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Curitiba: Cartão por tempo permite embarques nos dois sentidos com tarifa única

sábado, 7 de julho de 2012

Os 37 mil passageiros que diariamente utilizam o Ligeirão Pinheirinho-Carlos Gomes, na Linha Verde agora contam com mais uma comodidade: a possibilidade de desembarcar em uma estação e embarcar na estação em frente sem pagar nova passagem.

É a chamada integração temporal matricial (feita com tempo e local pré-definidos) permitindo que o usuário que está seguindo para o centro, por exemplo, possa parar em qualquer uma das cinco estações e retornar ao bairro sem pagar outra tarifa.

Para isso o passageiro só precisa validar o seu cartão transporte no momento em que desembarca do ônibus embarcando na outra estação no prazo de cinco minutos. O cartão transporte é o mesmo utilizado normalmente, sem qualquer alteração.

O tempo total do momento de entrada em terminal, estação tubo ou ônibus, até a integração com o cartão é de duas horas. Ou seja, usuários de qualquer linha que passe no Terminal Pinheirinho também serão beneficiados com a novidade.

A experiência começou há dois anos com integração por cartão transporte da linha Vila Velha/Buriti na estação Santa Quitéria. Desde então, passageiros desembarcam no ponto na rua e podem entrar na estação sem pagar tarifa. Uma vez na estação, ele estará na Rede Integrada podendo fazer diferentes trajetos utilizando quantos ônibus necessitar sem pagar nova passagem. Nesta estação passam os ligeirinhos Inter 2 e Fazendinha/ Tamandaré.

Pouco tempo depois a Urbs iniciou a experiência na Linha Verde para permitir que o passageiro possa mudar o sentido do trajeto e a partir dali fazer novas integrações através do Terminal Pinheirinho. A primeira estação beneficiada foi a São Pedro, onde a integração temporal atende, por dia, em torno de três mil passageiros. Agora, este mesmo sistema já funciona nas estações Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano .

Nos primeiros meses de implantação, a integração temporal nestas duas estações era utilizada por cerca de 600 passageiros por mês, número que chega atualmente a 16 mil usuários, cerca de 13 mil deles na Estação Santa Quitéria.

A integração temporal dá acesso à Rede Integrada de Transporte a regiões em que, em função da necessidade de infra-estrutura, não foi possível viabilizar a integração através de terminais fechados. A idéia é ampliar a integração que no restante da rede continuará a ser feita em terminais de transporte, mantendo a característica do sistema curitibano de indução dos locais de troca de ônibus.

A Rede Integrada de Transporte atende 92% dos passageiros do transporte coletivo da cidade e 74% da demanda por transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba, num total de 2,3 milhões de passageiros transportados por dia. A Rede é formada por 30 terminais de transporte, 1.915 ônibus e 364 estações tubo. Por dia são feitas 21 mil viagens, percorrendo 490 mil quilômetros.

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Porto Velho pode ficar sem transporte coletivo na próxima terça-feira

Motoristas e cobradores de ônibus coletivos de Porto Velho, coordenados pelo SITETUPERON (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Urbano), realizaram um protesto no fim da manhã desta última sexta-feira (6) em uma manifestação que cobra uma série de pautas reivindicadas pela categoria.

