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Porto Alegre pode ter a 2ª tarifa mais cara do Brasil

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A passagem de ônibus de Porto Alegre pode se tornar a segunda mais cara do País, caso sejam empregados os reajustes dos últimos anos. Segundo uma projeção média que leva em conta os aumentos concedidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de 10,2%, em 2011, e 6,5%, em 2010, a tarifa pode subir, de R$ 2,70 para R$ 2,92. No ano passado, o Seopa (Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre) pediu reajuste de 14,69% na tarifa, e, no ano anterior, reivindicou 11,3%.

Conforme dados fornecidos pela própria EPTC, a Capital registra a terceira maior tarifa de ônibus, perdendo para São Paulo, cuja passagem custa R$ 3, e para Manaus, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde a tarifa custa R$ 2,75.  Caso o pedido de aumento das empresas supere os 10%, com o arrendondamento, o valor do bilhete, em Porto Alegre pode chegar a R$ 3, empatando com a capital paulista. A tendência, porém, é de que a Prefeitura tente reduzir ao máximo o valor a fim de evitar protestos de movimentos estudantis e de partidos de oposição em ano eleitoral.

Procurados pela reportagem, os presidentes da EPTC, Vanderlei Capellari, e da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Ênio dos Reis, que também preside o Seopa, disseram que ainda não pretendem se manifestar sobre a questão. O aumento anual é calculado com base no reajuste dado aos rodoviários - que em 2011 foi de 8% - e na alta de insumos das empresas de transportes, como pneus, oléos lubrificantes e carrocerias.

Em 2012, os trabalhadores do setor exigem 22% de reposição, enquanto o setor patronal oferece 3,5%. Em uma assembleia marcada para as 19h desta quarta-feira, o Sindicato dos Rodoviários espera analisar uma nova proposta das empresas de ônibus. O presidente do sindicato, Júlio Gamaliel, já deixou claro que qualquer proposta inferior a 7% sequer vai ser analisada. No sábado, cobradores e motoristas entraram em estado de greve.

Fonte: Correio do Povo


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Prefeitura do Rio aprova novos pontos para ônibus fretados

A prefeitura do Rio aprovou, na última segunda-feira, mudanças nos pontos dos ônibus fretados por condomínios da Barra. Os coletivos — que foram proibidos de parar na Avenida Rio Branco, após a implantação do BRS — ganharam quatro novas paradas no Centro do Rio.

A informação foi confirmada pelo secretário-chefe do gabinete do prefeito, Luiz Antônio Guaraná, após uma reunião com os moradores realizada na sexta-feira.
— A intenção é privilegiar o transporte coletivo. Esses veículos levam dez mil passageiros por dia entre a Zona Oeste e o Centro e amenizam congestionamentos — diz Guaraná.

Com as mudanças viárias, que passaram a vigorar esta semana, os ônibus farão embarque e desembarque na Avenida Rio Branco, na altura do número 46, trecho que não faz parte do corredor expresso. A segunda parada permitida é na Rua Araújo Porto Alegre, antes da Rua México. A terceira fica na Rua Marechal Agnaldo de Castro, próximo à esquina com a Avenida Presidente Antônio Carlos. O último ponto é na Avenida Presidente Wilson, em frente ao restaurante Beduíno.

Com a implantação do BRS, as paradas dos ônibus fretados foram proibidas na Rua Primeiro de Março e nas avenidas Rio Branco e Presidente Antônio Carlos. Mas os veículos podem circular nas faixas exclusivas.

A secretaria de Transportes diz que regula apenas o embarque e o desembarque dos coletivos fretados. O órgão recomenda que eles façam trajetos alternativos que não prejudiquem as linhas convencionais.

O diretor da Câmara Comunitária da Barra, Cléo Pagliosa, espera que as mudanças nos pontos amenizem o desconforto dos passageiros da Barra depois das operações do BRS, no Centro. No entanto, revela preocupação com a chegada do corredor expresso à Avenida Presidente Vargas.

— Assim que o BRS passar a funcionar, na segunda, os nossos quatro pontos naquela via serão extintos. Então, teremos que pensar num novo trajeto.

Fonte: Extra Online



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ANTT quer leilão de trem-bala até outubro

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) espera que o leilão de concessão do Trem de Alta Velocidade (TAV) ocorra em setembro ou outubro, considerando que a expectativa é de que o edital vá para a audiência pública em fevereiro e seja publicado em abril, informou o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, nesta quarta-feira.

Segundo o diretor, o ministro dos Transportes irá convocar uma reunião sobre o tema no mais tardar na semana que vem para que as propostas do edital possam ser finalizadas e entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU).

"Eu acredito que até o final desse mês esse processo já esteja concluído e a gente possa iniciar a audiência pública do edital em fevereiro", disse em coletiva de imprensa após o leilão do trecho capixaba da BR-101.


