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Belo Horizonte: Ônibus terão que instalar equipamento visual e sonoro de informação

quarta-feira, 24 de março de 2010


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, sob a presidência do vereador Preto (DEM), aprovou, no dia 23 de março, proposta de diligência ao Projeto de Lei 916/09, de autoria do vereador Paulinho Motorista (PSL). A matéria torna obrigatória a instalação de equipamento visual e sonoro de informação em veículos do transporte coletivo da capital.
“O transporte público de qualquer grande cidade ou metrópole é feito por veículos, máquinas e pessoas. A repetição de procedimentos, itinerários e comportamentos tornam-se motivo de stress para motoristas, auxiliar de bordo (trocador) e passageiros”, afirma o autor do PL na justificativa da proposta. De acordo com o projeto, tanto o concessionário quanto o permissionário – pessoa física ou jurídica – dos serviços de transporte público coletivo devem instalar, nos ônibus, micro-ônibus e vans de sua frota, equipamento visual e sonoro, para transmitir aos passageiros avisos de identificação dos pontos de parada e final de seus itinerários.
O modelo do equipamento a ser utilizado será definido pelo regulamento da lei, porém, o concessionário e o permissionário dos serviços de que tratam a matéria terão a oportunidade de indicar modelos de sua preferência.
O PL prevê que o infrator seja punido com multa mensal, relativamente ao período da irregularidade, de 20% do valor do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) pago por ele ao Município no mês de incidência da multa.
Fonte: Camara dos Vereadores de BH
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Guarulhos lança Bilhete Único do idoso


Em cerimônia realizada no Adamastor Centro na manhã de segunda-feira, 22, a Prefeitura de Guarulhos promoveu o lançamento oficial do Bilhete Único do Idoso. Pelo novo cartão, a gratuidade da tarifa nos ônibus municipais passa a valer agora para os passageiros a partir dos 60 anos — anteriormente estavam isentos as pessoas com 65 anos ou mais.
A medida faz parte das ações relacionadas à implantação do Bilhete Único e à reestruturação do modelo de transporte da cidade. Segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito, com a adoção da nova medida deverão ocorrer, mensalmente, mais de 710 mil deslocamentos de idosos, o que representa 8% do total de viagens realizadas.

Atualmente, esse público responde por 5% da movimentação mensal do sistema.“O Bilhete Único do Idoso é um passo importante na modernização do sistema de transporte público. Não se trata de um favor, mas sim de um direito. Ao assegurar esse direito, estamos reconhecendo o trabalho, o esforço e a dedicação dessas pessoas ao nosso município”, afirmou o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida.

Para solicitar o Bilhete Único do Idoso é preciso comparecer à sede da Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Guarulhos e Região (Guarupas), com documento de identidade e comprovante de residência. O cartão, que não tem custo algum, é entregue assim que for feito o cadastro. Em caso de perda ou extravio, será cobrada taxa de R$ 12,50 para emissão da segunda via. Quem já possui o cartão do idoso poderá utilizá-lo normalmente até a data do recadastramento obrigatório anual, quando será realizada a substituição.

A Guarupas organizou um calendário para facilitar a aquisição do novo cartão, de acordo com o mês de aniversário. Os idosos nascidos em janeiro, fevereiro e março serão cadastrados entre 22 e 26 de março. Para quem nasceu em abril, maio e junho, o período vai de 29 de março a 2 de abril. Entre 5 e 9 de abril será a vez dos nascidos em julho, agosto e setembro. Os aniversariantes de outubro, novembro e dezembro poderão fazer o Bilhete Único de 12 a 16 de abril.“Trata-se de uma honra para nós ampliarmos a conquista desse benefício, que nada mais é do que a garantia de um direito.

Com essa mudança, vamos ter a possibilidade de incorporar, por dia, no mínimo 20 mil passageiros a mais nos ônibus e lotações. Com certeza, estamos, a partir de hoje, caminhando para que Guarulhos disponha de um sistema de transporte de qualidade”, disse o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo. Ele garantiu ainda que, até o final do ano, haverá uma rede credenciada, com postos espalhados pela cidade, em que será possível solicitar o novo cartão.

