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Nova Tarifa de ônibus em Curitiba passa a custar R$ 2,60

quinta-feira, 1 de março de 2012

A tarifa do transporte coletivo em Curitiba passará de R$2,50 para R$ 2,60 a partir da zero hora desta segunda-feira (5). O reajuste foi de 4% - uma variação de apenas 10 centavos – abaixo do INPC (Indice Nacional de Preços ao Consumidor) do período, que foi de 5,63%

A Domingueira, tarifa especial aos domingos, continuará a R$ 1,00, valor que vem sendo mantido desde sua criação, em janeiro de 2005. A Domingueira é um instrumento de inclusão social e convivência familiar e permite ao trabalhador fazer passeios e visitas aos domingos com baixo custo. Em 2004, ano anterior à criação da Domingueira, o número de passageiros transportados aos domingos, ao longo do ano, foi de 3,5 milhões. No ano passado esse número foi de 20,1 milhões.

A tarifa da Linha Turismo passa de R$ 25,00 para R$ 27,00 e a linha Circular Centro passa de R$ 1,50 para R$ 1,60.

Mesmo com o reajuste, a tarifa do transporte de Curitiba está abaixo de capitais como São Paulo (R$ 3,00); Porto Alegre (R$ 2,85); Rio de Janeiro (R$ 2,75); Campo Grande, Florianópolis e Cuiabá (2,70) e Belo Horizonte (R$2,65).

Mão de obra - O aumento no custo da mão de obra foi um dos principais fatores de elevação dos custos do transporte coletivo. O reajuste dos salários e benefícios dos motoristas e cobradores, definido em fevereiro em acordo coletivo da categoria que acatou percentuais de reajuste propostos pelo Ministério Público do Trabalho, representou ganhos efetivos de 23% (cobradores) e 18% (motoristas). Além do abono de R$ 300,00 e reajuste da cesta básica – de R$ 105,00 para R$ 200,00, o salário base teve reajuste de 10,5%, o maior percentual dos últimos três anos e acima da inflação que fechou o ano em 5,63%

A tarifa também reflete, entre outros, variação dos custos de peças e acessórios, preço dos ônibus; correção da rentabilidade e despesa administrativa conforme estabelecido em contrato.

Os custos do transporte coletivo estão detalhados no site da Urbs. Para localizá-los acesse
www.urbs.curitiba.pr.gov.br , clicando em Rede Integrada de Transporte, na página inicial, e em seguida em Tarifa.

Rede Integrada de Transporte

Frota
Frota operante 1.915 ônibus
Frota total 2.329 (operante + reserva)

Passageiros média dia útil
1,187 milhão pagantes e 2,285 milhões passageiros transportados. A diferença deve-se à integração (em Curitiba é possível pagar uma tarifa e utilizar mais de um ônibus) e a isenções.

Tarifa
A tarifa do transporte coletivo é a mesma em toda a rede (à exceção da Linha Turismo e Circular Centro e da Domingueira, de R$ 1,00 aos domingos.

Tarifa Social
A tarifa única beneficia principalmente o trabalhador que historicamente se desloca a distâncias maiores.

Cartão Transporte
Atualmente em torno de 52% dos usuários do transporte coletivo utilizam cartão transporte. Outros 48% pagam em dinheiro. Na média, 50% das passagens são vale-transporte.

Integração
O sistema integrado permite a utilização de vários ônibus pagando apenas uma tarifa, sem limite de tempo. O usuário pode percorrer a distância que necessitar, pelo tempo que quiser, sem pagar uma segunda tarifa. Na média, o curitibano usa dois ônibus em seus deslocamentos pagando uma tarifa.

A Rede Integrada atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana e é responsável pelo atendimento de 73% da demanda por transporte em toda a RMC.

Isenções
242 mil pessoas são beneficiadas com isenções e gratuidades. Este número inclui cerca de 20 mil estudantes que recebem desconto de 50% na tarifa. No total são quatro mlhões de deslocamentos por ano com isenção ou gratuidade.

Transparência
Todas as informações sobre o transporte coletivo estão no site da Urbs no item Rede Integrada de Transporte.

MELHORIAS NO TRANSPORTE COLETIVO

• Em 2011 Curitiba passou a contar na frota do transporte coletivo com o maior ônibus do mundo: 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, a mesma de um boeing.