Vários coletivos que trafegam pela avenida Sete de Setembro, principal via do Centro da capital rondoniense, estacionaram um atrás do outro, em pleno horário de pico de tráfego no local. Durante aproximadamente meia hora, o trânsito na Sete de Setembro, ficou mais caótico que costumeiramente.
Os usuários dos coletivos tiveram de aguardar o final da manifestação para conseguirem se locomover, fato que deixou o senhor Marcio Nobre Cavalcante, usuário do serviço de transporte coletivo, revoltado.
“Eu entendo a necessidade dos trabalhadores em terem seu aumento de salário, porém as manifestações sempre afetam diretamente a comunidade que precisa desse serviço”, exclamou Marcio Nobre.
Para o vice-presidente do SITETUPERON, Edilson, esse protesto foi apenas um aviso de que caso o sindicato patronal não atenda as reivindicações dos trabalhadores, os ônibus coletivos de Porto Velho irão parar de rodar nessa próxima semana.
Entre as exigências contidas na pauta de reivindicações está reajuste salarial de 4,73% de acordo com a inflação e mais 13% de reajuste ocorrido por perdas de soldo nos últimos anos, além de aumento no Vale-Refeição e outros benefícios.
Tudo indica que caso motoristas e cobradores realizem a greve, cem por cento da frota de ônibus coletivos na capital fique dentro da garagem.
“Estamos lutando por melhorias, o sindicato entende que uma possível greve irá causar transtorno a toda a comunidade, porém essa é a única forma de lutarmos pelo o que é nosso por direito e merecimento”, disse o vice-presidente Edilson.
Já o sindicato patronal ofereceu em uma das contrapropostas pagar o reajuste da inflação que á de 4,73% no rendimento dos trabalhos.
Uma reunião entre representante dos trabalhadores e do sindicato patronal foi marcada para às 16h00 desta próxima segunda-feira (9) na Procuradoria do Trabalho em Porto Velho. Tudo depende do que for decidido nessa reunião.
Caso contrário ás 6h00 desta próxima terça-feira (10) toda a frota coletiva de ônibus em Porto Velho irá permanecer dentro das garagens deixando uma cidade de aproximadamente um milhão de habitantes sem serviço de transporte público urbano.
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População desconhece funcionamento de exaustores nos ônibus de Manaus

Possível solução para amenizar o calor nos ônibus de Manaus, os exaustores instalados no teto dos novos veículos são alvo de reclamação da população, pois raramente o aparelho está ligado. Aparentemente danificados ou sem energia, os ventiladores podem estar apenas desligados e os usuários podem solicitar o funcionamento aos motoristas.

A informação é da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que comunicou, por meio de assessoria, não poder cobrar das empresas de ônibus o funcionamento permanente dos exaustores. Ainda segundo a SMTU, todas as empresas informaram que mantêm o aparelho ligado, com exceção da empresa Açaí, que admitiu ligar apenas dois.

Os exaustores não consomem o combustível do veículo e, segundo as empresas, alguns ônibus recebem o ventilador já com erro de fábrica, o que explica as reclamações. Desinformados, os usuários apenas constatam que nunca ou quase nunca encontram os ventiladores ligados.

É o caso do apontador Leonardo Sérgio, 32, que é enfático quando perguntado sobre os aparelhos. “Não funcionam. Nunca peguei um coletivo que funcionasse”, disse Sérgio, que utiliza linhas de transporte da zona leste de Manaus.

Usuária da linha 219, que liga o centro a zona oeste da cidade, a contabilista Meire Coelho, 48, diz o contrário. “No que eu pego funciona, mas é um ventilador muito pequeno para o calor que faz. Nas outras linhas, sei que tem vários que não funcionam”, admite.
Fonte: d24am.com


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No DF, Região de Planaltina vai receber 70 novos ônibus em carater de emergência

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (5) a autorização - por parte da Secretaria de Transportes, para atender à região de Planaltina - à delegação, em caráter emergencial, de serviços de transporte público coletivo em favor das empresas COOTRANSP, para operação de 3 (três) lotes de 10 (dez) ônibus cada um, totalizando 30 (trinta) ônibus; EMPRESA DE TRANSPORTE VERA CRUZ LTDA, para operação de 2 (dois) lotes de 10 (dez) ônibus cada um, totalizando 20 (vinte) ônibus;  e ROTHA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E LOCAÇÃO DE VEÍCULOS, para operação de 2 (dois) lotes de 10 (dez) ônibus cada um, totalizando 20 (vinte) ônibus.

Nesse processo, não há gasto por parte do governo. É uma concessão de transporte público, e quem arca com as despesas são as empresas selecionadas (compram ônibus, combustível, fazem manutenção etc.), pelo que são remuneradas quando recebem, em contrapartida, o valor da passagem.
Os novos ônibus devem começar a circular em cerca de 15 dias após a assinatura do contrato, prevista para acontecer na próxima semana. Neste momento, os veículos passam por fase de vistoria, pintura/plotagem de logomarca e outros serviços técnicos.

Informações: DFTrans

 
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Guerra Sadia: São Paulo deve ter ônibus híbrido da Volvo antes de Curitiba

Um dos destaques da Rio + 20, Conferência das Nações Unidas sobre Sustentabilidade, ocorrida no mês passado, entre as iniciativas da industria para tecnologias limpas, foi o ônibus elétrico híbrido da Volvo. Na ocasião, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, anunciou a compra para cidade de 60 unidades, sendo que as trinta primeiras devem circular em linhas interbairros em setembro.

