Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Trem-bala ainda deve sofrer com burocracia, diz especialista

sexta-feira, 29 de março de 2013

São Paulo – Fazer o percurso entre São Paulo e Rio de Janeiro por terra a uma velocidade de até 350km/h é uma ideia que agrada a muitos brasileiros. Os trens de alta velocidade (TAV) são comuns na Europa, Estados Unidos e Ásia. Por aqui, o projeto que inicialmente deveria estar pronto para a Copa do Mundo só terá o edital lançado em setembro deste ano.

Nesta semana, mais um entrave para o primeiro trem bala brasileiro: o Ministério Público Federal entrou com duas ações na Justiça para rever o edital. Segundo o MP, as ações visam a “correção de irregularidades que podem gerar danos bilionários”.

Em entrevista a EXAME.com, o professor de engenharia de transportes da Coppe/UFRJ, Hostilio Ratton, defende que o trem-bala trará benefícios econômicos ao país, o que não significa que seja "viável financeiramente". As responsanbilidades, segundo ele, deverão ser compartilhadas pelo poder público e privado.

O engenheiro critica, porém, a falta de detalhamento do projeto executivo do governo, além de sugerir que copiemos o modelo espanhol de TAV.

EXAME.com - O senhor vê vantagens em transferir a construção da infraestrutura do empreendimento para o poder público? Ou é melhor privatizar as obras inteiramente?
Hostilio Ratton - Costumo dizer que um empreendimento da envergadura de um sistema de trens de alta velocidade não tem como ser encarado como um projeto empresarial. A perspectiva empresarial se concentraria no negócio em si, no caso a prestação do transporte por trens rápidos, e como esse negócio permitiria aos investidores o retorno do capital aplicado. Conseguir essa viabilidade em tais projetos é muito difícil, porque o investimento inicial é muito grande e o retorno é crescente com o tempo, isto é, o número de pessoas que usará os trens e pagará as passagens cresce com o passar do tempo.

EXAME.com - E qual deve ser o raciocínio governamental?
Ratton - O poder público considera o retorno econômico. Na análise econômica, são considerados os benefícios (e problemas também) que ele traria para a sociedade como um todo. No caso dos TAVs, o resultado econômico é sempre positivo, mas o financeiro nunca é. Em nenhum outro lugar do mundo há trens de alta velocidade construídos apenas com recursos privados. O equívoco inicial com o nosso TAV foi a pretensão de que ele seria viável financeiramente. Como isso não acontece, ele tem que assumir seu caráter econômico e estratégico, comportando a entrada de recursos públicos e o seu retorno por conta dos benefícios advindos desse enfoque.

EXAME.com - Quais seriam suas principais críticas em relação aos estudos realizados e em relação ao projeto em si? 
Ratton - No caso do TAV brasileiro, o nível dos estudos teve a finalidade de orientar o processo licitatório da concessão do serviço. Todos os estudos para detalhamento do projeto executivo ficarão por conta do vencedor desse processo, inclusive a opção tecnológica, se vai ser trem bala, se vai ser trem de levitação, isso está em aberto. Foi feito um estudo de viabilidade e um ensaio do traçado para servir de referência a esse processo, mas tudo pode ser completamente revisto em função da proposta vencedora. Se, por acaso, vencer uma proposta de trem magnético, toda estrutura viária terá que ser suspensa, em viadutos, e isso pode mudar tudo em relação ao que já se fez.

READ MORE - Trem-bala ainda deve sofrer com burocracia, diz especialista

Dilma pode anunciar desoneração do transporte coletivo no 1º de Maio

Segundo a coluna Painel da Folha de São Paulo de hoje, a presidente Dilma Rousseff pode anunciar no Dia do Trabalho um pacote de medidas de desoneração do transporte coletivo urbano. De acordo com a nota, o governo federal estaria fechando detalhes do pacote, que pretende evitar alta de tarifas de ônibus e metrô nas grandes cidades que impactem a inflação. 