Após sucessivos adiamentos e de nenhum investidor aparecer no leilão em julho do ano passado, o governo decidiu dividir o leilão do trem-bala em duas partes, de modo a tirar das empresas candidatas a operadora os riscos relativos às obras civis do projeto.


Segundo as projeções do governo, o trem-bala, de 511 quilômetros de extensão, demandará investimento de 33,2 bilhões de reais.

Figueiredo acrescentou que esses prazos são a meta do governo, mas se perceberem algum impedimento à competição e interesse das empresas no projeto, o cronograma pode mudar.

"É um investimento muito robusto para não ser feito de uma forma muito precisa e muito competitiva. O central da nossa preocupação é termos um processo competitivo", disse.


"O cronograma é meta. Mas deu problema, a gente percebeu que não vai rodar daquele jeito, nós vamos mudar o cronograma. Eu não vou comprometer um projeto de 30 bilhões por causa de dois meses de trabalho", disse.


Figueiredo acrescentou que o financiamento a ser concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de 20 bilhões de reais, referente a 70 por cento do valor do projeto, será dividido em 4 bilhões de reais para os vencedores da etapa de tecnologia e 16 bilhões de reais para a etapa de infraestrutura.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, porém, afirmou no Rio de Janeiro que os valores e condições do empréstimo ainda não estão definidos, embora o banco tenha decidido participar do projeto.

"A participação (do BNDES) está definida desde o primeiro momento na política do governo. Será um empréstimo conjunto entre BNDES e Tesouro, mas ainda estamos conversando e é cedo para analisar a repartição do empréstimo e suas condições", disse Coutinho quando questionado por jornalistas sobre o leilão do trem-bala.


(Por Anna Flávia Rochas, com reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier)



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Metrô de São Paulo terá três estações fechadas no domingo

As estações Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã do Metrô estarão fechadas na parte da manhã do próximo domingo, 22, por conta do início dos testes do novo sistema de controle de trens na Linha 2- Verde. Elas serão abertas a partir do meio-dia.

Durante o período de interrupção da circulação de trens, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus da São Paulo Transporte S/A (SPTrans), solicitados à Prefeitura por meio do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), e que cobrirão o percurso dos trechos interrompidos.

O Controle de Trens Baseado em Comunicação (CTBC) é considerado o sistema de controle de trens mais moderno do mundo e está em operação em linhas de metrôs nas cidades de Nova York, Londres e Paris, entre outras. Quando esse sistema estiver implantado, o intervalo entre um trem e outro será reduzido e a capacidade de transporte ampliada em cerca de 20%.

Novos testes serão realizados nos próximos domingos e feriados, excetuando-se o próximo dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. Esses dias foram escolhidos devido ao menor número de usuários que utilizam os trens e estações metroviárias aos domingos.

Paese

O Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) será acionado das 4h40 às 12 horas do domingo, com 15 ônibus da empresa Via Sul, que vai atender as estações Vila Prudente, Tamanduateí, Sacomã e Alto do Ipiranga da Linha 2-Verde.

Fonte: Diário do Grande ABC


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Em Belém, Roleta estreita nos ônibus prejudica usuários

Usuários de transporte público em Belém reclamam que algumas empresas têm reduzido o tamanho das roletas dos ônibus. A modificação causa embaraços e situações constrangedoras para pessoas obesas e mulheres com gravidez avançada. Mas já existe lei que desobriga pessoas nestas condições a passarem pelas roletas. A Companhia de Transporte do Município de Belém (CTBel) também deve começar a orientar as empresas a manterem os padrões das roletas e posteriormente poderão multar aquelas que descumprirem as normas técnicas.

Na semana passada, segundo relato de um fiscal de uma empresa de ônibus que preferiu não se identificar, uma senhora obesa ficou presa por conta do tamanho reduzido entre os “braços” da roleta. Foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros para serrar as barras e retirar a mulher. “Ela chorava muito, coitada. Tem empresa que reduz a largura e coloca os ferros até o chão para evitar que crianças passem por debaixo”, afirma o fiscal.

Além de evitar que crianças não paguem passagem, as empresas também estariam diminuindo o tamanho das roletas para evitar que passem duas pessoas ao mesmo tempo.

O autônomo Quirino da Silva Rabelo, 47 anos, 1,71m de altura e 130 quilos, relata que costuma andar de ônibus e muitas vezes têm dificuldade para passar pelas catracas dos coletivos. “Se nas normais já tenho de fazer um esforço tremendo para passar, imagina uma menor. Ainda não passei por uma situação de ficar entalado, mas se acontecesse iria procurar meus direitos na Justiça. Pago pelo serviço e exijo no mínimo respeito”.

