Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Recife: Avenida Norte passará por restauração em suas placas de concretos

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A avenida Norte é uma das mais importantes do Recife. Com 8,6 quilômetros de extensão, ela recebe ônibus de 58 linhas. Aproximadamente 120 mil passageiros são transportados por ela todos os dias. Apesar da importância, a avenida está cheia de problemas. O principal talvez seja a grande quantidade de buracos em diferentes pontos da via.

As placas de concreto estão rachadas em muitos lugares. Até os motoristas de ônibus são obrigados a quase parar para poder passar sem danificar o veículo. “É difícil. Nós estamos fazendo malabarismo aqui para conseguir fazer o percurso e chegar no nosso horário”, conta o motorista de ônibus Célio Gerôncio da Silva.

O conserto em outros pontos foi feito com remendos de asfalto. Mas, muitos desses remendos já se transformaram em novos buracos. A pista danificada deixa o trânsito mais lento na avenida e os engarrafamentos acabam sendo frequentes. Entre os motoristas, sobram reclamações. “O trânsito fica cada vez mais lento por causa dos buracos. A gente passa 40 minutos aqui no centro da Cidade”, diz o estudante Marino Sérgio de Abreu.

A ciclovia na avenida Norte, que fica no bairro de Santo Amaro, tem menos de um quilômetro e quase não é usada. Outro problema são as faixas de pedestres, que foram apagadas pelo tempo. Também há semáforos quebrados, aumentando ainda mais a dificuldade para atravessar. “Ficou vermelho diretamente, sem chegar ao verde. Eu tive que atravessar com ele vermelho, porque os carros passam e não param. E a faixa está muito apagada”, conta a aposentada Severina Soares.

A avenida Norte tem 25 semáforos. Ela começa na rua da Aurora, em Santo Amaro, e vai até a BR-101, na Macaxeira, cortando os bairros de Santo Amaro, Torreão, Encruzilhada, Rosarinho, Tamarineira, Casa Amarela, Vasco da Gama, Nova Descoberta e Macaxeira. Pela avenida, circulam, em média, 78 mil carros nos dois sentidos, todos os dias.

RESPOSTA DA PREFEITURA
A avenida Norte é a prova de que colocar asfalto no lugar de concreto não é uma boa opção. O serviço tem eficácia no momento, mas não é duradouro. Por isso, a Prefeitura do Recife anunciou que vai realizar obras nos principais corredores da cidade. Na avenida Norte, as placas de concreto serão substituídas agora, em agosto. A previsão da Prefeitura é que os reparos sejam concluídos em 28 de dezembro.

“Vamos fazer uma ação integrada, com a CTTU, Emlurb... Serão substituídas 50 placas, esses remendos com asfalto, nós vamos fazer uma raspagem, para diminuir o impacto. E, logo em seguida, haverá a sinalização da via, que já foi feita pela CTTU, mas vimos a necessidade de refazer. Quanto aos semáforos, já estão imunes à falta de energia, porque implantamos baterias”, explica o assessor executivo da Secretaria de Serviços Públicos do Recife, Luís Siqueira.

Segundo ele, ainda faltam ações educativas para conscientizar os motoristas sobre a eliminação dos giros à esquerda. “Quando a gente implementa qualquer modificação no trânsito, a gente precisa educar, fazer as orientações. A CTTU passará a intensificar a presença de agentes, fazendo com que as modificações para dar fluidez ao trânsito realmente ocorram”, diz.



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Faixas exclusivas de ônibus incompleta prejudica usuários do Plano Piloto

Até agora a linha verde com faixas para ônibus exclusivas não sairam do papel, o mesmo com as faixas para ciclovias, a obra que começou em 2009 não foi completada, e neste embaraço todo quem está sendo prejudicando todos os dias são os usuários de ônibus que ficam dentro dos ônibus presos nos engarrafamentos, mais da metade dos carros que passam que vão para o plano piloto tem que passar pelo trecho oeste, que tem a EPTG como principal via.
As faixas destinadas aos ônibus existem, porém foram projetadas no lado esquerdo, porém até hoje, a frota de ônibus que deveria ter suas portas do lado esquerdo, até hoje não foi renovada e o que se vê são paradas fantasmas e ainda desativadas.
Segundo a sec. de transportes, o projeto das faixas de ônibus entre Gama, Santa Maria e Plano Piloto é analisada pelo tribunal de contas do DF, e que pediu esclarecimentos para autorizar as obras, a mesma situação na compra dos 300 novos ônibus para este corredor.