Em fevereiro, os prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad, e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foram convencidos pelo Palácio do Planalto a segurarem os reajustes de tarifas para evitar que o aumento entrasse no cálculo da inflação no início do ano. As novas medidas incluiriam corte de PIS/Cofins para óleo diesel, desoneração da folha de pagamento de empresas de ônibus e metrô e cortes de tributos de pneus e maquinário.

O pacote pode cair como uma luva para o prefeito Gustavo Fruet (PDT), que reajustou a tarifa da Capital de R$ 2,60 para R$ 2,85. Com o fim do subsídio do governo do Estado, Fruet afirmou que a partir de maio, quando expira o convênio, haveria o risco de fim da integração com 13 municípios da região metropolitana. A tarifa técnica com a inclusão da RMC seria de R$ 3,13, segundo a Urbs, o que exigiria um subsídio de R$ 84 milhões ao ano.

READ MORE - Dilma pode anunciar desoneração do transporte coletivo no 1º de Maio

Governo da Bahia sanciona lei que proíbe "DJ do Buzu" em transporte intermunicipal

O governador Jaques Wagner sancionou o projeto de lei 19.731/2012 que proíbe a execução de som em transportes coletivos intermunicipais no estado da Bahia. A partir de agora, os passageiros devem usar fone de ouvido em aparelhos sonoros enquanto permanecerem nos veículos. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28).
Lei já foi aprovada na Capital
A lei é válida para ônibus, micro-ônibus, vans, auto-locações, ferries boats, catamarãs, lanchas, barcas, balsas e similares. O projeto é de autoria do deputado estadual Carlos Geilson (PTN). “Tal lei busca a efetivação de uma categoria jurídica constitucional que está em voga, o direito à saúde e ao meio ambiente sadio e devidamente equilibrado”, afirmou o parlamentar.

O passageiro que descumprir a determinação será advertido, no primeiro momento, por quem estiver no comando do transporte coletivo. O “DJ do Buzu” está sujeito ainda a multa de R$ 1 mil em uma segunda infração. O responsável pelo transporte também pode ser multado.

A fiscalização e aplicação das penalidades previstas é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

Em maio de 2012, o então prefeito João Henrique proibiu a execução de som nos ônibus do transporte coletivo de Salvador após forte apelo popular. O projeto de autoria dos vereadores Andrea Mendonça (PV) e Isnard Araújo (PR) foi aprovado, por unanimidade, pela Câmara de Vereadores em março daquele ano. 

READ MORE - Governo da Bahia sanciona lei que proíbe "DJ do Buzu" em transporte intermunicipal

Pernambuco: Obras do terminal Integrado de Cosme e Damião e a Radial da Copa estão atrasadas

O tempo, agora, é o maior inimigo. Quem trabalha diretamente nas obras de mobilidade para a Copa das Confederações, que acontece no próximo mês de junho, com jogos na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, corre para entregar tudo no prazo previsto. Em alguns desses canteiros, como o Terminal Integrado de Cosme e Damião e a Radial da Copa, o tempo estipulado já acabou. Muitos afirmam que vai ficar pronto, mas tudo em cima da hora.

A expressão hoje é usada tanto pela cúpula das Secretarias da Cidades e Extraordinária da Copa quanto pelos operários que estão com a mão na massa, literalmente. Essa massa pode ser representada pelo barro que ainda ocupa muitos locais, onde já deveriam estar o asfalto e prédios prontos para serem inaugurados, como em Cosme e Damião, na Várzea, Recife.

A estação de metrô, que leva o mesmo nome do terminal e faz parte do complexo, está 95% pronta. Os trens, inclusive, já trafegam por ele, apesar de ainda não poderem realizar o embarque e desembarque de passageiros.
“Estamos com tudo praticamente pronto. Falta o acabamento da estação para poder entregar no prazo”, disse um dos engenheiros da obra, de responsabilidade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos(CBTU). “Agora é torcer e correr para que a obra do TI de Cosme e Damião também fique pronta, dando suporte necessário ao público. E também torcer para não chover”, citou o profissional, que preferiu não ser identificado. A obra é de responsabilidade do governo do Estado.

