Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Curitiba, Palestras da Urbs e Setran orientam motoristas do transporte coletivo

sexta-feira, 2 de março de 2012

Com o foco na segurança do passageiro, a Urbs e a Secretaria de Trânsito iniciam na próxima quarta-feira (7) o 2º Ciclo de Palestras para Motoristas do Transporte Coletivo de Curitiba. As palestras serão realizadas ao longo do ano, às quartas-feiras, para grupos de até 50 pessoas, de forma a facilitar a participação dos motoristas de acordo com as escalas de trabalho.
O primeiro ciclo, feito no ano passado pela Urbs, teve como foco a segurança do pedestre. Neste ano, as palestras vão acontecer sempre no auditório do Mercado de Orgânicos, no Mercado Municipal, em dois horários: sas 9h às 11h e das 14h às 16h.
O objetivo é atuar na orientação aos profissionais para um transporte coletivo mais seguro, propiciando aos usuários mais qualidade e conforto nos deslocamentos.
Entre os temas das palestras neste ano, estão previstos a importância da função do motorista de transporte coletivo para a comunidade, uma apresentação do funcionamento do sistema de transporte, direção defensiva e cuidados com os passageiros durante a viagem e no embarque e desembarque.
Nas palestras são apresentadas e discutidas uma série de situações adversas, auxiliando o motorista nos momentos de tomada de decisão como quanto, por exemplo, é necessária uma frenagem ou manobra brusca, ou quando há passageiros em estados de embriaguês ou vândalos.
As palestras ficarão a cargo de agentes da Diretoria de Educação de Trânsito da Setran, com apoio, na apresentação do sistema de transporte, da Unidade de Relacionamento Institucional da Urbs.
A Rede Integrada de Transporte de Curitiba atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana. São por dia útil, em média, 2,3 milhões de passageiros transportados. A Rede tem uma frota de 1.915 ônibus que percorrem quase 500 mil quilômetros em 21 mil viagens, em média, por dia.

 
READ MORE - Em Curitiba, Palestras da Urbs e Setran orientam motoristas do transporte coletivo

São Paulo já conta 52 quilômetros de ciclovias, porém ciclistas desconhecem faixa exclusiva para bicicletas

A cidade de São Paulo tem projetos para ampliar o número de pistas exclusivas pra bicicletas.Mas além desses caminhos, a segurança dos ciclistas depende muito de mudanças de comportamento de motoristas e de ciclistas.
São Paulo quer ser, digamos, mais "biciletável". Já tem 52 quilômetros de ciclovias, e inaugurou uma faixa exclusiva pra integrar os ciclistas ao trânsito da cidade.
Mas com que regra? “Eu mesmo crio a regra. Por exemplo: eu não ando no meio dos carros, porque eles correm mais”, conta o aposentado Amauri Batista.
Pelo Código de Trânsito, a bicicleta só sobe na calçada se for nas mãos do ciclista.Tem que circular em pistas exclusivas ou nas ruas, respeitando a sinalização. Bicicleta tem prioridade.
Os veículos deveriam manter 1,5m de distância lateral na ultrapassagem.
“Você não tem que andar no meio da pista, tem que deixar um espaço para o carro passar, mas também não pode andar na borda branca. Por exemplo, se o guidão está invadindo a calçada, eu posso me enganchar com o pedestre”, explica o instrutor Andre Pasqualini.
Planeje o trajeto, evite avenidas e, se for preciso, grite: bike!
A experiência em outras cidades grandes do mundo mostra que quanto maior o número de bicicletas nas ruas, proporcionalmente, é menor o número de acidentes com eles. Isso porque, pouco a pouco, os motoristas vão se acostumando, começam a respeitar os ciclistas e as regras vão ficando mais claras pra todo mundo.
Em São Paulo, o número de mortes em acidentes com ciclistas nos últimos anos diminuiu muito, o que é uma grande vitória. Mas ainda tem um longo caminho pela frente.
Em uma faixa exclusiva para ciclistas, que solidão. E quando aparece um, é fora da faixa.
É novidade. Leva tempo, mas os ciclistas já estão por toda a cidade e querem a conquista do asfalto! “Eu acredito que dos 100% hoje dos serviços que são executados em São Paulo, uns 70% da para fazer de bicicleta”, afirma Rafael Mambretti, dono de uma empresa de entregas.
A empresa tem 23 bikeboys para fazer entregas. O bikeboy Rodrigo Lima garante que ganha a corrida de um motoboy. ”Uma entrega no trânsito truncado de São Paulo eu consigo chegar na frente”, afirma.
READ MORE - São Paulo já conta 52 quilômetros de ciclovias, porém ciclistas desconhecem faixa exclusiva para bicicletas

