Trolebus em SP
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Em Porto Alegre, Usuários de transporte coletivo recebem guias de informação
sábado, 6 de agosto de 2011Postado por Meu Transporte às 17:50 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Grande Recife desativa parada de 14 linhas para conclusão de obras na Rua do Hospício
Com a desativação da parada citada, os usuários das 14 linhas de ônibus realizam embarque/desembarque na Praça Olavo Bilac devem procurar as paradas anteriores, localizadas na Avenida Cruz Cabugá, ou posteriores, localizadas nas Ruas do Riachuelo e do Hospício. O itinerário das linhas não será alterado. Confira a lista de linhas abaixo.
Para maiores informações sobre o itinerário das linhas, o usuário será informado através de divulgadores do Consórcio em frente ao shopping. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou no site www.granderecife.pe.gov.br.
Lista de linhas que terão parada desativada provisoriamente:
532-Casa Amarela (Cabugá)
631-Nova Descoberta
632-Alto do Refúgio
645-Av. Norte (Macaxeira)
742-Linha do Tiro
824-Jardim Brasil II (Cabugá)
843-Alto da Bondade (Vila Nossa Senhora da Conceição)
847-Alto Nova Olinda
915-PE-15 (Prefeitura)
946-Igarassu (BR-101)
967-Igarassu (Sítio Histórico)
976-Paulista (Prefeitura)
981-Rio Doce (Conde da Boa Vista)
992-Pau Amarelo
Postado por Meu Transporte às 17:49 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Monotrilho em Manaus vai gerar mais de 2 mil empregos
Postado por Meu Transporte às 17:41 0 comentários
Marcadores: Amazonas, trem/metrô
Série sobre a discussão Bus Rapid Transit (BRT) e Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) para Cuiabá-MT
Para simplificar o termo e explicar a onipresença da logística no dia a dia, Jean lembra sua influência no cotidiano mais simples até as mais complexas operações urbanas, decorrendo da evolução deste processo a "Transítica", ou logística automatizada.
“Ao se levantar de manhã, a pessoa se dirige à cozinha para fazer um café. Se a pia onde ela coleta água estiver na contramão do fogão, ou fora da cozinha onde se colocará a chaleira com a água para ferver, já não temos uma boa logística”, aponta, pontuando que ao multiplicar esta atividade por todos os dias do mês, perfazendo o ano (12 meses), e somando os anos e demais atividade presentes na vida de uma pessoa, temos um cotidiano que, com a mudança de lugar da pia, seria mais fácil e rápido. “Imagine em uma cidade do porte da Cuiabá, agregando o trânsito de diferentes veículos, variadas direções e diferentes espaços, e a quantidade de pessoas? Por isso a importância do "Plano Setorial Metropolitano de Transporte e Mobilidade", verdadeiro plano de ordenamento do espaço metropolitano”, define.
Diretor técnico da Associação dos Usuários de Transporte Público – ASSUT/MT e membro do Concidades de Várzea Grande, ele aponta que o Ministério das Cidades e do Planejamento, ao atrelar o recurso financeiro ao BRT, está passando por cima da lei 10.257/01 (Estatuto da Cidade) e ignorando dados técnicos importantes, que comprometerão a capital, em curto prazo, justamente no que se acredita que seja o objetivo desta verba - a Mobilidade Urbana.
Honéia Vaz – Jean, em termos legais, o Ministério foi arbitrário em condicionar a verba ao BRT, quando o PNDU define que este deve atender ao Plano Diretor das cidades?
