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DFTrans abre posto de cadastramento do Passe Livre na UnB

sexta-feira, 18 de março de 2011

A partir da próxima segunda-feira (21/3), um novo posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) atenderá os estudantes que queiram se cadastrar no programa Passe Livre. O guichê de atendimento será instalado na Universidade de Brasília (UnB) e terá como alvo principal os alunos da instituição, que retomam as aulas na próxima semana.

O atendimento será realizado de 8h às 21h, no mezanino da entrada norte do Instituto Central de Ciências (ICC, vulgo Minhocão). No local, será feito o cadastro dos estudantes que não utilizavam o benefício em 2010. Também serão atendidos os que desejam alterar o itinerário cadastrado. A recarga e o recebimento dos cartões são realizados apenas nos postos da Fácil.

Segundo a assessoria, não se sabe por quanto tempo o posto funcionará no local. Desde fevereiro, quando o DFTrans assumiu o controle dos cadastros, quase 40 mil estudantes entraram na lista de beneficiados. Neste prazo, a Fácil-DF realizou cerca de 100 mil recargas.

Documentos necessários

O pré-cadastro pode ser realizado via internet, ou nos postos de atendimento. Em seguida, o estudante precisa apresentar:
- Termo de compromisso legal para aquisição de créditos;
- CPF (original e cópia) do estudante ou responsável, se menor de 18 anos;
- Carteira de identidade ou certidão de nascimento (original e cópia);
- Declaração da instituição de ensino, com série, turno, endereço, matrícula e dias letivos;
- Duas fotos 3x4.

Após a conclusão do cadastro, o cartão leva um prazo de 10 dias úteis para ser liberado nos postos da Fácil - onde também é feita a recarga de créditos.

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Ministro sugere ônibus verde e trem magnético nos aeroportos do Rio para a Copa de 2014

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, sugeriu na manhã desta quinta-feira (17) que o ônibus movido a hidrogênio e o trem de levitação magnética desenvolvidos pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) sejam usados como meio de transporte nos aeroportos do Rio durante a Copa de 2014 e os Jogos de 2016.

O ônibus híbrido movido a eletricidade e a hidrogênio e o trem que dispensa a utilização de trilhos e de rodas foram desenvolvidos pela Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Mercadante sugeriu que o trem, batizado de Maglev-Cobra, faça a ligação entre os terminais 1 e 2 do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, na zona norte, e que o ônibus transporte passageiros entre este aeroporto e o Santos Dumont, localizado no centro do Rio.

- Há um esforço do ministério da Ciência e Tecnologia para apresentar essas duas alternativas de transporte já na Copa do Mundo.

Segundo Mercadante, o governo federal está negociando a implantação dos dois projetos pioneiros com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O coletivo foi desenvolvido com tecnologia 100% nacional e já faz o transporte de passageiros no campus do Fundão da UFRJ. O ônibus funciona de forma híbrida, com energia elétrica e bateria movida a hidrogênio, não emite poluentes e libera apenas vapor d’água.
Fonte: R7.com

O trem magnético é mais econômico, além de não poluir o meio ambiente. Segundo os coordenadores do projeto, implantar o sistema de levitação custa o equivalente a um terço do valor necessário para construir uma linha de metrô.

Mercadante citou uma medida provisória, de sua autoria, que permite que o governo brasileiro pague até 25% acima do valor do mercado em projetos que tragam inovação, mas deu um puxão de orelhas na iniciativa privada, que na sua opinião não investe o suficiente em inovação.

- É uma ousadia e a gente tem que apostar. Inovação é sempre uma aposta. A indústria automotiva tem que ajudar a financiar ciência e tecnologia. Não se pode ter uma postura passiva.

Ao visitar a Coppe hoje pela manhã, o ministro circulou entre os laboratórios no ônibus híbrido e “levitou” na plataforma do trem magnético.

- É silencioso e bem agradável. O design também é muito bonito.