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Transporte público de Porto Alegre apresenta aumento na acessibilidade

A frota de ônibus e lotações da Capital apresenta uma aumento significativo em relação a acessibilidade para portadores de deficiência. Atualmente, 43% dos veículos são adaptados para cadeirantes, incluindo os 46 ônibus novos das zonas Norte e Sul, apresentados recentemente. Ao todo, são 711 ônibus com elevadores ou piso baixo, além de espaço reservado, que facilitam o acesso para quem utiliza cadeira de rodas. Em 2010, havia 39% de ônibus adaptados.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, fala sobre esse aumento. “Desde 2009, uma lei prevê que todos os novos ônibus da frota tenham acessibilidade. Como nossa frota tem uma idade média de 4,2 anos, acreditamos que, em poucos anos, teremos todo o transporte coletivo adaptado para portadores de deficiência. Também estamos investindo na qualificação dos motoristas e cobradores, junto das empresas, para continuar prestando um serviço de qualidade aos usuários”.

Pioneirismo - Porto Alegre foi a primeira Capital do país a apresentar transporte seletivo com acessibilidade, em dezembro do ano passado, as primeiras lotações foram apresentadas à população. Hoje, a cidade já possui 45 adaptados, de um total de 403 veículos.

Outra opção de transporte público é a perua rádio-taxi, veículo do tipo furgão, dotado de elevador vertical com capacidade mínima para o transporte de dois passageiros em cadeiras de rodas, mais acompanhantes. A tarifa para a categoria é 50% maior que a tarifa dos taxis convencionais. Atualmente, há três peruas oferecendo esse serviço na Capital. Os serviços são agendados pelos telefones: (51) 3336-2640 e 9963-6479.
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Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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As razões para a superlotação e as panes do Metrô de SP

A revista Carta Capital publicou importante matéria sobre o Metrô paulista. No momento em que o governo Alckmin vem propagandeando que vai criar novas linhas nos próximos 4 anos, o que vemos, na realidade, é a superlotação e panes constantes no transporte metropolitano.
Os grandes jornais preferiram comprar a pauta governista. Não se deram ao trabalho de verificar se nos governos anteriores o planejamento de longo prazo foi realmente cumprido. Se examinassem, descobririam que os investimentos previstos não foram cumpridos.

A matéria da Carta Capital aborda esta questão em detalhes. Só faltou explicar que os problemas no atraso das obras do Metrô de SP representam apenas mais uma consequência da política de "ajuste fiscal permanente" praticada pelos governos tucanos nos últimos 16 anos. Dentro desta política, o corte nos investimentos sempre cumpriu papel central.
Os resultados estão aí: atrasos na ampliação do Metrô, do saneamento, do Rodoanel, da política habitacional, etc.
Depois de 15 anos de paralisia dos investimentos, as obras que são entregues já se apresentam saturadas.

Informações do Blog Transparência São Paulo


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Trensurb vai entrar em greve no dia 18 de agosto

Porto Alegre - “O metrô tá por parar. Vai parar!”. Com este refrão, cantado pelo Homem Banda para convocar funcionários da Trensurb para a assembleia geral realizada ontem à tarde na sede da empresa, o Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô/RS) reafirmou a iminência de greve para a próxima semana. Em votação unânime, decidiram paralisar o serviço de transporte a partir da meia-noite de quarta-feira, 17, por tempo indeterminado, caso a empresa não apresente proposta em nova assembleia agendada para a mesma data, às 15h. Conforme o presidente do Sindimetrô, Renato Schuster, a intenção é parar 100% os trabalhos em pelo menos um dia, como forma de pressionar a direção pelo reajuste em 6,36%, contra os 3,65% oferecido pela Trensurb. Através de sua assessoria, a empresa informou que aguardava ser comunicada oficialmente da decisão de ontem.

Anúncio será confirmado 72 horas antes, conforme lei
Embora o Sindimetrô/RS queira marcar posição com pelo menos um dia de paralisação total, o presidente do sindicato, Renato Schuster, aponta que o funcionamento do trem deve ser mantido em parte, por ser um serviço considerado essencial à população. “Costuma ser de 30%. Mas temos que definir se é 30% da frota, dos trabalhadores, do período de trabalho ou dos horários de pico”, argumenta o secretário-geral do Sindimetrô/RS, Hamilton Porto. Ele explica que, conforme a Lei de Greve, o início será comunicado por meio de edital, em prazo prévio de 72 horas.