Primeiro Bilhete – Ao final da cerimônia no Adamastor Centro, o prefeito Sebastião Almeida fez a entrega do primeiro Bilhete Único do Idoso ao presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antonio Leite de Lima, de 70 anos. “Com a ampliação da faixa etária, mais gente poderá usufruir do transporte coletivo e sair de casa para fazer suas atividades, como ir visitar parentes ou ir ao cinema. Dessa forma, o idoso vai aumentar sua autoestima, à medida que ele poderá se locomover pela cidade, tendo uma vida mais ativa”, disse.

A Guarupas fica na avenida Silvestre de Vasconcelos Calmon, 136/140 – Vila Moreira.

Fonte: ACE Guarulhos
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Em Maringá, prazo de solicitação do Passe Livre para estudantes termina este mês


Estudantes que fazem uso do transporte coletivo, em Maringá, tem até a quarta-feira (31) para solicitar o benefício do Passe Livre 2010. A data também é limite para efetuar carga de crédito dos cartões. Esse é o último prazo estipulado pela Secretaria dos Transportes (Setran), que recebe as solicitações desde o dia 7 de janeiro.

O cadastramento e a recarga podem ser feitos no segundo piso do Terminal Rodoviário Jamil Josepetti, das 9 às 15 horas. Para fazer as solicitações, os estudantes devem levar a declaração de matrícula da instituição de ensino.

O cartão do Passe Livre é concedido para estudantes matriculados no ensino fundamental, médio ou superior das redes públicas e particular. Para ter direito à utilização do cartão magnético do Passe Livre nos ônibus de transporte coletivo do município, o aluno deve residir a uma distância mínima de 1.500 metros da instituição escolar.

Cadastramento
Para se cadastrar o aluno deve portar os seguintes documentos: declaração da matrícula escolar, comprovante de residência, documentos pessoais como RG ou Certidão de Nascimento, e caso seja menor de 18 anos deve ir acompanhado pelos pais ou responsável. Não é necessário levar foto, já que a foto digital do aluno será tirada no ato da entrega dos documentos, sem nenhum custo e necessidade de agendamento.

Recarga
Os alunos que não entregaram os cartões no último dia de aula nas instituições de ensino devem procurar a rodoviária e fazer o pedido. Para fazer a recarga basta levar o cartão magnético e a declaração de matrícula original. Caso o aluno tenha mudado de endereço, é preciso levar uma fotocopia de comprovante de endereço, declaração de matrícula, além da possível necessidade de alteração da linha do transporte coletivo, que é definida pelo aluno.

Fonte: O Diário online
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Paulistanos estão insatisfeitos com restrição ao fretamento


A maioria da população paulista (73%) se mostra contrária à Zona Máxima de Restrição aos Fretados, segundo pesquisa realizada pelo Ibope. A medida foi imposta à cidade de São Paulo, desde julho passado. O estudo ainda mostra que proprietários de carros estariam dispostos a usar transporte privado para se livrar do problema do trânsito.
De acordo com a pesquisa, a maior parte dos paulistanos citou o transporte público como pior item, com uma média de 4 pontos. Há insatisfação com o tempo de espera, com a impontualidade do transporte, com os ônibus lotados e trajetos longos. Os entrevistados também responderam estar insatisfeitos com as medidas apresentadas pela Prefeitura de São Paulo para reduzir o trânsito. Segundo eles, transporte coletivo público não tem infraestrutura para comportar todos que necessitam do serviço. Já o transporte por fretamento alivia o sufoco que diversas pessoas enfrentam em ônibus urbanos. No entanto, com a restrição criada pela Prefeitura de São Paulo, os usuários também estão deixando de lado essa opção e optando pelo automóvel particular.
Para Jorge Miguel dos Santos, diretor executivo do Transfretur, sindicato das empresas de fretamento, a adoção do carro individual ao invés do transporte coletivo de qualidade - público ou privado - faz com que a mobilidade urbana esteja cada vez mais reduzida. "O que acontece, em primeiro lugar, é o congestionamento fora do comum na cidade, em qualquer horário. Se as pessoas não possuem mais a opção do fretamento, que tira 20 carros das ruas, e também não querem usar os coletivos públicos, que operam no limite de sua capacidade e, optam por usar seus veículos particulares, há uma inversão das prioridades do Plano Diretor do Município, diz.
É fácil perceber a olho nu: com mais automóveis nas ruas, o trânsito está cada vez mais caótico. "Perde-se em qualidade de vida e o conforto que desfrutavam os passageiros do serviço privado foi deixado de lado", lamenta.
Além disso, a poluição atmosférica e a segurança também ficam comprometidas: "quanto mais carros nas ruas, mais poluição do ar. A segurança no trânsito também diminui. Tudo isso gera mais desconforto e insatisfação para a população", conclui. Com isso, revela a pesquisa Ibope, 57% dos paulistanos têm expectativa de sair da cidade.