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Prefeitura do Rio de Janeiro prepara o 2º corredor exclusivo no bairro de Copacabana

A partir da última semana deste mês, o novo corredor exclusivo de Copacabana deverá entrar em vigor. A prefeitura já pintou a listra azul ao longo da Rua Barata Ribeiro e deverá concluir os serviços na noite desta 3ª feira, com as faixas brancas que vão do túnel sá freire até a Rua Raul Pompeia. Esse será o 2º corredor exclusivo do bairro, que já conta com um na Av. Nossa Senhora de Copacabana. Segundo as regras da prefeitura, só será permitido a circulação de coletivos, transporte escolar, taxis ocupados os adaptados a portadores de necessidades.


Fonte: Radio Rio de Janeiro

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Bilhete eletrônico será implantado em travessia de pedestres na Baixada Santista

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviária S.A) vai implantar, a partir do dia 21 deste mês, o sistema de bilhete eletrônico na travessia de pedestres nas embarcações que interligam Santos ao Guarujá e Santos (praça da República) a Vicente de Carvalho. Segundo a empresa, os passageiros poderão pagar a viagem com cartão magnético até o final deste semestre.

As tarifas das travessias não sofrerão alteração por conta da mudança. Os trechos de ida e volta de Vicente de Carvalho – Santos continuarão a custar R$1,05 cada e o trecho Guarujá – Santos vale R$ 2,10.

Os usuários que tiverem bilhetes de papel não usados terão o prazo de um mês, a partir do início das operações, para trocá-los por créditos no cartão magnético.

A bilhetagem eletrônica nas travessias vai funcionar do mesmo jeito que o bilhete eletrônico usado no sistema de transporte público (ônibus, metrô e trens). A Dersa diz que estuda a possibilidade de integrar os sistemas com o transporte público das cidades Guarujá e Santos.

Ainda segundo a Dersa, a substituição do bilhete de papel pelo cartão magnético vai facilitar a viagem e aumentar a segurança dos passageiros do sistema. A implantação deve durar até março deste ano e custará cerca R$ 324 à empresa.

Como funciona
A Dersa irá disponibilizar seis tipos de bilhetes: comum (recarregável), vale transporte, escolar (50% de desconto para estudantes matriculados nas escolas dos municípios), isento (para pessoas com mais de 65 anos), portador de necessidades especiais, unitário e múltiplo de dois (ida e volta).

A aquisição do bilhete unitário e do múltiplo de dois só acontecerá nas bilheterias das estações de Vicente Carvalho, Praça da República e Guarujá. Já a compra de crédito para o bilhete comum será feita nos guichês de todas as estações.

Com exceção dos bilhetes unitários e múltiplos de dois, para adquirir os outros tipos de bilhetes o usuário deverá ir até central de atendimento da estação Vicente de Carvalho.


Fonte: R7.com

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Tarifa de ônibus em Paulínia foi reajustada para R$ 2,60, porém, vai continuar com o subsídio para que a população continue pagando apenas R$ 1

O Semanário Oficial de Paulínia publicou nesta semana autorização para a Passaredo, empresa que presta serviços de transporte coletivo da cidade, a aumentar a tarifa. A Prefeitura, porém, vai continuar com o subsídio para que a população continue pagando apenas R$ 1.
A tarifa foi reajustada em R$ 0,30 no dia 11 de março, de R$ 2,30 para R$ 2,60. A autorização veio através do decreto nº 6.048, publicado nesta semana no Semanário.
No mesmo decreto, o prefeito José Pavan Jr reassume o compromisso assumido durante a campanha de manter a tarifa mais barata para a população. Logo, a tarifa  de 1 real continua valendo de segunda à sábado. Aos domingos e feriados o transporte continua gratuito.
O subsídio da tarifa do transporte público foi uma das primeiras ações de Pavan quando assumiu a prefeitura de Paulínia, após muitos protestos de moradores e usuários do transporte, que reclamavam do valor de R$ 2,30 cobrado pela Passaredo, já que, antes, a passagem custava R$ 1,30. Com o reajuste, a Prefeitura vai passar a pagar R$ 1,60 de segunda à sexta, e R$ 2,60 aos domingos e feriados por pessoa que passar as catracas dos ônibus que circulam pela cidade.