Durante a greve, horários de pico devem ser mantidos
Apesar de não ter sido oficialmente informada do indicativo de greve dos metroviários, a procuradora Regional do Trabalho no RS, Beatriz de Holleben Junqueira Fialho (foto), comentou como deve ser o funcionamento do transporte neste período. Com base nas mediações realizadas em paralisações anteriores, ela salientou que a regra de 30% não pode ser aplicada no caso da Trensurb, devido à segurança exigida nas operações. Os funcionários deverão trabalhar com 100% do efetivo durante os horários de pico da manhã e do final do dia, paralisando totalmente no restante do dia.

Reposição de funcionários
Fora a busca pelo reajuste salarial, o presidente do Sindimetrô/RS, Renato Schuster (foto), manifesta-se contra o processo de terceirização na Trensurb, alegando falta de qualificação e alta rotatividade dos terceirizados. Segundo o secretário-geral do sindicato, Hamilton Porto, a maior parte dos profissionais do quadro atual se especializou ao longo de 20 anos dentro da empresa. Outro ponto é a defasagem de pessoal nas estações. “A Trensurb possui um cadastro reserva. É só chamar a fila de espera. Temos uma média de três a quatro homologações de pessoas saindo da empresa. Em alguns horários há um ou dois funcionários por estação, que não podem fazer intervalo”, comenta Porto.

Sindicato alega que negocia com a empresa há 150 dias
De acordo com o presidente do Sindimetrô/RS, Renato Schuster, a pauta de reivindicação dos trabalhadores foi entregue à direção da Trensurb há 150 dias. “Nesse período, teve troca da presidência e fomos pacientes”, declarou. Ontem, antes de iniciar a assembleia, Schuster disse que falou com o diretor de finanças da empresa, que o informou que não seria apresentada proposta naquela ocasião. Junto aos funcionários, ficaram mantidas as decisões da assembleia de 3 de agosto: o não uso de uniforme, buzinaços na sede da Trensurb e distribuição de carta aberta à população, explicando os motivos da possível greve.

Entrega a ministro
Aproveitando a presença do ministro das Cidades, Mario Negromonte, e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, em cerimônia que marcará o início das obras de fundação do aeromóvel do Aeroporto Salgado Filho, o Sindimetrô/RS entregará, aos dois, ofício com as reivindicações dos metroviários na segunda-feira, 15. Na oportunidade, o sindicato colocará faixas na passarela da Estação Aeroporto e organizará manifestação.

Plano de contingência no transporte de ônibus pronto
Caso se confirme a paralisação do metrô, o maior volume de passageiros deve buscar a locomoção para outros municípios através de linhas de ônibus. O gerente de Operações e Planejamento da Vicasa, Flávio Caldasso, conta que a empresa já possui um plano de contingência, organizado a partir das experiências de outras greves. “Nossa frota que atende a integração do trem pararia. Hoje, ela está adaptada para receber o validador (da bilhetagem eletrônica). Basta cadastrar as linhas para operar para Porto Alegre. Temos de 40 a 50 carros, que colocaríamos conforme a necessidade”, explica. Este procedimento, no entanto depende da “certeza da greve”. “A calibragem dos equipamentos teria que ser feita na madrugada para que os veículos estejam à disposição já às 4h”, enfatiza. A Vicasa também disponibilizaria cinco veículos articulados e 30 alongados, com maior capacidade de assentos.

Efeito na BR-116 e Expointer
Além da opção pelo ônibus, o fluxo de veículos na BR-116 deve aumentar em caso de greve do metrô, implicando ainda mais os congestionamentos na rodovia. Devido à previsão de parada por tempo indeterminado, o secretário-geral do Sindimetrô/RS, Hamilton Porto, aponta possível interferência no transporte à Expointer, que acontece de 27 de agosto a 4 de setembro. Conforme ele, a última paralisação dos metroviários ocorreu de 2 a 14 de junho de 2009. “Trabalhava de segunda a sábado, nos picos da manhã e tarde.”


Fonte: Jornal VS

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Governo de Pernambuco lança edital para construção de 52 km de corredores de ônibus

Esta manhã foram lançados os editais de licitação para as obras que serão realizadas até a Copa do Mundo de 2014, inicialmente o Terminal Integrado Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata; a implantação de 52 de corredores exclusivos de Transporte Rápido de Ônibus (TRO) nos eixos Norte-Sul, Leste-Oeste e Ramal Cidade da Copa, dentro do Programa Estadual de Mobilidade (PROMOB). Além dessas intervenções, o plano prevê ainda a implantação de corredores de transporte público na Avenida Norte Miguel Arraes e na BR-101 que serão licitados em outro momento.