Terminal Central de Florianópolis disponibiliza internet Wi-Fi grátis para os usuários

A INFOTV em parceria com a empresa de telecomunicação Olé Telecom e a Cotisa Companhia Operadora de Terminais de Integração, estão disponibilizando uma cobertura de Wi-Fi Zone no TICEN (Terminal Central de Florianópolis). A iniciativa permite aos usuários do transporte coletivo da capital de conectar a internet a qualquer momento de computadores, notebooks e celulares.
No terminal onde estão instalados 15 monitores da INFOTV está sendo exibido um vídeo explicando que a área esta coberta por internet sem fio e com acesso gratuito. A companhia pretende expandir até o final do ano, a mesma rede de internet sem fio, em todos os terminais de ônibus da cidade.
READ MORE - Terminal Central de Florianópolis disponibiliza internet Wi-Fi grátis para os usuários

Dilma garante R$ 2,4 bi para obras de Mobilidade Urbana em Pernambuco


Durante visita ao Estado de Pernambuco o final deste mês, a presidente Dilma Russef garantiu a liberação de R$ 2,4 bilhões referentes ao PAC da Mobilidade para o Estado. Com o anúncio da presidente, o Governo do Estado vai realizar uma série de projetos de mobilidade urbana e que vão priorizar, sobretudo, o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.
Entre os projetos que receberão os recursos, estão os Corredores Exclusivos de TRO (Transporte Rápido de Ônibus) na IV Perimetral (BR-101) e da II Perimetral (que prevê a duplicação da avenida com a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus de Beberibe até a PE-15). No PAC também estão incluídas as obras de arte do corredor Exclusivo de Ônibus Leste-Oeste e Norte-Sul. No primeiro será construído um túnel Real da Torre, um elevado da III Perimetral, outro elevado do Bom Pastor, um Viaduto na UPA da Caxangá e cinco estações para embarque e desembarque dos usuários nos coletivos. O Corredor Leste-Oeste será responsável pelo transporte dos passageiros que vão circular da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, com extensão de 12,3 Km.
Já para o Corredor Norte-Sul, entre o Tacaruna e o Terminal Integrado de Joana Bezerra, que faz parte do Ramal Agamenon Magalhães, os recursos serão investidos na construção dos quatro viadutos estaiados nos cruzamentos mais críticos da via: viaduto da Bandeira Filho (entrada da Rosa e Silva, próximo ao Português e a Mac Donald); da Rui Barbosa, em frente ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), atravessando a Agamenon até o Colégio Americano Batista; viaduto Joaquim Nabuco, saindo da rua Dom Bosco até o Hospital Santa Joana e ainda o ultimo elevado na rua Paissandu, começando na General Joaquim Inácio e saindo do outro lado, no canteiro central. Todos os viadutos terão 7 m de largura na pista e torres de sustentação com 56 m de altura.
Por fim, o PAC da Mobilidade também vai financiar o Programa de Navegabilidade dos Rios Capibaribe e Beberibe, que já foi elaborado pelo Governo do Estado e prevê a utilização da calha dos rios para a implantação de um sistema integrado de transporte de passageiros, que utilize embarcações adequadas ao transporte de massa. O projeto prevê estações de embarque e desembarque de passageiros para o transbordo e a integração com o sistema de transporte urbano existente. As Rotas previstas são o corredor Fluvial Oeste - BR 101/ Centro, o Corredor Fluvial Norte - Centro/ Olinda.
“São obras que dialogam com a melhoria do transporte público, beneficiam a população mais necessitada e que visam também trazer para o sistema muitas pessoas que hoje utilizam o seu carro para se locomoverem”, resumiu o governador Eduardo Campos.
Para o secretário Danilo Cabral, “os recursos chegam em boa hora, uma vez que já temos os projetos prontos para serem licitados”. Sobre o Projeto da Navegabilidade, o secretario das Cidades comemorou: “será um avanço para Pernambuco e para o Brasil integrar o sistema náutico ao sistema de transporte terrestre”.