Jean VDH – Tudo isso foi feito de improviso, na intuição, sem que o Ministério, que tem obrigação de agir correta e tecnicamente, recorresse às prerrogativas dos conselhos das Cidades ("ConCidades"). Caro mesmo sairá tudo isso para a presidente Dilma, que ao tentar economizar, terá um problema de Mobilidade Urbana nas capitais já daqui a 4 anos, sem contar que BRT não resolve nem a atual demanda existente em Cuiabá-MT. Para evitar futuras obras inacabadas ou desproporcionais à demanda, a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) define que nada pode ser feito sem considerar o Plano Diretor, prevendo no de Cuiabá, em seu artigo 11, Inciso 12, “que se implante um sistema de transporte coletivo de grande capacidade e com freqüência controlada nos principais corredores, de forma a otimizar o fluxo e restringir o número de veículos nesses eixos e na área central”. É, portanto, metrô ou VLT, este segundo o adequado para a atual e futura demanda da capital de Mato Grosso.
H.V. – Mas, Jean, “transporte coletivo de grande capacidade...” não pode ser interpretado de forma genérica, dando margens para se colocar o BRT nesta modalidade...?
J.V.D.H – Sistemas de grande capacidade e de massa neste caso só pode ser sobre trilhos. O conceito estrutural do ônibus com a atenção necessária à direção, e com as suas limitações de espaço e de aceleração, não possibilita que seja um veículo de transporte de grande capacidade. Independente do tamanho que alcançar, não permite a grande velocidade comercial que se alcança nos trilhos. E mesmo se passássemos por cima desta verdade e quiséssemos colocar o BRT como sendo de ”grande capacidade”, este não atende à demanda atual aqui na capital. Para atender ao padrão técnico, eles teriam que colocar no corredor mais de 40 ônibus biarticulados...Como farão isso? Na verdade, para driblar este fato, vão superlotar os ônibus (em Bogotá se coloca até 12 passageiros/m²) e criarão um terceiro corredor para ultrapassagem (já previsto no projeto), mas que também não resolverá o problema de constantes acidentes e engarrafamentos de ônibus, e ainda gerará uma gigante desapropriação, que vai afetar de forma extremamente negativa a atividade comercial da cidade quando, de fato, o VLT é o vetor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental definido no Estatuto da Cidade e o instrumento básico da nova mobilidade e acessibilidade definida no Decreto Federal n°5296/04, "Brasil Acessível".
H.V. – Inclusive a Lei Complementar n.150 de 29 de janeiro de 2007 (Plano Diretor de Desenvolvimento Estratégico de Cuiabá, art.11-11) requer “a melhoria do sistema de transporte coletivo em termos de rapidez, conforto, segurança e custos operacionais”. Mas, tecnicamente falando de BRT...
J.V.D.H - Lotado desde a implantação e muito mais caro. Não faltam números mostrando esta realidade. O VLT se paga na operacionalidade e ainda evita desapropriações onerosas, estimadas em mais de R$ 1 bilhão. Mais que isso, ao invés de necessitar desapropriações, o VLT libera mais de 18% dos espaços hoje abarcados pelo ônibus convencional e consome apenas 1/4 da energia que usa o ônibus, o que reflete também no meio ambiente e na qualidade de vida dos cidadaõs. É padrão mundial que os ônibus têm vida útil de até 8 anos e o VLT 30 anos o que, em longo prazo, empata o custo dos projetos, mas não da qualidade da prestação de serviço e na manutenção. Trilhos: não se desgastam em menos de 30 anos, é praticamente para a vida útil do sistema. Asfalto, pelo peso do sistema BRT, anualmente terá que ser refeito em várias partes. Pneus: VLT não tem. Ônibus, numa projeção anual de uma frota de 200 veiculos articulados, gastará mais de R$ 1 milhão. Ou seja, se os governos federal e estadual, no lugar de estudarem o custo-benefício de 30 anos, o normal em qualquer projeto, simplesmente quiserem dar destino a estes R$ 450 milhões direcionando ao BRT, eles vão gerar uma dívida em longo prazo ou mau gerenciamento de gasto público, e não investimento planejado, que é o que precisamos no Brasil, justamente para evitar tanto desperdício e reconstrução de obras. O PNDU também tem este objetivo: evitar que as determinações de aplicação do dinheiro público sigam a políticas partidárias ou a “vontade” do prefeito, do governador e do ministro simplesmente pela vontade, sem normas técnicas ou deixando de atender à realidade da população a ser beneficiada.