Mas a cidade de São Paulo deve ter o modelo elétrico-híbrido da Volvo circulando um pouco antes, também em setembro. A revelação foi feira nesta quinta-feira, dia 05 de julho, ao Blog Ponto de Ônibus, pelo gerente comercial de ônibus da Auto Sueco SP (representante da marca), Wagner Nestlehner.

Os veículos foram encomendados pela VIM – Viação Metropolitana, empresa de um grupo de Pernambuco, que opera na zona Sul de São Paulo. “Os dez ônibus elétricos híbridos da Metropolitana já estão sendo produzidos e devem ficar prontos antes mesmo dos veículos de Curitiba” – disse Wagner.

A diferença está na carroceria. Enquanto os veículos da capital paranaense são Marcopolo Viale BRT, os de São Paulo serão Caio Millennium III.

“Outros três grandes grupos de São Paulo negociam com a gente veículos elétricos híbridos, o que deve totalizar 50 unidades contando com os ônibus da Metropolitana, mas não podemos adiantar ainda os compradores pelo fato de o negócio ainda não ter sido fechado” – disse o gerente da Auto Sueco São Paulo.
O gerente comercial da Volvo na América Latina, Euclides de Castro, confirmou que o elétrico híbrido vai circular pelas ruas de São Paulo e acrescentou: “Outros mercados já se interessaram pelo veículo. Porto Alegre, no próximo ano, deve também ter suas unidades” – disse o executivo.

O ônibus elétrico híbrido possui dois motores: um elétrico e outro de combustão que pode funcionar com diesel e biodiesel. Ele pode reduzir em até 90% o nível de emissão de alguns tipos de poluentes e a redução de consumo de combustível chega a 35%, de acordo com a Volvo.

Nos momentos que os ônibus convencionais mais poluem, que são nos arranques e em baixas velocidades, funciona o motor elétrico. Após 20 quilômetros por hora, entra em operação o motor diesel, que já segue as novas normas de redução de emissão de poluentes vigentes no País, desde janeiro, baseadas na Euro V.

As informações foram confirmadas à reportagem durante a Caravana Volvo que passou por São Paulo. Os ônibus de todos os modelos da linha Euro V da Volvo estiveram no pátio da Auto Sueco, na Marginal Tietê, com vários carrocerias.

Os chassis apresentados são de diversas configurações e trazem soluções para serviços mais simples, que contam com veículos de motor dianteiro, até os mais sofisticados, como biarticulados com piso baixo total e de dois andares com quatro eixos.

A Caravana Volvo percorre desde abril diversas cidades tanto no destino Sul como Norte do País.

O diretor executivo da Auto Sueco, Mário Oliveira, vê como positiva a ação de divulgação dos produtos da marca e diz que o ônibus é a solução mais adequada para resolver de maneira imediata os problemas de mobilidade das cidades.

Ao contrário do que muitos pensam, na Europa, mesmo com o transporte de trilhos sendo forte, os serviços de ônibus não são colocados em segundo plano. Pelo contrário, são considerados essenciais e soluções. Aqui não pode ser diferente. E vemos hoje uma gama de ônibus mais moderna e adequada para as necessidades do País. Na Europa, as regras de restrição à emissão de poluentes são seguidas com mais rigor pelas transportadoras e estamos assumindo essa cultura agora, o que é positivo. A modernização das cidades passa pelos ônibus” – disse Mário Oliveira, português, há décadas no ramo de transportes.

Adamo Bazani, jornalista da Ràdio CBN, especializado em transportes / onibusbrasil.com/blog
 
 
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Cobradores e motoristas de ônibus fazem protesto na terça em Curitiba

Os cobradores e motoristas de ônibus de Curitiba reivindicam em manifestação na próxima terça-feira (10), a partir das 14h, na Praça Rui Barbosa, mais segurança em seus postos de trabalho. Conforme levantamento da Urbs – empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade –, todos os dias ocorrem, em média, sete assaltos nas linhas e estações tubo espalhadas pela cidade.
Daniel Castellano / AGP
Dados do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) indicam que no ano passado foram registrados quase 3 mil roubos a funcionários e usuários das lotações na capital. Ainda de acordo com o sindicato, em vários pontos da cidade há resistência dos funcionários do setor em trabalhar em locais específicos pelo medo de sofrer com o problema.

