Guarulhos lança Bilhete Único do idoso

quarta-feira, 24 de março de 2010


Em cerimônia realizada no Adamastor Centro na manhã de segunda-feira, 22, a Prefeitura de Guarulhos promoveu o lançamento oficial do Bilhete Único do Idoso. Pelo novo cartão, a gratuidade da tarifa nos ônibus municipais passa a valer agora para os passageiros a partir dos 60 anos — anteriormente estavam isentos as pessoas com 65 anos ou mais.
A medida faz parte das ações relacionadas à implantação do Bilhete Único e à reestruturação do modelo de transporte da cidade. Segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito, com a adoção da nova medida deverão ocorrer, mensalmente, mais de 710 mil deslocamentos de idosos, o que representa 8% do total de viagens realizadas.

Atualmente, esse público responde por 5% da movimentação mensal do sistema.“O Bilhete Único do Idoso é um passo importante na modernização do sistema de transporte público. Não se trata de um favor, mas sim de um direito. Ao assegurar esse direito, estamos reconhecendo o trabalho, o esforço e a dedicação dessas pessoas ao nosso município”, afirmou o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida.

Para solicitar o Bilhete Único do Idoso é preciso comparecer à sede da Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Guarulhos e Região (Guarupas), com documento de identidade e comprovante de residência. O cartão, que não tem custo algum, é entregue assim que for feito o cadastro. Em caso de perda ou extravio, será cobrada taxa de R$ 12,50 para emissão da segunda via. Quem já possui o cartão do idoso poderá utilizá-lo normalmente até a data do recadastramento obrigatório anual, quando será realizada a substituição.

A Guarupas organizou um calendário para facilitar a aquisição do novo cartão, de acordo com o mês de aniversário. Os idosos nascidos em janeiro, fevereiro e março serão cadastrados entre 22 e 26 de março. Para quem nasceu em abril, maio e junho, o período vai de 29 de março a 2 de abril. Entre 5 e 9 de abril será a vez dos nascidos em julho, agosto e setembro. Os aniversariantes de outubro, novembro e dezembro poderão fazer o Bilhete Único de 12 a 16 de abril.“Trata-se de uma honra para nós ampliarmos a conquista desse benefício, que nada mais é do que a garantia de um direito.

Com essa mudança, vamos ter a possibilidade de incorporar, por dia, no mínimo 20 mil passageiros a mais nos ônibus e lotações. Com certeza, estamos, a partir de hoje, caminhando para que Guarulhos disponha de um sistema de transporte de qualidade”, disse o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo. Ele garantiu ainda que, até o final do ano, haverá uma rede credenciada, com postos espalhados pela cidade, em que será possível solicitar o novo cartão.

Primeiro Bilhete – Ao final da cerimônia no Adamastor Centro, o prefeito Sebastião Almeida fez a entrega do primeiro Bilhete Único do Idoso ao presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antonio Leite de Lima, de 70 anos. “Com a ampliação da faixa etária, mais gente poderá usufruir do transporte coletivo e sair de casa para fazer suas atividades, como ir visitar parentes ou ir ao cinema. Dessa forma, o idoso vai aumentar sua autoestima, à medida que ele poderá se locomover pela cidade, tendo uma vida mais ativa”, disse.

A Guarupas fica na avenida Silvestre de Vasconcelos Calmon, 136/140 – Vila Moreira.

Fonte: ACE Guarulhos

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960