H.V.- Sua colocação contempla “custo operacional” e já mostramos que o BRT de Cuiabá não oferecerá conforto, por causa da superlotação. De forma igualmente técnica, vamos à outra previsão da Lei Complementar n.150 e fator vital na Mobilidade Urbana: “rapidez”...
J.V.D.H - Para atender a 6 mil passageiro/sentido/hora, dados do projeto BRT apresentado ao governo, eles teriam que colocar saídas de 40/hora ônibus biarticulados (120 se for modelo convencional), no mínimo. Já se fala que, na verdade, são 7.500 passageiros...E mesmo os 40 ônibus biarticulados, tendo o terceiro corredor, teríamos que ter o intervalo de 60 minutos dividido por 40 veículos, o que daria um veículo a cada 90 segundos, quando o mínimo é de 180 segundos.Ou seja, teremos 40 ônibus em sentidos opostos disputando o corredor central! Com isso não se pode brincar! No metrô de São Paulo se investe pesado em sistemas inteligentes para baixar o intervalo de 120 para 90 segundos. E há o complicante de tempo de embarque e desembarque muito mais lento no Bus que no VLT, principalmente se estiver superlotado (mais de 185 pessoas por biarticulado). Neste caso, o chamado “headway” (distância entre os veículos) não é plausível. Mas esta mesma demanda pode ser perfeitamente atendida pelo VLT, que, com headway de 150 segundos e capacidade nominal de 300 passageiros (4 por m²) atende de 7.200 passageiros até 10.800 passageiros (6 por m²). Lembro que o VLT é evolutivo até 800 passageiros nominal, caso aumente a demanda, mantendo a mesma infraestrutura.
H.V. – Quer dizer que o corredor BRT já nascerá saturado para a atual demanda Cuiabá-Várzea Grande...
J.V.D.H – Sim, o corredor não comporta o número de ônibus necessário para atender ao índice de passageiros Cuiabá-Várzea Grande. E ônibus biarticulado carrega, normalmente, até 185 passageiros/hora; o VLT carrega 200 a 800 passageiros, de acordo com a composição. Em termos de freqüência, podemos seqüenciar/intervalar 20 ônibus/hora; e 24 VLTs/hora. Por que isso? Por causa das dimensões próprias de cada tipo de veículo x sua capacidade de velocidade x carga x condições de embarque e desembarque, entre outros parâmetros. Nas contas que fizemos acima, o BRT carregará 3.700 passageiros/hora nominal e 5.550 passageiros/hora na hora do pico, o que explica o artifício do terceiro corredor.
H.V.- O que faremos com o restante dos 6 mil ou 7,5 mil?
J.V.D.H - Ou superlotamos ou eles esperarão mais de uma hora em vários pontos, pois não tem como colocar os 40 ônibus biarticulados, que, aliás, já seria um custo muito mais alto do que outro sistema (e por isso outro sistema, o VLT). Um exemplo de como o corredor se satura, está em São Paulo. O sistema BRT, mesmo os com 3 corredores, foram planejados para velocidade comercial de 30 km/hora. Hoje temos um pouco mais de 14 km/hora na maioria dos trechos. E o terceiro corredor, em centros urbanos de avenidas estreitas, é apenas saída emergencial até que se arrume outro sistema de alta capacidade. Não podemos implantar um novo sistema desde já como se fosse saída emergencial...É preciso fazer o correto.
H.V. – Jean, o tempo todo falamos em Cuiabá-Várzea Grande. Esta abrangência é exclusivamente por causa da obrigatoriedade do caminho Aeroporto-Cuiabá para a Copa?