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Em São Luís, 50 ônibus novos irão reforçar frota de coletivos da capital

Em seu pronunciamento, João Castelo disse que a ação de renovação da frota dos coletivos tem o intuito de proporcionar maior conforto e segurança aos usuários do sistema integrado de transporte de São Luís. “É com imensa alegria que nós entregamos mais 50 ônibus. Vamos continuar com o mesmo trabalho para que a população possa ter um serviço mais eficiente, de melhor qualidade e com novos equipamentos”, afirmou.
Acompanhado de secretários municipais, do presidente da Câmara Municipal, vereador Isaías Pereirinha (PSL), dos vereadores José Joaquim (PSDB), Barbosa Lages (PDT), Armando Costa (PSDC), Francisco Chaguinhas e Nato, ambos do PRP, além de lideranças de bairro e da população em geral, Castelo fez uma vistoria nos veículos entregues e acompanhou o embarque de um cadeirante em um dos carros acessíveis. “Estamos honrando nosso compromisso de bem servir a população”, acrescentou o prefeito.
O secretário Clodomir Paz reiterou o esforço da Prefeitura de São Luís e da SMTT para renovar o sistema de transporte coletivo da capital. “Estamos inserindo novos ônibus em substituição aos que estavam com a idade média avançada. Continuaremos a implementar, de forma gradativa, melhorias no sistema de forma que o cidadão possa ir e vir com todo conforto que merece e sem se atrasar ou perder seus compromissos”, assinalou.

Acessibilidade
O presidente da Associação de Cadeirantes da Cidade Operária, Carlivan Borges, disse que os novos ônibus garantirão melhor acessibilidade às pessoas com deficiência. “É com grande louvor que agradecemos a entrega desses novos ônibus, todos eles acessíveis. Sem dúvidas, é uma iniciativa de grande importância para as pessoas com deficiência que não têm condições de ir para o serviço, escola, faculdade”, destacou.
Todos os veículos possuem elevadores, favorecendo melhor acessibilidade a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. São carros longos, com 16 metros de comprimento e três portas, próprios para Terminais de Integração. Os novos ônibus são das empresas Solemar e 1001 Expresso e atenderão bairros como o São Cristóvão, Cidade Operária, Coroadinho, Parque Vitória, Turu, Vila Palmeira, entre outros.
Com o intuito de renovar a frota e, consequentemente, melhorar a qualidade do transporte coletivo da capital, a substituição destes veículos também possibilitará a redução da idade média, conforme prevista em Lei Municipal, dos ônibus que circulam no Sistema Integrado de Transporte de São Luís.
Os 50 ônibus fazem parte do compromisso firmado pela Prefeitura de São Luís e pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo, em fevereiro de 2010, de renovar, com aproximadamente 300 ônibus, a frota de coletivos da capital. Desde o ano passado, já foram renovados cerca de 280 novos coletivos.


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Curitiba estima baratear metrô em R$ 250 milhões

quinta-feira, 17 de março de 2011

A prefeitura de Curitiba espera diminuir em R$ 250 milhões o custo do metrô, estimado em R$ 2,25 bilhões, com a isenção de impostos municipais (Imposto Sobre Serviço), estaduais (ICMS) e federais (PIS, Cofins e IPI). Após o carnaval, os prefeitos de Curitiba, Lu­­ciano Ducci, de Porto Alegre, José For­­­tunati, e de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, vão a Brasília ne­­gociar o corte de tributos. O objetivo das capitais é garantir a maior fatia possível dos R$ 6 bilhões disponíveis a fundo perdido (sem a necessidade de devolução) do PAC Mobilidade Grandes Cidades. Outras seis capitais estão na disputa: São Paulo, Rio de Janeiro, Bra­sília, Recife, Fortaleza e Salvador.

