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No Rio, Estações BRT funcionam às escuras

sábado, 27 de abril de 2013

Na mesma linha, duas realidades diferentes. Enquanto as estações do BRT Transoeste na Barra e Recreio funcionam iluminadas, limpas e com segurança, nos trechos de Santa Cruz a Paciência o cenário não é bem este.

Além do asfalto ser pior nas áreas das estações dos "primos pobres" do BRT, como Vila Paciência, Três Pontes, Cesarinho e Cesarão II, elas estão próximas a comunidades não pacificadas e com pouca segurança.

Até pessoas armadas circulam por perto. Funcionam com pouca iluminação, lâmpadas espaçadas e passarelas escuras.
Em Santa Cruz, a estação só tem iluminação na cabine e no letreiro, prejudicando a circulação de passageiros que usam o meio de transporte | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
O motivo alegado por empresa fornecedora da luz que não terminou o serviço nos pontos citados já inaugurados é um calote de cerca de R$ 850 mil da empreiteira responsável pelas obras no trecho que vai de Campo Grande a Santa Cruz, a Sanerio Engenharia, pelo trabalho já feito nas outras estações.

A Sanerio nega atraso no pagamento e diz que as obras dos empreiteiros apresentaram problemas. De acordo com a empreiteira, ela teria recebido R$ 84 milhões da Prefeitura do Rio para fazer o trecho, que vai de Campo Grande até Santa Cruz.

Outras fornecedoras do BRT Transoeste também afirmaram que não vão dar continuidade ao serviço “por não quererem trabalhar de graça”, como a responsável pelas portas automáticas, a Prime Portas Automáticas.

A empresa diz que não entregará as 72 portas que faltam porque a Sanerio ainda não lhe pagou mais de R$ 1 milhão pelo o serviço feito em estações já inauguradas.

A empresa responsável pelo piso e parte elétrica, a Ms Damato Serviços, relata a mesma situação. Calcula uma pendência de R$ 200 mil por conta da empreiteira.

“Nem a empresa que fornece as quentinhas tem recebido em dia. Por isso, as obras foram paralisadas pelos vários fornecedores, que têm contas a pagar pelo material e funcionários utilizados nas obras”, disse um empresário que não quis se identificar.

Sanerio aponta erros na finalização da obra

A Sanerio, por meio de nota, negou que acumula qualquer dívida com as empresas citadas e que, pelo contrário, “as obras executadas pelos fornecedores registram problemas de finalização que precisam ser sanados” e os contratos ainda não se encerraram.

Porém, afirmou que “não há hipótese de interrupção das obras em função de pendências com fornecedores”.

A que fornece aço, por exemplo, já teria sido excluída. Além disso, diz que já entregou 15 das 30 estações previstas no contrato. As outra 13 estariam “semiprontas” e outras duas “em fase de construção”.
Na Barra da Tijuca, estação está bem iluminada e o entorno também, o que facilita o acesso dos passageiros mesmo durante a noite | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, todas as estações da linha de Santa Cruz a Campo Grande devem ser entregues até o final deste semestre e informou que, caso a empreiteira descumpra o contrato, ela poderá ser penalizada com as sanções previstas na legislação.

Além disso, afirmou que problemas comerciais entre empresas e seus subfornecedores não são de responsabilidade da Prefeitura do Rio.

Por Constança Resende
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Metrô de São Paulo recebe mais dois trens modernizados

O Metrô de São Paulo recebeu nesta sexta-feira mais dois trens totalmente modernizados. Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo,  já são 33 máquinas do tipo desde 2010. Pela manhã, estacionaram no pátio do Jabaquara seis vagões vindos de Cabreúva, no interior. Na segunda-feira, mais seis vagões devem chegar de Araraquara.

Os trens passarão pelos testes finais para serem implantados na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi)  e na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera e Palmeiras/Barra Funda), respectivamente. Segundo o Metrô, estes testes são iniciados ainda na fábrica, durante o processo de modernização, por uma equipe própria da companhia.

Os trens modernizados têm novo sistema de ar-condicionado, câmeras de vigilância, sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays) e monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (caixa preta), sistema de controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho dos freios em condições de baixa aderência, como em tempo chuvoso.

Também foram realizadas melhorias no sistema de tração, na ergonomia e na iluminação, intervenções que, segundo o Metrô, proporcionam ainda mais eficiência ao sistema de tração em corrente alternada (motores com controles e componentes eletrônicos mais eficientes que possibilitam menor consumo de energia).

