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Mercedes-Benz fornece 2.100 ônibus para sistema de transporte coletivo urbano de Brasília (DF)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A Mercedes-Benz fornecerá veículos para o novo sistema de transporte coletivo urbano que envolve Brasília e as cidades satélites do Distrito Federal. Dos 3.300 ônibus que operam nesta região metropolitana, 2.100 unidades estão sendo renovadas chassis da marca dos modelos OF 1721, articulados O 500 UA (piso baixo) e O 500 MA (piso alto), além dos microônibus LO 916.

“Recentemente, iniciamos a entrega dos primeiros ônibus e a previsão é que todas as 2.100 unidades estejam à disposição das empresas operadoras até o mês de dezembro”, afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil.


Os ônibus Mercedes-Benz estão presentes em quatro lotes da licitação do governo local, que abrange Brasília e as cidades satélites de Taguatinga, Gama, Sobradinho, Guará, Planaltina e Ceilândia. Estas regiões serão atendidas pelas empresas Viação Piracicabana (lote 1), Viação Pioneira (lote 2), Consórcio HP Transportes (lote 3) e Auto Viação Marechal (lote 4).

“Essa foi a primeira licitação de ônibus da história da Capital Federal, o que atesta a crescente profissionalização do sistema e o compromisso com a melhoria da qualidade do transporte de passageiros e da mobilidade urbana em toda aquela importante região metropolitana”, destaca Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Por Victor José
Informações:  Transporta Brasil
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Estudantes criam aplicativo para usuários de ônibus de Porto Alegre

Imagine ir de ônibus a qualquer lugar de Porto Alegre sabendo apenas a informação do destino. Se você não conhece bem a cidade e não fez uma pesquisa prévia no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), só vai conseguir chegar ao endereço certo com o auxílio de passageiros, motoristas ou cobradores. Mas um novo aplicativo, criado por estudantes, agora ajuda a guiar os usuários do transporte público.
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS
Sem informações na maioria das paradas e terminais de ônibus, os recém-chegados à Capital e até mesmo os moradores enfrentam dificuldades para chegar a um local desconhecido. Até setembro, o estudante de Administração — Empreendedorismo e Sucessão da PUCRS Thiago Galbeno, 20 anos, ligava para a avó, exímia conhecedora das rotas de ônibus porto-alegrenses, para saber qual linha pegar e os locais das paradas.


Há 16 dias, ele comemora com outros três estudantes universitários os bons resultados de um aplicativo gratuito para smarthphones e tablets que o grupo lançou no último dia 19. Diante da necessidade de Thiago em sempre precisar consultar amigos e familiares para descobrir novas rotas do transporte coletivo, surgiu a ideia de criar algo que facilitasse a vida dele e de tantas outras pessoas que, muitas vezes, acabam trocando o ônibus pelo carro por causa da escassez de informações.

— Precisava chegar onde não costumava ir e sempre dependia de alguém — comenta Thiago.

No ano passado, ao lado de dois ex-colegas de escola, o estudante de Administração — Marketing Flávio Palma, 20 anos, e o aluno do curso técnico em Informática nas Escolas e Faculdades QI Thales Sarubbi, 19 anos, Thiago participou de uma competição na universidade na qual o projeto começou a sair do papel para a internet.

Foi no começo do ano letivo de 2013 que a ideia avançou para as telas dos celulares e tablets. Com a ajuda do estudante de Ciências da Computação da PUCRS Marlon de Quadros, 22 anos, o aplicativo NossoBus começou a ser planejado e colocado em prática pelo grupo.

Programa terá versão em espanhol e inglês

Em 12 dias, o navegador de ônibus, que utiliza GPS e internet 3G para guiar usuários do transporte público informando a parada e linha de ônibus que devem pegar, teve 250 downloads.

— Nosso objetivo é fazer a cidade ficar acessível. Como se fosse o GPS do carro, só que mais fácil porque a pessoa não precisa saber dirigir — resume Thiago.
Futuramente, o grupo, que se reúne nas sextas-feiras, deve criar uma empresa para registrar a marca. Marlon explica que o programa está em constante atualização e que os próximos passos são a disponibilização do aplicativo em espanhol e inglês, nos próximos dias, e nas plataformas IOS, para iPhone, no primeiro semestre de 2014. A meta do grupo é chegar logo aos mil downloads e oferecer também os horários que os ônibus devem chegar às paradas, sistema já existente em cidades da Europa, por exemplo.

