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Termina greve dos metroviários em Porto Alegre

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

No início da tarde de hoje, os metroviários e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) chegaram a um acordo. A categoria aceitou um reajuste salarial de 6,3% e, com isso, não precisará alterar as escalas de trabalho como queria a empresa. Após o acordo os trens voltaram a operar.

 
Os metroviários haviam entrado em greve a partir da zero hora de hoje, na região metropolitana de Porto Alegre. A categoria pedia a manutenção da carga horária e aumento salarial de 6,36%. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS), todo os 1.186 funcionários paralisaram as atividades.


Com a paralisação, usuários que se deslocavam para o trabalho ou escola encontraram logo cedo estações fechadas ou desertas e tiveram de procurar ônibus, insuficientes para atender o aumento da procura, ou recorrer aos táxis e às caronas. Muitos desistiram da viagem ou chegaram atrasados aos seus compromissos. A BR-116, via rodoviária que passa pelas mesmas cidades, ficou congestionada, com trânsito lento, por quase toda a manhã.





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Movimento Passe Livre de São Paulo lança campanha pela TARIFA ZERO

No próximo dia 19 de agosto,  haverá o lançamento oficial da campanha pela implantação da tarifa zero no transporte coletivo da cidade de São Paulo. No evento, o Movimento Passe Livre  (MPL) apresentará um projeto de lei de iniciativa popular, como instrumento para a se chegar à tarifa zero. Ao todo serão necessárias cerca de 500 mil assinaturas para que o projeto seja encaminhado à Câmara de Vereadores.

O lançamento ocorrerá às 19h na Faculdade de Direito do Largo São Francisco e, além do MPL-SP, terá a participação da Dep. Luiza Erundina (prefeita da cidade quando o projeto original pela tarifa zero foi proposto) e do Profº Mauro Zilbovicius (um dos elaboradores do antigo projeto) .




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Paralisação dos trens em Porto Alegre altera rotina de quem precisa do transporte público

A paralisação dos metroviários que aconteceu nesta quinta-feira (18) na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul alterou a rotina daqueles que precisavam fazer uso do transporte coletivo. Contrariando a liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) os funcionários da empresa Trensurb, responsável pelos trens de Porto Alegre, não compareceram ao trabalho e as estações ferroviárias permaneceram fechadas. Aqueles moradores que fazem uso dos trens precisaram então optar por outras formas de transporte, como ônibus ou até mesmo carros particulares.
Foto: Tiago da Rosa/GES
Devido ao aumento da frota de veículos ocasionada pela paralisação do metrô houve um congestionamento na BR-116, no sentido interior-Capital, além de lentidão nas principais vias que dão acesso a Porto Alegre. Durante a tarde de quinta-feira os metroviários realizaram uma assembléia para definir se retomam as atividades ou não. Segundo a empresa Trensurb, os funcionários que não apareceram devem ter os pontos descontados no salário.

O Sindicato dos Rodoviários afirma achar injusta a notificação do Ministério Público do Trabalho que multou a entidade em R$ 30 mil para cada horário de pico de funcionamento que ficou sem atividade durante a paralisação, a entidade falou que quem deveria receber uma multa era a empresa Trensurb e não o sindicato.

Os metroviários decidiram de maneira unanime pela paralisação na tarde desta quarta-feira (17). Os funcionários iram parar as atividades durante 24 horas na região metropolitana de Porto Alegre. Então, o Ministério Público do Trabalho entrou com uma ação no TRT para que 100% dos grevistas trabalhassem pelo menos nos horários de pico.



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Implantação do BRT em Florianópolis será debatido hoje

Pesquisadores e autoridades da área de transportes participarão, nesta quinta-feira (18), de uma discussão aberta ao público sobre a possível adoção em Florianópolis do BRT (Bus Rapid Transit), um sistema de corredores exclusivos de ônibus já usado em Curitiba e Goiânia.


O BRT ou Bus Rapid Transit é um sistema de ônibus de alta capacidade que utiliza corredores exclusivos em vias urbanas, simulando o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos. Foi criado e inicialmente colocado em prática em Curitiba na década de 1990. Florianópolis vai implantar o sistema com três corredores, com o nome de Via Rápida.

Entre os assuntos abordados estão a discussão da implantação do BRT em Florianópolis, um panorama do BRT no Brasil e no Mundo, a integração da bicicleta com o transporte coletivo e o direito à mobilidade urbana. Luís Antônio Lindau, da UFRGS e João Alencar Oliveira Júnior irão ministrar as palestras.