As composições estão de acordo com as normas de acessibilidade, com espaços para cadeira de rodas e sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas. O interior dos carros ainda terá mapa dinâmico visual das estações, comunicação em braile e dispositivos de emergência para comunicação com o operador.
As cabines dos operadores foram ampliadas e receberam novo banco ergométrico e acesso mais rápido às informações geradas pela viagem. A modernização dos trens inclui ainda sistema de som que melhora a audição das mensagens sonoras eletrônicas e das divulgadas pelo operador de trem, além de pega-mão fluorescente destinado a pessoas com dificuldades visuais.

Segundo o Metrô, no total, serão 98 composições modernizadas, com investimentos na ordem de R$ 1,75 bilhão.

Informações: Portal Terra
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Porto Alegre: Mão inglesa deve ser implementada na Praça Julio de Castilhos

Reivindicadas por moradores dos bairros Moinhos de Vento e Rio Branco, em Porto Alegre, as alterações no trânsito nas imediações da Praça Júlio de Castilhos, no entroncamento da Avenida Independência com a Rua Ramiro Barcelos, entraram na pauta da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A previsão é de que até o final de maio o trânsito fique em mão inglesa (quando o sentido de circulação se dá pela esquerda) no local.

Ou seja: aqueles motoristas que estão na Rua 24 de Outubro e precisam ingressar na Rua Mostardeiro poderão fazer o retorno pela esquerda sem ter de ir até a Ramiro Barcelos. Faltam apenas os últimos ajustes no projeto para dar início à mudança.

— Como qualquer outra modificação que fazemos, vamos avaliar os efeitos e as consequências — explica o diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires.

Novo sistema de trânsito não inclui ônibus, táxi-lotações e veículos de grande porte

Para ônibus, táxi-lotações e veículos de grande porte, a circulação permanece a mesma: é preciso contornar a praça para entrar na Mostardeiro. A alteração no sentido da via foi anunciada em encontro organizado pelo Centro Administrativo Regional da Região Centro (CAR-Centro), que contou com a presença de representantes da prefeitura e moradores dos bairros Moinhos de Vento, Auxiliadora e Independência.

Em função das mudanças, a localização do ponto de táxi também será alterada na Praça Júlio de Castilho – mas não deverá permanecer na mesma via.

Outra alteração no bairro Moinhos de Vento será na Rua Tobias da Silva, que terá o sentido invertido da Félix da Cunha até a Quintino Bocaiúva. A mudança deve entrar em vigor em até 45 dias. O objetivo é desafogar a região da 24 de Outubro.

Informações: ZERO HORA

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Tarifa de ônibus em Mogi das Cruzes é a mais cara do Brasil

A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou nesta quinta-feira (25) a correção da tarifa de ônibus. O aumento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes (Comutran), durante uma reunião realizada nesta tarde. O novo valor, de R$ 3,30, começa a valer a partir deste domingo (28). O reajuste foi de 40 centavos.
Foto: Pedro Carlos Leite/G1
De acordo com a Prefeitura, a nova passagem foi definida com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 13,96%. O valor será de R$ 3,30, o que segundo a administração, ainda é menor do que havia sido solicitado pelas empresas. Desde o mês passado, um grupo de estudantes protestava contra o aumento nas passagens. O movimento deles começou na internet.

Apesar dos aumentos, as empresas de ônibus terão que cumprir algumas exigências, como ampliar o período de integração no Cartão SIM de uma hora para uma hora e meia; colocar mais 50 novos ônibus 100% acessíveis para substituição de frota, sendo que dois deles são semiexpressos e já entraram em operação nesta quinta-feira (25) na linha do Jardim Layr. 

Além de mais dois microônibus para o transporte de pessoas com deficiência e quatro vans que já fazem parte do sistema. A nova frota deverá entrar em operação em até 60 dias.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, desde fevereiro passado, as concessionárias solicitam um reajuste. Ele ainda afirmou que o valor está congelado há quase dois anos e meio e o reajuste concedido é menor que o pedido oficial feito pela CS Brasil, de R$ 3,42. Xiol afirmou que Mogi das Cruzes acompanha o valor da tarifa nas principais cidades da Grande São Paulo onde há integração. Ou seja, a pessoa viaja de um ponto a outro da cidade pagando apenas uma passagem. "Esta é uma das maiores vantagens do sistema e por isso insistimos no aumento do período, beneficiando o usuário que pode fazer alguma coisa pessoal e seguir viagem, seja para o trabalho ou para casa", disse.