Necessidade de licitação dificulta participação da EPTC

Projetos que auxiliem os usuários do transporte coletivo de Porto Alegre não são novidade. De forma colaborativa, estudantes e profissionais tentam minimizar um problema criando e colocando em prática a solução. Em fevereiro do ano passado, o coletivo Shoot the Shit criou adesivos com a mensagem "Que ônibus passa aqui?".

Fixados nos pilares de paradas de ônibus, eles contêm um espaço em branco para que usuários contribuam com os itinerários das linhas que passam pelo ponto. Em julho do ano passado, a EPTC aderiu à ideia e, com modificações no layout, implantou o sistema em 34 paradas. Segundo o diretor-presidente do órgão, Vanderlei Cappellari, o vandalismo freou a disseminação da proposta e o projeto permanece em avaliação pela prefeitura. Por enquanto, está sendo feita somente a reposição do material que é danificado.

Cappellari explica que, com a implantação do sistema BRT (ônibus de trânsito rápido, na sigla em inglês), todos os terminais terão informações em totens. No entanto, pela última estimativa da prefeitura, o pleno funcionamento do novo sistema só deve ocorrer em 2015. A necessidade de abrir licitações é apontado por Capellari como um obstáculo para a EPTC oferecer serviços como o do aplicativo NossoBus.

— Temos todo interesse neste tipo de inciativa, tanto é que auxiliamos com os dados, mas temos este limite de participação, é o máximo que podemos chegar — diz o diretor-presidente da EPTC.

Saiba mais

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) disponibiliza as informações de linhas e itinerários de ônibus e lotações, de pontos de paradas (incluindo táxis), por meio do PoaTransporte. O guia do transporte de Porto Alegre foi criado em dezembro de 2011 e pode ser acessado pelo endereço www.poatransporte.com.br

Informações: ZERO HORA
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Manhã complicada para os usuários com a paralisação do Metrô no Recife

O movimento, que normalmente já é complicado nos terminais integrados do Grande Recife, tornou-se ainda pior. Com a paralisação de 24 horas dos metroviários, passageiros enfrentaram dificuldades em se locolomover na manhã desta sexta-feira (4).

No TI do Barro e no TI Tancredo Neves, passageiros formaram filas longas. Apesar da falta de informação e do fluxo intenso de passageiros no terminal, não foram registrados tumultos.


De acordo com um despachante do TI Tancredo Neves, que preferiu não se identificar, a demanda está muito maior do que em dias normais. Os ônibus de maior fluxo são os que vêm da Macaxeira e do Alto Dois Carneiros. Muitos passageiros aguandam o transporte para o Centro do Recife.

Linhas de ônibus
O pedido ao Consórcio de Transporte para montar um esquema especial de coletivos partiu do Metrô do Recife (Metrorec). No total, 21 linhas receberam reforço, totalizando 232 veículos atendendo à população, 73 a mais que a frota utilizada em dias normais. Entre elas, quatro linhas especiais serão criadas para suprir as demandas dos terminais de ônibus Barro (Zona Oeste da capital), Aeroporto (Zona Sul), Centro, Joana Bezerra e Santa Rita, na área central.

Informações: NE 10
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Grande Recife reforça linhas de ônibus durante paralisação do metrô

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O Grande Recife Consórcio de Transporte divulgou, nesta quinta-feira (3), que montou um esquema especial em virtude da paralisação de 24 horas dos metroviários, anunciada para esta sexta-feira (4). Estão previstos o reforço e a criação de linhas especiais de ônibus nas áreas atendidas pelo metrô. Diariamente, cerca de 320 mil passageiros circulam pelas 29 estações da Região Metropolitana. A categoria referendou a paralisação de advertência em assembleia na noite desta quinta. Com isso, o metrô terá o serviço afetado das 5h às 23h da sexta-feira (4).