O inverno é realmente uma preocupação. Em maio, começa a estação chuvosa na Região Metropolitana do Recife (RMR) e junho é considerado o mês com maior índice pluviométrico. Como a maior parte da construção de Cosme e Damião ainda é um grande canteiro, com muito barro, a água poderia atrasar a obra ainda mais.

O novo terminal é um dos principais acessos para chegar à Arena Pernambuco. É de lá que vão sair os ônibus para o estádio, usando como via principal a nova ponte, que faz parte do complexo da Radial da Copa. A ponte também está quase pronta e deve ser entregue em junho. “Já pediram para a gente correr. Mas acho que só fica pronto mesmo em junho, em cima da hora”, disse um dos encarregados pela obra, que também optou pelo anonimato.

O Ramal da Copa será uma via com 6,3 quilômetros, que ligará a Avenida Belmino Correia (PE-05), em Camaragibe, ao lado da Estação Camaragibe do metrô, à BR-408 e à Arena da Copa, passando pelo TI de Cosme e Damião. Terá duas faixas exclusivas para o transporte público, seis para veículos particulares (três em cada sentido), ciclovia e calçadas. No total, terá 32 metros de largura.

Por João Carvalho
READ MORE - Pernambuco: Obras do terminal Integrado de Cosme e Damião e a Radial da Copa estão atrasadas

Em Fortaleza, Itinerário da linha Siqueira/Praia Iracema é alterado; veja como fica

O itinerário da linha do ônibus Siqueira/Praia Iracema (073) será alterado a partir da próxima segunda-feira, 1º. A alteração ocorrerá na região da Praia de Iracema, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). 

Os coletivos que seguem pela avenida Historiador Raimundo Girão e, no itinerário original, dobravam na avenida Barão de Studart, agora terão de dobrar na avenida Rui Barbosa, para acessar a rua Tenente Benévolo e continuar pela rota vigente. 

Ou seja, os usuários terão de se deslocar para as paradas localizadas na avenisa Rui Barbosa, entre a avenida Historiador Raimundo Girão e rua Tenente Benévolo, para pegar os ônibus da linha 073 - Siqueira/Praia Iracema.

Para comunicar a alteração, informativos e panfletos serão distribuídos nos ônibus e agentes da Etufor e do Sindiônibus estarão tirando as dúvidas dos usuários no local onde ocorrerá a intervenção.

READ MORE - Em Fortaleza, Itinerário da linha Siqueira/Praia Iracema é alterado; veja como fica

Bibliotecas são instaladas em pontos de ônibus de Curitiba

quinta-feira, 28 de março de 2013

Usuários do transporte coletivo de Curitiba podem, a partir desta quinta-feira, pegar livros emprestados gratuitamente em bibliotecas instaladas dentro das estações-tubo - pontos de ônibus em forma tubular utilizados em diversas linhas da cidade.

A primeira Tuboteca foi implantada na estação da praça Rui Barbosa, no centro da capital paranaense. A inauguração faz parte das comemorações pelo aniversário de Curitiba, celebrado nesta sexta-feira (29).

O projeto-piloto da prefeitura prevê a instalação de dez Tubotecas, sendo quatro na praça Rui Barbosa, duas unidades na rua Presidente Faria, em frente aos Correios, uma na praça Carlos Gomes, uma na rua Lourenço Pinto e duas na avenida Marechal Floriano Peixoto, esquina com a Linha Verde. Não são necessárias fichas ou qualquer tipo de cadastro para que a pessoa possa pegar um livro.

