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São Paulo: Simulador de trajeto do Metrô informa tempo e custo de viagem

quinta-feira, 22 de abril de 2010


O Metrô de São Paulo disponibiliza em sua página na internet um simulador de trajeto. Ao acessar o simulador o passageiro pode selecionar origem e destino entre estações do Metrô, dos trens da Companhia Paulista Metropolitana (CPTM) ou de ônibus da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU).

O programa fornece informações sobre o tempo de viagem (excluído o tempo de baldeação), traça a rota que o passageiro vai seguir dentro do sistema e estima o custo da viagem.

Em uma viagem virtual entre o Metrô Armênia e o Terminal São Mateus, na Zona Leste, o passageiro fica informado do tempo da viagem (01h14m36s), orientado a comprar o bilhete integração Metrô/EMTU para economizarR$ 2,15, informado de que a baldeação de uma linha da CPTM para outra na Luz é gratuita e avisado de que o embarque no Metrô só é possível até meia-noite.


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Fonte: G1 SP
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Transporte público ineficiente leva brasiliense a optar pelo carro próprio


A capital federal chega aos 50 anos com uma das maiores frotas de veículos do país em relação ao número de habitantes. Do total de 1,16 milhão de veículos registrados até março deste ano, 76,7% são de automóveis, 10,7% de motocicletas e 0,7% de ônibus, conforme dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

O número de carros nas ruas da capital dobrou nos últimos anos, e a estimativa é que um novo aumento ocorra em menos de uma década. A renda alta e estável do brasiliense e as políticas governamentais de incentivo à compra de automóvel (linhas de financiamento e redução de impostos) ajudaram o brasiliense a ter carro próprio.

O coordenador de pesquisa do Centro Interdisciplinar de Recursos em Transporte da Universidade de Brasília (UnB), Joaquim Aragão, aponta outro fator que motivou o brasiliense, mesmo de baixa renda, a buscar o carro próprio para se deslocar na cidade: a falta de políticas públicas que propiciem um transporte coletivo eficiente.

Aragão descreve o sistema de transportes coletivos da capital, que usa principalmente ônibus, como “nulo”. Segundo ele, os 30 milhões de pessoas que dependem do transporte coletivo todos os dias enfrentam longa espera nas paradas, veículos antigos, muitos deles irregulares, além do descumprimento dos horários e dos itinerários pelas empresas.“O usuário não tem controle de quanto tempo vai esperar no ponto. Para você conseguir chegar hoje no emprego, precisa de carro”, afirmou o professor.

Levantamento do DFTrans – Transporte Urbano do Distrito Federal, autarquia responsável pela fiscalização das operadoras de ônibus, mostra que o descumprimento dos horários e das rotas está entre as principais irregularidades cometidas pelas empresas. Até meados de março deste ano, foram aplicadas 710 multas. Em 2009, foram 5.566.

Desde 2002, as notificações somam R$ 19 milhões.“Não está na pauta de nenhum governo enquadrar as operadoras. A programação é improvisada. É um transporte improvisado”, acrescenta Aragão. Ainda segundo o DFTrans, dos 2.817 ônibus que circulam na cidade, 1.950 têm até dois anos de uso.

O representante da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Nazareno Affonso, afirma que, para melhorar o transporte coletivo na capital, é preciso ir além da implantação de faixas exclusivas para esses veículos. É necessário também desconcentrar a quantidade de empregos na área central de Brasília, o Plano Piloto.

De acordo com Affonso, a concentração dos postos de trabalho é um dos fatores da tarifa alta na capital. Isso porque a maioria dos trabalhadores vive fora do centro, nas chamadas cidades-satélites, e para chegar ao emprego a viagem se torna longa, em alguns casos, de até 60 quilômetros.