O pedido ao Consórcio de Transporte para montar um esquema especial de coletivos partiu do Metrô do Recife (Metrorec). No total, 21 linhas receberão reforço, totalizando 232 veículos atendendo à população, 73 a mais que a frota utilizada em dias normais. Entre elas, quatro linhas especiais serão criadas para suprir as demandas dos terminais de ônibus Barro (Zona Oeste da capital), Aeroporto (Zona Sul), Centro, Joana Bezerra e Santa Rita, na área central.


Os metroviários vão se concentrar pela manhã na Estação Central do Recife para esclarecer à população sobre as reivindicações. "Queremos investimento no metrô, um serviço de qualidade e segurança para passageiros e funcionários, também somos contra à política de privatização e terceirização da CBTU [Companhia Brasileira de Trens Urbanos]. Reajuste de salário não entrou nesta pauta", explicou o diretor de comunicação do Sindicato dos Metroviários e Conexos do Estado de Pernambuco (Sindmetro-PE), Levi Arruda.

Confusão
Na última segunda-feira (30), dois trens e a estação Coqueiral do metrô foram depredados por passageiros que se revoltaram com o atraso nas viagens. Segundo a assessoria de imprensa do metrô, um corte no fornecimento de energia travou as rodas de uma composição, provocando a demora. O prejuízo estimado com os atos de vandalismo chega a R$ 600 mil.

Informações: G1 Pernambuco


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Prefeitura de São Paulo vai banir os táxis das faixas exclusivas de ônibus

Uma polêmica no trânsito da maior cidade do país: a Prefeitura de São Paulo decidiu que vai proibir a circulação de táxis nos corredores de ônibus. A Secretaria de Transportes só espera o resultado de um estudo para anunciar a medida.

Essa decisão de banir os taxis das faixas de ônibus é porque, para a prefeitura, os táxis atrapalham a circulação dos ônibus.

É a mesma opinião do Ministério Público, que solicitou informações para a Secretaria de Transportes. Já os taxistas defendem o contrário: querem continuar a circular nos corredores e ainda ter o direito de usar também as faixas exclusivas.

Em uma capital que chega a ter 300 quilômetros de congestionamento em um só dia, andar de táxi costuma ser uma vantagem. Isso porque os taxistas podem usar os corredores criados para os ônibus, mas desde que levem passageiros no carro. Só que às vezes há fila de táxis.

“Quando são muitos, sim. Quando eles ficam muitos, muita fileira, cinco seis atrapalha muito sim”, responde um motorista de ônibus.


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Os principais corredores de ônibus da cidade, aqueles que funcionam na faixa da esquerda, foram modernizados há 13 anos. Segundo o secretário municipal de Transportes, naquela época a velocidade média era de 22 quilômetros por hora. Hoje, caiu para 14.

A prefeitura estuda proibir a circulação de táxis nos corredores de ônibus. Alega que assim o caminho ficaria livre para os ônibus que poderiam rodar com mais rapidez. A proposta desagradou os taxistas.
“Vai diminuir a clientela e todo mundo tem que reclamar porque quem usa o táxi precisa de rapidez e aqui não dá”, declara Paulo César Monteiro, taxista.

Nas faixas exclusivas, criadas onde só circulam ônibus, um levantamento apontou crescimento de 45% na velocidade média dos ônibus. A velocidade média passou de 14 para 20 quilômetros por hora.

Agora, o Ministério Público pediu e a prefeitura formou uma comissão para avaliar o impacto que os táxis provocam nos corredores de ônibus.
“Se o estudo apontar para onde o Ministério Público enxerga que essa concorrência é danosa para a velocidade dos ônibus, expedição de uma recomendação à prefeitura para que proíba imediatamente ou em curto prazo a circulação de táxis mesmo com esses passageiros nos corredores”, afirma Maurício Antônio Ribeiro Lopes, promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo de SP.

O secretario municipal de Transportes, Jilmar Tatto, lembrou que outro estudo, feito em 2011, já mostrou que os táxis reduzem a velocidade dos ônibus. Hoje, Jilmar Tatto tem certeza que a situação continua a mesma, se é que não piorou.