J.V.D.H – Primeiramente, trazer o VLT apenas até o aeroporto seria matar definitivamente o comércio na Avenida Couto Magalhães. Neste caso é preciso deixar possibilidade de extensão até a Prefeitura de Várzea Grande. E, em segundo, respondendo à pergunta, pela Lei Estadual 359, os municípios estão integrados. Trata-se da Lei de “Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá”, o que, portanto, requer plano estratégico comum. No caso de recursos federais, os projetos pelo PNDU devem obedecer aos planos diretores de cada cidade - o de Cuiabá prevê o sistema de alta capacidade nas vias principais, como já explicado. E o de Várzea Grande define que as soluções, como as de Transporte, sejam feitas em conjunto com Cuiabá. Por isso o Ministério das Cidades, mesmo que anteriormente tenha acertado de forma equivocada o investimento no BRT, por meio de Blairo Maggi, governo na época, precisa agora corrigir a opção para atender à lei e à sua responsabilidade técnica de “planejamento”. É uma questão de mudança do investimento do Ministério para a opção de transporte em acordo com todas as previsões legais e técnicas que atendam realmente à Cuiabá-Várzea Grande – o VLT. O projeto de Transportes, e nenhum outro, pode ser mera vontade política e burocracia, mas caso de aplicação das leis vigentes e de metodologia técnica, visando encontrar a solução certa – que é a que realmente atende às necessidade da população. Isto não é brincadeira e jogo, e atinge seriamente o dia a dia de milhares de pessoas. Aliás, o que ninguém parece saber é que sem a aplicação rigorosa das leis vigentes, não existe engenharia financeira em longo prazo nem para VLT, nem para BRT.
Nesta série os entrevistados foram selecionados em fontes usuais do cenário apresentado, tendo em conta o objetivo de comprovar com números e informações técnicas quatro principais fatores: 1. A viabilidade socioeconômica e financeira do VLT na capital mato-grossense; 2. O praticamente empate de custos da implantação e operação do BRT com os dos VLT; 3. O melhor custo-benefício com economia em médio e longo prazos do VLT sobre o BRT; 4. O maior interesse de investidores pelo VLT contra nenhuma empresa anunciada para financiar o BRT, salvo o próprio governo estadual e a valores bem mais altos do que o disponibilizado pela União. Na primeira entrevista o assunto foi abordado com o representante do Fundo de Investimentos Infinity, interessado em uma Parceria Público Privada (PPP) para implantação do VLT em Cuiabá, Rowles Magalhães Silva. Veja na íntegra em: http://www.24horasnews.com.br/index.php?tipo=ler&mat=379436
*Honéia Vaz é jornalista em Cuiabá-MT. (24H News)
Postado por Meu Transporte às 17:34 0 comentários
Marcadores: B R T, Especialistas, Mato Grosso, VLT
Primeiro VLT já está em Sobral e ficará em exposição
Postado por Meu Transporte às 17:26 0 comentários
São Paulo: Primeiro trecho do monotrilho da zona leste ficará pronto em dois anos
Outras sete vigas semelhantes serão içadas posteriormente visando estruturar a sustentação da plataforma da futura estação, que ficará sobre o terminal de ônibus do Expresso Tiradentes, o antigo Fura-Fila. O trecho terá extensão de 24,5 km, com 17 estações: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tostoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.
A opção do Metrô de São Paulo pelo monotrilho na ligação de Vila Prudente à Cidade Tiradentes levou em consideração o tempo menor de implantação do sistema em relação ao metrô normal, além da possibilidade de atender mais passageiros por hora/sentido.
De acordo com o presidente Jurandir Fernandes, a opção pelo monotrilho também vai reduzir desapropriações na região. A extensão da linha, suspensa a uma altura de 12 a 15 metros, vai avançar ao longo das avenidas Luiz Inácio de Anhaia Melo, Sapopemba, Metalúrgicos e estrada do Iguatemi.