A tarifa na capital varia de R$ 1,50 a R$ 3,00 para os ônibus urbanos. Uma das apostas do governo distrital para melhorar o transporte coletivo é o Projeto Brasília Integrada, que prevê a ligação das linhas de ônibus com o metrô, com tarifa única. O projeto tem apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: Jornal da Mídia
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Cadeirantes esperam até duas horas por ônibus em Marília


Se a simples tarefa de transitar pela cidade já é um grande desafio para os cadeirantes, não é de se admirar que quando o assunto é transporte coletivo urbano a situação seja ainda mais complicada em Marília. A falta de atenção e respeito a acessibilidade ficam evidentes ao tomar conhecimento de que, por vezes, um cadeirante precisa esperar por duas horas ou mais até conseguir um ônibus adaptado e com lugar disponível.
Atualmente, dos 129 ônibus da Empresa Circular que atendem a população apenas 13 são adaptados. Assim, das 33 linhas fixas pouco mais de um terço recebe o atendimento de veículos equipados para o cadeirante e cada um com apenas dois lugares reservados a esse público, passando de hora em hora.
Por meio da assessoria a Circular justifica que atende a determinação legal de 10% da frota adaptada, mas para a telefonista e atleta Marilene Antunes Carvalho, que utiliza o serviço diariamente, a cota é insuficiente e o atendimento é inadequado.
Ela conta que sua filha também é cadeirante e que já teve de trafegar no meio do corredor por falta de local para prender a cadeira. “As vezes saímos em grupo e se tem mais de duas pessoas com cadeira de rodas a escolha fica entre viajar solta no ônibus ou esperar mais uma hora até chegar o próximo”.
E quando não é a falta de espaço o risco de se deparar com equipamentos danificados ou o despreparo dos que prestam o atendimento. “Tem vezes que o elevador está quebrado, ou o cinto não funciona, isso quando não temos que aturar desaforo do motorista e do cobrador”, reclama.
Conselho condena a situação
A presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência, Mary Profeta, critica a falta de empenho da Circular em ampliar o atendimento aos cadeirantes de Marília.
Ela considera que a situação atual está longe da ideal e orienta a todos que passarem por problemas na estrutura ou atendimento que formalizem a reclamação.
“O que acontece em Marília é um problema grave de desrespeito aos direitos do cidadão. Já que não vemos boa vontade em solucionar a situação a orientação é que encaminhem a reclamação no conselho para que tomemos as providências”, diz. O contato com o conselho pode ser feito pelo 3432-2073.

Fonte Jornal Diário
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Evento religioso para trânsito em vários pontos do Rio de Janeiro

quarta-feira, 21 de abril de 2010


O trânsito no Rio deu um nó no início da tarde desta quarta-feira (21) por causa da movimentação de ônibus e fiéis que seguem para um evento religioso que será realizado a partir das 16h na Enseada de Botafogo, na Zona Sul do Rio.
O evento “Dia D”, organizado pela Igreja Universal do Reino de Deus, foi autorizado pela Prefeitura do Rio.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), o trânsito está praticamente parado nas seguintes vias: Elevado da Perimetral, sentido Aterro do Flamengo; Avenida Presidente Vargas, na pista lateral, sentido Candelária; Rua Pinheiro Machado, no sentido Botafogo; Elevado Paulo de Frontin, no sentido Zona Sul, desde a altura da Praça da Bandeira; Túnel Rebouças, no sentido Zona Sul; Avenida Borges de Medeiros, no sentido Centro.
Ainda segundo a CET-Rio, o trânsito está intenso nas seguintes vias: Túnel Santa Bárbara, no sentido Botafogo; Rua Voluntários da Pátria; Praia do Flamengo, no sentido Botafogo; Avenida Francisco Bicalho, na pista lateral, no sentido Centro, com reflexos até o Viaduto do Gazômetro.

O Centro de Controle da CET-Rio informou que muitos motoristas estão ligando informando dos congestionamentos e pedindo orientações.
Guarda Municipal montou esquema especial de orientação aos motoristasMotoristas reclamam que não há guardas nas ruas para orientar o tráfego.

Em nota divulgada na terça-feira (20), a Guarda Municipal informou que iria atuar com 195 agentes (44 de trânsito) no evento. Segundo a corporação, o ordenamento do trânsito teve início às 6h, com 14 guardas atuando nos bloqueios planejados pela CET-Rio ao longo de toda a Praia de Botafogo, do Flamengo, nas ruas transversais às praias e em ruas internas dos dois bairros.
Ainda de acordo com a nota, desde meio-dia 30 guardas reforçam as ações de trânsito nos acessos ao bairro de Botafogo. O esquema será mantido até a normalização do fluxo de veículos na região após o evento.

