problemas nos trens são provocados por panes de motor, já que as composições estão em operação há quase 30 anos. Há, até, um trem novo que está sendo “canibalizado” para fornecer peças para outros trens.

Sem atrativos, sem projetos. A rede metroviária “dos sonhos”, apresentada na arte abaixo, foi feita por técnicos do metrô do Recife,  mas é mantida em segredo porque não há autorização da CBTU para divulgá-la. A proposta, de fato, não possui embasamento técnico e, provavelmente, é inviável sob o aspecto da demanda de passageiros em alguns corredores viários, mas funciona como uma provocação. “Não definiria essa rede sequer como utópica, mas como provocativa. Vale por ser uma forma de colocar o metrô na pauta de discussões”, define Fernando Jordão. A verdade é que, atualmente, Pernambuco não tem projetos de metrô.

Para a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), é possível ter sistemas de metrô eficientes e que se pagam. Tudo depende da eficiência da gestão. “Temos 15 sistemas de transporte urbano de passageiros sobre trilhos no Brasil e apenas três deles são privados. Dois dos sistemas de São Paulo, que são públicos e os maiores do País (Metrô SP e CPTM), se pagam com a tarifa, por exemplo. O transporte sobre trilhos está presente em apenas 12 das 63 médias e grandes regiões metropolitanas, o que é pouco, mas existem 22 projetos para serem executados, o que poderá duplicar a malha metroferroviária de passageiros brasileira”, aposta a gerente executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.

Postado por Roberta Soares
Informações: JC Online
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Governo do Paraná não prevê verba para renovar subsídio à passagem de ônibus

A manutenção da integração do transporte coletivo entre Curitiba e 13 municípios da região metropolitana (RMC) está novamente na berlinda. No projeto de lei orçamentária de 2014, o governo estadual prevê apenas R$ 11 milhões em subsídios ao transporte. O valor é suficiente apenas para cobrir as duas últimas parcelas do convênio que subsidia o sistema e que se encerra em fevereiro de 2014.
Transporte coletivo em Londrina
Sem novos aportes, é difícil imaginar a continuidade da Rede Integrada de Transporte (RIT) sem reajuste na tarifa. A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), que gerencia o sistema, estima que o déficit nas contas da RIT seja 43% maior no ano que vem, chegando a R$ 97,7 milhões.


No início deste ano, uma longa e desgastante negociação – com ameaças de rompimento da integração – resultou na renovação do subsídio concedido pelo Estado desde 2012 para garantir uma passagem mais barata ao usuário. A Urbs alega que o transporte na capital se paga sozinho e que o rombo é causado pela integração.

Entre maio de 2013 e fevereiro de 2014, por exemplo, o déficit provocado pela integração com a região metropolitana deve chegar a R$ 68 milhões. Desses, R$ 40 milhões foram bancados pelo governo. O restante foi coberto por R$ 22,7 milhões repassados pela prefeitura e R$ 5,4 milhões viriam da isenção às empresas de transporte do ICMS de óleo diesel.

Novas negociações entre governo do estado, Urbs e prefeituras já começaram – mas há pouco ou nada de concreto. O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior, afirma que é impossível manter a integração da rede sem um novo desembolso do Estado.

“Se a gente considerar só Curitiba, eu diria que o sistema está equilibrado. O que gera déficit é a operação intermunicipal, que é de responsabilidade do governo do estado. Obviamente, então, essa questão envolve necessariamente o governo do estado”, disse.

Preocupação

O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Luizão Goulart (PT), que também é prefeito de Pinhais, vê com preocupação a falta de definição para a integração. “Não existe um plano B. Se não houver subsídio, não há integração”, resume. “Mas acho pouco provável que, em ano de eleição, o governo queira assumir o ônus político de um rompimento na integração”, completou.

Em nota emitida pela Coordenação da Região Metropolitana (Comec), o governo do estado disse que “defende a manutenção da integração do transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba, que é uma conquista de mais de 20 anos da população”. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito Gustavo Fruet (PDT) cumpria agenda nos Estados Unidos e que não se manifestaria.

Repactuação da tarifa ocorrerá no início de 2014

Os contratos de concessão dos lotes que operam no transporte coletivo da Rede Integrada de Transportes (RIT) preveem a repactuação da tarifa, o que deve ocorrer em fevereiro, database dos motoristas e cobradores. Além das reivindicações salariais que quem dirige os ônibus, investigações recentes sobre o cálculo tarifa – como a auditoria feita pelo do Tribunal de Contas do Estado e da CPI do Transporte – serão levados em consideração.

“Estamos discutindo um aprimoramento da modelagem tarifária, do ponto de vista da tarifa técnica. A vigência da comissão de auditoria, determinada pela prefeitura, foi prorrogada e essa comissão tem trabalhado também para identificar oportunidades para a redução da tarifa técnica”, disse o presidente da Urbs, Roberto Gregório.

Paralelamente, o Ins­­ti­­tuto de Pesquisa e Plane­­jamento Urbano de Curitiba (Ippuc) realiza a pesquisa Origem-Destino, com o objetivo de quantificar os usuários do sistema e mapear o deslocamento dos usuários. Com base nisso, seria possível dimensionar o sistema e saber o real peso da integração. Prefeitos da região metropolitana cobram agilidade na conclusão do trabalho.