• O novo ônibus – mais moderno, mais confortável e mais seguro, entrou nas linhas do Expresso Ligeirão (Boqueirão e Pinherinho Carlos Gomes) com a cor azul, facilitando a identificação pelo usuário.

• Na cor vermelha, o maior ônibus do mundo está operando nas linhas Centenário-Campo Comprido; Boqueirão e Centenário Rui Barbosa. A partir daqui, o maior ônibus do mundo passa a ser padrão em todas as linhas expressas, de biarticulados, seja na cor azul (Ligeirão) ou vermelha (parador).

• A entrada do novo Ligeirão Azul significou uma ampliação de 47% na oferta de vagas nas linhas Ligeirão Boqueirão e Pinheirinho Carlos Gomes, com a substituição de 24 ônibus articulados com capacidadepara 170 passageiros, por 24 biarticulados com capacidade para 250 passageiros.

• A renovação da frota em 2011 foi de 557 ônibus. A idade média da frota hoje é de 4,7 anos.

• Os usuários do transporte também vão ganhar mais segurança com a instalação, neste ano, de câmeras de monitoramento nos ônibus, terminais e estações tubo. O sistema já está em fase de testes.

• Passageiros das linhas São Jão, Tingui e Solar já contam com informação on line do tempo que falta para que o ônibus chegue no ponto, no Terminal do Cabral. Até o fim do ano, o sistema estará instalado em todos os terminais e estações tubo permitindo que o usuário tenha informação em tempo real no próprio ponto do ônibus.

• Cerca de 600 ônibus da RIT já estão sendo monitorados em tempo real. Até o fim toda a frota será monitorada. O sistema permite saber em tempo real se o ônibus está adiantado, atrasado, parado no ponto ou fora dele, se há acidentes ou obras no caminho, o trajeto que está sendo feito, etc. Com estas informações é possível fazer intervenções diárias no transporte, com melhor adequação de horários e itinerários.

• Ainda neste semestre entrará em operação a Central de Controle Operacional criando um núcleo de controle on line do trânsito e transporte garantindo mais agilidade, segurança e conforto a motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo. A CCO faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), um conjunto de obras, equipamentos e softwares que possibilitará novas ferramentas na gestão do trânsito, do transporte em Curitiba.

• Curitiba vai ganhar, até o ano que vem, mais três linhas do Expresso Ligeirão: O ligeirão Norte, ligando o terminal Santa Cãndida à Praça do Japão; o Ligeirão Atuba-Carlos Gomes, ligando o bairro ao centro, pela Linha Verde; e o Ligeirão Pinheirinho-Atuba, ligando os dois bairros também pela Linha Verde.

• Também em 2012 começarão a circular os primeiros Hibribus, ônibus movidos a eletricidade e, no caso de Curitiba, a Biocombustível. Eles vão operar em linhas convencionais.

• A renovação da frota 2m 2011 representou uma redução na emissão de poluentes de quase 100 toneladas por mês. O índice de emissão de poluentes no ano passado foi 35,7% menor do que o limite estabelecido pela legislação brasileira. É que a média ponderada na emissão de partículas ficou em 1,01m–1, enquanto o limite estabelecido em lei é de 1,57 m –1 . A unidade m – 1 é um valor de referência nas medições de opacidade e indica a quantidade de luz absorvida pela fumaça, no espaço de um metro, entre um ponto emissor e um outro receptor de luz.

• No ano passado, por exemplo, foram feitos 3.153 testes de opacidade, uma média de 12 testes por dia, em todo o sistema. Além destes testes a Urbs faz no mínimo duas inspeções veiculares por ano em cada ônibus do transporte coletivo.

• Nada menos do que 92% dos ônibus do transporte coletivo de Curitiba têm 100% de acessibilidade. É o maior percentual do país, segundo estudo feito pelo portal Mobilize Brasil. O segundo melhor índice é de Belo Horizonte (MG), com 70%; seguido de Rio de Janeiro (RJ) com 60%. O menor índice é de Natal (RN), de 20%.

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Em BH, Rodoviários não entram em acordo e estado de greve continua

Os motoristas e cobradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que estão em estado de greve, se reuniram novamente nesta quarta-feira com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), para discutir algumas reivindicações da categoria. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), não houve avanço nas negociações.

