A promoção tarifária para tentar reduzir o fluxo de passageiros nos horários de pico da manhã no metrô começa a valer nesta segunda-feira. Mas a redução de R$ 2,80 para R$ 1,50 não será para todos. Só terá direito ao benefício quem comprar com dinheiro vivo o bilhete nos guichês das 5h às 6h e aqueles que possuem o cartão pré-pago do Metrô Rio.
Segundo a concessionária, já foi aberta uma negociação com a Fetranspor para incluir na medida os vales-transporte eletrônicos. Para evitar confusão, o Metrô Rio criou bilhetes amarelos para vendê-los na promoção e diferenciá-los dos modelos comuns. O desconto beneficia também quem tem o cartão pré-pago e os usuários dos ônibus da empresa, nas extensões de Ipanema e Botafogo para a Gávea. As demais integrações não terão sua tarifa reduzida.
Pré-pago
Quem comprou o bilhete pré-pago, com carga para até R$ 500, deverá utilizá-lo no horário da promoção. O aparelho validador reconhecerá a passagem do cartão e descontará R$ 1,50. Após as 6h, o débito será de R$ 2,80. Atualmente, o metrô transporta 550 mil passageiros por dia. Desses, 192,5 mil (35%) viajam das 6h30m às 9h30m.
O governo estima que 5 mil pessoas deverão antecipar suas viagens para aproveitar o desconto, válido apenas em dias úteis e entre 5h e 6h. Paliativa, a promoção atenderia apenas a 2,59% do público do horário de rush matutino. O desconto é a primeira ação para atenuar os transtornos da superlotação nos vagões. Mas faltam outras.
Desde terça, corre o prazo de 30 dias da 6ª Vara de Fazenda para que o Metrô Rio resolva, aém do excesso de passageiros, as constantes panes que têm atrasado as viagens e informe os usuários sobre os imprevistos, inclusive com previsão de normalização do serviço. Ontem, a empresa afastou o operador que desviou o metrô da rota da Linha 1A.
MP não pretende parar 1A
A ação é movida pelo promotor Carlos Andresano, devido aos problemas surgidos com a operação da ligação 1A, que unifica as Linhas 1 e 2 na Central. A partir do dia 15, esses transtornos valerão uma multa diária de R$ 100 mil.
— A ação é para que eles melhorarem o serviço. Interromper a operação da Linha 1A seria muito drástico. Só iremos propor isso se houver algum acidente com vítimas — afirmou o promotor.
Na terça-feira, a Agência Reguladora de Transportes Públicos julgará o processo administrativo aberto para investigar as falhas na Sublinha 1A. Segundo o conselheiro Herval Barros, não está descartada a interdição do trecho.
— Se acharmos que devem voltar ao esquema antigo, com baldeação no Estácio, iremos decidir assim. Acho que a operação piorou muito e não deram a resposta que prometeram. Para mim, o metrô hoje está reprovado, muito abaixo da média.
A ação é movida pelo promotor Carlos Andresano, devido aos problemas surgidos com a operação da ligação 1A, que unifica as Linhas 1 e 2 na Central. A partir do dia 15, esses transtornos valerão uma multa diária de R$ 100 mil.
— A ação é para que eles melhorarem o serviço. Interromper a operação da Linha 1A seria muito drástico. Só iremos propor isso se houver algum acidente com vítimas — afirmou o promotor.
Na terça-feira, a Agência Reguladora de Transportes Públicos julgará o processo administrativo aberto para investigar as falhas na Sublinha 1A. Segundo o conselheiro Herval Barros, não está descartada a interdição do trecho.
— Se acharmos que devem voltar ao esquema antigo, com baldeação no Estácio, iremos decidir assim. Acho que a operação piorou muito e não deram a resposta que prometeram. Para mim, o metrô hoje está reprovado, muito abaixo da média.
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