As placas de concreto estão rachadas em muitos lugares. Até os motoristas de ônibus são obrigados a quase parar para poder passar sem danificar o veículo. “É difícil. Nós estamos fazendo malabarismo aqui para conseguir fazer o percurso e chegar no nosso horário”, conta o motorista de ônibus Célio Gerôncio da Silva.
O conserto em outros pontos foi feito com remendos de asfalto. Mas, muitos desses remendos já se transformaram em novos buracos. A pista danificada deixa o trânsito mais lento na avenida e os engarrafamentos acabam sendo frequentes. Entre os motoristas, sobram reclamações. “O trânsito fica cada vez mais lento por causa dos buracos. A gente passa 40 minutos aqui no centro da Cidade”, diz o estudante Marino Sérgio de Abreu.
A ciclovia na avenida Norte, que fica no bairro de Santo Amaro, tem menos de um quilômetro e quase não é usada. Outro problema são as faixas de pedestres, que foram apagadas pelo tempo. Também há semáforos quebrados, aumentando ainda mais a dificuldade para atravessar. “Ficou vermelho diretamente, sem chegar ao verde. Eu tive que atravessar com ele vermelho, porque os carros passam e não param. E a faixa está muito apagada”, conta a aposentada Severina Soares.
A avenida Norte tem 25 semáforos. Ela começa na rua da Aurora, em Santo Amaro, e vai até a BR-101, na Macaxeira, cortando os bairros de Santo Amaro, Torreão, Encruzilhada, Rosarinho, Tamarineira, Casa Amarela, Vasco da Gama, Nova Descoberta e Macaxeira. Pela avenida, circulam, em média, 78 mil carros nos dois sentidos, todos os dias.
RESPOSTA DA PREFEITURA
A avenida Norte é a prova de que colocar asfalto no lugar de concreto não é uma boa opção. O serviço tem eficácia no momento, mas não é duradouro. Por isso, a Prefeitura do Recife anunciou que vai realizar obras nos principais corredores da cidade. Na avenida Norte, as placas de concreto serão substituídas agora, em agosto. A previsão da Prefeitura é que os reparos sejam concluídos em 28 de dezembro.
“Vamos fazer uma ação integrada, com a CTTU, Emlurb... Serão substituídas 50 placas, esses remendos com asfalto, nós vamos fazer uma raspagem, para diminuir o impacto. E, logo em seguida, haverá a sinalização da via, que já foi feita pela CTTU, mas vimos a necessidade de refazer. Quanto aos semáforos, já estão imunes à falta de energia, porque implantamos baterias”, explica o assessor executivo da Secretaria de Serviços Públicos do Recife, Luís Siqueira.
Segundo ele, ainda faltam ações educativas para conscientizar os motoristas sobre a eliminação dos giros à esquerda. “Quando a gente implementa qualquer modificação no trânsito, a gente precisa educar, fazer as orientações. A CTTU passará a intensificar a presença de agentes, fazendo com que as modificações para dar fluidez ao trânsito realmente ocorram”, diz.