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Porto Alegre pode ter greve de ônibus nesta semana

sábado, 5 de janeiro de 2013

Assembleia da categoria recusou a proposta das empresas de reajuste de 3% e aprovou estado de greve. Os rodoviários querem 30% de aumento e aguardam novas propostas com ameaça de paralisação na próxima semana. 

Apesar disso, o presidente do Sindicato garante que se houver greve em Porto Alegre, não será na segunda-feira. Julio Gamaliel explica que não daria tempo de elaborar nova oferta no final de semana.

O diretor-presidente da EPTC não acredita que a greve ocorra nos próximos dias. Apesar disso, Vanderlei Capellari afirma que as equipes estão a postos para evitar transtornos.

A preocupação com as greves da categoria se intensificou desde a última paralisação da Carris, que parou a cidade inteira. No ano passado, na negociação do dissídio, o percentual acordado ficou em 7,5%. A Capital tem 1.679 ônibus em operação e cerca de 8,5 mil motoristas, cobradores, mecânicos e fiscais.

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Em Curitiba, Governo do Estado garante subsídio para tentar manter tarifa de R$ 2,60

O governador Beto Richa confirmou nesta sexta-feira (4) que manterá o convênio com a Prefeitura de Curitiba para o repasse do subsídio do transporte público. O objetivo é manter a permanência da atual tarifa (R$ 2,60) do transporte coletivo da Capital. Serão repassados R$ 23,8 milhões no período de janeiro a maio. Cerca de 25 milhões de usuários, que utilizam a Rede Integrada de Transporte todos os meses, serão beneficiados. 
“Estamos confirmando a manutenção do convênio para que a passagem não suba”, afirmou o governador. Segundo ele, até maio o governo estadual estudará e implantará novas medidas para auxiliar o transporte de Curitiba e de outras cidades que possuem sistemas organizados de transporte coletivo. 

“Este subsídio dado ao atual prefeito de Curitiba está nos mesmos parâmetros do qual foi repassado ao anterior”, garantiu Richa. Ele lembrou que, enquanto prefeito da capital, baixou a tarifa de ônibus sem auxílio financeiro. “Eu não subi a passagem de ônibus. Eu reduzi uma tarifa que era uma das mais caras do país, sem a ajuda de ninguém”, disse. 

O convênio foi criado em maio do ano passado com o intuito de manter a tarifa do transporte coletivo. O valor repassado é a diferença entre o valor pago pelo usuário (R$ 2,60) e o valor real da chamada “tarifa técnica” (cerca de R$ 2,90) calculada pela Urbanização de Curitiba (Urbs). 

Em 2012, foram repassados R$ 33,6 milhões. Outros R$ 6,5 milhões foram empenhados em dezembro e serão pagos na próxima semana. O dinheiro é repassado pelo Estado para o Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), como forma de subsidiar também o custo do transporte de passageiros da região metropolitana. A Rede Integrada envolve 14 municípios e registra, em média, 25 milhões de usuários por mês. 

“Este foi um grande projeto do governador Beto Richa para intervir no reequilíbrio tarifário de Curitiba. Com isso, garantimos essa tarifa à população”, disse Rui Hara, coordenador da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). 

O convênio envolve a Urbs, a Comec, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e a Secretaria de Estado do Planejamento.

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Etufor altera itinerários de 22 linhas de transporte coletivo na Washington Soares

Em virtude da realização de obras de alargamento da Av. Washington Soares, que repercutirá no bloqueio do trecho compreendido entre as Avenidas Rogaciano Leite e Cel. Miguel Dias, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irá alterar os itinerários de 22 linhas de transporte coletivo a partir desta segunda-feira (7).

Os desvios, que serão necessários apenas no sentido norte-leste da via, afetarão 17 linhas de ônibus e cinco de transporte complementar (vans). Para acessar a Av. Washington Soares, os coletivos que vierem na Av. Eng. Santana Júnior deverão seguir pela Rogaciano Leite, dobrar à esquerda na Av. Atilano Moura e em seguida na Av. Cel. Miguel Dias.

