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No Rio, Metrô adapta estações para receber novos trens chineses

domingo, 15 de julho de 2012

Uma polêmica da China. O Sindicato dos Metroviários do Estado do Rio (Simerj) vai pedir ao Ministério Público que investigue uma situação inusitada: de acordo com a entidade, a concessionária Metrô Rio está sendo obrigada a reduzir, “a toque de caixa”, a largura de plataformas em algumas estações e a aparar pilastras e paredes de túneis das Linhas 1, 1A e 2, em até 20 centímetros.

Teria havido uma falha na avaliação do gabarito aerodinâmico dos novos trens chineses, ou seja, nos cálculos que projetam como o trem se movimenta nos trilhos. Especialista confirma o problema, mas a concessionária MetrôRio nega com veemência.

De acordo com o vice-presidente do sindicato, Ariston Siqueira dos Santos, as obras ocorrem à noite. “Trata-se de um erro de avaliação grotesco.

Os técnicos não levaram em consideração que, por não terem motores nos vagões, só nas locomotivas, ao contrário dos atuais, o balanço nas laterais dos comboios comprados na China é bem mais acentuado, o que levaria os vagões a colidir com estruturas de concreto”, explicou Ariston.

Gabarito
Especialista em Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Fernando MacDowell endossa a denúncia. “Esse absurdo está realmente ocorrendo. Cansei de alertar em audiências públicas, conforme registros em atas e gravações, que isso iria acontecer porque, simplesmente, não observaram o gabarito aerodinâmico”, afirmou MacDowell, ressaltando que o problema interfere em boa parte das 35 estações.

Metrô Rio: obras só de padronização
A direção do sindicato ressalta que a adaptação deixará o vão entre o trem e a plataforma maior, o que pode representar um perigo no momento de embarque e desembarque dos passageiros.

A assessoria de imprensa do Metrô Rio negou que haja problemas com os trens chineses e informou que as obras fazem parte de um projeto de “padronização das estações”.

A assessoria assegurou que o cronograma para a estreia dos trens chineses, em agosto, está mantido. A concessionária já foi multada em R$ 374 mil por atraso na entrega dos novos vagões, prevista, inicialmente, para agosto de 2010.

O investimento no novos trens chineses foi de R$ 320 milhões. A previsão é que, até o início do ano que vem, todas as 19 composições estejam circulando no trajeto Pavuna-Botafogo. A promessa é que a temperatura média nos vagões seja de 23 graus.

Fonte: O Dia Online

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Justiça do Trabalho sela o fim da greve no transporte coletivo de Porto Velho

No acordo firmado, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Porto Velho – SET comprometeu-se em conceder reposição salarial de 6% para toda a categoria, R$ 60 de ticket-alimentação, reajuste de R$ 7 para R$ 8 reais a título de vale-refeição, R$ 22.000 de repasse médico e o valor de duas tarifas referente à refeição noturna. Ainda aceitaram a inclusão de mais um dia de folga quando do aniversário do trabalhador e o não desconto dos dias parados.
Em contrapartida, os trabalhadores, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Coletivo Urbano, Escolar, Metropolitano e Afins de Passageiros no Estado de Rondônia – Sitetuperon firmaram o compromisso para retorno imediatamente ao trabalho.
Na Justiça, a negociação foi mediada pela presidente do TRT, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, com a participação do Ministério Público do Trabalho, através da procuradora do Trabalho, Paula Roma Moura. O acordo seguirá para homologação do Tribunal Pleno em Sessão de Julgamento Extraordinária no próximo dia 18.
O movimento grevista já entrara no seu 5º dia, contudo o serviço essencial de transporte da população foi mantida em efetivo mínimo por força de liminar da própria Justiça do Trabalho.
Os empregados reivindicavam reajuste salarial de 13%, o retorno do horário de trabalho sem intervalo, a concessão de adicionais de insalubridade (20%) e periculosidade (30%), a remuneração das horas extraordinárias em 75%, nos dias normais, e 110%, nos domingos e feriados.