Fonte: G1
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Grande Recife: Empresa de ônibus é destaque nacional por comprar ônibus velhos


A empresa de ônibus São Judas Tadeu, que tem uma das linhas mais importantes e com grande demanda de passageiros da região metropolitana do Recife vem causando muita discursão entre os usuários do sistema, é que ela adquiriu 05 ônibus velhos ou usados (articulados Volvo B10M) como bem entender para fazer uma das principais linhas da zona sul do Recife, esta linha troncal faz ligação do centro da cidade ao novo terminal de integração do Cabo de Santo Agostinho recem inaugurado pelo Governo do Estado, porém a empresa parece não ter entendido e em vez de colocar ônibus novos no terminal adquiriu ônibus com 12 anos de uso da cidade de Curitiba, deixando a população decepcionada, pois quem não gosta de andar em ônibus novos?
E esta situação vem trazendo certo desconforto em um dos meios de comunicação do cidadão que é o cidadão reporter do Diário de Pernambuco, onde os usuários estão se queixando com a falta de qualidade do serviço prestado e a pergunta que fica é, porque adquirir ônibus com 12 anos de uso? E porque foi autorizado pelo Consórcio Grande Recife de Transportes?

Fonte: Meu Transporte
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São Paulo: 2,5 km de faixa reversível na M´Boi Mirim. Mais conforto e segurança


As intervenções para melhorar o trânsito na Estrada do M’Boi Mirim continuam a pleno vapor. Em 22 de abril a faixa reversível ganha mais 1km de extensão, totalizando 2,5 Km de trajeto. Com a mudança, três novas paradas serão acrescentadas: Daniel Klein, Humberto de Almeida e Estevão Fernandes.Entenda como funciona a faixa reversível.

De segunda a sexta-feira, entre 6h e 8h, uma faixa extra para o centro foi criada para melhorar o fluxo de veículos e agilizar os embarques. Com essa medida, os usuários ganham mais agilidade e rapidez no dia-a-dia.

Cuidado redobrado para garantir a segurança.Fique atento às mudanças, trafegue com cautela e em caso de dúvida, consulte os orientadores de travessia ou agentes de paradas.

Fique atento às mudanças nas linhas.Com a criação da faixa reversível, 28 linhas que circulavam pelo corredor convencional passam a utilizar a nova faixa, de segunda à sexta-feira, entre as 6h e 8h.

Confira na tabela quais linhas tiveram seus trajetos alterados e fique atento aos novos pontos de embarque/desembarque.

ATENÇÃOEntre 6h e 8h, os usuários com destino bairro realizarão desembarque nos pontos do lado direito.

Fonte: SPTrans
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ônibus deTurismo de Campo Grande completa seis anos de sucesso


Neste mês de abril o City Tour Oficial da capital do Mato Grosso do Sul completa 06 anos de muito sucesso. Graças ao Campo Grande Convention & Visitors Bureau, administradora do passeio, e a parceria da Prefeitura Municipal, o Projeto vem desenvolvendo excelentes resultados. Com mais de 100.000 passageiros das diversas partes do país, além da própria população local, o passeio de duas horas e meia tem a finalidade de mostrar os principais atrativos da cidade em um roteiro de conhecimento cultural.

Fonte: Revista do ônibus
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Grande Vitória: Frota municipal é monitorada por tecnologia GPS


Os ônibus do sistema de transporte coletivo municipal de Vitória são monitorados por meio da tecnologia GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global).
Com esse sistema é possível observar em tempo real a posição e a localização dos ônibus no mapa da cidade, a velocidade em que eles estão trafegando e o tempo de viagem de cada linha.
É possível, também, verificar se as empresas estão cumprindo o quadro de horários estabelecido e se está havendo algum desvio de itinerário.
Implantado em 2009, esse sistema de monitoramento tem como objetivo melhorar a gestão do sistema, facilitando o planejamento, o controle e a fiscalização dos ônibus. O monitoramento melhora a qualidade do transporte coletivo e traz benefícios para o usuário.
A partir do momento em que as informações do monitoramento chegam de forma mais rápida, é possível que a correção dos problemas seja feita com mais agilidade, fazendo com que o usuário possa ter mais confiabilidade no sistema de transporte coletivo.

Fonte: Prefeitura de Vitória
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