“Nenhuma das informações que temos é confiável. O Instituto Curitiba de Informática (ICI) não disponibiliza informações claras. Ninguém sabe onde está o déficit. Vamos ter isso quando houver uma pesquisa séria e quando sentarmos numa mesa para discutir, governo do estado, prefeitos e empresas”, aponta o presidente da Assomec, Luizão Goulart.

Negociações

A renovação do subsídio entre o governo do estado e a prefeitura de Curitiba se arrastou por meses. Após declarar que não renovaria o acordo, o governador Beto Richa (PSDB) recuou e anunciou o repasse de R$ 40 milhões para auxiliar na integração do transporte com a região metropolitana.

Por Felippe Anibal
Informações: Gazeta do Povo
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Alckmin defende instalação de mais linhas de metrô em São Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), abriu o segundo dia do Fórum de Mobilidade Urbana da Folha, nesta quinta-feira (10), analisando que a extensão da malha metroviária de São Paulo é insuficiente. A meta, segundo ele, é chegar a 200 km de linhas - hoje, são 74,3 km.

"É pouca linha, é preciso estender rapidamente". O metrô transporta 7,3 milhões passageiros por dia -- em todo o Brasil, são 9 milhões.

Segundo ele, a sociedade mundial é urbana, com grandes conglomerados urbanos, e São Paulo não difere disso. Alckmin citou grandes obras de mobilidade urbana no Estado e defendeu instalação de mais linhas de metrô em São Paulo. "Transporte por trilho faz 80 mil passageiros por hora", diz.

CENTRO

O governador também falou sobre a ocupação do centro de São Paulo e as principais obras de transporte do governo.

Alckmin apresentou a PPP (parceria público-privada) para a região central de São Paulo, que inclui bairros como Mooca, Brás, Bixiga e Bela Vista. "Lançamos o maior programa de requalificação urbana do país."

A proposta é recuperar 20 mil apartamentos em que áreas abandonadas e revitalizar a região. Citando o prefeito Fernando Haddad (PT), Alckmin disse que a região da Sé concentra 17% dos empregos, mas apenas 3% de moradores da cidade.

"Há um descasamento entre emprego e moradia", analisou. Para ele, a região metropolitana não parou de crescer. "A cidade de São Paulo parou de crescer, mas o entorno ainda ganha 200 mil pessoas por ano."

Para aliviar o transporte, o governador citou o rodoanel, cujo trecho leste está previsto para o ano que vem, e que deve ser concluído daqui a dois anos, com o trecho norte. A obra interligará o aeroporto de Cumbica ao porto de Santos

Informações: Folha SP


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Em Joinville, Avenida Beira-Rio ganhará corredor BRT (Bus Rapid transit)

O primeiro corredor de ônibus de Joinville no conceito de Bus Rapid transit (BRT) - pista dupla, com pavimento de concreto, totalmente separada do fluxo de carros - será implantado nos quatro quilômetros que vão da rotatória perto da Associação Empresarial de Joinville (Acij), na Beira-rio, até o final da rua Procópio Gomes. 

A obra promete intervenção profunda no principal eixo Norte-Sul de Joinville. A Beira-rio será toda reformulada para que a novidade funcione. O projeto é que o BRT seja implantado nas duas pistas que ficam entre o canteiro e o rio Cachoeira para quem segue no sentido Sul-Norte da via. 


O trajeto também ganhará ciclovia exclusiva entre o corredor de ônibus e calçada do lado do rio. O corredor de ônibus que hoje existe na pista à direita, no sentido Norte-Sul, voltará a ser pista para carros.

Quem sair pela porta da frente do Centreventos no futuro, por exemplo, verá a calçada, três pistas para carros no sentido Norte-Sul, o canteiro central da via, as duas pistas do BRT de concreto, a nova ciclovia e a calçada (onde fica a ciclovia atual). Na sequência, a pessoa verá o rio Cachoeira, uma nova calçada (que será construída debaixo das figueiras), três pistas para carros no sentido Sul-Norte e a calçada em frente ao Fórum e à Câmara dos Vereadores. As figueiras ficam onde estão.
- Hoje há um desequilíbrio na distribuição do sentido destas vias. São quatro pistas no sentido Sul-Norte e só duas no Norte-Sul, o que complica o trânsito, principalmente, no fim da tarde, e ainda com apenas uma pista para ônibus. Com a mudança, ficarão três pistas para carros em cada sentido e duas para ônibus, no conceito de BRT, além da ciclovia exclusiva - diz Vladimir Constante, diretor presidente do Ippuj, responsável pelo projeto.

Cronograma
As obras são previstas para a metade do ano que vem e devem ser concluídas em dois anos (meados de 2016), se tudo correr bem com as licitações, a execução dos trabalhos e outras etapas até lá. O Ippuj concluiu recentemente o projeto básico de todas as obras do PAC Cidades Médias - que vão muito além do BRT e abrangem 55 km de vias em outros eixos importantes da região Central, zona Leste e Zona Sul.

O projeto básico determina o conceito geral das obras. O próximo passo é licitar o projeto executivo até 2014.Novo terminal de ônibus será construídoO BRT é apenas uma das intervenções do PAC Médias Cidades para Joinville.  Ao todo, 55 km de vias em outros eixos importantes para o transporte coletivo vão passar por mudanças com o investimento. Um novo terminal de ônibus, na rotatória das universidades, no Bom Retiro, também será construído com o dinheiro.

Informações: Diário Catarinense
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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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