O Bom Dia Brasil já adianta que a decisão está tomada. Em mais alguns dias ela será anunciada. É só o tempo de a prefeitura concluir um novo estudo, atendendo ao pedido do Ministério Público.

No Rio de Janeiro, importantes vias, principalmente do Centro da cidade, também têm corredores expressos para ônibus. Mas os táxis são permitidos, apenas se estiverem com passageiros.

Eles não podem embarcar nem desembarcar ninguém nessas faixas que são pintadas de azul. Se houver duas faixas exclusivas na via, o táxi pode usar a da esquerda, nunca a preferencial, da direita. Veículos considerados essenciais, como ambulâncias, carros de polícia e bombeiro também podem trafegar.

A prefeitura do Rio inaugurou o primeiro corredor exclusivo em 2011 com o objetivo de reduzir em até 20% o tempo das viagens. Hoje são sete corredores na cidade somando quase 30 quilômetros.

Em Itapetininga, no interior de São Paulo, os motoristas encontraram uma alternativa de transporte mais rápida e confortável.

O táxi rotativo surgiu em Itapetininga há 13 anos para competir com o mototáxi. Funciona assim: leva quatro passageiros sempre no sentido bairro-centro e o inverso, e sempre para nos pontos já estabelecidos.

O táxi é regulamentado pela prefeitura, é na cor prata, tem faixas quadriculadas nas laterais e o número do alvará em local legível. Ele custa apenas R$ 0,5 a mais que o transporte público.

Na cidade, os motoristas passam por uma capacitação. São 254 motoristas cadastrados na prefeitura. Dez mil pessoas usam esses táxis na cidade por dia.

Informações: G1 Bom Dia Brasil
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Obras dos BRTs, em Porto Alegre, devem ser retomadas no dia 10 deste mês

O impasse envolvendo a prefeitura de Porto Alegre e os consórcios responsáveis por obras em corredores do sistema BRT (ônibus de trânsito rápido, na sigla em inglês) está próximo do fim. A garantia foi dada pela administração municipal nesta quarta-feira — os trabalhos que estavam paralisados devem ser retomados no dia 10, nas avenidas Protásio Alves e Bento Gonçalves.

Conforme informações da prefeitura, a decisão foi tomada após despacho de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) na semana passada. Os relatores de processos sobre os BRTs, Marco Peixoto e Adroaldo Loureiro, assinalaram que um apontamento do órgão ao prefeito José Fortunati (PDT), de sobrepreço de mais de R$ 1 milhão em dois serviços (leia ao lado), "não caracterizam medida cautelar". Em nota, o tribunal afirmou que documentos que sustentam "retenção unilateral dos valores determinada pela prefeitura" foi "sugestão apresentada pela equipe técnica".


O prazo para retomada das obras é para remobilização de equipamentos e mão de obra. O titular da Secretaria de Gestão, Urbano Schmitt, diz que esta primeira etapa é a mais difícil, pois estão sendo substituídos os pisos em asfalto por placas de concreto:

— Estamos com cerca de 80% das obras concluídas nesta primeira fase, considerada a mais complicada. Com a retomada das obras pelas empresas, o novo piso dos corredores de BRTs, estará pronto em abril de 2014. Sendo assim, os atuais ônibus poderão trafegar normalmente, proporcionando mais conforto aos usuários do transporte coletivo.

A próxima etapa do projeto será a substituição das estações por estações fechadas e a construção de novos terminais. Os novos ônibus serão comprados pelas empresas que vencerem a licitação — a prefeitura estima que isso pode ocorrer no ano que vem.