Na manhã de ontem, os três prefeitos se reuniram em Curitiba e saíram com o discurso afinado, sem detalhar o que deve acontecer na negociação que deve seguir com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro das Cidades, Mário Negromonte. “Va­­mos tentar viabilizar recursos em comum do orçamento da União. Há um quantitativo que vamos buscar por meio de empréstimos”, diz Ducci. Além disso, o projeto do metrô gaúcho deve usar o mesmo tipo de bitola (largura dos trilhos) e de carros, a fim de facilitar a negociação para importação. “O projeto de Porto Alegre não está pronto e pode vir a ser igual”, afirma.

O metrô curitibano está orçado em R$ 2,25 bilhões para os 14,2 quilômetros do trecho Sul; o projeto gaúcho, com extensão entre 12,5 e 15 quilômetros, deve custar entre R$ 2,1 bilhões e R$ 2,3 bi­­lhões; enquanto a expansão do metrô de Belo Horizonte é mais ampla, com 30 quilômetros em diferentes linhas ao valor de R$ 3,5 bilhões. Somados, eles ultrapassam os R$ 6 bilhões a fundo perdido e, por esse motivo, negociam uma composição. Também há outros R$ 12 bilhões disponíveis pelo PAC para empréstimos. De acordo com os prefeitos, a esperança de garantir o recurso se deve à existência de uma linha específica de financiamento federal para projetos de alta capacidade, caso dos metrôs.

Contrapartida
Curitiba espera garantir ao menos de 80% do valor total do metrô a fundo perdido, e os 20% restantes viriam de empréstimos do governo federal com uma contrapartida municipal. “Conside­rando o custo de R$ 2 bilhões, estamos fazendo equação financeira. Ninguém sabe com clareza como será essa composição”, despista Ducci. O eixo Norte-Sul, onde deve ser implantado o metrô, responde por cerca de 20% dos deslocamentos diários da capital e está no limite de sua capacidade operacional, com a saída de um biarticulado a cada 50 segundos no horário de pico, segundo o instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).






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Porto Alegre: Chegou o SIM Idoso, saiba mais sobre como adquirir o cartão

INÍCIO DO CADASTRAMENTO SIM IDOSO
PARA OS IDOSOS COM 65 ANOS OU MAIS.
Locais: quiosques nas estações Canoas/La Salle, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo.
Horário: das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Documentos necessários: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

PASSAGEM ANTECIPADA: O cadastramento dos usuários da passagem unitária interessados em adquirir o cartão SIM segue normalmente nos quiosques e na Central de Passagens da EPTC, na Rua Uruguai, 45, centro de Porto Alegre.
Mais informações: pelos telefones3027-9959 (EPTC) e 3363-8477 (Trensurb) ou através do site http://www.tripoa.com.br/.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
SOBRE O CARTÃO SIM IDOSO

1) O que é o cartão SIM?
O SIM é o cartão do sistema de bilhetagem eletrônica da Trensurb. O lançamento do sistema ocorreu no dia 7 de dezembro de 2009 com o início do cadastramento para usuários da Passagem Antecipada.

2) Todo o sistema já está implantado? Todos os usuários do trem podem obter o cartão SIM?
Não. O processo está sendo realizado por etapas. A etapa que está em desenvolvimento agora é a de cadastramento de usuários idosos (acima de 65 anos). O cadastramento dos próximos perfis será realizado gradualmente.

3) Quando inicia o cadastramento dos idosos?
Inicia no dia 8 de novembro.

