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SPTrans reorganiza linhas na Zona Sul para extensão do corredor ABD

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A SPTrans informa que, com a inauguração do Corredor Metropolitano ABD Extensão Diadema/São Paulo (Morumbi), serão realizadas alterações de itinerários e horários nas linhas que atendem às regiões de Cidade Ademar e Pedreira. As mudanças passam a valer neste sábado, 31 de julho.
Para melhor atender a população, a SPTrans reorganizou o transporte da região. Linhas foram criadas, seccionadas, transferidas e substituídas, para melhorar as condições de locomoção dos usuários de transporte público.
Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Fonte: SPTrans



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DF: Governo vai custear apenas um terço dos recursos do Passe Livre


A governadora em exercício do DF, Ivelise Longhi, sancionou nesta segunda-feira (2/8) o projeto de lei aprovado pelos deputados distritais que altera a Lei do Passe Livre Estudantil. De acordo com o novo texto, o governdo do DF passará a custear apenas um terço do valor das passagens dos estudantes, e não mais 100%, como atualmente. Os empresários deverão custear os outros dois terços. Apesar de reduzir o subsídio, o GDF descarta qualquer autorização para aumento de tarifa.

Segundo nota divulgada nesta tarde, a decisão foi tomada em comum acordo com o governador Rogério Rosso, que se encontra em viagem oficial à Europa. A proposta passou por avaliação de técnicos da Secretaria de Transportes e da área jurídica do GDF.

Entre as principais mudanças, está a recarga automática do benefício. A medida promete acabar com as longas filas para adquirir o crédito estudantil.De acordo com a nova lei, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), da Secretaria de Transportes, terá acesso permanente e integral tanto aos cadastros de beneficiários. O órgão fiscalizará a utilização do benefício controlados pela operadora do Sistema de Bilhetagem Automática e pelo Metrô-DF. Também poderá, a qualquer tempo, determinar a exclusão de pessoas que não satisfaçam os critérios legais de habilitação.

Poderão receber o benefício estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, da área rural e os que realizam estágio obrigatório. A frequência dos alunos deverá ser informada mensalmente ao governo. A lei será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (3/8). No entanto, ela só começa a valer no início do ano letivo de 2011. Segundo o governo, o prazo é necessário para a regulamentação das medidas.



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Confusão marca embarque no 1º dia útil do corredor Diadema-SP


O embarque no Terminal Diadema nesta segunda-feira (2), primeiro dia útil depois da inauguração do Corredor Diadema-SP, foi marcado pelo tumulto. Por volta das 7h, a reportagem do G1 constatou que o passageiro chegou a esperar cerca de 30 minutos para pegar um ônibus. Para surpresa dos passageiros, alguns dos ônibus que estavam fazendo o percurso nesta manhã não possuíam portas do lado esquerdo, o que os impedia de utilizar o corredor. Com isso, o trajeto acabou ficando mais longo do que o esperado.
De acordo com motoristas e fiscais que trabalham na linha Diadema- Brooklin e que não quiseram se identificar, os micro-ônibus que faziam o trajeto foram retirados da linha, o que explicaria as filas e a demora para o embarque. A Metra, empresa privada responsável pelos ônibus que fazem o trajeto Diadema- SP, foi procurada pela reportagem, mas ainda não se manifestou.

O motorista André Amado dos Santos pega o ônibus, normalmente, às 7h20 para entrar às 8h30, no terminal Berrini. “Hoje está confuso demais. Precisava organizar essa fila”, afirmou. Depois de esperar por 30 minutos, o ônibus deixou o terminal, mas não pegou o corredor recém-inaugurado. Ele só conseguiu chegar ao trabalho às 8h55. “Ainda bem que o pessoal pediu para ele pegar o corredor, se não eu não teria chegado ainda”, disse.

Alguns passageiros não tiveram paciência de esperar e desceram na Avenida Cupecê para pegar um ônibus que fosse pelo corredor e pudesse evitar o trânsito. “Eu vou pegar outro ônibus e pagar duas passagens, mas não posso esperar”, disse o aprendiz Jonathan Silva, 16 anos.