Do recurso a ser liberado, o Governo do Estado vai contar com R$ 1,6 bilhão e a Prefeitura do Recife ficará R$ 800 milhões para o Corredor Exclusivo de ônibus da 2ª perimetral (do Largo da Paz até a Avenida Presidente Kennedy). Corredor Exclusivo de Ônibus da III perimetral (liga a zona norte – Rio Morte/Linha do Tiro – a zona sul da cidade - Areias, Imbiribeira e Boa Viagem) e para o Corredor Exclusivo de ônibus da Radial Sul (entre a BR-101/IV Perimetral até a Avenida Boa Viagem).

Informações: Sec. das Cidades



READ MORE - Dilma garante R$ 2,4 bi para obras de Mobilidade Urbana em Pernambuco

Nova Tarifa de ônibus em Curitiba passa a custar R$ 2,60

quinta-feira, 1 de março de 2012

A tarifa do transporte coletivo em Curitiba passará de R$2,50 para R$ 2,60 a partir da zero hora desta segunda-feira (5). O reajuste foi de 4% - uma variação de apenas 10 centavos – abaixo do INPC (Indice Nacional de Preços ao Consumidor) do período, que foi de 5,63%

A Domingueira, tarifa especial aos domingos, continuará a R$ 1,00, valor que vem sendo mantido desde sua criação, em janeiro de 2005. A Domingueira é um instrumento de inclusão social e convivência familiar e permite ao trabalhador fazer passeios e visitas aos domingos com baixo custo. Em 2004, ano anterior à criação da Domingueira, o número de passageiros transportados aos domingos, ao longo do ano, foi de 3,5 milhões. No ano passado esse número foi de 20,1 milhões.

A tarifa da Linha Turismo passa de R$ 25,00 para R$ 27,00 e a linha Circular Centro passa de R$ 1,50 para R$ 1,60.

Mesmo com o reajuste, a tarifa do transporte de Curitiba está abaixo de capitais como São Paulo (R$ 3,00); Porto Alegre (R$ 2,85); Rio de Janeiro (R$ 2,75); Campo Grande, Florianópolis e Cuiabá (2,70) e Belo Horizonte (R$2,65).

Mão de obra - O aumento no custo da mão de obra foi um dos principais fatores de elevação dos custos do transporte coletivo. O reajuste dos salários e benefícios dos motoristas e cobradores, definido em fevereiro em acordo coletivo da categoria que acatou percentuais de reajuste propostos pelo Ministério Público do Trabalho, representou ganhos efetivos de 23% (cobradores) e 18% (motoristas). Além do abono de R$ 300,00 e reajuste da cesta básica – de R$ 105,00 para R$ 200,00, o salário base teve reajuste de 10,5%, o maior percentual dos últimos três anos e acima da inflação que fechou o ano em 5,63%

A tarifa também reflete, entre outros, variação dos custos de peças e acessórios, preço dos ônibus; correção da rentabilidade e despesa administrativa conforme estabelecido em contrato.

Os custos do transporte coletivo estão detalhados no site da Urbs. Para localizá-los acesse
www.urbs.curitiba.pr.gov.br , clicando em Rede Integrada de Transporte, na página inicial, e em seguida em Tarifa.