Além da mudança nos percursos, o órgão desativará temporariamente o ponto de parada situado no trecho interditado. Neste caso, os usuários poderão utilizar a parada posterior, que fica na esquina da Av. Washington Soares com Rua Eliseu Beco. Já na Av. Atilano Moura será instalado um ponto seletivo somente para as linhas de transporte complementar.
Para esclarecer as principais alterações à população, um efetivo de 10 agentes operacionais atuará nestes locais de embarque e desembarque fazendo um trabalho de orientação junto aos usuários.

Confira as linhas que terão percursos modificados:

Transporte Regular (ônibus)

(019) Messejana/Papicu/Manibura 
(021) Luciano Cavalcante/Papicu
(023) Edson Queiroz/Papicu (Corujão)
(035) Av. Paranjana II (Corujão)
(041) Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu
(050) Siqueira/Papicu/Washington Soares
(052) Grande Circular II
(053) Messejana/Papicu/Washington Soares
(056) Grande Circular II (Corujão)
(066) Parangaba/Papicu/Aeroporto
(068) Messejana/Papicu/Cambeba
(074) Antônio Bezerra/Unifor
(075) Campus do Pici/Unifor
(093) Expresso/Messejana/Papicu
(806) Edson Queiroz/Papicu
(816) Edson Queiroz/Centro
(820) Papicu/Cj Alvorada

Transporte Complementar (vans)

(03) Paupina/Pici
(05) Canindezinho/Iguatemi
(06) Edson Queiroz/Barra do Ceará
(012) Conjunto Palmeiras/Papicu
(055) Conjunto Alvorada/North Shopping

Informações: Etufor
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Em BH, Trecho da Av. Paraná será fechado a partir de 08/01 para obras do BRT

As obras de implantação do BRT, sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus, avançam em mais uma etapa em Belo Horizonte. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS e da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, informa que a partir da próxima terça-feira, dia 8, começam as intervenções na Avenida Paraná, nos quarteirões entre as Ruas dos Caetés e Tupis, no sentido do Mercado Central, e na Praça Rio Branco (da Rodoviária). Nesse trecho, apenas no sentido Praça da Rodoviária/Mercado o trânsito será fechado a ônibus e carros. O tráfego continua liberado para quem circula pela avenida Paraná no sentido Mercado Central/Praça da Rodoviária. O acesso às garagens e a estacionamentos particulares da via será mantido. A circulação de pedestres ficará liberada na praça da Rodoviária e nas calçadas da avenida Paraná.

Essa é a segunda etapa das intervenções para implantação do BRT na Área Central. A primeira aconteceu na avenida Santos Dumont, entre maio e novembro de 2012. Até a conclusão da obra, serão, ao todo, seis etapas de intervenções com conclusão prevista para daqui a um ano. Pelo cronograma, uma etapa das intervenções só começa quando a anterior estiver concluída. Isso faz parte de um grande planejamento elaborado com o objetivo de reduzir ao máximo os transtornos a pedestres, motoristas, usuários de ônibus e lojistas.

Donos de estabelecimentos comerciais na Avenida Paraná e nos arredores estão sendo informados, em reuniões, da necessidade das intervenções. Ao todo, 39 linhas de ônibus da BHTRANS e 45 gerenciadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) terão seus itinerários alterados nessa etapa da obra. Equipes da BHTRANS, junto com técnicos do DER, traçaram novas rotas de tráfego dos coletivos, com a criação de pontos de embarque e desembarque alternativos, próximos aos locais das antigas paradas.

Para quem circula pela região de carro e vem da Avenida Santos Dumont, a Avenida Olegário Maciel e as ruas dos Guaranis e Curitiba passam a ser  opções de desvio em direção ao Mercado Central. Os novos locais de paradas dos ônibus foram definidos de forma que os usuários tenham que caminhar a menor distância possível entre os atuais pontos e os que foram criados provisoriamente. Possíveis ajustes poderão ser feitos caso se mostrem necessários. A Avenida Paraná tem um volume diário médio de 28.500 veículos, sendo que entre 18h e 19h, horário de maior movimento na avenida, passam 2.400 veículos pela via.

Informativos com o mapa das mudanças no trânsito e as alterações nas linhas de ônibus serão  distribuídos à população. Os folhetos com as indicações de todas as linhas que tiveram alterações de itinerários serão entregues nos coletivos, em pontos de embarque e desembarque, nos estabelecimentos comerciais e também entre as pessoas que circulam a pé na região.