A bancária Jaqueline Pinheiro, usuária regular do transporte coletivo de Curitiba, aprovou a ideia, mas não concorda com a falta de controle dos empréstimos dos livros. "Eu achei o projeto muito interessante e vou aproveitar bastante, mas muita gente vai pegar os livros e não devolver", afirma.

Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), responsável pelo projeto, destaca que as taxas de vandalismo de bens públicos são baixas na capital paranaense, por isso acredita que a ideia de emprestar as obras livremente deve funcionar. "É o primeiro projeto desse estilo elaborado pelo poder público que conhecemos. Fundamentalmente, o que nós estamos estimulando é que a população curitibana tenha livros à disposição para sua livre circulação", afirma.

Simara Hilbert, cobradora da estação-tubo da Rui Barbosa há cinco meses, acredita que a população fará o papel de fiscal dos livros. "Se eu ver alguém rasgando ou jogando os livros no chão, vou chamar a atenção. Se todo mundo fizer a sua parte, acredito que vai funcionar", diz.

Leitora assídua de Sidney Sheldon, a cobradora afirma que pretende levar diversos livros para casa, inclusive para os filhos.

Segundo o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, todas as obras disponibilizadas pela prefeitura são títulos atuais, de diversos estilos e ainda à venda em livrarias. "Além de emprestar, as pessoas também poderão doar livros para as Tubotecas. Queremos que a população participe. A ideia é incentivar a leitura e também a confiança nas pessoas", afirma.

As outras Tubotecas serão inauguradas nas próximas semanas. Segundo o prefeito, a ideia é expandir o projeto para as Unidades de Saúde do município.

Algumas estações-tubo terão agentes de leitura para dar orientações sobre autores e títulos. A dona de casa Neusa Maria da Costa pediu ajuda para a agente da Rui Barbosa e escolheu um livro para levar para casa. "É bom aproveitar o tempo livre enquanto a gente espera o ônibus para ler, além também de podermos ler durante o trajeto", diz.

Como doar
As doações de livros podem ser feitas nas Casas da Leitura mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba, na sede do órgão, no IPPUC e na sede da prefeitura.

Segundo a FCC, aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitas publicações didáticas, técnicas, religiosas, jornais e revistas de assuntos gerais ou de notícias, manuais, guias, enciclopédias, bem como qualquer material com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico.

Pessoas interessadas em doar acima de mil volumes precisarão se adequar a um Edital de Chamamento Público, que será lançado nos próximos dias.

READ MORE - Bibliotecas são instaladas em pontos de ônibus de Curitiba

Dois novos trens do Metrô do Recife entram na fase de teste para funcionar na Linha Sul

A CBTU Recife está finalizando os testes de dois novos trens, visando à liberação para funcionarem na Linha Sul (Recife / Cajueiro Seco).  Esses trens são os primeiros de um total de 15 adquiridos pela CBTU à empresa CAF do Brasil, fabricante do equipamento.  Os outros trens serão liberados ao longo deste ano, e até dezembro toda nova frota estará em operação. 

Nesta fase dos testes os trens prestam serviço aos usuários e tem a sua operação monitorada por técnicos, que realizam os ajustes operacionais e avaliam os sistemas de interface com os usuários, tais como: sonorização, intercomunicadores, sistema interno de TV e sistema de abertura e fechamento de portas. 

Esses novos trens foram especificados com tecnologia de alta performance, possuindo os equipamentos de mais alta tecnologia disponíveis no mercado para sistema de Metrô, sendo considerado um dos trens mais modernos do Brasil. 

CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS E TÉCNICAS DOS NOVOS TRENS 
Maior aceleração e redução do tempo de frenagem, resultando em aumento da velocidade média e redução no tempo de viagem (o trem chega a atingir 90 km/h e para em poucos segundos, possui taxa de aceleração de 1 m/s2 e taxa de frenagem de 1,5m/s2). 