Rede Integrada de Transporte

Frota
Frota operante 1.915 ônibus
Frota total 2.329 (operante + reserva)

Passageiros média dia útil
1,187 milhão pagantes e 2,285 milhões passageiros transportados. A diferença deve-se à integração (em Curitiba é possível pagar uma tarifa e utilizar mais de um ônibus) e a isenções.

Tarifa
A tarifa do transporte coletivo é a mesma em toda a rede (à exceção da Linha Turismo e Circular Centro e da Domingueira, de R$ 1,00 aos domingos.

Tarifa Social
A tarifa única beneficia principalmente o trabalhador que historicamente se desloca a distâncias maiores.

Cartão Transporte
Atualmente em torno de 52% dos usuários do transporte coletivo utilizam cartão transporte. Outros 48% pagam em dinheiro. Na média, 50% das passagens são vale-transporte.

Integração
O sistema integrado permite a utilização de vários ônibus pagando apenas uma tarifa, sem limite de tempo. O usuário pode percorrer a distância que necessitar, pelo tempo que quiser, sem pagar uma segunda tarifa. Na média, o curitibano usa dois ônibus em seus deslocamentos pagando uma tarifa.

A Rede Integrada atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana e é responsável pelo atendimento de 73% da demanda por transporte em toda a RMC.

Isenções
242 mil pessoas são beneficiadas com isenções e gratuidades. Este número inclui cerca de 20 mil estudantes que recebem desconto de 50% na tarifa. No total são quatro mlhões de deslocamentos por ano com isenção ou gratuidade.

Transparência
Todas as informações sobre o transporte coletivo estão no site da Urbs no item Rede Integrada de Transporte.

MELHORIAS NO TRANSPORTE COLETIVO

• Em 2011 Curitiba passou a contar na frota do transporte coletivo com o maior ônibus do mundo: 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, a mesma de um boeing.

• O novo ônibus – mais moderno, mais confortável e mais seguro, entrou nas linhas do Expresso Ligeirão (Boqueirão e Pinherinho Carlos Gomes) com a cor azul, facilitando a identificação pelo usuário.

• Na cor vermelha, o maior ônibus do mundo está operando nas linhas Centenário-Campo Comprido; Boqueirão e Centenário Rui Barbosa. A partir daqui, o maior ônibus do mundo passa a ser padrão em todas as linhas expressas, de biarticulados, seja na cor azul (Ligeirão) ou vermelha (parador).

• A entrada do novo Ligeirão Azul significou uma ampliação de 47% na oferta de vagas nas linhas Ligeirão Boqueirão e Pinheirinho Carlos Gomes, com a substituição de 24 ônibus articulados com capacidadepara 170 passageiros, por 24 biarticulados com capacidade para 250 passageiros.

• A renovação da frota em 2011 foi de 557 ônibus. A idade média da frota hoje é de 4,7 anos.

• Os usuários do transporte também vão ganhar mais segurança com a instalação, neste ano, de câmeras de monitoramento nos ônibus, terminais e estações tubo. O sistema já está em fase de testes.

• Passageiros das linhas São Jão, Tingui e Solar já contam com informação on line do tempo que falta para que o ônibus chegue no ponto, no Terminal do Cabral. Até o fim do ano, o sistema estará instalado em todos os terminais e estações tubo permitindo que o usuário tenha informação em tempo real no próprio ponto do ônibus.

• Cerca de 600 ônibus da RIT já estão sendo monitorados em tempo real. Até o fim toda a frota será monitorada. O sistema permite saber em tempo real se o ônibus está adiantado, atrasado, parado no ponto ou fora dele, se há acidentes ou obras no caminho, o trajeto que está sendo feito, etc. Com estas informações é possível fazer intervenções diárias no transporte, com melhor adequação de horários e itinerários.