O mesmo problema aconteceu com Maria José Pugatti, que pegou o ônibus no Terminal Diadema por volta das 8h30. “Ninguém avisou que ele não pegaria o corredor. O ônibus estava cheio e eu nem vi que não tinha portas do lado esquerdo”, afirmou. Ela também desceu para pegar um outro ônibus.
Diante da confusão para embarcar em Diadema, a secretária financeira Roseneude de Jesus Santos, de 32 anos, parecia um pouco decepcionada. “Eu acho que vou esperar pelo menos uma semana para eles se organizarem, mas não vou ser pessimista. Eu acho que vai dar certo”, disse.


Fonte: G1.com.br


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DF: Passageiros reclamam da precariedade do terminal de Santa Maria


Nesta segunda-feira (02), o DFTV foi até o terminal rodoviário de Santa Maria, na quadra 402. Pouca estrutura e muito desconforto para os e motoristas que trabalham no terminal. Um cobrador escreveu para a Redação Móvel reclamando da falta de estrutura do local. “É uma peleja para nós rodoviários e para os passageiros, que têm que se deslocar do galpão e correr até o outro lado para pegar o ônibus. Não tem nada de conforto. Já tivemos promessas da Secretaria de Transportes, que teríamos um terminal rodoviário aqui, mas ficou só na conversa”, relata o cobrador. Para uma passageira, o local nem deveria ser chamado de terminal rodoviário. “Aqui não é um terminal, o que temos é uma parada caindo aos pedaços. Nós só ficamos aqui porque é a única maneira de esperar o ônibus”, explica.

Fonte: DFTV


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Recife: Ônibus Geladinhos passam a aceitar o Vem a partir desta segunda


Uma boa notícia para quem utiliza os serviços de transporte público no Recife. A partir desta segunda-feira (2), as linhas de ônibus complementares, os populares geladinhos passarão a aceitar o Vem Trabalhador, e não apenas dinheiro, como antes.


A primeira linha a aderir ao serviço é o 072- Candeias (Complementar). Dia 09, quem recebe o Vem é o 042 - Aeroporto (Complementar). Segundo o Grande Recife, esses ônibus atenderão apenas aos trabalhadores que usam o Vem.


Por isso, estudantes, idosos, pessoas com necessidades especiais e crianças deverão pagar em dinheiro ou continuar usando as outras linhas, que fazem o mesmo trajeto. Para o Grande Recife, empresa que gerencia o transporte público na Região Metropolitana, o serviço é um diferencial pois oferece melhores assentos e ar-condicionado.


Outras linhas fazem o mesmo percurso e custam mais barato, por isso não existe a obrigatoriedade de universalizar o acesso. Até 2003, ônibus convencionais possuíam ar-condicionado. Era uma forma de competir com o transporte informal como as kombis e vans.


Aos poucos, pelo seu alto custo, foram tirados de circulação. Hoje, dos 21.700 ônibus em circulação no Grande Recife, apenas 22 são refrigerados. Os geladinhos circulam de segunda a sábado e custam R$ 2,30 (Aeroporto) e R$ 3,45 (Candeias).


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Salvador: Primeiros viadutos da Via Expressa são inaugurados


Os dois primeiros viadutos da Via Expressa Baia de Todos os Santos, que ligam o Retiro ao Iguatemi e o Iguatemi ao Retiro, foram abertos, com atraso, neste domingo (1º) com o objetivo de eliminar os constantes congestionamentos que ocorrem na região.
De acordo com expectativas do governo, as estruturas devem receber uma média de 40 mil veículos por dia. A inauguração dos viadutos seria realizada no último sábado (31), durante uma visita do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, entretanto, as chuvas e greves da construção civil impediram que a obra ficasse pronta no prazo.
“Essa é a primeira parte da obra da Via Expressa a ser entregue a população. A previsão é que no fim de setembro a antiga Rótula do Abacaxi esteja concluída, com os seis viadutos que vão integrar a Via Expressa”, afirmou o presidente da Conder, Milton Villas-Bôas.
“Com essa liberação, já vamos sentir uma melhora importante no trânsito da região. Inclusive queria agradecer a paciência da população com os transtornos, que sempre são causados por grandes obras e dizer que tudo isso vai ser reverter em benefícios duradouros para Salvador”, disse o ministro.
Segundo a secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, lembrou que com a conclusão destes primeiros viadutos o trabalho no canteiro vai ser facilitado. “Com a entrega desses dois viadutos, as máquinas e operários vão ter mais facilidade e espaço para trabalhar o que agiliza a finalização das outras etapas”.