Fonte: rondoniadinamica.com


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No Recife, Licitação do sistema de transporte vai melhorar a prestação de serviços aos usuários de ônibus

sábado, 14 de julho de 2012

O Grande Recife Consórcio de Transporte apresentou hoje pela manhã (13), na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), a proposta do novo modelo do Regulamento do Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (RTPP/RMR). O documento, colocado em pauta para avaliação dos membros do CSTM, vai modificar os critérios de gestão e fiscalização do Sistema de Transporte Público e é mais um passo para a realização da licitação das linhas de ônibus do sistema, levando em consideração que o regulamento é uma peça importante no edital. O novo RTPP só será aplicado após a conclusão do processo licitatório.

A partir da apresentação, os conselheiros terão até o dia 20 de julho para analisar o documento e fazer suas críticas e sugestões que serão encaminhadas ao Grande Recife, que irá avaliar os questionamentos, responder aos membros e/ou incorporá-los ao documento. Uma nova reunião será feita no próximo dia 27 para que o texto final do regulamento seja colocado em pauta para votação.

O novo modelo, que disciplina e estabelece normas claras para o Grande Recife exercer suas funções como órgão gestor do sistema, substituirá o regulamento atual, criado em 1991. De acordo com o Presidente do Consórcio, Nelson Menezes, o documento regulamenta uma série de critérios técnicos e operacionais que ofertará aos usuários, além de equipamentos novos, a formalização do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e a implantação formal de novos mecanismos no auxílio da fiscalização e modernização da infraestrutura de gestão.

O Presidente reforça que a necessidade de atualizar as normatizações, no Regulamento vigente, é uma preocupação do órgão. “Levando em consideração que nos últimos 20 anos várias mudanças estruturais e geográficas ocorreram nos municípios da RMR, além do surgimento de novas tecnologias no setor, confirmando a necessidade de adequação no formato de gerir e fiscalizar um serviço que já atende dois milhões de usuários diariamente”, justificou.

Benefícios - Na prática, o regulamento atualizado determina as diretrizes na prestação do serviço de transporte público por ônibus da RMR, por parte da iniciativa privada, dando condições e garantias na operação das 390 linhas e dos três mil ônibus que trafegam por toda a Grande Recife. O documento também estabelece regras de operação e fiscalização, melhorias no padrão tecnológico e os critérios de renovação da frota, garantindo a qualidade na oferta de serviço à população.

Com a aprovação do RTPP/RMR que só será aplicado após a licitação, todos os veículos que entrarem em operação deverão, por exemplo, ter ar-condicionado, proporcionando mais conforto para os passageiros.

Outra novidade é a inclusão do Transporte Rápido por Ônibus (TRO), referente aos corredores Norte-Sul, Leste-Oeste, Ramal da Copa e os demais que forem construídos para este fim, nas regras aplicadas na operacionalização do serviço por parte da operação e fiscalização. Eles terão equipamentos urbanos adequados, ônibus modernos, arrecadação antecipada e sistema de gestão inteligente, que é composto por monitoramento via GPS, garantindo a regularidade nas viagens.

Avaliação - A avaliação da qualidade do serviço prestado, por parte do usuário, terá um peso maior nos critérios estabelecidos pelo novo regulamento. Antes, de forma generalizada, o usuário reclamante tinha peso 01 na averiguação do serviço prestado pelas empresas. Agora, as reclamações computadas contarão com uma nota 3,5. Essa avaliação, que será semestral, irá gerar o Relatório de Avaliação da Qualidade do Desempenho por Concessionária - RAQD, que será encaminhado às operadoras para conhecimento e adoção de medidas corretivas, visando sempre melhorar a qualidade do serviço oferecido aos usuários.

As concessionárias terão que apresentar anualmente comprovantes de que continuam de acordo com as normas técnicas. ”Essa é uma maneira de garantir a qualidade e eficiência dos serviços aos usuários”, lembrou Nelson Menezes.

Segundo ele, para serem remuneradas em 100% pelo serviço prestado, as empresas passarão por avaliações mensais e terão que obter uma nota igual ou superior a oito, de acordo com os critérios de satisfação do usuário, cumprimento de viagem, quebra de veículo e cumprimento de intervalo. Caso contrário, não será pago, de forma integral, a remuneração proposta para a operação.