De acordo com a diretoria do sindicato, a principal reivindicação no protesto de terça é maior policiamento especializado na prevenção desse tipo de crime. Além disso, os funcionários querem que a Urbs instale mais cofres lacrados nos ônibus e faça um monitoramento por meio de câmeras de segurança.
Segundo a assessoria da Urbs, há um projeto em fase de implantação com a previsão de instalação de câmeras e construção de centrais de monitoramento. O prazo para completar a implantação, no entanto, ainda não foi definido.

Depois do assalto
Outra reclamação comum de quem trabalha nos ônibus é sobre o que acontece depois de um assalto. O Sindimoc alerta que o próprio funcionário precisa, depois de ser alvo de qualquer tipo de crime, ligar para a empresa responsável pelo ônibus. Depois disso, a vítima se responsabiliza ainda por registrar um Boletim de Ocorrência detalhando o que foi roubado.
O que fica sem um procedimento padrão, no entanto, é a recuperação dos bens pessoais do cobrador ou motorista que são levados. Conforme declarou a diretoria do sindicato, o ressarcimento em dinheiro na maior parte dos casos não é feito pelas empresas.
A Urbs declara que sobre esse aspecto não possui responsabilidade, sendo o ressarcimento uma ferramenta que cabe às empresas definirem seus modos de agir com os funcionários assaltados.


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Só um sistema de transporte de boa qualidade será capaz de promover a adesão da população ao transporte público

As cidades brasileiras enfrentam diariamente grandes desafios. Em um cenário marcado pela falta de infraestrutura viária para suportar o crescimento da frota, em que há precariedade dos meios de transporte e excesso de veículos de passeio - sinônimo de engarrafamentos -, o maior deles talvez seja oferecer transporte público, de massa, de qualidade.
O BRT - Bus Rapid Transit, conhecido como corredor exclusivo de ônibus, é uma alternativa eficiente para minimizar essa situação. O sistema BRT apresenta grande capacidade de atendimento de demanda com excepcional qualidade. Uma das vantagens é que os sistemas de BRT podem ser implantados em pouco tempo, garantindo a melhora nas condições de deslocamento diário dos cidadãos.
A implantação dos corredores de ônibus, no entanto, demanda projeto de infraestrutura que contemple um pavimento de qualidade, durável, capaz de suportar trânsito pesado, constante e repetitivo, com baixos custos de manutenção. Por esse motivo, o pavimento de concreto está nos principais corredores de ônibus de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte.
A solução, mais adequada por ter vida útil maior que as demais alternativas de pavimentação e custo competitivo - no Brasil, existem pavimentos de concreto com mais de 50 anos de uso - , também proporciona melhores condições de segurança ao motorista, ao reduzir as distâncias de frenagem, inibir a aquaplanagem e promover maior visibilidade, dada à coloração clara. Ademais, só um sistema de transporte de boa qualidade será capaz de promover a adesão da população ao transporte público.

Da Redação do Jornal de Araraquara / Por Ronaldo Vizonni, Gerente de infraestrutura

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Integração facilita a vida do usuário de ônibus em Salvador

A estudante Jucélia Brito, 23 anos, mora na região da Estrada Velha de Periperi e usa o veículo de integração - também conhecido como "amarelinho" - toda vez que precisa sair de casa. Na comunidade onde mora, os micro-ônibus - parte de uma rede de integração eletrônica do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador - mudaram a vida de muita gente. "Antes, o pessoal aqui precisava andar um bom pedaço para chegar até o ponto para pegar o ônibus. Hoje, pego o "amarelinho" que passa bem próximo à minha casa, e já faço cerca de metade do meu trajeto. Mais rápido, menos cansativo e também mais barato", comemorou.

O sistema, implantado pela Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin) em 2007, tem como finalidade dar mais agilidade ao transporte público e também diminuir os custos da viagem para o usuário. Os "amarelinhos", como são chamados os micro-ônibus que fazem a integração local, têm desenvolvido o importante papel de diminuir a distância entre os bairros populares e as áreas práticas da cidade, como região do Iguatemi, Lapa, Comércio e Pituba. A frota atual de "amarelinhos" é de 290 veículos.