O IMPASSE

— O TCE apontou sobrepreço em dois pontos das obras do sistema BRT. Segundo o órgão, fresagem e sinalização noturna tem sobrepreço de 100% e 30%, respectivamente

— A partir disso, a prefeitura decidiu repassar às empresas somente os valores identificados como corretos pelo tribunal. Ou seja, diminuiu o pagamento

— O consórcio formado por Sultepa e Conpasul, encarregado dos trechos da Bento e da Protásio, entrou na Justiça em busca dos valores integrais, conforme o contrato. Obteve liminar favorável, mas a prefeitura manteve a posição. Por isso, as empresas interromperam as obras

— Fresagem: a área de retirada de asfalto prevista na licitação, segundo o TCE, é o dobro do pavimento existente. O critério de medição no contrato apontava a retirada de duas camadas de 5cm. O TCE, porém, afirma ter consultado o fabricante do equipamento e ouvido que a capacidade da máquina é superior a 10cm

— Ainda assim, há pontos do pavimento nos quais a espessura supera 10cm. Diante disso, a concessionária pediu um aditivo ao contrato (apesar de que, segundo o TCE, a espessura maior estaria dentro do limite de um corte da máquina)

— Sinalização noturna: consiste em contratar três serviços para as obras — carro-seta (30% de sobrepreço), baliza refletiva (50%) e baliza com luz piscante (50%). Como o serviço previsto na licitação só cobriria um mês de trabalho, as empresas pediram um aditivo ao contrato para contemplar toda a duração das obras

Informações: ZERO HORA
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Secretaria dos Transportes de São Paulo considera inviáveis vagões só para mulheres

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo disse considerar “operacionalmente inviável” a adoção de vagões exclusivos para mulheres em composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô. Em nota divulgada nesta quarta-feira (2), a pasta afirma que a medida, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal da capital na terça (1º), “infringe o direito de igualdade entre gêneros à mobilidade livre”.

De autoria do vereador Alfredinho do PT, o projeto pretende evitar a ocorrência de abusos e situações constrangedoras que mulheres sofrem no transporte coletivo por causa do comportamento de alguns homens. O texto obriga também uma quota exclusiva para mulheres em ônibus e em vagões do Metrô durante o horário de pico (das 6h às 10h e das 16h às 20h), de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O projeto ainda vai para uma 2ª votação, sem data prevista.


Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, “diariamente, o sistema metroferroviário transporta 7,2 milhões de passageiros”, e que 58% deles são mulheres, “fazendo com que a adoção de vagões femininos seja operacionalmente inviável”.

Pelo projeto, seria obrigatório destinar faixa cor de rosa “nos ônibus e vagões específicos nos trens e metrô “com dizeres ‘espaço exclusivo para mulheres’ em percentual não inferior a 50% da frota, para identificar o veículo, indicando ser espaço reservado a mulheres em horário determinado", diz o texto.

Na nota, a secretaria do governo estadual ressalta que atualmente há a operação “Embarque Preferencial”, que visa auxiliar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como idosos, gestantes, crianças e obesos. A operação acontece em nove estações da CPTM e em 21 do Metrô.

Informações: G1 São Paulo

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Segunda etapa da licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife deve ocorrer em meados deste mês

A segunda etapa da licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife deve ocorrer em meados deste mês. Quase dois meses depois do prazo previsto pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. 

Pelo menos os lotes 1 e 2 da licitação dos corredores de ônibus do BRT da Região Metropolitana do Recife foram concluídos. O lote 1, que corresponde ao corredor Norte/Sul, entre Igarassu e Recife, com 33,2 km de extensão e 33 estações de embarque e desembarque, ficou nas mãos do consórcio Conorte, formado pelas empresas de ônibus Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur. Já o lote 2 referente ao corredor Leste/Oeste, entre Camaragibe e Recife, com 12 km de extensão, teve como menor proposta de preço o consórcio Rodoviária Metropolitana. Nos dois casos, as empresas já operavam os trechos. 

Os outros cinco lotes a serem licitados vão atender aos corredores da José Rufino e Abdias de Carvalho; Mascarenhas de Moraes; Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte; Beberibe e Presidente Kennedy; Domingos Ferreira e BR-101 e Cabo/Ipojuca. De acordo com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nélson Menezes, o atraso no lançamento da segunda etapa do edital de licitação, prevista para o último dia 30 de agosto, se deu para novas adaptações. “Nós tivemos que atualizar os dados de demanda. Não adiantaria nada a gente definir um número x de linhas e ônibus em um terminal que já está com a demanda superada”, afirmou.

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