Saiba mais sobre as obras:

Os corredores Norte-Sul, Leste-Oeste e Ramal da Copa ligarão a capital às cidades de Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Igarassu, Abreu e Lima e Paulista. O projeto também vai requalificar as vias, construir elevados, viadutos, túneis e estações. Todos os ônibus irão operar no sistema TRO (Transporte Rápido de Ônibus) e serão equipados com ar-condicionado, sistema de segurança através de registro de imagens, contagem eletrônica de passageiros e GPS. A tarifa também será cobrada antes de o passageiro entrar no ônibus e os embarques e desembarques serão feitos em miniestações construídas no mesmo nível dos coletivos, agilizando o tempo de parada dos veículos. Cidades como Bogotá (Colômbia), Johanesburgo (África do Sul) e Curitiba (Brasil) já operam hoje com esse sistema.

Agamenon Magalhães – Quatro viadutos vão cruzar a Avenida Agamenon Magalhães, entre a Ilha do Leite e o Parque Amorim: um na entrada para a Rosa e Silva (do Português/Mac Donald); um iniciando na Rui Barbosa, em frente ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), e cruzando a Agamenon Magalhães até o Americano Batista; outro do Colégio Contato, na Dom Bosco, até o Hospital da Restauração e o último saindo da Paissandu e indo até o outro lado da pista, no canteiro central. Até o mês de novembro o estudo técnico e o projeto básico e executivo estará pronto para que a obra seja licitada.

Corredor Leste-Oeste - será responsável pelo transporte dos passageiros que vai da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a avenida Caxangá, onde as paradas serão substituídas por estações. Com 12,5 km de extensão, o corredor vai passar por 22 estações e atender aos terminais integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR-101. Também serão construídos três elevados: um próximo ao Bompreço, da Benfica; outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas; e mais um no Engenho do Meio. Na Praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição, na Segunda Perimetral, vai ser construído um túnel e um viaduto será erguido próximo à UPA da Caxangá. Com uma demanda de 126 mil passageiros/dia, a obra tem um valor estimado de R$ 164 milhões.

Corredor Borte Sul - A primeira etapa vai do Terminal Integrado de Igarassu até a Estação Central do Metrô, no centro do Recife, passando pela PE-15, pelo Complexo de Salgadinho e pela Avenida Cruz Cabugá. O percurso de 33,2 km vai ter 31 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. Além disso, um viaduto e um elevado serão construídos nos Bultrins e outro elevado em Ouro Preto. Investimento: R$ 155 milhões e expectativa de atendimento de 146 mil passageiros/dia.

Ramal Cidade da Copa: O Ramal Cidade da Copa vai da Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, próximo à Estação de Metrô, até a Cidade da Copa e a BR-408, que está sendo duplicada. Será uma pista exclusiva de ônibus e duas de carros em cada sentido, passando pelo Terminal Integrado Cosme e Damião. O investimento é de R$ 138 milhões e o atendimento de 20 mil passageiros/dia. Extensão: 6,3 Km.

O TI Cosme e Damião - O Terminal Integrado Cosme e Damião, que será construído ao lado da Estação do Metrô, em São Lourenço da Mata, receberão um investimento de R$ 19 milhões. Na área de 7.625.74m² serão construídas duas plataformas de embarque e desembarque, uma para o Transporte Rápido de Ônibus (TRO) e outra para o modelo de transporte convencional, além de dois quiosques, quatro lojas, uma lanchonete e um bicicletário. Todo o terminal integrado será construído com pisos táteis, facilitando a acessibilidade.


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Em Curitiba, Sensores vão abrir semáforos para ônibus

Nos próximos anos, quem utilizar o sistema de transporte coletivo em Curitiba vai chegar mais rápido ao destino desejado. Esta, pelo menos, é a promessa da Urbani­zação de Curitiba S/A (Urbs), empresa responsável pelo sistema de transporte coletivo na cidade. A Urbs pretende implantar em todos os corredores exclusivos de ônibus o sensor que abre automaticamente os semáforos.

De acordo com o diretor de transporte da Urbs, Lubomir Ficinski Dunin, além de mais segurança no trânsito, os equipamentos dão mais agilidade aos ônibus. “Ele não interrompe o sinal [abruptamente]. O equipamento até poderia fazer isso, mas o trânsito nas transversais ficaria inviável. A função dele é prolongar o sinal verde ou encurtar o sinal vermelho, diminuindo o tempo de viagem”, explica.