“Ficamos reunidos por cerca de duas horas e meia. Continuamos com as mesma reivindicações, porém eles alegam têm que consultar os diretores deles”, afirma o diretor de imprensa do STTRBH, Carlos Henrique. Um novo encontro foi marcado para a manhã de sexta-feira. Nesta quinta-feira, os rodoviários se encontram com Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram). "Acreditamos que eles também não vão aceitar nossas propostas", indaga o diretor.

Caso não seja feito nenhum acordo entre as partes, os rodoviários ameaçam fazer uma paralisação na semana que vem. “Há a possibilidade de pararmos na segunda-feira, mas tudo vai depender das negociações”, diz Carlos Henrique.

Os rodoviários querem reajuste salarial de 49%, 30 folhas de tíquete-alimentação de R$ 15, a instalação de banheiros femininos nos pontos finais, participação nos lucros e resultados (PLR) e uma jornada de trabalho de seis horas diárias.
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No Rio, Sistema de faixa exclusiva para ônibus, conhecido como BRS, chega à Avenida Presidente Vargas

Entra em atividade, a partir da próxima terça (6), o corredor exclusivo para ônibus BRS (Bus Rapid Service) da Avenida Presidente Vargas. Uma das principais vias da cidade, foi considerada a mais complicada para a implantação da faixa seletiva pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. O motivo é a grande quantidade de linhas intermunicipais que utilizam a avenida de 3,5 quilômetros para chegar ao Centro. Segundo a prefeitura, 187 linhas vão passar pelo novo BRS e 25 terão o trajeto alterado. De acordo com a secretaria municipal de transportes, as mudanças trarão uma redução de 15% na frota, o que deve aliviar o complicado trânsito da região.
Na primeira etapa da implantação, apenas as pistas centrais terão corredores exclusivos, no trecho que vai da descida do Trevo das Forças Armadas até a igreja da Candelária e, ao longo do trajeto, os ônibus municipais poderão parar em 17 pontos e os intermunicipais, em seis.  As linhas serão organizadas em cinco grupos e vão exibir placas de identificação. Esse é o terceiro BRS do Centro, que já conta com a faixa seletiva na Avenida Rio Branco, Presidente Antônio Carlos e Primeiro de Março.

Fonte: vejario.abril.com.br

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Transporte público de Uberlândia ganha dez novos ônibus

Está previsto para que comecem a circular nesta quinta-feira (1º) dez novos ônibus do transporte coletivo na região oeste de Uberlândia. Os carros foram entregues nesta quarta-feira (29) pela manhã pela Prefeitura e por uma das três empresas que exploram o serviço na cidade.
Os bairros atendidos serão São Lucas, Guarani, Tocantins e Jardim das Palmeiras e de acordo com a Settran foram escolhidos de acordo com a demanda de cada linha. “Temos um acompanhamento de demanda e estipulamos a quantidade de frota de acordo com que essa necessidade vá acontecendo”, afirmou o secretário de Trânsito e Transportes Divonei Gonçalves. Porém não foram apresentados os estudos que mostravam o aumento da demanda na área. O gestor da viação que irá operar os novos ônibus, Jorge Piano, também não soube informar qual a atual demanda naqueles bairros.
Os veículos têm 13 metros de comprimento e são maiores que os circulam atualmente, que têm 11 metros de comprimento. Ainda segundo Jorge Piano, cada um deles custou R$ 300 mil, sendo, então um investimento total de R$ 3 milhões por parte da empresa.
De acordo com o prefeito Odelmo Leão, nos próximos 60 dias devem chegar mais cinco carros para atender outros bairros. “Essa é uma primeira etapa, nosso objetivo é dar continuidade à renovação e crescimento da frota”, disse. Ainda segundo o prefeito os ônibus são zero quilômetro e não substituirão outros veículos e sim serão somados à frota, que hoje é de 404 carros atendendo a 117 linhas.
Com a chegada de mais ônibus, a idade média da frota municipal fica em 2,6 anos, sendo que nenhum desses veículos pode ter mais de 10 anos de uso, como previsto no edital para a prestação de serviço de transporte público na cidade.