Fonte: Jornal do Brasil
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Goiânia: CEI do transporte é aprovada


Foi aprovada ontem, na Câmara Municipal de Goiânia, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as mudanças do transporte coletivo em Goiânia. A proposta foi feita pelo vereador Alfredo Bambu (PR), e reuniu 13 assinaturas.

A partir do dia de sua instalação, ela terá 60 dias, prorrogáveis por igual período, para apurar questões referentes às denúncias de fraude no processo licitatório para concessão do serviço de transporte coletivo envolvendo a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e o Sindicato de Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Setransp). Ela investigará ainda as reformas de terminais, alterações de itinerários e a falta de ônibus para atender toda a demanda de usuários.

O vereador Geovani Antonio (PSDB) diz que o que impulsionou a criação da Comissão foi a denúncia de fraudes no processo de licitação do transporte, em 2008, feita pelo escritório Sociatus Advogados e Consultores, liderado pelo advogado Julio Cesar Queiroz e Rabelo, antigo prestador de serviços ao Setransp. "Pretendemos investigar também as alterações que instauraram o caos no transporte coletivo em nossa cidade", completou. Aguardamos só que a Presidência da Casa notifique as lideranças partidárias para que estas indiquem seus nomes que ficarão à frente da investigação.

Geovani argumenta que a Comissão Especial de Inquérito é o instrumento mais eficiente para apurar fatos como esse. “Como tem o poder de polícia, podemos, por exemplo, realizar quebra dos sigilos bancário e telefônico, que traz provas contundentes para a apuração”, completa. Haverá também uma audiência pública para debater a questão na Assembleia Legislativa.

O presidente da CMTC, Marcos Massad, diz que não teme as investigações, e que estará aberto ao debate com os integrantes da CEI e com a comunidade em geral.Em relação à manifestação realizada por estudantes, ontem, no Terminal Praça da Bíblia (leia ao lado), Massad garantiu que realizará todas as mudanças solicitadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade que representa o corpo discente da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Desde que coloquem no papel suas reivindicações e venham debater de forma organizada.”

Fonte: Diário da Manhã
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Em Rio Branco, Empresa São Judas Tadeu sai na frente e renova 30 % da frota


O prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim visitou no último sábado, a empresa de ônibus São Judas Tadeu, acompanhado do Superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres. Durante a visita os donos da empresa apresentaram os três ônibus novos que vão operar na capital acreana a partir da próxima semana.
A empresa São Judas Tadeu possui onze veículos em circulação na capital, sendo responsável por operar em três linhas, é considerada a menor empresa a operar no sistema. Nessa primeira fase, a empresa está renovando aproximadamente 30% de sua frota, disponibilizando um veículo adaptado para portadores de necessidades especiais em cada linha que atende. Esses ônibus novos possuem características que atendem as normas brasileiras de acessibilidade, dentre elas destacam-se a plataforma elevatória, pois todos os ônibus novos são totalmente adaptados para atender os usuários que possuem dificuldade de locomoção e portadores de deficiência.
Também têm espaço reservado e exclusivo para cadeirantes e obesos contendo sinalização e cinto de segurança; cadeiras especiais na cor amarela para idosos, deficientes e gestantes; piso tátil, que garantem a indicação de obstáculos ou mudança de plano da superfície; botoeiras desenvolvidas com sinalização em Braille acopladas, exclusivo para deficientes visuais e conta com degrau antiderrapante abaloados, com cantos arredondados e detalhe na cor amarela, para evitar acidentes, além de som ambiente.Com as mudanças, a Prefeitura de Rio Branco garante a inclusão social de usuários que possuem mobilidade reduzida, como cadeirantes, idosos e pessoas com carrinho de bebê, possibilitando acesso aos meios de transportes públicos e atende as novas normas brasileiras de acessibilidade.
A distribuição dos novos ônibus que estarão em circulação a partir da próxima semana, atende as necessidades da comunidade, sendo levado em consideração o elevado número populacional dos bairros contemplados, bem como a distância percorrida até o Terminal Urbano. As linhas Norte Sul, Apolônio Sales e Parque Industrial serão as primeiras a receber os veículos novos.O Diretor da empresa São Judas Tadeu, Ricardo Silva de Moura, falou da seriedade e da boa relação que Prefeitura através da RBTRANS mantém com todas as empresas que compõem o sistema de transporte coletivo de Rio Branco.

