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Ônibus intermunicipais ficam mais caros em SP

domingo, 21 de março de 2010


As tarifas das linhas intermunicipais no Estado de São Paulo ficarão 4,19% mais caras a partir da próxima segunda-feira. Nas linhas urbanas - que utilizam vias dentro das cidades, possuem paradas em seu trajeto e utilizam catraca para cobrança - o índice aplicado será de 4,22%.
  • O reajuste vale para as linhas intermunicipais em todo o Estado, com exceção das que operam dentro das regiões metropolitanas. Até amanhã, os usuários podem comprar passagens intermunicipais ainda com os preços mais baixos. Os bilhetes para as linhas rodoviárias podem ser comprados com data em aberto e são válidos pelo período de um ano.
De acordo com a Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), "os reajustes representam a recomposição dos custos operacionais das empresas que atuam no setor e levam em conta as variações de preço de diversos itens". Entre eles, estão os gastos administrativos e os custos com pneus e autopeças.

Fonte: Estadão
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Niterói ganha primeiro corredor viário com faixas exclusivas para ônibus

Os moradores de Niterói, na Região Metropolitana, ganharam neste sábado (20), um corredor viário para facilitar o trânsito na cidade. Trata-se da primeira via expressa do estado com faixas exclusivas para ônibus.
O governador Sérgio Cabral e o secretário estadual de transportes, Júlio Lopes participaram da inauguração do corredor.
Cabral enfatizou que o corredor expresso tem lugares exclusivos para que portadores de necessidades especiais, como os cadeirantes, aguardem os ônibus. Sinais sonoros também foram instalados para facilitar a travessia dos deficientes visuais.
Engarrafamentos na descida da Ponte
Logo que foram feitas as modificações no trânsito, foram registrados engarrafamentos e confusão. O tráfego lento chegou a refletir na descida da Ponte Rio-Niterói, em Niterói. Mas a prefeitura da cidade garante que as novas medidas vão melhorar a vida dos motoristas, principalmente na Zona Norte e no Centro de Niterói.
Entre as principais mudanças, foram construídas na Alameda São Boaventura, no Fonseca, dez baias para ônibus sobre o canal que fica entre as duas pistas. Com isso, as faixas da esquerda das duas pistas passam a ser exclusivas para ônibus e vans autorizadas.
Fonte: G1
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Rio: Promoção de R$ 1,50 no metrô começa na segunda-feira

A promoção tarifária para tentar reduzir o fluxo de passageiros nos horários de pico da manhã no metrô começa a valer nesta segunda-feira. Mas a redução de R$ 2,80 para R$ 1,50 não será para todos. Só terá direito ao benefício quem comprar com dinheiro vivo o bilhete nos guichês das 5h às 6h e aqueles que possuem o cartão pré-pago do Metrô Rio.
Segundo a concessionária, já foi aberta uma negociação com a Fetranspor para incluir na medida os vales-transporte eletrônicos. Para evitar confusão, o Metrô Rio criou bilhetes amarelos para vendê-los na promoção e diferenciá-los dos modelos comuns. O desconto beneficia também quem tem o cartão pré-pago e os usuários dos ônibus da empresa, nas extensões de Ipanema e Botafogo para a Gávea. As demais integrações não terão sua tarifa reduzida.
Pré-pago
Quem comprou o bilhete pré-pago, com carga para até R$ 500, deverá utilizá-lo no horário da promoção. O aparelho validador reconhecerá a passagem do cartão e descontará R$ 1,50. Após as 6h, o débito será de R$ 2,80. Atualmente, o metrô transporta 550 mil passageiros por dia. Desses, 192,5 mil (35%) viajam das 6h30m às 9h30m.
O governo estima que 5 mil pessoas deverão antecipar suas viagens para aproveitar o desconto, válido apenas em dias úteis e entre 5h e 6h. Paliativa, a promoção atenderia apenas a 2,59% do público do horário de rush matutino. O desconto é a primeira ação para atenuar os transtornos da superlotação nos vagões. Mas faltam outras.
Desde terça, corre o prazo de 30 dias da 6ª Vara de Fazenda para que o Metrô Rio resolva, aém do excesso de passageiros, as constantes panes que têm atrasado as viagens e informe os usuários sobre os imprevistos, inclusive com previsão de normalização do serviço. Ontem, a empresa afastou o operador que desviou o metrô da rota da Linha 1A.
MP não pretende parar 1A
A ação é movida pelo promotor Carlos Andresano, devido aos problemas surgidos com a operação da ligação 1A, que unifica as Linhas 1 e 2 na Central. A partir do dia 15, esses transtornos valerão uma multa diária de R$ 100 mil.
— A ação é para que eles melhorarem o serviço. Interromper a operação da Linha 1A seria muito drástico. Só iremos propor isso se houver algum acidente com vítimas — afirmou o promotor.
Na terça-feira, a Agência Reguladora de Transportes Públicos julgará o processo administrativo aberto para investigar as falhas na Sublinha 1A. Segundo o conselheiro Herval Barros, não está descartada a interdição do trecho.
— Se acharmos que devem voltar ao esquema antigo, com baldeação no Estácio, iremos decidir assim. Acho que a operação piorou muito e não deram a resposta que prometeram. Para mim, o metrô hoje está reprovado, muito abaixo da média.
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Grande Vitória: Terminal de Carapina ampliado e modernizado