4) Todos os idosos poderão fazer o cadastramento no mesmo período ou haverá um escalonamento?
Haverá um escalonamento. A partir do dia 8 de novembro os idosos que nasceram entre janeiro e junho poderão realizar o cadastro. Do dia 17 de novembro em diante, poderão ser feitos, também, os cadastros dos idosos nascidos entre julho e dezembro.

5) O prazo para o cadastro de idosos que nasceram entre janeiro e junho encerra no dia 17 de novembro?
Não. O cadastro inicia a partir do dia 8 de novembro e não tem data para término.

6) Todos os idosos que utilizam o trem poderão se cadastrar?
Todos os idosos com 65 anos ou mais poderão se cadastrar. Mas, se o usuário – com mais de 65 anos – já possui um cartão TRI de idoso, não é necessário fazer o cartão SIM.

7) Por que apenas os idosos acima de 65 anos poderão obter o SIM?
Porque esta fase é destinada apenas ao cadastramento de idosos que possuem isenção no trem. De acordo com uma lei federal, apenas idosos acima de 65 anos tem direito à isenção.

8) Onde será feito o cadastramento?
O usuário acima de 65 anos, que não possui cartão TRI de idoso, deverá ir a algum dos quatro quiosques localizados nas estações Canoas, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo.

9) Quais documentos são necessários para o cadastro?
É necessário portar identidade, CPF e comprovante de residência. A foto do idoso será feita no local.

10) O idoso recebe o cartão no momento do cadastramento?
Não. Após o cadastramento o usuário recebe um protocolo indicando a data para retirada do cartão.

11) Onde o cartão deve ser retirado?
O cartão deve ser retirado no local em que o usuário realizou o cadastro.

12) O cartão SIM do idoso terá foto?
Sim. Mas, o idoso não precisa levar a foto. A foto é feita no momento do cadastramento.

13) Como é, atualmente, o acesso do idoso ao trem?
O idoso se identifica, através da carteira de identidade, ao funcionário da estação, que libera a passagem do usuário.

14) Por que apenas os idosos poderão se cadastrar? E os demais isentos?
Os demais isentos (pessoas com deficiência, crianças menores de 6 anos, brigada militar, oficial de justiça, visitantes, etc) não terão cartão. Eles serão liberados, mediante avaliação, pelo funcionário da estação.

15) Por que os demais isentos não terão cartão?
Quanto às pessoas com deficiência é para evitar que embarquem sozinhas. Por uma questão de segurança é necessário que elas estejam acompanhadas. Quanto aos demais isentos, são casos eventuais, por isso não há necessidade de utilizar o cartão. O acesso dessas pessoas continuará da forma que ocorre hoje: eles serão liberados, mediante avaliação, pelo funcionário da estação.

16) Mais de uma pessoa pode utilizar o mesmo cartão?
Não. O cartão SIM do idoso pode ser utilizado somente pelo titular. Haverá fiscalização nas estações para que essa condição seja cumprida.

17) Como será feita essa fiscalização?
Quando o idoso utilizar o cartão será sinalizado, através de uma luz nas partes frontal e traseira dos bloqueios (catraca), que se trata de uma isenção. O funcionário da estação poderá solicitar o cartão e conferir os dados.

18) Quais são os benefícios para o idoso ao obter o cartão SIM?
- Maior autonomia e agilidade ao passar pelo bloqueio, pois não será necessário apresentar o cartão ao metroviário, exceto quando solicitado, para fins de fiscalização;
- Possibilidade de integração com os ônibus de Porto Alegre, pois o usuário do cartão SIM Idoso poderá utilizar o mesmo cartão nos ônibus da Capital. Isso significa que o usuário irá portar um único cartão para utilizar os dois sistemas. Essa é uma das grandes vantagens de se implantar um sistema integrado.

19) Quem já possui um cartão TRI para idoso precisa se cadastrar no SIM?
Não. Os usuários que têm 65 anos ou mais e possuem um cartão TRI para idoso não precisam se cadastrar no SIM.