Fonte: Notícias da Hora
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Ajustes prometem melhorar trânsito em Niterói


Em seu terceiro dia útil de operação, na manhã desta quarta-feira (24), os ônibus circularam com mais facilidade no Corredor Expresso da Alameda São Boaventura, no Fonseca, Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, mas ainda houve retenções.
Depois de ajustes operacionais, os ônibus não encontraram muitas dificuldades na saída da rodovia Amaral Peixoto e entraram e saíram das plataformas de embarque ao longo da alameda. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, determinou a regulagem dos semáforos e orientou motoristas de ônibus a se manterem na faixa da esquerda já na Amaral Peixoto.

Segundo os fiscais de trânsito que atuam no local, os motoristas estão cooperando. O secretário explicou que qualquer mudança de rotina precisa de um período para ajustes.
- Qualquer modificação nos hábitos comuns da população gera algum tipo de estranhamento. É fundamental que a população conheça bem o novo sistema para que possa usufruir positivamente deste benefício.
Como parte do trabalho de conscientização aos usuários da via, a prefeitura pretende manter os 50 agentes de tráfego trabalhando por tempo indeterminado no novo corredor expresso. Os pedestres também estão recebendo informações, através de cartilhas, que listam as linhas de ônibus que passam no local. Estão sendo instaladas placas de sinalização na rodovia Amaral Peixoto, que vão intensificar a necessidade dos motoristas de ônibus permanecerem sempre à esquerda, além de galhardetes informativos que serão fixados pela cidade.

  • Com seis quilômetros de extensão, o Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura e Avenida Feliciano Sodré foi inaugurado no último sábado (20) pelo governador Sérgio Cabral. Na alameda São Boaventura, a principal intervenção foram as seis plataformas de embarque e desembarque para ônibus, construídas sobre o canal Dona Vicenza, que comportam até seis ônibus ao mesmo tempo. Com o novo sistema, os ônibus passam a circular exclusivamente numa faixa segregada, localizada à esquerda de dos dois sentidos da via.

Outra função das obras foi a adaptação à acessibilidade de portadores de necessidades especiais. Foram instalados pisos táteis e sinais sonoros, que auxiliam deficientes visuais na travessia das pistas em toda a extensão, assim como rampas facilitar o trânsito de cadeirantes.
As intervenções se estenderam às ruas Saldanha Marinho, Manuel Pacheco, Washington Luiz e praça Renascença. Toda essa área recebeu 89 semáforos controlados eletronicamente de acordo com o fluxo das pistas. As ruas modificadas ganharam ainda nova iluminação, além recapeamento e recuperação de meio-fios e calçadas.

Fonte: R7.com
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Transporte coletivo pode parar em Londrina devido a demissão de cobradores


A demissão de cobradores do transporte público de Londrina pode culminar com uma paralisação. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo de Londrina (Sinttrol), cerca de 350 cobradores foram demitidos nos últimos sete anos. Em assembleia, ficou definido que haverá um dia de protesto por conta disso, porém, a data ainda não foi definida.

De acordo com o presidente do sindicato, João da Silva, uma cláusula da licitação do transporte coletivo prevê que os ônibus convencionais têm que ter motorista e cobrador. Mas, segundo ele, isso não está sendo cumprido pelas empresas.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon) informou que as demissões das “linhas de baixa demanda são uma realidade que teremos que enfrentar”, pois isso representa um custo alto para as empresas, o que pode refletir no preço da tarifa.

Fonte: Paraná online
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