Informações: G1 de Mogi das Cruzes e Suzano

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Comissão de Transporte da Câmara Municipal aprova rodízio de veículos no Recife

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Em reunião na manhã desta quinta-feira (25) a Comissão de Transporte da Câmara do Recife, com a presença do secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, aprovou um projeto substitutivo confirmando a tese de restrição de veículos na capital pernambucana.

Um Projeto de Lei de 2010, de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN), foi substituído por um mais rígido. Neste novo, para transitar livremente nas áreas restritas só foram abertas exceções para ambulância, veículos a serviço da polícia, taxis, transporte escolar e ônibus a serviço do transporte público. Não entram na lista nem motocicletas ou carros da imprensa, por exemplo.


O desavisado que cometer a primeira infração receberá advertência em sua residência. Mas a segunda infração já chegará em casa como multa. O prazo entre as duas infrações é de 12 meses, seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro.

As infrações serão consideradas de acordo com o CTB como trânsito em local/horário não permitido (Infração do código 574-60, artigo 187, I). Será considerada infração média, com multa de R$ 85,13, além de o condutor ganhar quatro pontos na carteira. O poder Executivo regulamentará onde e como será feita a restrição. A comissão colocou como referencial o último número das placas dos veículos.

O vereador Jurandir Liberal, presidente da Comissão de Transporte, espera que o projeto seja votado em sessão plenária após o feriado de 1º de maio. Se aprovada, segue para a sanção do prefeito Geraldo Julio. Se sancionado, o Poder Executivo terá 90 dias para regulamentar a restrição e colocá-la em prática.

O líder do governo na Câmara, Gilberto Alves (PTN), destacou ainda que o projeto de restrição tem caráter transitório. "As restrições podem não ser definitivas. Isso ficará a cargo do Executivo. Mas se iniciam-se obras num ponto e a restrição fica necessária, ela pode ser implementada lá até o fim das obras. Depois a circulação fica livre", exemplificou.

Além de Jurandir Liberal (PT), integram a Comissão Aerto Luna (PRP) e Priscila Krause (DEM). A vereadora da oposição não participou do encontro, alegando estar com uma virose, em casa, repousando.

Informações: Blog do Jamildo

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Prefeitura de SP vai implanta faixa exclusiva para ônibus na zona sul

A Prefeitura de São Paulo vai implantar na próxima segunda-feira (29) mais uma faixa exclusiva de ônuibus na cidade, desta vez na avenida Nossa Senhora do Sabará, na zona sul da cidade, em ambos os sentidos, entre as avenidas Washington Luís e Interlagos.

Esta faixa, que faz parte da operação "Dá Licença para o Ônibus", vai operar de segunda-feira a sexta-feira, em uma extensão de 2,7 Km, de manhã e à tarde. Pela manhã, a exclusividade dos ônibus na faixa vai das 6h às 9h, no sentido centro; e, no período da tarde, valerá das 17h às 20h, em direção ao bairro.
Renato S. Cerqueira/Futura Press
As faixas exclusivas de ônibus serão implantadas de segunda-feira à sexta-feira, nos horários de pico, com objetivo de privilegiar o transporte coletivo.

O objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores, buscando-se a redução dos tempos de viagens, com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.  

Pelo corredor circulam 23 linhas de ônibus, com uma frequência de 147 ônibus/hora pico transportando, aproximadamente, 235 mil passageiros em dia útil.

Semáforos para veiculos e para pedestres
Para a implantação da faixa exclusiva na avenida Nossa Senhora do Sabará, foi instalado um novo semáforo veicular e para pedestres no cruzamento dessa avenida com a rua Sant´Ana, com a ideia de melhorar as condições de segurança e acessibilidade viárias.

A faixa exclusiva será instalada à direita da via, mantendo-se as outras faixas de rolamento destinadas ao tráfego geral de veículos. Quem invadir a faixa exclusiva nos horários de ativação estará sujeito à multa de R$ 53,20 e trêss pontos na carteira de habilitação.

Informações: Portal Uol

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Em Goiânia, Multas no corredor da Avenida T-63 começam a ser aplicadas no dia 2 de maio

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) vai multar, a partir do dia 2 de maio, veículos que pararem ou estacionarem ao longo do corredor preferencial de ônibus da Avenida T-63, em Goiânia. 

A fiscalização do local será reforçada e a terceira faixa da via, que é para circulação exclusiva de ônibus, só poderá ser trafegada por carros que forem estacionar em garagens ou realizar conversão na primeira rua à direita.

A multa para a infração de parar ou estacionar na via, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é de R$ 127,69. Além disso, haverá remoção do veículo e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo a Prefeitura de Goiânia, as mudanças ocorridas na Avenida T-63 fazem parte do planejamento de mobilidade. A proposta é organizar o trânsito goianiense tendo em vista o crescimento da cidade e, consequentemente, da população.