Postado por Meu Transporte às 17:14 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Em Salvador, Engarrafamentos travam o trânsito no bairro das Cajazeiras
“A situação é caótica e precisamos de ações da prefeitura com urgência. A prefeitura é muito ausente no bairro”, reclama a estudante Elaine Concha, 33. Há 25 anos morando no bairro, ela conhece bem as consequências do descaso. “Aqui, perder compromisso é comum. Em situações de atraso, os motoristas ‘queimam ponto’ e deixam de fazer alguns horários. Precisamos de ações que ajudem definitivamente e não de curativos”, avalia ela, que ontem ficou mais de uma hora esperando o ônibus para ir à faculdade.
O bairro tem apenas duas saídas: a Estrada Velha do Aeroporto e a rua Celika Nogueira, em Águas Claras. O líder comunitário Kilson Melo reclama. “Necessitamos de mais vias de acesso para que tenhamos nosso problema solucionado. Essa situação vem piorando há uns 15 anos”.
GargaloAlém de problemas para entrar e sair do bairro, moradores dizem que o deslocamento entre as nove Cajazeiras é prejudicado. A entrada de Cajazeiras X, na rotatória da Feirinha, é apontada como o gargalo dos engarrafamentos.
Kilson diz que para solucionar o problema seria preciso construir vias de acesso ligando Boca da Mata à Estrada Velha do Aeroporto; Cajazeiras XI à BR-324, passando por Valéria; e a conclusão da via que liga a avenida Regional à BR- 324, além de uma via que ligue as Cajazeiras X e V.
Kilson ainda pede atenção para o bairro, em um momento em que prefeitura e governo discutem o modelo de transporte a ser implantado na avenida Paralela. “Nós estamos completamente fora do processo de mobilidade da Copa. Queremos também essa fatia do bolo. Engarrafamento não é só na Paralela. Aqui é todo dia”, afirmou Kilson.
Em nota, a Transalvador informou que já concluiu um projeto executivo que prevê uma ligação entre Boca da Mata e a BR-324, cortando os bairros de Cajazeiras e Valéria. “A via, com aproximadamente 1,1 quilômetro, vai melhorar sensivelmente o trânsito na região, dando maior fluidez e segurança à população”, diz o documento.
Postado por Meu Transporte às 17:02 0 comentários
Marcadores: Bahia
Frota do transporte coletivo de Cuiabá será renovada com 40 ônibus novos
Metade desses veículos vão circular sem cobrador. De acordo com Gabriel Muller, a intenção é diminuir os assaltos ao transporte coletivo. "O objetivo é tirar o dinheiro de circulação. O passageiro que utiliza cartão de transporte só tem a ganhar, pois pode fazer a integração e pagar somente uma passagem. O usuário que sai de Várzea Grande com destino ao CPA, por exemplo, ao invés de pagar R$5,00 de passagem, vai pagar somente R$2,50", explicou.
Nova frota
A frota atenderá as linhas: 101 - Coophamil/Centro, 102 - Coophamil/Centro (via Verdão), 103 - Jardim Imperial/Centro/Cidade Verde, 106 - Cidade Verde/Centro (via Vivendas), 225 - Altos da Boa Vista/Centro (via Despraiado), 405 - Santa Cruz/Centro (via UFMT), 507 - Tijucal/Centro, 525 - Residencial Marchetti/Centro (via Res. Maria de Lourdes/ Sta. Cruz), 602 - Itapajé/Porto/Centro, 603 - Vila Verde/Centro (via São Gonçalo), 606 - Parque Atalaia/Porto, 607 - Parque Atalaia/Centro, 608 - Parque Residencial/Centro/Jardim Cuiabá, 609 - Parque Cuiabá/Santa Izabel, 610 - Real Parque/Centro (via Jd. Paulicéia), 613 - São Gonçalo Beira Rio/Centro (via Parque Geórgia e Chácara dos Pinheiros), A40 - Alimentadora Nova Esperança/Parque Cuiabá, C24 - Circular Liberdade/Trevo da UFMT (via Espigão/Novo Milênio) e dois corujões.
Postado por Meu Transporte às 16:52 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso