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Padronização nos ônibus do Rio causa polêmica

domingo, 22 de novembro de 2009


Por enquanto a população do Rio não aprovou a medida da prefeitura em padronizar os ônibus da cidade, a população gostaria mesmo é que o transporte público tivesse mudanças no que diz respeito a melhorias em seus horários, criação de corredores exclusivos entre outras, por isso estamos essa semana com uma nova enquete sobre a padronização, o que você acha destas mudanças?
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Transporte público de má qualidade estimula uso de carro em Porto Alegre


Hoje um dos males da civilização moderna, mais precisamente das regiões metropolitanas e grandes cidades, é o uso intensivo de automóveis. Seja pelos congestionamentos, que param as cidades trazendo transtornos para todos; seja pela saúde humana, visto que os contaminantes da queima de combustíveis afetam os pulmões, principalmente de crianças e idosos sem mencionar o elevado número de mortes por acidentes seja também pela alta contribuição ao aquecimento global. Mas as cidades são dos automóveis. Grandes metrópoles, como São Paulo, estão à beira de um colapso rodoviário; basta um veículo quebrado, que a cidade pára. Hoje São Paulo coloca 800 carros na frota por dia, isto significa que a cada dia saem das concessionárias e vão para as ruas, 800 veículos.

Um caminhão boiadeiro seria mais confortável e agradável. Na boléia, cheia de trabalhadores, se espremem mulheres, crianças e idosos, numa viagem que dura no mínimo o dobro de tempo. De tão apertado, nestes dias de calor é muito comum pessoas desmaiarem, passando mal, além de constante troca de fluidos corporais. Sim, durante a viajem a pressão é tanta que as pessoas ficam se esfregando umas nas outras, uma interação de por inveja a o Deus Baco, aquele do vinho e das orgias, um interação digna daquelas casas de encontros íntimos. Brincadeiras a parte, isto é uma vergonha e uma situação constrangedora e desumana.

Quem controla estas empresas de ônibus? Aqui em Porto Alegre o cartel instituído no transporte público tem a passagem no valor de dois reais e trinta centavos; isto significa que o trabalhador desembolsa mensalmente, para ir e vir do trabalho, cerca de cento e dez reais mensais, isto se somente com uma viagem chegar ao destino final. Também não podemos deixar de falar dos horários e itinerários, que são estipulados ao bel prazer das empresas.

O ônibus depois que deixa a garagem adquire vida própria, conduzido por um motorista, mal pago, na maior a das vezes, mal humorado e mal educado, e um cobrador, também mal pago e mal informado, que não consegue passar uma informação precisa para qualquer turista ou passageiro, e que vive na pressão porque está prestes a perder seu emprego, substituído por uma catraca eletrônica.

Recentemente a prefeitura de Porto Alegre assinou um convênio de cooperação técnica com a Corporação Andina de Fomento (CAF), que destinará US$ 1 milhão para qualificação do projeto Portais da Cidade. O custo total da implantação do projeto está estimado em US$ 210 milhões. Pelo projeto, os ônibus procedentes dos bairros e Região Metropolitana chegarão aos portais e os passageiros farão conexões a 18 terminais na região Central, por meio de uma linha especial que circulará por corredores exclusivos. Segundo o prefeito José Fogaça a obra é uma das ações estratégicas que atendem às exigências da Fifa para a realização da Copa do Mundo de 2014 na Capital.

Mas antes de qualquer investimento milionário, penso que algumas melhorias “mais modestas” poderiam ser implementadas para atender a população, como mais linhas, mais horários disponíveis, treinamento e capacitação para os profissionais, bem como melhoria salarial além de estipular e cumprir um limite para passageiros em pé. Hoje cada vez que pego um ônibus, e uso freqüentemente por não ter automóvel, penso no perigo iminente de um acidente; penso naquelas pessoas humilhadas e ultrajadas voltando para casa; penso nos empresários donos das empresas, gastando seus lucros do serviço pobre que prestam à sociedade. Mas penso muito como deve ser a vida de boi apertado na boléia do caminhão a caminho do matador e penso novamente naquelas pessoas junto comigo.

Felipe Amaral é ecólogo e integrante do Instituto Biofilia
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Curitiba: Sistema de transporte é ambiente livre do cigarro


A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A está alertando operadores e usuários do transporte coletivo de que desde a zero hora desta quinta-feira (19) está proibido fumar em toda e qualquer dependência da estrutura do sistema.Mais de mil cartazes já foram colocados nos ônibus e todas as estações tubo trazem adesivos indicando ambiente 100% livre do cigarro. Cartazes e placas implantadas nos terminais de transporte também indicam a proibição.