O funcionário público Carlos Guedes também está um pouco acima do peso e diz que já teve dificuldades com os ônibus das linhas Marambaia e Médici. “São muito estreitas (as catracas)”.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), através do assessor técnico da entidade, Délcio Souza, ressalta que as roletas normalmente obedecem às normas técnicas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Souza afirma que a empresa tem de adotar o que é estabelecido pelo órgão federal. “As roletas devem ter um espaçamento entre 90cm e 1,05m entre um braço e outro quando saem de fábrica. Isso foi estabelecido por lei desde 2008. A altura da catraca em relação ao chão também é normatizada: deve haver um espaço de 40cm entre a catraca e o piso do veículo. Se tentarem mudar, isso dá problema até no giro da roleta”.

LEI MUNICIPAL

Quanto ao constrangimento gerado aos usuários, Délcio lembra que no ano passado foi assinada a Lei Municipal 8.799, de 20 de janeiro, que desobriga mulheres grávidas e pessoas obesas a passarem pelas roletas dos ônibus. “O cobrador e o motorista não podem impedir uma pessoa com excesso de peso de subir no ônibus e mesmo uma mulher grávida, mas que ainda não aparenta fisicamente a gravidez. A pessoa paga a passagem, o cobrador gira a roleta, para evitar que ele fique com o dinheiro, senta nos bancos da frente e desce também pela porta da frente”.

Caso o usuário enfrente algum tipo de problema ou até mesmo a recusa de cobrador e motorista ao que estabelece a lei, Délcio orienta as pessoas a anotarem o número de ordem do veículo e denunciarem à CTBel.

Paulo Serra, diretor de trânsito da Ctbel, explica que os ônibus já vêm das montadoras equipados com catracas que obedecem a normas técnicas e também de acessibilidade. “Tanto que se algum empresário tentar comprar um veículo sem acessibilidade, não vai conseguir. Mas já recebemos reclamações que empresas colocam um ‘ferrinho’ nas roletas. E completa dizendo que a primeira ação será a orientação: “Se elas não se adequarem, serão multadas.”

Informações: Diário do Pará

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Entenda os projetos de mobilidade urbana de Natal

Previstas para serem iniciadas em fevereiro, as intervenções de mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo estão estimadas em R$ 338 milhões. Elas estão divididas em dois lotes e foi foram objeto de comentário do secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura  (Semopi), Sérgio Pinheiro, durante entrevista ao Jornal 96.

São 11 intervenções ao todo. O primeiro lote é um corredor viário que ligará a Zona Norte da capital ao estádio Arena das Dunas. Tal corredor passa depende de alterações geométricas na Avenida Capitão Mor Gouveia, que corta toda a Zona Oeste.

As mudanças se estendem ainda pelo viaduto da Urbana, equipamento o qual será ampliado e reformado, e pela via de acesso à ponte de Igapó, a Avenida Felizardo Moura, em cujo entorno está localizado área de manguezal, o que motivou demora no licenciamento.


As imagens mostram como esses trechos são atualmente e como deverão ficar. As projeções consideram alargamento das vias as desapropriações dos 429 imóveis inseridos em algum trecho de intervenção demandada. Para a desocupação dessas áreas, a estimativa é que se apliquem R$ 25,8 milhões.

O lote 1 pode ser resumido da seguinte forma:

O que é: corredor viário que liga a zona norte de Natal à Arena das Dunas, passando pela Avenida Capitão Mor Gouveia, que corta a Zona Oeste.
Estágio: obras licitadas, aguardando ordem de serviço.
Valor: R$ 140 milhões
Prazo: início previsto para fevereiro de 2012 e término para dezembro de 2013.

Descrição e valores:
Corredor estrutural Oeste - BR-226 (R$ 39,5 milhões)
Complexo Viário em frente à Urbana (R$ 36,1 milhões)
Reestruturação geométrica da Mor Gouveia (R$ 24 milhões)
Entroncamento da Mor Gouveia com Prudente de Morais (R$ 26,1 milhões)
Implantação de plataformas de embarque e desembarque de passageiros (R$ 14,3 milhões)

O segundo lote são as melhorias no entorno do estádio para facilitar ainda mais o acesso de quem se desloca de qualquer uma das regiões administrativas da cidade. Num geral, consiste em interligar as principais ruas que cortam o quadrante no qual estará situado a Arena das Dunas. Esse pacote de modificações está orçado em R$ 167,7 milhões e pode ser resumido do seguinte modo:

O que é: conjunto de obras para melhorar acesso e entorno da Arena das Dunas, no centro de Natal.
Estágio: projeto executivo em fase desenvolvimento.
Valor: R$ 167,7 milhões
Prazo: estava previsto para abril deste ano, com término em 2013. Não há informações se o cronograma está mantido.
Divulgação