20) Se o idoso que tem 65 anos e possui um cartão TRI chegar ao local de cadastramento para obter o SIM, o que acontecerá?
O funcionário informará ao usuário que, por possuir um cartão TRI de idoso, não é necessário realizar cadastro. O idoso poderá utilizar o cartão TRI no trem.

21) Os usuários de ônibus que tem entre 60 e 64 anos e comprovam renda de até três salários mínimos tem direito à isenção da passagem. Por que apenas os idosos acima de 65 anos têm isenção na Trensurb?
Há uma lei municipal que permite a isenção da passagem aos usuários de ônibus de Porto Alegre que possuem de 60 a 64 anos, comprovam baixa renda e têm residência na Capital. A isenção para usuários acima de 65 anos é referente a uma lei federal.

22) Quando os empregadores poderão obter o cartão SIM para seus funcionários?
A implantação do sistema SIM está sendo feita por etapas. A próxima fase será a implantação do cartão SIM Vale-Transporte. Ainda não há uma data para o lançamento desse cartão, porém já está em fase de projeto e planejamento.

23) O cartão SIM Idoso é gratuito?
Sim. A primeira via do cartão SIM para idoso é gratuita. Se for necessário adquirir uma nova via será cobrado o valor de duas tarifas e meia dos ônibus de Porto Alegre (atualmente R$ 6,12).

24) Como solicitar a segunda via?
Em caso de perda ou roubo do cartão, o usuário deve solicitar a segunda via através da Central de Atendimento do TRI/SIM (telefone 3027.9959), Loja Central (Rua Uruguai, 45 – Centro) ou nos Quiosques do SIM.

25) Como realizar o pagamento e a retirada da segunda via?
O pagamento da segunda via (duas tarifas e meia dos ônibus de Porto Alegre - atualmente R$ 6,12) poderá ser realizado na Loja Central (Rua Uruguai, 45 – Centro) ou nas bilheterias das estações Canoas, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo, no momento da retirada do cartão. A retirada da nova via pode ser feita 3 dias úteis após a solicitação, no local onde foi realizado o cadastramento ou no local que o usuário escolher (dentro das opções oferecidas).

26) Há alguma restrição no uso do cartão SIM Idoso?
- O cartão é intransferível, ou seja, não pode ser utilizado por outra pessoa que não seja o titular.
- O cartão não pode ser utilizado mais de uma vez na mesma estação em um período de 30 minutos.

27) Qual a expectativa de cadastramento? Quantos idosos a Trensurb estima que serão cadastrados?
A expectativa é que sejam cadastrados cerca de 10 mil idosos.


SOBRE A INTEROPERABILIDADE

1) Como funcionará o processo de integração entre ônibus e trem?
Com a implantação do cartão SIM para idoso terá início a integração entre o cartão SIM e TRI. O usuário acima de 65 anos que tiver um cartão TRI para idoso poderá utilizá-lo no trem. E o usuário acima de 65 anos que tiver um cartão SIM para idoso poderá utilizá-lo nos ônibus de Porto Alegre.

2) Apenas os idosos poderão fazer essa integração?
Sim. Por enquanto, apenas os idosos com 65 anos ou mais poderão usufruir a integração.

3) Por que apenas idosos acima de 65 anos poderão fazer a integração? E os idosos que possuem o TRI, mas tem entre 60 e 64 anos?
A isenção no trem para idosos acima de 65 anos corresponde a uma lei federal. A isenção nos ônibus para idosos de baixa renda, residentes em Porto Alegre e com idade entre 60 e 64 anos corresponde a uma lei municipal. São leis diferentes. Sendo assim, somente os usuários do TRI que possuem mais de 65 anos terão isenção no trem e poderão utilizar o seu cartão TRI para embarque. Os usuários do TRI que tem entre 60 e 64 anos não terão isenção no trem e não poderão utilizar o seu cartão TRI para embarcar.