A medida atende a nova Lei Municipal Antifumo (Lei 13.254) que entrou em vigor nesta quinta-feira. O uso do cigarro já era proibido em ônibus, estações tubo e em vários espaços dos terminais mas a partir de agora fica proibido em todo e qualquer espaço do sistema de transporte.

Os cartazes e adesivos foram fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde e nos próximos dias serão aplicados no restante da frota que, nesta semana, foi usada também para divulgar a Maratona de Curitiba, exames de equivalência e programação do Comunidade Escola, temas de interesse da comunidade.Motoristas, cobradores, vigilantes e fiscais da Urbs estão orientados a alertar fumantes para a entrada da lei em vigor. A Rede Integrada de Transporte tem 1.910 ônibus e transporta por dia 2,3 milhões de passageiros. São 364 estações tubo e 21 terminais de transporte.
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Salvador: Horários dos Ônibus pelo Site


A superintêndencia de transportes de salvador dá bons exemplos quanto a organização, pois em seu site é disponibilizado os hprários de todas as linhas que fazem o percuso na grande salvador, fato que não acontece com as outras instituições que cuidam do transporte pelo Brasil, ''usuários relatam a importância deste serviço em poder se organizar e planejar a hora que vai ao trabalho por exemplo'', para ter acesso ao serviço, o usuario precisa acessar o site : http://www.stp.salvador.ba.gov.br/index.php e clicar em ônibus.
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MP investiga conduta de motoristas em Natal


A Promotoria de Justiça em Defesa das Pessoas Idosas, Portadores de Deficiência, Comunidades Indígenas e Minorias vai abrir um processo administrativo para investigar a conduta dos motoristas de ônibus nos casos apresentados na reportagem da TRIBUNA DO NORTE – Usuários insatisfeitos com serviços do último dia 19.
Na matéria foi mostrada a dificuldade que Maria José de Lima (51) – portadora de necessidades especiais - enfrenta diariamente ao utilizar o sistema de transporte público de Natal. O outro caso, que também motivou a abertura do processo administrativo foi o acidente sofrido pela idosa Leila Fonseca Moreira (60) por pouco não foi atropelada, na quarta-feira, por um ônibus na avenida Ulisses Caldas, proximidades da Prefeitura de Natal.
A promotoria pretende localizar e identificar as duas vítimas para que elas entrem com uma queixa-crime contra os motoristas. Com isso poderá ser aberto um inquérito policial, o que vai gerar um processo no juizado.
Caso seja comprovada a culpa dos motoristas, tanto Maria José como Leila poderão receber indenizações por danos físicos e/ou moral. Já os condutores deverão ser punidos de acordo com a lei.
Segundo informações da Promotoria, esse é um tipo de procedimento comum, mas que só pode ser levado a diante mediante denúncia.

Tarifa
A justiça estadual ainda não definiu qual a Vara da Fazenda Pública será responsável pelo julgamento da ação de execução de título extrajudicial, na qual o Ministério Público pede a redução da tarifa de transporte coletivo de R$2,00 para R$1,85.
O juiz da 1ª Vara Civil, José Conrado Filho, deu um prazo de 10 dias para que o MP se pronuncie, informando se vai acatar ou não a transferência da ação.
Com isso, a ação que deveria ser julgada o mais rápido, vai demorar, no mínimo dez dias para ser novamente distribuída.
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Goiânia terá ônibus com hora marcada