A nova proposta também prevê a extinção do contrato antecipada caso a operadora preste serviço deficiente, paralise sua operação, não cumpra as penalidades impostas, ou ainda obtenha durante o período contratual média semestral das avaliações menor ou igual a 5. Os terminais terão gerências específicas para supervisão técnica, orientação normativa, acompanhamento e monitoramento dos serviços executados.

Informações do GRCT

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Edital prevê a compra de ônibus do BRT em Belém


A Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel) deu mais um passo para o avanço da implementação do sistema de Transporte Rápido por Ônibus (cuja sigla, em inglês, é BRT, Bus Rapid Transit). Nesta semana foi lançado o edital que autoriza a realização do pregão eletrônico nº 063/2012 para a aquisição de veículos tipos ônibus articulado e biarticulado para transporte coletivo de passageiros do sistema urbano para no próximo dia 20, às 9 horas, no auditório da Comissão Permanente de Licitação, à avenida Nazaré, 361, no bairro de Nazaré.

De acordo com o edital, podem participar do pregão os interessados que atenderem a todas as exigências, inclusive quanto à documentação que consta no edital e seus anexos, e pessoas jurídicas sob a condição de microempresa e empresa de pequeno porte, para efeito do tratamento diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123, de 2006, e alterações posteriores.

Entretanto, não podem concorrer direta ou indiretamente na licitação empresas sob falência ou recuperação judicial; suspensas de licitar na esfera da administração municipal; declaradas inidôneas ou que estejam cumprindo sanções aplicadas pela Prefeitura de Belém ou qualquer órgão da administração pública direta ou indireta federal, estadual ou municipal e servidor ou dirigente do órgão contratante, bem como, o responsável pela licitação.

O edital determina ainda que os ônibus deverão ser entregues de forma parcelada, sendo a primeira com até 20% do quantitativo total em até 60 dias após assinatura do contrato e emissão da nota de empenho, e as demais, conforme solicitação do órgão.

Além disso, que a quantidade dos veículos (ônibus) a serem entregues estará sujeita a variação, conforme as necessidades da administração pública e a disponibilidade de recursos ou preços de oferta, por meio de termo aditivo, obedecido os limites legais. O edital informa também que o prazo contratual será de até 12 meses, a contar da data de sua assinatura.

Fonte: O Liberal



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Tarifa de ônibus em Ponta Grossa sobe R$ 2,60 neste domingo

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A tarifa de ônibus terá reajuste de 8,3% a partir do próximo domingo. O decreto autorizando a majoração do valor foi assinado na tarde de ontem pelo prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, e será divulgado hoje no Diário Oficial do Município. Com isso, o usuário do transporte coletivo urbano da cidade passará a pagar R$ 2,60 pela tarifa do ônibus. O valor atual de R$ 2,40 será mantido até sábado.
O prefeito disse ontem ao Jornal da Manhã que a sugestão do Conselho Municipal de Transporte, de estabelecer tarifas diferenciadas para pagamento em dinheiro e bilhete eletrônico, será analisada pela assessoria jurídica e, uma vez comprovada sua legalidade e viabilidade, pode vir a ser acatada futuramente. Uma das sugestões do CMT era de manter a tarifa de R$ 2,40 para quem utiliza o cartão eletrônico e de R$ 2,60 para o usuário que fizesse o pagamento em dinheiro. A outra subiria a passagem para R$ 2,50 para o sistema de bilhetagem e de R$ 2,60 para o pagamento em dinheiro.

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No Recife, Posto de Atendimento VEM muda de endereço


Os usuários do cartão VEM Vale Eletrônico Metropolitano contarão a partir do próximo dia 17 de julho com um novo posto de atendimento, que irá oferecer mais conforto e agilidade. O espaço localizado na Rua da Soledade, irá concentrar os serviços de emissão e bloqueio de cartão e recarga de créditos, antes realizado no posto da Praça Maciel Pinheiro. A iniciativa é da URBANA-PE em parceria com o GRCT.

O novo espaço é totalmente climatizado com 25 balcões de venda de créditos. Os usuários que irão emitir primeira e segunda via dos cartões contarão com 28 guichês, onze a mais que no antigo posto.


O novo posto contará ainda com 15 máquinas de autoatendimento, serviço que foi testado e aprovado pelos usuários no antigo posto da Maciel Pinheiro. Os equipamentos ficarão disponíveisem horário estendido, funcionando para recarga nos dias úteis das 7h às 20h. “Investimos em um espaço acessível, o posto está em uma área central da cidade, ao lado do corredor de ônibus da Conde da Boa Vista, frisou Fernando Bandeira.


Atualmente, 94% das operações realizadas nos postos VEM são para recargas de cartões, sendo 99% do cartão VEM Estudante. Os outros 6% dos serviços são emissão de primeira e segunda via. O antigo posto da Maciel Pinheiro atendia 13 mil pessoas por dia, sendo quase 10 mil estudantes.

O horário de atendimento no posto da soledade será de segunda à sexta das 08h30 às 17h30 e para autoatendimento, das 7h às 20h. os usuários contarão também com um bicicletário.

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Terminais de ônibus em Fortaleza recebem nova pintura

A partir desta semana, todos os terminais de integração da cidade irão receber nova pintura. A medida, que beneficiará cerca de um milhão de usuários de ônibus, objetiva revitalizar a sinalização horizontal nas estações de embarque e desembarque.

Segundo o cronograma elaborado pela Prefeitura, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Terminal do Papicu é o primeiro contemplado com a pintura dos muros, gradis, colunas, faixas de pedestre e meios-fios das plataformas. A pintura faz parte das ações de manutenção e prevenção nos terminais, devendo ser concluída em setembro.

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Prefeitura de Uberaba começa a instalar estações do BRT na segunda-feira

Começam a chegar a Uberaba as primeiras estruturas para implantação do sistema BRT - Bus Rapid Transit – que significa trânsito rápido de ônibus. Segundo informações do secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Maud, a primeira estação chegou no último fim de semana, e outras devem ser entregues até amanhã. A previsão é de que comecem a ser montadas a partir de segunda-feira.

No projeto de Mobilidade Urbana para transporte coletivo serão construídos dois terminais e dez estações ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira. “Acredito que haverá tempo suficiente para implantação das estações. Temos um plano A, que seria a construção da estação em frente ao Mercado Municipal e outra próximo a UPA III, perto do Mirante. Iríamos fazer o sistema funcionar neste local, buscando dar mais fluidez ao trânsito. Mas como as obras do Água Viva estão bastante adiantadas, e já terminaram onde será a estação 1, próximo ao Uberabão, começaremos por lá. Na verdade, já realizamos algumas mudanças no canteiro central da região”, explica Karim, ressaltando que será instalada também a estação 2 em frente ao Shopping Generoso Lenza.

Por outro lado, o secretário acredita que não será possível concluir a construção da estação em frente aos Correios, no sentido Univerdecidade/bairro de Lourdes e outra próximo ao Calçadão da Rua Arthur Machado em agosto. Nestes locais serão instalados dois módulos, por isso, segundo Karim, pode demandar um pouco mais de tempo. “Tenho certeza que será um projeto que a população vai gostar, pois vai retirar a quantidade excessiva de ônibus no centro da cidade”, explica Karim, lembrando que os dois terminais também deverão ser construídos este ano.

Karim Abud prevê que o sistema Leste Oeste esteja totalmente concluído até dezembro, quando termina o governo do atual prefeito. Para isto, novas modificações no trânsito do centro da cidade serão implementadas, entre elas o fim do estacionamento em praticamente toda extensão da avenida Leopoldino de Oliveira. O secretário explica que atualmente em cerca de 70% da via, o estacionamento já não é permitido.

As empresas de transporte coletivo deverão adquirir 14 ônibus especiais, que vão abrir as portas pelo lado esquerdo e parar no mesmo nível do piso das estações, permitindo acesso direto, inclusive de cadeirantes.

Fonte: Jornal da Manhã


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