O Terminal de Carapina, na Serra, vai mudar de lugar. O governo do Estado acaba de iniciar o processo de desapropriação de uma área de 46 mil metros quadrados, localizada na BR 101, em frente ao Vitória Apart Hospital, no bairro Eurico Salles, para abrigar a nova estrutura. “Havia um projeto para ampliação do Terminal de Carapina, mas ele não comportaria as necessidades dos corredores exclusivos para ônibus.

Na nova área, vai ser possível receber ônibus maiores, biarticulados (com duas “sanfonas”)”, destaca a diretora-presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Denise Cadete. Atualmente, o Terminal de Carapina ocupa uma área de 11 mil metros quadrados, e atende a 28 bairros, com 37 linhas de ônibus.

“O projeto do novo terminal ainda vai ser elaborado, mas vamos trabalhar para que ele tenha pelo menos 40 baias. Atualmente, há linhas diferentes ocupando a mesma baia, o que atrasa a saída dos ônibus”, aponta. Além disso, há possibilidade de o novo terminal ser integrado à estação do corredor exclusivo.

“Com o corredor exclusivo, muitas linhas não precisarão mais passar pelo terminal, mas quem precisar usá-lo vai poder ter acesso, seguro, através de uma plataforma”, explica.

Fluidez

A expectativa é de que a circulação dentro do bairro Manoel Plaza, onde hoje fica o Terminal de Carapina, melhore com sua saída, ainda sem data para ser concretizada. “O bairro está estrangulado pelo movimento dos ônibus, e a tendência era piorar.

O terreno é do governo do Estado, mas ainda não há projeto para ele, que pode até ser vendido”, afirma Denise. Outro ponto positivo do novo local é a proximidade com o Shopping Mestre Álvaro, que está sendo construído. “O novo terminal vai seguir o padrão dos inaugurados recentemente. Dos 46 mil metros quadrados disponíveis, devemos usar cerca de 30 mil, para possibilidade de mudanças no trânsito”. (Elaine Vieira)

Fonte: Gazeta online
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Uberaba: Deficiente sofre com rampas estragadas nos ônibus


Acessibilidade gera discussão e protesto de usuário do transporte urbano em Uberaba. Morador do bairro Uberaba 1, Renato Crozara estuda do outro lado da cidade e necessita do coletivo para cumprir a rotina. Mas as tarefas não estão sendo realizadas e o motivo é a ineficiência dos equipamentos acoplados aos veículos, para que o cadeirante possa usufruir do serviço com facilidade.

A informação dá conta de que as rampas dos ônibus da empresa Líder não funcionam e quem precisa chegar ao destino fica mais de 2 horas aguardando solução.

Renato Crozara questiona o número limitado de adaptações na frota da empresa Líder e a validade do adesivo que sinaliza acessibilidade. “Para que um adesivo que não condiz com a verdade? Ele está fazendo propaganda enganosa. De que adianta ter a frota adaptada se as rampas não funcionam, é só ficar aqui no ponto para constatar a situação, passa o primeiro motorista e sinaliza que está estragado, passa o próximo e comunica que tem problemas, e assim vão se passando 40 minutos, 1 hora, é um absurdo”, relatou.

De acordo com o estudante, os carros de número 6130, 6000, 8040 e 6110 fazem parte da lista de veículos que apresentam a dificuldade.

O diretor do Departamento de Operação e Fiscalização do Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, afirmou que irá solicitar fiscalização dos carros mencionados e irá tomar providências cabíveis. O diretor da empresa Líder, André Barsan, não foi encontrado.

Fonte: Jornal da Manhã

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Estado inaugura canteiro de obras para a construção do metrô na Barra

sábado, 20 de março de 2010

Primeira estação será no Jardim Oceânico; obra deve acabar em 2016.Nova linha deve atender cerca de 240 mil pessoas.
Depois de mais de 30 anos de espera, os moradores da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, comemoraram neste sábado (20), a implantação do canteiro de obras do metrô no bairro. Segundo o governador Sérgio Cabral, a expectativa é que até 2012 sejam entregues algumas estações da linha 4, circuito que vai integrar a Barra à Linha 1 do metrô.

"Não tenha dúvida que essa obra é um presente, um sonho que existe há mais de 30 anos. Nesse primeiro momento serão feitas as sonadagens e acredito que daqui a três meses comecem as obras de escavações", relatou Cabral.
O canteiro de obras do metrô linha 4 foi instalado na Avenida Armando Lombardi, no Jardim Ocêanico, próximo ao shopping Barra Point. Neste ponto, a estação será subterrânea com duas saídas, uma para cada lado da avenida, para facilitar o acesso dos passageiros.

Outras estações serão criadas nos bairros da Gávea, São Conrado, Leblon e Ipanema, na Zona Sul, para interligar a Barra da Tijuca até a Linha 1, que tem como ponto final, a estação General Osório, em Ipanema.
O pleno funcionamento da linha 4 está previsto para 2016, ano que acontecerá as Olimpíadas no Rio. O governador acredita que até a Copa de 2014, 75% das obras estejam concluídas.

"Obra é um negócio complicado, é difícil de saber quando termina. Mas nesse caso, acho que conseguimos entregar 75% até 2014", disse o governador.

As obras da nova linha do metrô foram orçadas em R$ 4 bilhões e segundo cálculos do governo, cerca de 240 mil pessoas seriam beneficiadas com o novo itinerário.

Para o ano de 2010, está previsto um gasto de até R$ 300 milhões para as escavações e sondagens dos túneis do metrô. O governador afirmou que os custos teriam que ser reduzidos, caso a emenda Ibsen, que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo, seja aprovada. Entretanto, Cabral ressaltou que acredita no veto do presidente Lula à emenda.
  • Os moradores da Barra da Tijuca estão empolgados com a construção do metrô no bairro. Vivendo na Barra há mais de 30 anos, José Wilson Cordeiro, diretor da Associação Comercial e Industrial da Barra, acredita que o novo transporte vai atrair investidores e empresas de grande porte à Zona Oeste.

    "Esta briga para a construção do metrô na Barra acontece há mais de 20 anos. Acredito que o metrô seja a grande solução para atrair investidores comerciais e empresariais, além da própria valorização dos imóveis na região", observou Cordeiro.

Fonte: G1
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Passageiros de ônibus de Joinville terão de usar cartões retornáveis ou Cartão Ideal neste sábado


Os bilhetes de papel e o Cartão Cidadão não serão mais aceitos nos ônibus a partir deste sábado. Só valerão os bilhetes retornáveis e o Cartão Ideal, implantados há um ano em Joinville. Quem ainda tiver de trocar os tíquetes tem prazo de 120 dias para ir até a Passebus e fazer a substituição gratuitamente.

A troca é feita na hora. Cinco atendentes da Passebus estão trabalhando diariamente neste processo, que pode ser demorado.

Uma das orientações do gerente é que a população faça o Cartão Ideal (substituto do recarregável Cartão Cidadão). O passageiro faz um cadastro na Passebus e paga a quantidade de créditos (passes) que quer usar.

A Passebus não sabe informar quantas pessoas ainda têm o bilhete de papel. O que se sabe é que duas mil empresas são cadastradas e usam o Cartão Ideal. Entre os que usam cartão fixo, como estudantes, idosos, professores, apenas quatro mil devem transferir os créditos.

Fonte: Diario de Santa Catarina
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Em Maceió, Abrigos de ônibus não atendem às necessidades da população


A mudança dos abrigos de ônibus, que passaram de pontos de concreto para estruturas metálicas, não é a adequada para Maceió. A constatação é da engenheira Walsyneide Cristiane Souza Costa, que iniciou a pesquisa como parte do seu projeto de mestrado. Para ela, os abrigos, presentes em quase toda a cidade, são práticos para se instalar, mas não atendem às necessidades dos usuários. Apesar de eles funcionarem em outras localidades do País, na capital alagoana não trazem nenhuma comodidade para quem faz uso do transporte público.

“Não protege do sol nem da chuva. Nos dias mais quentes é uma tortura ficar nesses abrigos já que o aço absorve muito calor. Quando chove, não protege ninguém da chuva. Prova disso é que apesar de existirem os abrigos as pessoas não ficam nos pontos e acabam se refugiando outros locais – árvores, sobre de postes etc – enquanto esperam o ônibus”, colocou Walsyneide. A engenheira observou ainda que os abrigos colocados em Maceió possuem beleza estética, mas não são satisfatórios para os usuários. Segundo Walsyneide a praticidade na colocação de paradas de ônibus de metal é um dos motivos que os levam a serem implantados em muitas cidades. “O abrigo já vem pronto e é apenas colocar, não tem que se construir, como faziam com os de concreto”, afirmou.

A intenção de se fazer um estudo sobre os abrigos em Maceió surgiu da vivência da engenheira, quando fazia uso de transporte coletivo. Ao esperar os ônibus, ela percebeu o quanto o usuário era prejudicado, na chuva ou nos dias mais quentes. “Estava na Praça do Skate e comecei a observar o quanto era difícil, daí nasceu a idéia de pesquisar sobre isso”, afirmou.

Novo modelo
Mesmo afirmando que as estruturas metálicas não são adequadas para Maceió, a engenheira diz que é preciso que se faça um novo estudo para compreender qual o melhor tipo de abrigo para os maceioenses. Ela afirma que, em sua pesquisa, também pretende apontar modelos que possam ser adotados na cidade.

“Além da questão de ser um abrigo que possa proteger do sol e da chuva, é importante que os assentos sejam adequados para que as pessoas se sentem. Iisso também é alvo do meu projeto. A ideia é monitorar os pontos, para saber qual a real necessidade da população e dessa forma chegar em um abrigo que possa ser útil para quem precisa andar de ônibus”, encerrou Walsyneide.

  • Usuários buscam proteção contra sol e chuva
    Muitos usuários de transporte coletivo buscam proteção contra sol e chuva em árvores e barracas de lanche localizadas nos pontos de ônibus. Buscar uma sombra enquanto o ônibus não chega é que fazem muitos passageiros, como as amigas Camila Silva e Marisa Oliveira.
    Ao deixarem a escola, no Centro Educacional Antônio Gomes de Barros, as estudantes se dirigem ao ponto e, com outros alunos, se refugiam do sol na sombra de uma árvore. Quando chove, elas contam, o jeito é subir nos bancos do abrigo na tentativa de não se molhar, o que é repetido por quem está à espera do ônibus.

“A gente tem que dar um jeito porque esses pontos não protegem de nada. É muito ruim porque a gente já sai da escola com uma temperatura muito alto e é difícil ficar no ponto também assim. Tem dias que em que essa árvore fica cheia de gente em busca de uma sombra”, colocou Marisa.

  • Novos pontos
    Em Maceió há 1.500 paradas de ônibus, sendo 338 pontos de concreto e 164 metálicos. De acordo com José Guilherme da Silva, assessor especial de transporte urbano da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), os pontos metálicos foram colocados após um estudo e novas estruturas serão implantadas na cidade. Ele afirmou que esse tipo de abrigo custa cerca de R$ 8 mil e os de concreto chegam a R$ 13 mil por unidade.

“Essa é uma questão muito delicada. Estamos fazendo a substituição, mas há alguns lugares onde ficaram os de concreto, para evitar a ação dos vândalos. É difícil se chegar a um ponto ideal, que agrade a todos. Na Fernandes Lima, por exemplo, de um lado da avenida tem momentos do dia em um ponto terá sol e outros não. O sol gira, o ponto não tem como ser assim. Estudamos a possibilidade de colocar algo na lateral para o caso de chuva, mas se isso acontecer iria prejudicar a visão de quem está esperando o ônibus”, colocou Silva.

Além dos abrigos metálicos, que tanto incomodam a população, um outro problema é a falta de estruturas em determinados bairros da cidade. De acordo com Silva, o grande problema é que algumas ruas e avenidas não oferecem calçadas amplas o bastante para a colocação dos abrigos e os pontos são indicados por placas.

“Quando vamos colocar um abrigo é preciso haver um estudo amplo, inclusive do solo. Se colocarmos abrigos em determinados locais, passar pela calçada vai ficar inviável. Entendemos todas as necessidades e reclamações da população e a SMTT está atenta para solucionar”, colocou Silva.

Fonte: Alagoas em Tempo Real
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