sábado, 21 de novembro de 2009

Sistema permitirá a passageiro consultar por celular e internet o horário em que os veículos passarão em cada ponto Em vez de esperarem pelo ônibus no ponto, ansiosos para saber se ele vai demorar muito, passageiros de Goiânia vão poder, a partir de 19 de novembro, fazer a consulta antes mesmo de sair de casa ou do trabalho. O serviço de transporte urbano com horário marcado é a promessa das empresas de ônibus, que anunciam uma "pontualidade britânica".
Para saber a hora exata de quando o veículo passará em qualquer parada, bastar enviar um SMS gratuito para receber a resposta pelo celular. Ou, então, ligar para um telefone 0800, consultar um dos totens espalhados em terminais do transporte ou até a internet. Em segundos, exaltam as empresas, os passageiros poderão saber que determinada linha irá passar em determinado ponto dentro de 13 minutos, e não 18 minutos, por exemplo.
A exatidão do tempo de espera dos coletivos é baseada na instalação de GPS (localização via satélite) em toda a frota. Por ser um monitoramento instantâneo, possibilita identificar eventuais atrasos por congestionamentos ou acidentes. O uso dessa tecnologia não é novo no país. Já existe, inclusive, na cidade de São Paulo onde há painéis em alguns pontos de corredores de ônibus que exibem a previsão de espera.
A principal novidade anunciada em Goiânia, que também foi pioneira na implantação da bilhetagem eletrônica em 1998, é a ampliação da disponibilidade da informação aos passageiros."Se a gente ganhar 3% em produtividade, esse sistema se paga sozinho", afirma Décio Caetano Filho, diretor-superintendente do Setransp-GO (sindicato das empresas).
Embora os gastos de pouco mais de R$ 50 milhões para a implantação da rede de informações sejam bancados pelas viações, com base no contrato de concessão dos serviços, os usuários dos ônibus já têm sentido a diferença no bolso para andar no transporte coletivo. Conforme levantamento em 43 capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, baseado em dados colhidos pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Goiânia liderou os reajustes da tarifa acima da inflação no período de junho de 2005 a julho de 2009. A passagem saltou 50%, atingindo R$ 2,25 - no intervalo, a inflação aferida pelo IPCA se limitou a 20,16%.

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Campanha do Blog Meu Transporte é chegar até o fim deste ano a pelo menos 50 seguidores, você caro leitor que estar vendo a serenidade, competência e disposição deste Blog em mostrar de fato o que acontece com um dos principais serviços públicos do país que é o Transporte Público, não pode ficar de fora desta campanha, por isso convidamos você a ser mais um seguidor deste Blog que vem mostrando dia a dia a situação do Transporte Público que você usa, clique em seguir este blog e convide seus amigos.

Abraços!!!
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Piracicaba concederá os terminais de ônibus para iniciativa privada

A Prefeitura protocolou dia 18, na Câmara de Vereadores, o projeto de concessão administrativa dos seis terminais de ônibus de Piracicaba e dos serviços de transporte coletivo urbano e rural. O objetivo é conceder, pelo prazo de até 25 anos, um contrato entre a Prefeitura e iniciativa privada para a administração do sistema de transporte coletivo.
Atualmente o sistema é constituído por um conjunto de linhas de ônibus urbanos e rurais (operado por empresas privadas de transporte coletivo) e pelos Terminais de Ônibus Urbanos, que promovem a integração física e operacional das linhas (administrado, operado e mantido pela Prefeitura).
Após estudos técnicos e econômicos, buscando modelos mais adequados ao interesse público e menos dispendiosos à Prefeitura, foi protocolado o projeto, cuja proposta é fazer com que os seis terminais urbanos (Central De Integração, Vila Sônia, Piracicamirim, Pauliceia, São Jorge e Cecap/Eldorado) sejam administrados, operados e mantidos pela iniciativa privada. De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Prates, a concessão dos serviços à iniciativa privada trará a desburocratização do funcionamento. "Quando um funcionário da Semuttran falta, há dificuldades em encontrar um substituto, o que traz problemas no atendimento à população. Com a iniciativa privada, há maior flexibilidade", destacou.
O secretário de Trânsito também realçou que, com a concessão, a Semuttran poderá focar seus serviços exclusivamente para a melhoria do transporte público. A remuneração dos concessionários será feita pelos próprios usuários do Sistema de Transporte Coletivo, por meio da Câmara de Compensação Tarifária, cuja gestão e fiscalização será exercida pela Semuttran.
O secretário disse ontem à Gazeta que está sendo elaborada uma planilha técnica que indicará os gastos para a manutenção dos terminais. Sem precisar o número de funcionários da Secretária de Trânsito Transportes que atuam nos seis terminais, o secretário garantiu que não haverá demissões. "Se algum deles quiser ir para outra secretaria, poderemos verificar, mas todos vão acabar integrando o processo e irão fiscalizar o trabalho da empresa que assumir os terminais". Os Terminais Urbanos da cidade funcionam diariamente, das 4h50 à 0h10. Recebem 2,8 milhões de passageiros por mês, sendo o Terminal Central de Integração o que recebe maior número de passageiros (cerca de 30 mil por dia).
Desde o início do ano estes espaços contam com câmeras de vigilância instaladas pela Semuttran, com o objetivo de auxiliar na segurança, bem como coibir atos de vandalismo e depredação.
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