Atendimento ao Shoppink Park será gradativa, diz prefeito

Durante a entrega de novos ônibus que vão atender a região oeste de Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão disse que para o Shopping Park, bairro gera muitas reclamações em relação ao transporte público, a chegada de mais veículos será gradativa e de acordo com a demanda. “Já temos 13 ônibus lá, estamos construindo um novo residencial, sempre haverá demanda temos que trabalhar para diminuí-la”, afirmou.
Nos últimos três anos, 3,2 mil casas foram entregues no bairro, que fica na região sul da cidade, e segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves, a mudança dessas famílias chegou a causar um aumento da demanda não esperada na última semana, mas que tal problema já teria sido resolvido. “Houve algumas complicações na segunda-feira, mas hoje o transporte foi atendido e até acontecer todas as mudanças em todas as famílias vamos fazer os ajustes”, disse.

Linhas

A124 SÃO LUCAS – TERMINAL CENTRAL – 2 veículos
A122 GUARANI – TERMINAL CENTRAL – 3 veículos
A126 TOCANTINS – TERMINAL CENTRAL – 3 veículos
A120 JD DAS PALMEIRAS – TERMINAL CENTRAL – 2 veículos

Informações: Correio de Uberlândia

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Em Curitiba, Aumentam denúncias e flagrantes de vandalismo nos ônibus e estações tubos

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Foi positivo o balanço dos primeiros três meses da campanha “Denuncie o vandalismo no ato: 153”, realizada pela Prefeitura de Curitiba. Houve um aumento de 86% nas solicitações recebidas pela Guarda Municipal de Curitiba, das quais 63% foram relacionadas diretamente a atos de vandalismo. As denúncias resultaram num aumento de 40,3% no número de flagrantes.

“A população deve continuar contribuindo com as denúncias. Essa interação facilita muito a ação da Guarda”, afirmou o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain. “Denunciar atos de vandalismo enquanto eles estão acontecendo permite o flagrante”, comentou.

Desde o início de dezembro, foram distribuídos cartazes e busdoor nos ônibus do transporte coletivo de Curitiba. O objetivo principal da campanha é reduzir o vandalismo que, só no sistema de transporte, representou um prejuízo de R$ 300 mil em 2011. Se forem considerados também os custos dos vidros de ônibus riscados e que não são trocados, esse prejuízo chegaria a R$ 2,8 milhões. No ano passado, 932 ônibus foram alvo de vândalos, além dos danos freqüentes em terminais e estações.

Mensalmente, a Urbs substitui em média 70 vidros de estações tubo e as equipes fazem mensalmente o conserto de aproximadamente 30 elevadores de estações tubo. Nos terminais de ônibus também fazem parte da rotina de manutenção troca de sanitários, torneiras e pequenos consertos diários em função do vandalismo.

As denúncias podem ser feitas pelo número 153, da Guarda Municipal, 24 horas por dia.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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No Rio, Chineses saem na frente na licitação de 60 novos trens urbanos

A Secretaria de Estado de Transportes encerrou nesta segunda-feira (27/02) o processo de entrega de propostas para a licitação de mais 60 trens para o sistema ferroviário urbano do Grande Rio. Os chineses do consórcio CMC-CNR-CRC apresentaram o menor preço de venda, R$ 543,171,084.49, ficando à frente de outros quatro concorrentes. Desta forma, cada trem novo sairá por pouco mais de R$ 9 milhões, valor cerca de 6% mais barato que o da licitação de 2009. O grupo é o mesmo que venceu a licitação das 30 composições compradas pelo Governo do Estado em 2009 e que já começaram a ser entregues para testes de operação nos ramais da SuperVia. 
Para encerrar o processo e anunciar o vencedor, a comissão responsável tem um prazo de aproximadamente 30 dias para analisar todo o conteúdo técnico das propostas. Os 60 novos trens serão adquiridos por meio de financiamento já aprovado pelo Banco Mundial. A partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora, a expectativa é de que os trens comecem a ser entregues em 18 meses. Até 2015, todos estarão em operação, o que vai permitir uma grande renovação no sistema, já que a idade média da frota operada pela SuperVia passará dos atuais 35 anos para 16 anos. 

– Todas as composições serão equipadas com ar condicionado, painéis de informações de LED, comunicação direta entre o trem e o Centro de Controle, câmeras de monitoramento interno, bagageiros, televisores de plasma. Os novos trens serão responsáveis por um novo padrão de operação do sistema ferroviário, com intervalos muito menores, proporcionando mais agilidade e conforto às viagens da população fluminense – afirma o secretário de Estado de Transportes, Julio Lopes. 