Redução do consumo de energia de tração em cerca de 30%, através do aproveitamento do esforço de frenagem que é transformado em corrente elétrica, que será utilizada por outro trem. Bom para a empresa e bom para o planeta. 

Climatizado com sistema de ar-condicionado de baixo ruído. 

Acesso universal garantido – possui rampa e espaço exclusivo para cadeirantes, bancos preferenciais para deficientes, idosos e obesos, sinalização para deficientes auditivos e visuais e sistema de comunicação entre usuários e operador do trem. 

Melhoria da segurança pessoal do usuário, que agora irá dispor de um amplo sistema de câmeras de monitoramento com gravação. 

Os usuários também contarão com um sistema de TV, painéis de aviso dinâmico e de sonorização, para facilitar a obtenção das informações operacionais, entretenimento e notícias. A informação da localização das estações será fornecida via GPS. 

Novidade na abertura das portas que agora vão permitir a abertura individual nos horários de baixa demanda, o que agiliza o embarque e o desembarque dos passageiros, além de economizar energia. 

Os usuários vão poder transitar dentro do trem, de um carro para o outro, distribuindo melhor a ocupação dos espaços, tornando a viagem mais confortável nos horários de maiores demandas.

READ MORE - Dois novos trens do Metrô do Recife entram na fase de teste para funcionar na Linha Sul

Problemas nas vias de Campinas comprometem transporte público

Moradores da região do entorno de Viracopos em Campinas reclamam dos problemas de acesso às regiões de Chácaras da área dos bairros Vista Alegre e Pouso Alegre. A principal via é a estrada municipal que serve de desvio para motoristas que querem escapar do pedágio de Indaiatuba. O problema segundo moradores, é que além da estrada ser de terra, a manutenção está bastante comprometida e se agrava após as chuvas.

A situação  reflete no transporte público, que por muitas vezes não consegue entrar nos bairros. Nesta quarta-feira (27/03), inclusive, um ônibus da linha 1.96 ficou atolado e não conseguiu seguir o itinerário. A dona de casa Eliza Beta Novak mora em uma das chácaras há 17 anos. Ela comenta que o problema na estrada já vem de algum tempo, com constantes crateras e não raro a suspensão do transporte para quem mora naquela área. Eliza resume o cenário do local.

O Secretário de Serviços de Públicos de Campinas, Ernesto Paulela, reconhece a necessidade de manutenção da estrada. Segundo ele, alguns outros bairros estão recebendo os serviços, como a região do Satélite Íris. Após o término nesta área, secretário garante que o maquinário vai para o entorno de Viracopos, já na próxima semana.

Esta realidade de problemas de acesso, e como consequência, comprometimento no transporte público não é exclusividade da região em que Eliza mora.

Segundo um levantamento das concessionárias que atuam no transporte público de Campinas, pelo menos oito linhas de ônibus passam por vias de terra, por exemplo, nas regiões dos DICs, Jardim Fernanda e Satélite Íris. Além dessas, outras 17 linhas trafegam por ruas e avenidas com condições precárias para o tráfego de veículos, devido buracos, crateras e má conservação. É o caso de bairros como Jardim Novo Maracanã, Pq. Valença II e região do Itajaí.

Para as cooperativas que fazem transporte na cidade, o grande problema são os buracos. Um dos representantes de uma destas cooperativas, que não quis se identificar confirmou o problema, que reflete no desgaste dos veículos. Ele comentou que as molas de amortecimento têm que ser trocadas com regularidade.

Paulela, diz que nestes casos estão sendo realizados por toda cidade a operação tapa-buraco, mas que de fato é um processo que demanda tempo. Sobre as demandas no transporte público, ele afirma que não chegaram à Secretaria.

As concessionárias disseram que os problemas nos asfaltos são comunicados as Administrações Regionais. Eles também reforçam que a Emdec tem ciência dos problemas, já que é responsável pelas fiscalizações de itinerários do transporte.

READ MORE - Problemas nas vias de Campinas comprometem transporte público

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960