Serviço
O quê: Evento de discussão aberta sobre o sistema BRT (Bus Rapid Transit)
Quando: 18/8/2011, 19h
Onde: CDL de Florianópolis, rua Felipe Schmidt, 679, Centro, Florianópolis
Quanto: Gratuito

Programação
19h - Florianópolis e o BRT (Via Rápida)
João Batista Nunes / Vice-Prefeito e Secretário de Transportes de Florianópolis

19h20- Panorama do BRT no Brasil e no Mundo
Professor Luis Antonio Lindau / UFRGS / Embarq Brasil

19h40 - Direito à mobilidade urbana – a construção de um novo direito social
Professor João Alencar Oliveira Júnior / SeMob / Ministério das Cidades

20h -  A integração da bicicleta com o transporte coletivo
Daniel de Araújo Costa / Presidente da Viaciclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis)


Fonte: ND Online
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Porto Alegre: Comissão quer expandir debate sobre metrô

Evitar que o impacto negativo das obras de construção dos corredores de ônibus se repita no processo de implantação do metrô de Porto Alegre é um dos objetivos da Comissão Especial para Análise e Proposta de Viabilidade do Metrô, que começou a trabalhar ontem na Câmara de Vereadores da Capital. Segundo o vereador Nelsir Tessaro (PTB), que preside o grupo, em 120 dias serão analisados os detalhes do projeto e elaborado um relatório com sugestões para minimizar os transtornos.

“Precisamos trazer o projeto do Executivo, feito já há alguns anos, para a realidade do momento e entender que impactos terá a obra sobre o trânsito de importantes eixos da cidade, como é o caso da avenida Assis Brasil. Não só para diminuir os engarrafamentos, como para não impactar negativamente sobre o comércio da região”, disse o vereador.

A comissão composta por 12 vereadores irá se reunir às quartas-feiras, sempre às 10h30min. No cronograma definido neste primeiro encontro foi estabelecido que a cada semana será convidado um representante de entidade envolvida no projeto. Na primeira etapa serão ouvidos o Executivo municipal, o Estado e o secretário nacional de Transporte e Mobilidade, Luiz Carlos Bueno de Lima.

O projeto em debate, apresentado pela prefeitura ao Ministério das Cidades, inclui nesta primeira fase a construção de uma linha entre a Fiergs e o Centro, com 13 estações, passando pelas avenidas Assis Brasil, Benjamin Constant e Farrapos.

Os vereadores querem saber como será feito o metrô no trecho entre a Fiergs e a estação Triângulo, se por superfície (como mostrava a primeira versão divulgada do projeto) ou subterrâneo; se a construção das vias subterrâneas nos demais trechos, pelo sistema cava e tapa, irá interditar por completo os corredores de ônibus; como será o financiamento da obra; e, ainda, como se dará a integração com o futuro sistema da zona Leste, previsto para ser construído em uma segunda fase.

“Sozinho, nenhum ente público tem condições de tirar esse projeto do papel. Fala-se que o município, o Estado e a União assumirão parcelas de R$ 300 milhões cada um, mas nada disso está claro. Com esse trabalho vamos dar a contribuição da sociedade, representada por seus vereadores, ao projeto que ainda não foi contratado, não recebeu aportes”, detalhou Tessaro.

Para o vereador Toni Proença, a segunda fase (que não entra no projeto em discussão) deveria ser construída sobre o arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, para ligar o bairro Praia de Belas ao bairro Agronomia, onde está localizado o Campus do Vale, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Os vereadores debatem, ainda, a sugestão de usar, neste trecho, um aeromóvel, semelhante ao que será implantado entre a estação Aeroporto, do Trensurb, e o terminal 1, do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

A obra, confirmada em maio pelo Ministério das Cidades, está estimada em R$ 1,58 bilhão, já com os abatimentos das isenções fiscais (a estimativa inicial era de quase R$ 2,5 bilhões). O trem subterrâneo percorrerá um trecho de 15 quilômetros e, se começar a ser construído em 2012, poderá entrar em operação em 2017.




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Metrô de Teresina volta a circular, mas somente nos horários de pico

O metrô da cidade de Teresina voltou a circular nesta quarta-feira (17), após um extenso trabalho para a recuperação da linha férrea feito pela Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP). O resultado foi comemorado pela diretoria do órgão e pela população que voltou a ter uma alternativa de locomoção aos ônibus coletivos.

Na semana passada foram realizados os testes dinâmicos em locomotivas e vagões e nos 15 quilômetros da linha férrea que tinham como finalidade garantir a estabilidade e definir a velocidade do trem em cada trecho.

"Passei parte da manhã acompanhando o metrô e falando com os usuários que agradeceram e estavam felizes com a volta do transporte" , afirmou o diretor técnico da Companhia Metropolitana, Antônio Sobral. Ele afirma que até o momento foram trocados cerca de 4.700 dormentes e feitos diversos serviços de alinhamento e reparo na linha, com um total gasto de aproximadamente R$ 750 mil.