Transporte coletivo
A prefeitura garante ainda que novos abrigos serão instalados nos 24 pontos de parada do transporte coletivo existentes na avenida. O corredor da T-63 soma 6 km de extensão. Cerca de 80 mil usuários do transporte coletivo utilizam a via diariamente. Ao todo, 86 linhas de ônibus operam no local e realizam cerca de 562 viagens.

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Projeto de Lei determina a volta dos cobradores em Rio Preto-SP

A Câmara de Rio Preto derrubou nesta terça-feira (23) veto ao projeto de lei que proíbe motoristas de transporte coletivo de acumular a função de cobrador. O mesmo projeto revoga lei em vigor desde 2000 que acabou com a exigência de cobradores em todos os veículos de transporte. O veto do prefeito Valdomiro Lopes  (PSB) foi derrubado com votos de 15 vereadores. Apenas um, Eduardo Piacenti (PPS), foi a favor do veto.

Atualmente, segundo contrato de concessão de transporte coletivo, apenas os ônibus maiores precisam ter cobradores. Com isso, veículos médios e os miniônibus, que são maioria no serviço em Rio Preto, prescindem deles.

O vereador Daniel Caldeira (PSL), que também é o atual presidente do Sindicato dos Motoristas de Rio Preto, mobilizou os colegas para a derrubada do veto. Contou com apoio até da base governista. “Estou aqui não como bancada do governo ou oposição. O povo quer a volta dos cobradores”, disse Caldeira durante a sessão.


O projeto, da vereadora Alessandra Trigo (PSDB), havia sido aprovado em novembro. “Essa Casa [Câmara] cometeu um erro histórico com milhares de pessoas”, disse Alessandra, ao referir-se à lei aprovada há 13 anos que acabou com a exigência de cobradores na cidade. Na ocasião, a regra que exigia cobradores em todos veículos estava em vigor havia quatro anos.
  
O Executivo vetou a proposta da tucana por considerar o projeto inconstitucional e que poderá aumentar custo da tarifa de transporte. “Quando a lei foi mudada para tirar os cobradores ninguém contestou que era inconstitucional”, disse o vereador Marco Rillo (PT).

Vereadores da base também  justificaram o voto contra o governo. “A segurança vem em primeiro lugar”, afirmou Márcio Larranhaga (PSC), que é policial rodoviário.

Alguns manifestantes levaram cartazes pedindo o retorno dos cobradores. A galeria estava lotada, mas não houve incidentes.

Presidente diz que promulga lei em 10 dias

O presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra (PP), afirmou ontem que vai promulgar a lei que derrubou o veto sobre cobradores em dez dias. Esse é o prazo estipulado no regimento da Câmara em caso de rejeição de veto. O mesmo regimento, porém, afirma que o Executivo pode sancionar o veto em 48 horas, mesmo sendo derrubado. Pauléra diz que seguirá a regra dos dez dias. O presidente, que não votou, afirmou que é a favor do projeto se não houver aumento na tarifa. Segundo ele,  o retorno de cobradores em todos os veículos teria impacto de R$ 1 milhão ao mês. “Aí a tarifa sobe”, argumentou.

Prefeitura diz que procuradoria decidirá sobre medida a tomar

O secretário de Comunicação de Rio Preto, Deodoro Moreira, afirmou ontem, depois da votação na Câmara, que a Procuradoria Geral vai definir qual medida será tomada pela prefeitura em função da derrubada do veto sobre o retorno de cobradores em todos veículos de transporte coletivo. “A procuradoria vai dar um parecer e daí será definido o que fazer”, afirmou.

A prefeitura pode entrar com Adin (ação direta de inconstitucionalidade) depois que a lei for promulgada. Na teoria,  assim que lei estiver em vigor, motoristas não podem exercer também a função de cobradores, como ocorre atualmente em parte da frota. A assessoria da Riopretrans, que engloba as empresas que fazem o serviço, a Expresso Itamarati e Circular Santa Luzia, disse ontem que vai  analisar o impacto financeiro do projeto para manifestar-se. A assessoria disse que ambas as empresas têm, somadas, 95 cobradores.

Daniel Caldeira, do  Sindicato dos Motoristas, diz que cerca de 300 veículos fazem transporte hoje. O projeto permitiria a contratação de 400 cobradores de ônibus. Caldeira ameaçou até greve no setor se a prefeitura entrar na Justiça contra a lei.

Informações: Rede Bom Dia
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