Usuários de ônibus e motoristas podem ligar para o telefone 156 (BH Resolve/BHTRANS) para esclarecer dúvidas sobre o transporte coletivo. Informações sobre a obra podem ser obtidas através do telefone 31-3277-8139. Para garantir o menor transtorno possível aos lojistas, as calçadas continuarão liberadas aos pedestres. Tapumes menores irão permitir que parte das fachadas das lojas seja preservada e, com isso, os consumidores consigam localizar os estabelecimentos.

Nessa etapa de obras, uma parte da cidade irá sentir os efeitos das mudanças no trânsito, mas, no futuro, toda a população irá se beneficiar das melhorias que o BRT  irá promover na mobilidade e na qualidade de vida em Belo Horizonte. Com o BRT, as avenidas Santos Dumont e Paraná ficarão exclusivas para a circulação dos ônibus do sistema, dos pedestres e das bicicletas.

Assim, menos coletivos irão circular pela região, mas levando mais passageiros. Atualmente, nos horários de pico da manhã, 8.400 passageiros utilizam pontos de embarque e desembarque nessas duas avenidas. Com o sistema, esse número passará para 14.500 passageiros. Nos horários de pico da tarde, o número de usuários de ônibus na Paraná e na Santos Dumont subirá de 7.500 para 13.000.

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Tarifa de transporte coletivo em Uberlândia é reajustada para R$ 2,85

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Na tarde desta sexta-feira (4), o prefeito Gilmar Machado anunciou o reajuste da tarifa de transporte coletivo, em Uberlândia. O usuário do Sistema Integrado de Transporte (SIT) passará a pagar o valor de R$ 2,85 já a partir deste domingo (6). Um aumento de 9,65% em relação ao valor atual de R$ 2,60.

"Foi feito todo o esforço para que o reajuste da tarifa fosse o menor possível. Nós entendemos que o nosso sistema integrado de transporte coletivo é fundamental para o trabalhador, para o cidadão. Portanto, houve a preocupação no sentido de não prejudicar os usuários do transporte público", afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transporte, Alexandre Andrade, o reajuste já estava programado para ocorrer em janeiro e é anual. Para calcular o aumento foram levados em consideração custos como o aumento da frota e de passageiros, quilometragem, manutenção dos veículos, combustível, entre outros. "Todos os insumos que compõem a cadeia do transporte aumentaram substancialmente, chegando a médias de 12%. Além disso, está prevista a modernização e aumento da frota, que hoje já ultrapassa 400 veículos", disse o secretário.

Ainda segundo Alexandre, a taxa de aumento da tarifa de transporte público deste ano é a mais baixa desde 2009. Conforme o secretário, os índices eram de, aproximadamente, 10,5%. "A nossa meta era fazer com esse aumento não chegasse às duas casas decimais. Através de negociações com as empresas, conseguimos baixar para 9,65%. Em comparação com municípios de mesmo porte, como Uberaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos, cidades nas quais a passagem já se aproxima ou passa dos R$ 3, Uberlândia tem a tarifa mais baixa", destacou Alexandre.

Para as pessoas que pagam duas passagens de ônibus por dia, considerando uma média de 22 dias úteis, o gasto total passa a ser de R$ 125,40 mensais. Sendo um valor de R$ 11 a mais no orçamento, o que em um ano representa R$ 132 a mais em comparação com a tarifa anterior.

Por Diego Alves
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Tarifas de ônibus do Recife são reajustadas e novos preços já entram em vigor no domingo

As passagens de ônibus no Grande Recife terão reajuste de 5,53% a partir do próximo domingo. O percentual foi definido na manhã desta sexta-feira (4), durante reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) na sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, na área central do Recife. Com o reajuste definido, a tarifa A, que é a mais barata nos ônibus da RMR, passará dos atuais R$ 2,15 para R$ 2,25.

Segundo o Conselho, o valor do reajuste foi definido levando em conta o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) entre os meses de dezembro de 2011 e novembro de 2012. Os valores serão enviados para a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), que vai aprovar os números e arredondá-los para facilitar o troco, por exemplo. Logo após a confimação da Arpe, o reajuste será publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (5), fazendo com que os novos preços já passem a valer no domingo.