4) Nem todos os usuários do cartão TRI para idoso poderão usufruir a integração, mas todos os usuários do cartão SIM para idoso, poderão. Certo?
Sim. Todos os usuários do cartão SIM Idoso poderão utilizá-lo nos ônibus de Porto Alegre.

5) Quando os demais passageiros poderão fazer a integração também?
Ainda não há uma data definida, mas o processo de integração para os demais passageiros já está em estudo. Esse é apenas o início da integração entre o TRI e SIM. Em breve, todos os passageiros poderão utilizar um único cartão para embarcar no trem e no ônibus.

6) Se algum passageiro com outro tipo de cartão (TRI Vale-Transporte, por exemplo) tentar utilizá-lo no trem, o que acontecerá?
Ele não conseguirá embarcar. Aparecerá a mensagem “uso inválido”.

7) Como será o embarque do idoso que utilizar o cartão SIM no ônibus?
O idoso deverá apresentar o cartão ao cobrador e, autorizada a passagem, deverá aproximar o cartão do validador (equipamento que lê o cartão) e transpor a roleta.

8) Como será o embarque do idoso que utilizar o cartão TRI no trem?
O idoso deverá aproximar o TRI do leitor de cartões, localizado no bloqueio (catraca), e realizar a passagem.

9) O sistema TEU também está participando da Integração?
Não. Neste momento a integração é apenas entre os sistemas TRI e SIM.

10) Quando o Sistema TEU poderá integrar com o TRI e o SIM? Haverá esta possibilidade?
Como são tecnologias diferentes, o primeiro passo, que é a compatibilização dessas tecnologias, está sendo desenvolvido pelos fornecedores dos dois sistemas. Tão logo seja identificada uma maneira, poderá ser desenvolvido o estudo de integração


SOBRE A RECARGA DE CRÉDITOS DA PASSAGEM ANTECIPADA

1) Onde o usuário fará compra de novos créditos e recarga do seu cartão SIM?
Somente nas bilheterias da Trensurb, identificadas pela marca SIM, e na Central de Atendimento da EPTC, na Rua Uruguai 45, em Porto Alegre.

2) Qual o valor mínimo para a recarga do cartão SIM?
R$ 10,00 (dez reais).

3) Qual o valor máximo para a recarga do cartão SIM?
R$ 510,00 (quinhentos e dez reais).

4) Será fornecido algum comprovante na recarga do cartão?
Sim, cupom de caixa.

5) Haverá bilheterias específicas para a recarga do cartão SIM?
Sim, as bilheterias de recarga serão identificadas pela marca SIM.

6) O horário de funcionamento das bilheterias para a recarga será o mesmo da venda de bilhetes?
Não, o horário de recarga de cartões SIM será de segunda a sexta-feira, das 7h às 20 horas e aos sábados, das 7h às 14h; aos domingos e feriados não haverá recarga de cartões.

7) Pode haver cancelamento da operação de recarga?
Sim, mas apenas no momento da recarga.

8) Pode haver transferência de créditos entre cartões SIM?
Não.


SOBRE A OPERAÇÃO DO SIM

1) Todos os bloqueios aceitarão os cartões SIM?
Não, somente os equipados com validador. Esses bloqueios serão identificados com a marca SIM.

2) O que acontecerá se o validador identificar que o cartão do usuário está sem créditos?
O usuário não poderá acessar a área paga com este sistema, devendo adquirir créditos adicionais.

3) O que acontecerá se o validador exibir uma mensagem de erro ao ler o cartão?
O usuário não poderá acessar a área paga com este sistema, devendo entrar em contato com a Central de Atendimento da EPTC, na Rua Uruguai 45, em Porto Alegre.

4) Haverá troca de cartão SIM na estação?
Não, apenas na Central de Atendimento, na Rua Uruguai, 45, Porto Alegre.

5) O mesmo cartão poderá ser usado várias vezes seguidas no mesmo bloqueio?
Sim.


Fonte: TRENSURB

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