• Ainda neste semestre entrará em operação a Central de Controle Operacional criando um núcleo de controle on line do trânsito e transporte garantindo mais agilidade, segurança e conforto a motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo. A CCO faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), um conjunto de obras, equipamentos e softwares que possibilitará novas ferramentas na gestão do trânsito, do transporte em Curitiba.

• Curitiba vai ganhar, até o ano que vem, mais três linhas do Expresso Ligeirão: O ligeirão Norte, ligando o terminal Santa Cãndida à Praça do Japão; o Ligeirão Atuba-Carlos Gomes, ligando o bairro ao centro, pela Linha Verde; e o Ligeirão Pinheirinho-Atuba, ligando os dois bairros também pela Linha Verde.

• Também em 2012 começarão a circular os primeiros Hibribus, ônibus movidos a eletricidade e, no caso de Curitiba, a Biocombustível. Eles vão operar em linhas convencionais.

• A renovação da frota 2m 2011 representou uma redução na emissão de poluentes de quase 100 toneladas por mês. O índice de emissão de poluentes no ano passado foi 35,7% menor do que o limite estabelecido pela legislação brasileira. É que a média ponderada na emissão de partículas ficou em 1,01m–1, enquanto o limite estabelecido em lei é de 1,57 m –1 . A unidade m – 1 é um valor de referência nas medições de opacidade e indica a quantidade de luz absorvida pela fumaça, no espaço de um metro, entre um ponto emissor e um outro receptor de luz.

• No ano passado, por exemplo, foram feitos 3.153 testes de opacidade, uma média de 12 testes por dia, em todo o sistema. Além destes testes a Urbs faz no mínimo duas inspeções veiculares por ano em cada ônibus do transporte coletivo.

• Nada menos do que 92% dos ônibus do transporte coletivo de Curitiba têm 100% de acessibilidade. É o maior percentual do país, segundo estudo feito pelo portal Mobilize Brasil. O segundo melhor índice é de Belo Horizonte (MG), com 70%; seguido de Rio de Janeiro (RJ) com 60%. O menor índice é de Natal (RN), de 20%.

READ MORE - Nova Tarifa de ônibus em Curitiba passa a custar R$ 2,60

Em BH, Rodoviários não entram em acordo e estado de greve continua

Os motoristas e cobradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que estão em estado de greve, se reuniram novamente nesta quarta-feira com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), para discutir algumas reivindicações da categoria. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), não houve avanço nas negociações.

“Ficamos reunidos por cerca de duas horas e meia. Continuamos com as mesma reivindicações, porém eles alegam têm que consultar os diretores deles”, afirma o diretor de imprensa do STTRBH, Carlos Henrique. Um novo encontro foi marcado para a manhã de sexta-feira. Nesta quinta-feira, os rodoviários se encontram com Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram). "Acreditamos que eles também não vão aceitar nossas propostas", indaga o diretor.

Caso não seja feito nenhum acordo entre as partes, os rodoviários ameaçam fazer uma paralisação na semana que vem. “Há a possibilidade de pararmos na segunda-feira, mas tudo vai depender das negociações”, diz Carlos Henrique.

Os rodoviários querem reajuste salarial de 49%, 30 folhas de tíquete-alimentação de R$ 15, a instalação de banheiros femininos nos pontos finais, participação nos lucros e resultados (PLR) e uma jornada de trabalho de seis horas diárias.
READ MORE - Em BH, Rodoviários não entram em acordo e estado de greve continua

No Rio, Sistema de faixa exclusiva para ônibus, conhecido como BRS, chega à Avenida Presidente Vargas