A reunião foi tensa. Revoltado com o aumento e com o fato de a reunião acontecer a portas fechadas, um grupo de estudantes tentou invadir o encontro. A Polícia Militar foi chamada para acalmar os ânimos, mas não houve confronto.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana/PE) queria um reajuste de 13%. Alegava que os custos tinham aumentado e que não dava para ter um aumento menor. Já o Grande Recife Consórcio de Transporte apresentou uma contraposta de reajuste de 5,75%.

Linhas Convencionais
Anel A: R$ 2,25
Anel B: R$ 3,45
Anel D: R$ 2,75
Anel G: R$ 1,50

Linhas Opcionais
042 – Aeroporto  R$ 2,80
072 – Candeias  R$ 4,20
160 – Gaibu/Barra de Jangada R$ 4,20
195 – Recife/Porto de Galinhas R$ 11,00

Tarifas especiais  
191 – Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó)  R$ 7,60
194 – Cabo/Porto de Galinhas R$ 4,20
196 – Recife/Porto de Galinhas (IMIP) R$ 6,00 

Informações: JC Online e Blog Meu Transporte

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Rodoviários de Porto Alegre decidem entrar em estado de greve

Em uma assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, os trabalhadores rodoviários de Porto Alegre entraram em estado de greve e podem paralisar os serviços a qualquer momento. Eles querem que o Sindicato das Empresas Operadoras do Transporte em Porto Alegre (Seopa) negocie com a categoria e apresente uma contraposta aos pedidos de reajuste salarial de 30%, aumento de R$ 10 no ticket alimentação e revisão de todos os 65 itens do acordo coletivo de 2012.

“O patronal oferece apenas 3% de reajuste, quase nada de aumento. Se precisar, vamos parar tudo para mostrar nossa importância. Amanhã vamos entregar nossas reivindicações e queremos resposta”, afirmou o presidente do sindicato Julio Gamaliel.

Segundo ele, a categoria envolve 8,5 mil funcionários na Capital, entre cobradores, motoristas, mecânicos e profissionais de escritório. Em janeiro do ano passado, a categoria entrou em greve, mas aceitou a oferta de 7,5% de reajuste. Além da elevação do salário, o acordo previu aumento de R$ 2 no vale refeição, que passou para R$ 15, R$ 2 mil de auxílio funeral, remuneração dobrada em dias de feriados e dois anos de estabilidade antes da aposentadoria. 

Servidores da Carris fizeram paralisação o que provocou caos no transporte coletivo de Porto Alegre no final de novembro. Cerca de 90% da frota ficou paralisada e milhares de pessoas ficaram plantadas nas paradas de ônibus sem conseguir chegar ao trabalho na manhã do dia 30/11/2012. 

Informações: Correio do Povo

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Grandes obras afetarão o trânsito do Recife em 2013

O ano de 2013 será marcado por situações atípicas que terão impacto direto na mobilidade urbana do Recife. Obras de grande porte, como a construção de viadutos, corredores de ônibus e até um túnel, deverão exigir ainda mais paciência dos motoristas.
Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Eles estarão nos cruzamentos com as vias que apresentam maiores retenções: Bandeira Filho, Paissandu, Dom Bosco e Rui Barbosa. Eles fazem parte do corredor Norte/Sul.

Além dos viadutos, a Agamenon terá intervenções ao longo de toda a sua extensão, por conta da construção do corredor com as estações do BRT, o alargamento do viaduto da João de Barros e a passarela do Chié, na altura do Tacaruna.

A Avenida Cruz Cabugá, que também faz parte do corredor Norte/Sul, será outra via a ficar totalmente em obras em 2013.
Avenida Pan Nordestina
Na Avenida Caxangá, os transtornos já começaram. Lá, um viaduto está em construção assim como estações de BRT, como parte do corredor Leste/Oeste. Um túnel será construído na altura do Museu da Abolição, na Madalena. Por ele, passarão os veículos que vierem pela Real da Torre em direção à rua João Ivo. Já os veículos que transitarem entre o Benfica e a Caxangá, em vice-versa, passarão por cima do túnel.

A secretaria das Cidades, responsável pela execução dos projetos, já informou que está dialogando com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para elaborar planos de circulação a fim de amenizar os transtornos causados ao trânsito durante as obras.

Informações: Diário de Pernambuco

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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