Fonte: TRIBUNA DA BAHIA


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São Paulo: Corredor Diadema-SP tem sinalização precária


Confuso. Foi assim o primeiro dia de funcionamento do corredor de ônibus Diadema-São Paulo, que começou a operar ontem ligando a cidade da região ao Morumbi. A escassez de placas, as cercas frágeis e a falta de sinalização de solo em alguns trechos foram responsáveis por acidentes de trânsito, indignação e dúvidas.
Um dos trechos com maior deficiência é o cruzamento entre as ruas Padre Gabriel Gonçalves e Juan De La Cruz. Neste ponto havia um cruzamento, que foi extinto. A placa de indicação fica tão em cima do ponto que muitos acabam não percebendo que, agora, é proibido virar à esquerda.
O novo retorno, que deve ser feito por dentro do bairro, à direita, não tem sinalização, o que acaba causando mais trânsito no local, que já era ponto típico de tráfego lento, segundo o morador Ricardo Praxedes.
De acordo com o comerciante Faisal Husseis, 34, ocorreram cerca de dez acidentes na altura do número 4.000 da Avenida Cupecê. "A faixa que deveria avisar os motoristas sobre o funcionamento do corredor acabou atrapalhando a visão do semáforo, que fica logo atrás. Por isso, muitas pessoas não vêem o sinal fechado e atravessam o cruzamento", explicou o comerciante, que não se conforma com a desordem.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que até amanhã os 12 quilômetros do corredor estarão sinalizados e alegou que o tempo de obras - nada menos que 24 anos - foi insuficiente para deixar a via totalmente equipada. A linha possui 12 quilômetros, 18 pontos de parada e deverá atender cerca de 85 mil passageiros por dia.

Fonte: Diário do Grande ABC


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Quatro projetos buscam melhorar o trânsito da Grande João Pessoa


Quatro projetos estão sendo desenvolvidos para modernizar e desafogar o Sistema de Transporte Urbano da área metropolitana de João Pessoa. Os estudos apontam a integração das modalidades Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), sobre Pneus (VLP) ou Bus Rapid Transit (BRT), metrô e as demais linhas de ônibus.
O maior projeto foi elaborado pela Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que já concluiu o Termo de Referência e tem previsão orçamentária de R$ 274 milhões do Ministério dos Transportes para 2011. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) possui um projeto pronto de modernização da linha férrea de 30 quilômetros já existente entre Santa Rita e Bayeux.
A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) irá iniciar estudo para instalação do BRT, também analisado por um projeto do vereador Aristávora de Souza Santos, “Tavinho” (PTB.
De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Osman Cartaxo, já foi encaminhado para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) o Termo de Referência que será usado para a abertura da licitação. É através desse termo que a empresa vencedora da licitação irá desenvolver o projeto que irá reestruturar e interligar o sistema de transporte dos 12 municípios da área metropolitana da Capital. “A previsão é que ainda neste mês de agosto seja publicado o edital da licitação para contratação da empresa que irá executar o estudo. A licitação deverá ser feita no modelo de tomada de preço, indicado para projetos com faixa de preço que variam de R$ 150 mil a R$ 600 mil”, disse o secretário.
A elaboração do estudo que fará o detalhamento da implantação do projeto irá custar R$ 455 mil. As previsões elaboradas pelo Termo de Referência é que o sistema tenha oito eixos, que estarão concentrados em seis municípios: João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Lucena e Conde. Ao todo, conforme a previsão, os eixos centrais terão aproximadamente 110 quilômetros.

O maior deles funcionará do lugar da linha do trem da CBTU, com 30 quilômetros de extensão.Contudo, o diretor de Transportes da STTrans, Adalberto Araújo e o vereador Tavinho argumentam que a implantação do VLT é inviável por causa do custo e da inflexibilidade de seu percurso. Segundo Adalberto Araújo, a solução seria o BRT (ou VLT), que se trata de ônibus biarticulados, que comportam a mesma quantidade de passageiros e são aproximadamente 75% mais baratos.

Fonte: Portal Correio


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