Atualmente, os aparelhos, que dão preferência para os 24 ligeirões azuis (os maiores ônibus do mundo em comprimento, com 28 metros), estão instalados em 30 semáforos dos bairros por onde passam as linhas Pinheirinho-Carlos Gomes e Boqueirão. “Por causa do fluxo nas transversais e da frequência dos ônibus, não há como o sistema funcionar no centro. Senão os sinais viveriam fechados”, afirma Dunin.

Usados para que os ligeirões possam cumprir os tempos estabelecidos, que no caso do Pinheirinho-Carlos Gomes é de 25 minutos, e do Boqueirão 20 minutos, os sensores não funcionam em tempo integral. “Eles funcionam nos horários de pico. De manhã, os sensores abrem os semáforos no sentido centro. De tarde, no sentido inverso”, detalha.

O próximo passo da Urbs, revela o diretor, será a instalação do aparelho na nova linha Norte-Sul do Ligeirão, que será inaugurada em julho de 2012. “A tendência será implantar o sensor em todos os ligeirões que operam no sistema, em todas as canaletas.”

Linha Norte-Sul

As obras para a implantação da linha Norte-Sul do Ligeirão em Curitiba, que começam no próximo mês, estão atrasadas. Previstas para começar em junho, ninguém se inscreveu na última licitação para pavimentar e alargar os 11,5 quilômetros de canaletas, entre o Terminal do Santa Cândida e a Praça do Japão. De acordo com a Urbs, uma nova licitação foi lançada e a carta será aberta hoje.

A obra de R$ 10,5 milhões deve afetar os usuários, já que as 32 estações-tubo do trajeto terão de ser desalinhadas. Os usuários serão informados, por meio de folhetos. O ligeirão Norte será a terceira Linha Direta Expressa, sistema que permite ultrapassagem nas canaletas, reduzindo o número de paradas e o tempo de viagem.

No caso da linha Santa Cân­dida-Praça do Japão, o número de paradas será reduzido de 16 para 6 e o tempo de percurso de 34 minutos para 25. Segundo a prefeitura, até o fim de 2012, 16 ligeirões azuis, com capacidade de 250 passageiros por viagem, vão percorrer o trecho, transportando aproximadamente 50 mil passageiros por dia até a Praça do Japão.



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Priorizar o transporte público é melhorar a qualidade de vida

A prioridade aos transportes públicos não é somente uma questão de mobilidade, mas de qualidade de vida, redução dos impactos da poluição sobre o meio ambiente, ganho de tempo e também de dinheiro. Financeiramente, a economia se dá principalmente ao se evitar que bilhões de reais sejam desperdiçados. É dinheiro gasto diretamente com obras faraônicas, com túneis e elevados que desfiguram ruas e avenidas.

Quando se prioriza o transporte público no espaço urbano, especialmente por meio de ônibus – que são mais abrangentes em termos geográficos –, democratiza-se esse espaço. A atual ausência de infraestrutura adequada advinda da falta de prioridade aos transportes públicos se reflete em custos maiores para os operadores de ônibus e pressões por aumento de tarifas.

Tornando o transporte público mais eficiente, especialmente com corredores de ônibus, é possível operar o sistema com tarifas mais baixas. Aliados à utilização de veículos elétricos ou híbridos, os corredores são contribuição preciosa à sustentabilidade ligada à mobilidade urbana.

Além de se fazer justiça quando se fala em uso do espaço urbano, a implantação de corredores de ônibus é vantajosa também no aspecto social. Boa parte de quem usa ônibus não tem condições de possuir um carro de passeio ou outra forma de deslocamento. Essas pessoas, geralmente de baixa renda, não podem acabar, proporcionalmente, pagando mais caro para se deslocar do que um dono do carro.

Em relação ao transporte por ônibus, os melhores resultados são observados no sistema BRT, sigla em inglês para Bus Rapid Transit. Ele não é apenas um corredor de ônibus, mas um sistema operacional que apresenta maior fluidez e velocidade, especialmente por tirar os veículos dos congestionamentos.

Em resumo, corredores de ônibus ajudam a democratizar o espaço público, aumentam a velocidade do transporte coletivo e diminuem os custos de operação, beneficiando classes de média e baixa renda. Basta vontade política para investir em transporte público, especialmente em corredores de ônibus BRT, sempre levando em conta a realidade econômica de qualquer município.

Artigo escrito por Adamo Bazani - Jornalista

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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