Entra em atividade, a partir da próxima terça (6), o corredor exclusivo para ônibus BRS (Bus Rapid Service) da Avenida Presidente Vargas. Uma das principais vias da cidade, foi considerada a mais complicada para a implantação da faixa seletiva pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. O motivo é a grande quantidade de linhas intermunicipais que utilizam a avenida de 3,5 quilômetros para chegar ao Centro. Segundo a prefeitura, 187 linhas vão passar pelo novo BRS e 25 terão o trajeto alterado. De acordo com a secretaria municipal de transportes, as mudanças trarão uma redução de 15% na frota, o que deve aliviar o complicado trânsito da região.
Na primeira etapa da implantação, apenas as pistas centrais terão corredores exclusivos, no trecho que vai da descida do Trevo das Forças Armadas até a igreja da Candelária e, ao longo do trajeto, os ônibus municipais poderão parar em 17 pontos e os intermunicipais, em seis.  As linhas serão organizadas em cinco grupos e vão exibir placas de identificação. Esse é o terceiro BRS do Centro, que já conta com a faixa seletiva na Avenida Rio Branco, Presidente Antônio Carlos e Primeiro de Março.

Fonte: vejario.abril.com.br

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - No Rio, Sistema de faixa exclusiva para ônibus, conhecido como BRS, chega à Avenida Presidente Vargas

Transporte público de Uberlândia ganha dez novos ônibus

Está previsto para que comecem a circular nesta quinta-feira (1º) dez novos ônibus do transporte coletivo na região oeste de Uberlândia. Os carros foram entregues nesta quarta-feira (29) pela manhã pela Prefeitura e por uma das três empresas que exploram o serviço na cidade.
Os bairros atendidos serão São Lucas, Guarani, Tocantins e Jardim das Palmeiras e de acordo com a Settran foram escolhidos de acordo com a demanda de cada linha. “Temos um acompanhamento de demanda e estipulamos a quantidade de frota de acordo com que essa necessidade vá acontecendo”, afirmou o secretário de Trânsito e Transportes Divonei Gonçalves. Porém não foram apresentados os estudos que mostravam o aumento da demanda na área. O gestor da viação que irá operar os novos ônibus, Jorge Piano, também não soube informar qual a atual demanda naqueles bairros.
Os veículos têm 13 metros de comprimento e são maiores que os circulam atualmente, que têm 11 metros de comprimento. Ainda segundo Jorge Piano, cada um deles custou R$ 300 mil, sendo, então um investimento total de R$ 3 milhões por parte da empresa.
De acordo com o prefeito Odelmo Leão, nos próximos 60 dias devem chegar mais cinco carros para atender outros bairros. “Essa é uma primeira etapa, nosso objetivo é dar continuidade à renovação e crescimento da frota”, disse. Ainda segundo o prefeito os ônibus são zero quilômetro e não substituirão outros veículos e sim serão somados à frota, que hoje é de 404 carros atendendo a 117 linhas.
Com a chegada de mais ônibus, a idade média da frota municipal fica em 2,6 anos, sendo que nenhum desses veículos pode ter mais de 10 anos de uso, como previsto no edital para a prestação de serviço de transporte público na cidade.

Atendimento ao Shoppink Park será gradativa, diz prefeito

Durante a entrega de novos ônibus que vão atender a região oeste de Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão disse que para o Shopping Park, bairro gera muitas reclamações em relação ao transporte público, a chegada de mais veículos será gradativa e de acordo com a demanda. “Já temos 13 ônibus lá, estamos construindo um novo residencial, sempre haverá demanda temos que trabalhar para diminuí-la”, afirmou.
Nos últimos três anos, 3,2 mil casas foram entregues no bairro, que fica na região sul da cidade, e segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves, a mudança dessas famílias chegou a causar um aumento da demanda não esperada na última semana, mas que tal problema já teria sido resolvido. “Houve algumas complicações na segunda-feira, mas hoje o transporte foi atendido e até acontecer todas as mudanças em todas as famílias vamos fazer os ajustes”, disse.

Linhas

A124 SÃO LUCAS – TERMINAL CENTRAL – 2 veículos
A122 GUARANI – TERMINAL CENTRAL – 3 veículos
A126 TOCANTINS – TERMINAL CENTRAL – 3 veículos
A120 JD DAS PALMEIRAS – TERMINAL CENTRAL – 2 veículos

Informações: Correio de Uberlândia

READ MORE - Transporte público de Uberlândia ganha dez novos ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960