Também foram habilitadas para a concorrência dos 60 trens as empresas Consortium MPE-CSR, Hyundai Rotem Company, Alstom Brasil Energia e Transporte e CAF.


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Recife: Sistema permite alunos solicitarem Carteira de Estudante pela Internet

Os estudantes da Região Metropolitana do Recife, matriculados na rede de Educação Infantil; nos ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Pré-Vestibular, já podem solicitar sua Carteira de Estudante 2012 pelo site do Grande Recife Consórcio de Transporte. A requisição online, intitulada de Carteira Fácil, é um novo sistema criado para facilitar o acesso dos estudantes aos formulários e agilizar o processo de produção dos documentos, que até o ano passado era feito de forma manual. Com isso, haverá uma economia de tempo e diminuição de burocracia na emissão. Em 2011, cerca de 395 mil carteiras foram solicitadas.

Para ter acesso ao sistema Carteira Fácil, basta que o aluno esteja matriculado em qualquer escola secundarista, cadastrada no Grande Recife, localizada em um dos 14 municípios da RMR. O estudante deverá entrar no site do Grande Recife e clicar no espaço “Carteira Fácil”, que dará acesso ao link “Acesso para o Estudante”. Nesta página, o aluno digitará o seu nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Caso seu cadastro esteja correto ele visualizará as informações que constarão na carteira, além de conferir a foto que também seguirá anexada no sistema.

Em seguida, o sistema irá gerar um boleto bancário, que poderá ser impresso pelo próprio aluno, a ser pago na Caixa Econômica Federal (Rede Lotérica, Internet, Auto Atendimento e Correspondente Caixa Aqui). Após o pagamento, o Grande Recife e solicita automaticamente a produção da carteira, que ficará pronta em até 30 dias corridos.

Ao fim do prazo, as carteiras estarão à disposição das escolas na Gerência Comercial do Grande Recife, na Av. Agamenon Magalhães, 143. É válido enfatizar que toda a tramitação de informações e documentação é feita entre o Grande Recife e as instituições de ensino, cabendo aos alunos solicitar a documentação, via internet, e confirmar se os dados estão corretos.

Até 2011, o aluno que desejasse solicitar o documento deveria procurar a secretaria da escola, preencher um requerimento com seus dados pessoais e foto, pagar o valor referente à carteira do ano e esperar que a instituição de ensino enviasse as solicitações para o Grande Recife confeccionar o documento. Assim que o Consórcio recebesse o material, teria um prazo de 30 dias úteis para digitar as informações e confeccionar os cartões, cabendo à escola o recolhimento dos documentos na Gerência Comercial.

Validade - Historicamente, durante esse processo, atrasos na solicitação como no resgate das carteiras, por parte das escolas, ocorriam com frequência, prejudicando os estudantes pela demora na entrega do documento finalizado. Para não penalizar os alunos, o Consórcio sempre prorrogou o prazo de validade da carteira do ano anterior por dois ou até três meses.

Para garantir transparência ao processo e apresentar o novo sistema, o Consórcio iniciou os contatos, no segundo semestre de 2011, com aproximadamente 2 mil instituições de ensino cadastradas, e criou o Manual de Solicitação da Carteira de Estudante 2012. Durante esse processo foram estabelecidas etapas de trabalho para escolas, órgãos educacionais e Grande Recife, para que o sistema fosse testado e implantado antes do início do ano letivo em 2012.

Divulgação – A divulgação contará com peças publicitárias (cartazes no ônibus e escolas, Inbus e backbus) e integração nas mídias sociais (Twitter, Facebook e site). Para saber outras informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou acessar o site www.granderecife.pe.gov.br.

Informações: GRCT

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Metrô de Salvador começa a transportar passageiros em junho

O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), anunciou nesta terça-feira (28) que o metrô estará em sua primeira fase de operações ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo o alcaide, o cronograma foi acordado entre a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) e a prefeitura. Até junho, a Linha 1 (Lapa- Acesso Norte) já transportará passageiros.

Em visita à sede da CBTU, no Rio de Janeiro, o presidente do órgão, Francisco Colombo, ratificou ao prefeito o prazo final de entrega da primeira etapa do sistema de transporte da capital baiana. “O metrô beneficiará já neste primeiro trecho dezenas de milhares de pessoas diariamente e na Copa do Mundo será uma importante via de acesso à Arena Fonte Nova”, comemorou o gestor.

Fonte: Bahia Notícias

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