"O Ibama nos doou 1.500 dormentes e falta aproximadamente 500 serem colocados. Até o final do ano vamos trocar mais 5 mil dormentes, fazer trabalhos de vedação e drenagem, além de colocarmos mais brita. Essa nova etapa tem um custo aproximado de R$ 2 milhões e será licitada em breve", diz Sobral.
Circulação
Nas primeiras semanas, o metrô funcionará apenas nos horários com maior fluxo de passageiros: manhã, meio-dia e tarde. Nesses períodos, o trem irá transitar normalmente da Estação Engenheiro Alberto Silva, no Shopping da Cidade, à Estação do bairro Dirceu II, na zona Sudeste de Teresina.

A CMTP continuará a troca dos dormentes. Junto com a mudança dos dormentes, foram feitas melhorias nas passagens de níveis, nos aparelhos de mudanças, no nivelamento e alinhamento da linha.


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VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) que ligará Santos a São Vicente terá 15 quilômetros de extensão

O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) terá 15 quilômetros de extensão, ligando as cidades de Santos e São Vicente. Na tarde desta quinta-feira, durante o evento Agenda Metropolitana, no Mendes Convention Center, o governador Geraldo Alckmin deu mais detalhes sobre o projeto, que inicialmente envolverá as regiões do porto e Valongo, passando pela Ponte dos Barreiros, chegando a São Vicente.

''O edital para o projeto executivo do VLT será publicado nesta sexta-feira'', disse o governador.

Após a conclusão do projeto executivo, que está prevista para julho de 2012, começam as obras, que devem durar 24 meses. ''O VLT será o elo da região''.


A confirmação da obra do VLT ocorre após anos de discussões e polêmicas sobre o tema. Em fevereiro deste ano, após lançamento da licitação, nenhuma empresa apareceu na sede da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, interessada em explorar o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista. A licitação foi declarada deserta. "Para não correr novamente esse risco, o governo fará a obra física", disse Alckmin.

O VLT, nessa primeira etapa, fará o trajeto do Porto ao Valongo. E, para atender a Petrobras e a demanda do pré-sal, do Porto até a Ponte de Barreiros, em São Vicente.

"Depois, pretendemos expandir para Praia Grande e Guarujá". O governador disse que a obra do túnel deve durar três anos e do VLT, um pouco menos. "Nós pretendemos entregar no nosso mandato o VLT operando e o túnel, bem adiantado".

O Veículo Leve fará parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), também composto por linhas de ônibus locais e interurbanas. A ganhadora da licitação teria de operar os dois serviços de transporte.

A primeira fase do SIM, entre Santos e São Vicente, tem custo estimado em R$ 700 milhões. Conforme o edital original de concorrência, a concessão dos serviços terá 25 anos de duração, com faturamento previsto de R$ 4,7 bilhões, no período, para a vencedora.





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Sistema viário de Salvador terá investimento de R$ 1,3 milhão

Salvador começa a perceber mudanças estruturais em diversos pontos da cidade, voltadas para ampliar a mobilidade urbana. Além dos projetos que envolvem a implantação de novas modalidades de transportes, através da parceria entre os governos federal, estadual e municipal, a Prefeitura de Salvador iniciou uma série de intervenções nos locais de grande trafego.

"Estamos investindo mais de R$ 1,3 milhão do nosso orçamento para alargar vias, criar novos retornos, fazer conexões entre pontos importantes para promover maior dinâmica ao nosso sistema viário", destaca o prefeito João Henrique. A Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) identificou 24 pontos críticos de congestionamento, cujas intervenções vão ocorrer em três etapas, executadas pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).
 Avenida ACM (região do Itaigara), Rua das Alfazemas, no Caminho das Árvores; Avenida Miguel Calmon (acesso ao túnel Teodoro Sampaio); região do Hospital do Subúrbio; Avenida Waldemar Falcão (proximidades da Rua Santa Luzia); Estação Pirajá (acesso à Rua da Indonésia) e no entroncamento da Avenida Jorge Amado com a Avenida Otávio Mangabeira. A terceira etapa corresponde a sete intervenções no sistema viário na região do Iguatemi.
Arestides Baptista/Agência A Tarde/AE
Na primeira etapa, são nove obras a serem concluídas, sendo três delas já em andamento - as avenidas Mario Leal Ferreira (Bonocô), Antonio Carlos Magalhães (ACM), na região do Hiper Posto, e a Afrânio Peixoto - Suburbana. A segunda fase contempla oito projetos nos seguintes pontos:





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