Descrição e valores:
Entroncamento da Prudente de Morais com a Raimundo Chaves (R$ 18,2 milhões)
Entroncamento da Prudente de Morais com a Lima e Silva (R$ 75,4 milhões)
Entroncamento da Lima e Silva com a Romualdo Galvão (R$ 21,6 milhões)
Entroncamento da Salgado Filho com a marginal da avenida (R$ 9,2 milhões)
Entroncamento da Salgado Filho com a Mor Gouveia (R$ 28,3 milhões)
Passeios públicos (calçadas acessíveis) e sinalização (ruas e trânsito) - (R$ 15 milhões)

Fonte:
NoMinuto.com


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Em Santos, Primeiro dia de reativação dos corredores de ônibus registra 49 multas

No primeiro dia de reativação dos corredores de ônibus, em Santos, 49 motoristas foram multados. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da Cidade identificou irregularidades como estacionamento em local proibido e circulação indevida na faixa.

No período das 6 às 9 horas, dos aproximadamente 3.400 veículos que transitam pela Avenida  Ana Costa (praia/Centro), 12 foram notificados por estacionamento em local proibido e nenhum por circulação indevida na faixa.

Já no período das 17 às 20 horas, 16 foram notificados por estacionamento irregular 8 por circularem na faixa preferencial. De acordo com a CET, cerca de 4.200 veículos passam pela Avenida nesse horário.

Nos corredores da Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia), das 17 às 20 horas, a circulação na faixa é permitida, portanto, não há multas neste aspecto. No entanto, 4 foram notificados por estacionamento irregular.

Na Avenida Bernardino de Campos (Centro/praia), dos cerca de 3 mil veículos que trafegam no período das 17 às 20 horas, 9 foram notificados por estacionar em local indevido, de acordo com a CET. Não há multa por circulação no local.

Atenção

Quem insistir em trafegar nas duas faixas exclusivas da Avenida Ana Costa pode receber uma multa de R$ 53,20. O tráfego de automóveis e motos fica proibido no sentido praias-Centro, das 6 às 9 horas, e na direção oposta, das 17 às 20 horas,

Já os corredores das avenidas Bernardino de Campos e Conselheiro Nébias contam com faixas preferenciais, das 17 às 20 horas. Veículos que forem flagrados estacionados no dois locais poderão receber autuações no valor de R$ 85,13.

Fonte: A Tribuna


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São Paulo: Donos de vans protestam e fazem reivindicações ao Governo

O Sindicato das Empresas de Transportes, Locação e Fretamento de Micro-ônibus do Estado de São Paulo (Setlofemesp) realizou nesta quarta-feira um movimento contra a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Uma carreata formada por vans partiu da Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6) rumo à Capital. O trabalhadores represaram o trânsito na Rodovia dos Imigrantes, reduzindo a velocidade dos veículos.

A categoria afirma que a intenção é obter uma resposta do governador Geraldo Alckmin e acusa a Artesp de criar um 'monopólio' que os limita a trafegar na Baixada Santista. O diretor financeiro do Setlofemesp, Edson Rocha, afirma que a medida da Artesp impede o transporte intermunicipal e não é coerente.

“Nós podemos realizar o transporte de estudantes, por exemplo, porque o Governo permite. Mas, não podemos transportar passageiros que queiram ir à uma balada em São Paulo. A Artesp também é do Governo. Para uma finalidade pode e para outra, não. Não há lógica”.

Rocha ainda destaca que as vans possuem licença estadual e federal e estão totalmente regularizadas. “Nós pagamos impostos, empregamos pessoas, temos o registro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo''.

O sindicalista diz que a categoria está cansada de ser considerada clandestina quando sobe a Serra. “Nós queremos circular pelas rodovias e passar por fiscalização da Artesp. Não por proibição".

Em São Paulo, o grupo não foi recebido pelo governador, mas entregou as reivindicações à subsecretária de Assuntos Parlamentares do Palácio do Governo e a um diretor da Artesp.

Não oficial
A Artesp informou, por meio da assessoria de imprensa, que o Setlofemesp não é considerado um sindicato oficial pelo Ministério do Trabalho.

Em nota oficial, a agência diz agir de acordo com um decreto de 1989, que regulamenta o transporte de passageiros. ''A legislação vigente no Estado de São Paulo não permite que vans operem no Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros. A exceção se faz exclusivamente para o transporte de estudante, que possui legislação específica''.

A nota diz ainda que o Setlofemesp compareceu à Artesp em novembro de 2011 e recebeu orientação para o cadastro e regularização de seus veículos para operar, exclusivamente, nessa modalidade (transporte de estudantes).
“Contudo, não houve solicitação para cadastro nessa modalidade em que legalmente seus veículos do tipo van podem operar".

A agência rebate as acusações de ‘perseguição’ e 'monopólio' e afirma que “na verdade, o que a Artesp persegue é assegurar que o transporte intermunicipal seja exercido dentro das leis que regulamentam a atividade”.

Fonte: A Tribuna


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