O processo de integração só é feito através da utilização do cartão eletrônico, o Salvador Card, nas modalidades de Meia Passagem Escolar, Vale Transporte Eletrônico e Bilhete Avulso. Os veículos da frota alimentadora obedecem à programação visual diferenciada e única para todos os roteiros para que possam ser facilmente identificados pelos passageiros. Os micro-ônibus são de cor branca com faixa amarela e, em todos, pode ser lida a inscrição "Integração Local".

O profissional autônomo Jonas Silva, 52, também comemorou o fato de contar com um sistema de transporte que chegue mais próximo de sua residência. "É um sistema bom, pois chega aonde os ônibus grandes não chegam. E o melhor de tudo é que, algumas vezes, nem preciso pegar outro ônibus. O "amarelinho" já me leva onde preciso", disse.

Como funciona - O sistema eletrônico facilita a vida do usuário, através de suas formas de integração por área e pelo Sistema Amarelinho. No primeiro caso, a integração acontece entre as quatro áreas de operação do sistema (vermelha, verde, azul e amarela), que representam regiões da cidade. Por esse processo, a segunda viagem tem valor de 50% da primeira, considerando um intervalo de duas horas entre a passagem nas catracas. O cidadão pode usufruir desse serviço estando em qualquer ponto de ônibus da cidade. Mas só é permitida uma integração na sequência da primeira viagem.

Já o passageiro que utilizar o "amarelinho" pode fazer a integração em todos os pontos de parada de ônibus de Salvador, sem restrição da região, pagando metade do valor da tarifa nas linhas do serviço convencional. O tempo permitido para a integração é de duas horas, contado a partir do registro de passagem do Salvador Card na catraca pelo usuário.

Do mesmo modo, quando o passageiro utiliza qualquer ônibus convencional e pagar a tarifa oficial - R$ 2,80, em créditos eletrônicos, ele pode utilizar o "amarelinho" para o segundo trecho da viagem e pagar apenas metade da tarifa, R$1,40, também obedecendo ao período de duas horas para integração.

Os estudantes gozam dos mesmos benefícios com os valores da Meia Passagem Estudantil, o que significa dizer que pagam R$1,40 pelo primeiro trecho e apenas R$0,70 no segundo. Outra questão importante é que qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios da integração, bastando adquirir o cartão avulso - Salvador Card.

Melhorias - Conforme o secretário da Setin, José Luiz Costa, o sistema de integração tem contribuído também para a redução dos assaltos a ônibus em Salvador. "Juntamente com a determinação municipal de implantação de câmeras de videomonitoramento em toda a frota, a integração tem auxiliado no sentido de reduzir o volume de dinheiro dentro dos ônibus, já que cada vez mais pessoas passam a adotar o cartão eletrônico", considerou.

Para o secretário, é também fundamental que a população colabore para melhoria do sistema. "Um sistema de transporte coletivo é algo muito complexo e o principal fiscal desse sistema será sempre o usuário. Por isso, precisamos ter o cidadão como nosso parceiro, através do registro de sugestões, reclamações e denúncias", ressaltou. Os registros podem ser feitos através do Salvador Atende - 156 ou através do site da Setin . 

O secretário lembrou ainda que o sistema passará por uma reestruturação, que vem sendo discutida entre os órgãos ligados ao setor. A população também deverá participar das discussões, através de audiência pública marcada para o próximo dia 12. "A nossa intenção é ampliar a frota e melhorar, cada vez mais, o serviço em benefício do usuário", completou Costa. A audiência acontece no auditório da Biblioteca Pública do Estado - Rua General Labatut, 27 - Barris, das 8h30 às 14h.

Benefícios da Integração:
- Aumento da mobilidade na cidade através da ampliação dos atendimentos do sistema convencional, sem a criação de novas linhas diretas e sem onerar o custo da viagem para o usuário;
- Nova opção de viagem local com tarifa reduzida em relação à tarifa convencional;
- Ampliação dos benefícios da bilhetagem eletrônica e da integração aberta de forma gradual e segura;
- Racionalização da rede de linhas, proporcionando um aumento na velocidade operacional do sistema de transporte coletivo e, consequentemente, uma diminuição no tempo de viagem dos usuários.

Fonte: Prefeitura de Salvador

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